Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Ralo de piscina e mais um acidente fatal. De novo!!!

- 5 de dezembro de 2008
Nota: Neste domingo, 07.12, o caso de Flavia estará sendo mostrado no programa "Domingo Espetacular" da TV Record, numa matéria abordando acidentes com ralos de piscinas. Aqui no Brasil o programa tem início a partir das 18 horas.

Os acidentes com ralos de piscinas infelizmente continuam fazendo vítimas. Aconteceu de novo ontem com um menino de 9 anos, em Franca, no interior de São Paulo. A criança faleceu. Veja a noticia abaixo.

"Menino de 9 anos morre afogado em piscina de clube no interior de SP. Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (4) em Franca. Menino estava nadando e acabou sugado e preso no filtro da piscina.
Um menino de 9 anos morreu afogado em uma piscina de um clube em Franca, a 400 km de São Paulo, nesta quinta-feira (4). O garoto estava nadando durante a tarde e acabou sugado e preso no filtro, que ficava no fundo da piscina.

Segundo o boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial da cidade, o acidente ocorreu por volta das 15h. O menino estava em uma aula de natação, quando um amigo dele o viu no fundo da piscina e avisou às professoras. Uma bomba de sucção que faz a limpeza da piscina estava ligada e teria sugado a mão do garoto. Os bombeiros foram chamados, e encaminharam a criança para um hospital. Mas ele sofreu parada cardiorrespiratória e morreu. No início da manhã desta sexta-feira (5), o corpo dele estava sendo velado no velório São Judas Tadeu. O enterro está previsto para as 14h no Cemitério Jardim das Oliveiras."
Notícia de hoje, retirada do portal G1. Globo.com

Enquanto não houver fiscalização constante na venda e instalação desses sistemas de sucção, e enquanto locais e pessoas responsáveis por esses sistemas não forem EXEMPLARMENTE PUNIDOS POR SUAS NEGLIGÊNCIAS, pessoas continuarão morrendo ou ficando com sérias sequelas (por exemplo, Flavia) causadas por acidentes com ralos de piscinas. Falta fiscalização dos órgãos competentes, falta responsabilidade dos fabricantes dos ralos e dos que administram piscinas de uso publico e coletivo, falta justiça para punir com rigor e agilidade, quem por negliência deixa que ralos de piscinas continuem a fazer vítimas. Até quando pessoas, principalmente crianças, continuarão a ser vítimas desses ralos sugadores?!

INDIGNAÇÃO, É O QUE DEVEMOS SENTIR. FISCALIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE E JUSTIÉ O QUE DEVEMOS EXIGIR.

PS: Obrigada a todas as pessoas que me contataram por causa de mais este acidente com ralo de piscina, contato este feito tanto nos comentários deste blog como por e-mail.

37 comentários

Unknown disse...

Querida amiga,
é incrivel e horrendo, depois de se falar já em vários casos de ralos de piscinas que representam verdadeiros perigos para os seus utilizadores, as tragédias continuam acontecendo.
Onde está a eficiencia e responsabilidade de quem gere estes espaços?
Onde está a sensatez e preocupação pela segurança e bem estar de quem até lhes dá a vida a ganhar?
Isto é revoltante, nem há palavras para descrever tanta incompetência!

Beijinhos para si e Flavinha.

ninguém disse...

Odele, li so hoje esta noticia terrivel. Imediatamente corri aqui para dizer que cadeia eh pouco para quem permite que isso ocorra. Isto tem de parar, meu Deus. A quem se recorre, se quem disso deveria cuidar nem se manifesta. So falta culparem o pobre menino e sua familia. Desolador.bj

Anônimo disse...

Querida Odele,

Acabei de ver a noticia, e corri pra lhe ver. É reviver seu drama, e ainda nao conseguimos reverter essa situação. Que pena! beijos...

Maria Dias disse...

Oi amiga...

Nao li nada sobre, mas estou mais uma vez amedrontada e indiguinada com estes casos q continuam a acontecer(tenho um filho tb de 9 anos).Quantas crianças precisarão passar por isto para q enfim se tomem providencia?Vc tem razão Odele, não devemos deixar q casos como estes, caiam no esquecimento!

Beijo grande e muita luz no caminho de vocês!

Maria Dias

Peter Pan disse...

Oh, Simpática Amiga:
Isto não pára de acontecer pelo Planeta fora.
Quem é o responsável insensato e desmazelado?
Quem são os responsáveis, doce amiguinha?
Isto está a tornar-se insuportável...
Para mim, não devem ter filhos, pois, são insensíveis à dor, são despojados de entendimento (Burros, mesmo?), que falta de ética profissional e humana?
Estou incrédulo, de boca aberta de pasmar e de indignação. Revoltado.
Porque são assim, Meu Deus! Explica-me eu não entendo. Meu Deus, explica-me, porque não compreendo, que está acontecer...???
Será que não é visível para eles, esses condenáveis e injustos senhores que querem, através do sofrimento, exterminar por completo, a pureza e beleza infantil que arrasta consigo, crianças lindas, adultos que só pretendem divertir-se um pouco e cidadãos conscientes e merecedores de um instante de "bem-estar" que pode acabar e terminar em trajédia vil e irrecuperável.
Onde está e "mora" o humanismo dessa gente?
Beijinhos
Escandalizado e insatisfeito porque UMA VIDA leva com ela outras VIDAS...
Com estima e respeito por si, linda Odele Amiga!
Atónito e perplexo
O AMIGO SINCERO E PREOCUPADO

peter pan

Fatyly disse...

Não soube e que tristeza:(

Será que os donos do espaço de desporto e quem montou a bomba irão isentar-se dizendo "que a culpa era da mãe que não estava tomando conta do menor"? Será que culparão a professora ou professores? Pena é não saber-se o fabricante desse ralo.

Uma indignação a juntar-se a outras enquanto não houver mão dura para os prevaricadores que vendem "os sistemas" sem instruções e para quem os monta "sem conhecimentos".

Um abraço do lado de cá do oceano e os meus sentidos pêsamos a mais uma família enlutada pela incúria de alguns.

Daniel Savio disse...

Infelizmente, os responsaveis só agiram quando for um caso com algum parente dele, pois ai sentiram na pele o peso do descaso deles.

Fica com Deus, Odele, bem como a Flavia.
Um abraço.

Jana Lauxen disse...

Querida Odele.
A hora DELES vai chegar.
Pode ter certeza disso.

Paula Raposo disse...

Sem dúvida Odele! Indignação. Exigir justiça. Não calarmos a nossa voz. Beijos.

Anônimo disse...

Por este motivo que os "grandes" não passam por este blog, amiga.
Confio em nós, lembrando "juntos somos mais"!
Um grandioso beijo à você e Flavinha.
Eliana Aparecida. e-mail:mariaortizdamiao@superig.com.br

Anônimo disse...

Me solidarizo com essa mae, que conheci no dia 06 de dezembro em uma reportagem da tv. Tenho uma filha, hoje com 18 anos, nas mesmas condições de Flavia, porem vitima de uma cirurgia mal conduzida. Tenho os mesmos problemas com a lentidão da justiça, mas tenho fé em Deus....

Anônimo disse...

Será que temos de viver eternamente com os olhos abertos? À alerta sob o perigo que nos rodeia? É triste. Depois de tantos casos, os erros continuam a acontecer. Será o ser humano assim tão ignorante? Incapaz de evitar uma morte?

Enfim...

Odele, só lhe venho desejar boas festas antecipadas. Um Natal cheio de paz, e um excelente ano novo, com novidades em relação ao seu caso, são os meus votos.

:)

João Vicente Lavieri disse...

Oi, Odele.
Vi a reportagem no SBT, que ficou muito boa e completa, inclusive com sua entrevista.
Será que as coisas agora mudam? Será que as autoridades agora acordarão para o problema? Quantas vítimas mais serão necessárias?!
Abrs,

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Enquanto a justiça for cega acidentes como este continuarão a ocorrer. Quando lutas por Flávia não é só de Flávia que se trata mas de todas as vítimas dos ralos das piscinas que são colocados sem obediência severa às regras de segurança importando mais às empresas o quanto lucram com o equipamento que vendem do que a sua segurança. Esta forma de actuação tem que ser mudada custe o que custar e doa a quem doer. Hoje não vi a TVRecord porque mudei de operador de TV e não me foi possível ir assistir noutro local.
Tenho pena.

Beijos

Anônimo disse...

Eu não estava acompanhando o seu blog nos últimos dias, meu esposo grita avisando que havia uma reportagem sua na Tv e consegui assistir.
A Luta continua por Justiça....
Elaine

Paula disse...

Odele,

Infelizmente o que se pensa ser alerta de mae para que as cçs nao devam ir ao fundo das piscinas, sao acidentes tenebrosos, que ocorrem mais do que se imagina!!!
Que Deus lhe de sempre força e esteja sempre com vcs
abçao

Unknown disse...

OdeLe , acessei o seu blog, e parabenizo a vc por essa iniciativa de alertar as pessoas,por causa desse acidente com sua filha. Tenho filho e esposa que fazem natação e pude orientá-los do perigo que é essa bomba de sucção. Agradeço a vc, e que com a graça de DEUS o processo sairá a seu favor. Amém. Fiquem com DEUS. Emanuel Brandão e Família.

Luci Lacey disse...

Odele

Fico perplexa, tantos acidentes e nada e feito.

Uma vergonha.

Beijinhos, tenha uma boa semana.

Sandy Bottiglieri disse...

Odele: Cuantos familias mas tienen que pasar por esta pesadilla para que de una vez por todas se tome conciencia del horror de estas "piscinas...???" Beijo pra voce y Flavia...Justicia, Sandy.

Edna Federico disse...

Ai, Odele, que tristeza!
Por que deixam acontecer coisas assim???????
Isso não é uma fatalidade, as pessoas tem que ser responsáveis e entender que estão lidando com vidas!

Nubia Brito disse...

Oi Odele, eu estava ontem assistindo o Domingo Espetacular e quando começou a matéria me lembrei de você na hora, disse ao meu marido que amanhã (hoje) iria contar sobre a matéria para você, mal sabia eu que vc já tinha um post sobre...

É incrivel como vem aumentando o número de casos parecidos com o da Flávia, infelizmente a falta de punição dos culpados só fazem estes números aumentarem.

Você e Flávia são lindas!

Bjs

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

é realmente uma revolta ..

eu já não tenho palavras para exprimir o que sinto cada vez que leio mais uma notícia sobre estes acidentes resultantes sempre da mesma causa ...

beijinhos e desculpa a minha ausência
isabel

peciscas disse...

É espantoso que continuem a acontecer tragédias deste tipo, sem que os responsáveis acordem para a imperiosidade de se tomarem medidas que, decisivamente, impeçam a repetição destes absurdos acidentes.
Os culpados têm de ser, como dizes, exemplarmente punidos.
Mas, mais do que isso, tem que ser criada legislação (acompanhada de severa fiscalização) que obrigue a mecanismos de prevenção que evitem que estas bombas suguem, para além da água, vidas indefesas.
Pelo que tenho visto, há possibilidades tecnológicas de dotar estes dispositivos de sensores que, logo que "sintam" um corpo preso no ralo, desliguem a bomba. Aliás, num mundo em constante progresso , há possibilidades de correcção de deficiências, que, só não serão aplicadas, por incúria, negligência, ou, o que é mais grave, por interesses económicos.
Pergunto, pois: quantas mais vidas, quantos mais sonhos terão de ser sugados para que, finalmente. se tomem as medidas que a todos nós parecem óbvias.
PS- Tive pena de não ter visto o programa da TV Record porque só agora pude vir aqui.

Anônimo disse...

Odele
eu vi a reportagem. E a cada dia te admiro mais por se preocupar e levantar essa bandeira.

Um Poema disse...

....

Frustrante, revoltante, que termos mais se podem aplicar para definir esta incúria absurda?
Mais do que um caso de justiça (onde a dita continua cega, surda e obtusa), é um caso de racionalidade.
Será que, só proibindo a construção de piscinas, as pessoas, nomeadamente os responsáveis (arquitectos, engenheiros, construtores, fabricantes de acessórios) sentirão que é tempo de repensar os moldes em que se constroi?

Beijos para a Flávia.

Um abraço

Miguel disse...

De nada Odete ...!

Um dia a justiça vencerá ...!

Bjks da M&M & Cª!

artemanha disse...

Odele, querida, assisti a reportagem, quanta dor!!! mais uma família dilacerada pela irresponsabilidade de alguém. Que Deus tenha misericórdia de nós...beijos...

SolitaFit disse...

De facto, tbm me revolta como é possivel deixar acontecer a mesma coisa várias vezes, ainda por cima pelo k tenho lido pode-se evitar, é triste.
Um jinho para si e para a Flávia

Anônimo disse...

Não tenho palavras somente indignação para descrever casos como este.
Imagino o que voce sente com essas noticias.
Quanto vale a vida?
Bjs no coração.

Yoly disse...

Que triste que estas cosas sigan ocurriendo, me alegra que reseñen nuevamente el caso de Flavia y espero que pronto se tome cociencia.

Muchas Bendiciones y sabes que siempre estoy al pendiente.

Betty Vernieri disse...

Odele, infelizmente ainda tomaremos conhecimento de mais casos dessa natureza.
Vivemos no país do absurdo, sem vislumbrar dias melhores, contando apenas com nossas forças e a solidariedade dos amigos, porque dos governos e autoridades nada podemos esperar.
Beijinho

Anônimo disse...

Querida ODELE, quando li sobre esse caso, lembrei de imediato da FLÁVIA. E me vi indignada.
AMnaha é o aniversário da Fávia...e eu desejo a aela que justica seja feita...
bjs e dias felizes

Armanda Barbosa disse...

até quando? eu digo até quando, ate ao dia em que o filho de algum juiz importante ou algum politico morrer dessa forma, até lá será apenas um "problema distante" no meio de tantos e que só não preocupa quem realmente tem a responsabilidade de mudar as coisas...

Anônimo disse...

Odele, estou disponibilizando o vídeo do Domingo Espetacular sobre a reportagem, no Brasil Contra a Pedofilia.
Muito obrigada!
Força!

Tandai Ayan

|Renata_Emy| disse...

Ai, eu ví a reportagem!
Qta negligência né?
Até qdo isso acontecerá...
Abs

Unknown disse...

Odele confio em DEUS e a justiça vai ser feita rezo por vcs nao me conhece mas tou aqui para te dar força fique com DEUS e boa sorte e JUSTIÇA PARA FLAVIA

Iole Godinho disse...

Odele. acabei de ler essa matéria no site Terra e lembrei de você.

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Ciencia/4195-255918/Considerado-em-coma-por-23-anos-estava-consciente.htm

Tenham um bom dia, você e a Flávia!

Related Posts with Thumbnails