Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Lentidão da justiça: UM PROTESTO. Ralos de piscinas: UM ALERTA!

- 5 de outubro de 2008
Este vídeo que publico aqui hoje, foi feito por António do blog PECISCAS de Portugal, a quem muito agradeço. Com este vídeo António participou da Blogagem Coletiva JUSTIÇA PARA FLAVIA, no dia 15 de Setembro de 2008.

Como vocês sabem, participaram nesta blogagem mais de 250 blogs do Brasil e de outros países. Este vídeo é um importante documento e representa bem o que venho há quase dois anos escrevendo como foco do blog de Flavia. UM PROTESTO CONTRA A LENTIDÃO DA JUSTIÇA BRASILEIRA, UM ALERTA PARA O PERIGO DOS RALOS DE PISCINAS. Fiquem à vontade para publicá-lo em seus blogs. Há também a versão pequena deste vídeo para ser colocado na barra lateral dos blogs. Neste caso, o código, já adaptado, poderá ser copiado aqui na lateral deste blog, fazendo copy/paste na caixa de texto que está por baixo do vídeo.
É preciso, ter em mente que ralos de piscinas, se forem vendidos e instalados fora da correta proporção entre a potência do sistema de sucção (que inclui o ralo) e o tamanho da piscina, esse sistema de sucção vai oferecer grande perigo para os usuários. Nós, os pais, não temos como saber se o ralo da piscina onde nossos filhos se divertem, vai ou não lhes oferecer perigo. No entanto, os fabricantes de sistemas de sucção de piscinas, têm a obrigação de fazer constar em seus manuais, instruções claras e precisas de eventual perigo decorrente da instalação incorreta de seus equipamentos. Para não me repetir demais, por favor, leiam no post anterior o que escrevo sobre cada um dos réus do processo de Flavia.

RALOS DE PISCINAS. Sem orientação e sem fiscalização, por enquanto, o único meio de evitar acidentes é ter consciência de seu potencial risco à vida de adultos e crianças e manter-se longe desses ralos sugadores. Mas não podemos ficar só nisto. Não devemos aceitar este tipo de negliglência dos fabricantes e administradores de piscinas de uso público e coletivo. É preciso exigir INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO e FISCALIZAÇÃO. E no caso de um acidente, é preciso que a JUSTIÇA se faça presente de imediato e que os RESPONSÁVEIS SEJAM EXEMPLARMENTE PUNIDOS. A punição não simbólica, mas exemplar dos culpados por acidentes graves e fatais não vai amenizar a dor causada por um acidente destas proporções, mas servirá de proteção às vítimas e poderá colaborar e muito, para evitar novos acidentes.

Muito obrigada e até o próximo post.

35 comentários

Maria Dias disse...

Oi Odele...Passando para desejar-lhes um tranqüilo fim de semana...

Beijos em vc e na Flavinha!

Luci Lacey disse...

Odele

Vim tomar conhecimento o que um ralo de piscina nao bem instalado pode fazer, aqui no blog da Flavia.

E repassei o link do blog da Flavia para minha lista para que tenham cuidados.

A justica brasileira e lenta.

Pessoas amigas que precisaram acionar a justica, reclamam muito, quando chega no juizes, empaca.

Uma pena!!

Beijinhos Flavinha e Odele, bom domingo e boa semana.

Isabel Filipe disse...

Já tive oportunidade de ver o vídeo que o António fez.

O mesmo está óptimo. Tecnicamente muito bem feito, e transmitindo imenso calor humano, como só o António sabe fazer. Parabéns António.


Beijinhos parati Odele, e para Flavia.

Fatyly disse...

Logo que vi e ouvi este video do nosso amigo Peciscas pus na barra lateral da minha cubata, porque é de um sensibilidade incrível desse homem que tenho a honra de dizer: é uma amigo!

Nunca é demais os teus alertas e lutares/lutarmos pelos teus direitos e ajudarmos no que pudermos para evitar acidentes do género ou parecidos mas dentro de um lugar que deveria ser de brincadeira e viram ratoeiras mostíferas.

Continuo de mão dada contigo, com Flávia e com todos num "acreditar" que em breve terás a sentença favorável e a finalização do processo para que possas descansar e em paz contigo própria por teres feito tudo em prol dos direitos da tua/nossa menina.

Beijos do lado de cá do oceano e um BOM DOMINGO!

Anônimo disse...

Oi Amiga, que belo vídeo do nosso amigo António, e eu já havia visto este vídeo na blogagem colectiva no blog dele, mas na altura não comentei por falta de tempo. Ando numa azáfama (Porto-Lisboa-Estocolmo-Lisboa-Porto) Ufa... ossos do oficio...

Bem desejo-lhes ás minhas duas queridas um excelente domingo, e um grande beijinho deste lado do Oceano...

Beezz

. intemporal . disse...

Olá Odele

Gosto muito do novo template do blog, das novas cores, assente numa cada vez maior onda de solidariedade em torno de Flávia e de sua causa.

A união faz a força e a força que existe aqui, maior a cada dia que passa, atingirá os objectivos a que se propoe.

Um beijinho para Si e outro do tamando do mundo para Flávia.

Mesmo ausente temporariamente e deste lado do oceano, estou sempre convosco. Sempre. Para sempre!

Sandy Bottiglieri disse...

Odele...que puedo agregar a lo que vi y lo que oi...claro que no estan solas!!! Desde aca a travez de la distancia geografica estoy pensando en ustedes y te mando un gran abrazo a vos y a Flavia, esperando que pronto tu pedido de Justicia se escuche, tu voz se escuche y que todos nos unamos en un mismo sentir...JUSTICIA PARA FLAVIA!!! Sandy.

amigona avó e a neta princesa disse...

Já vi...está lindo!Beijos minha amiga...e esperança...

peciscas disse...

Desta vez, sinto alguma dificuldade em comentar.
Não porque a Odele, me concede a honra de dar relevo a este vídeo que fiz para a Blogagem Colectiva do dia 15.
A minha dificuldade tem a ver com as palavras que os amigos e amigas vão escrevendo sobre mim e sobre este meu trabalho.
É que se este vídeo expressa emoções isso tem mais a ver com a Flavia, menina que tocou o meu coração, com aquele sorriso tão luminoso e gaiato que a negligência e a incúria de alguns que querem agora esconder-se atrás de intrincados meandros burocráticos, fizeram apagar.
Foi, pois ela, "quem fez" este pequeno documento. Quem me guiou passo a passo, imagem a imagem, palavra a palavra.
Foi, então, um vídeo feito com o coração nas mãos. Por vezes tendo de interromper o trabalho porque ao ver as imagens da Flavia bébé, logo criança a dar os primeiros passos e ainda, jovem estudante, com aquela cara bonita, com uma alegria contagiante estampada, e depois, encontrar o seu olhar adormecido, fazia instalar-se cá dentro uma tal comoção, misturada com indignação, raiva mesmo, que me obrigavam a parar.
Esta forma que eu encontrei para participar no grande movimento de opinião que nos uniu no dia 15 de Setembro não deve ser pois valorizar o autor mas tão somente integrar a luta que vai continuar e ser, cada vez mais forte e consistente.
Será, quando muito ,mais um documento, a juntar a tantos outros que testemunham, que a Flavia e a Odele, jamis estarão sós, nesta caminhada em busca de JUSTIÇA.
Continuaremos aqui!

Tony Madureira disse...

Olá,

Passei para deixar um beijinho solidário!

Anônimo disse...

O seu blog está nos links do meu http://sintonia777.zip.net já algum tempo, e tenho mais 05 blogs.

Odete quanto houver alguma novidade, blogagem coletiva etc por favor me avise pelo email rvld7@itelefonica.com.br, sem anexo pois em nao abro anexo para evitar virus, OK?

Rosamaria disse...

Vim desejar um bom fim de semana pra vocês.
Já coloquei o filme no side bar. Achei ótima a idéia, pois está muito bom.
Bjim pra ti e pra Flávia.

Anônimo disse...

Desejando-lhes um ótimo domingo!!!
Parabéns ao Peciscas.
Abraços ...
Eliana -Mogi Guaçu-SP.

Um Poema disse...

....

Este vídeo é mais um testemunho do empenho dos amigos de Flávia.
Mas a onda de solidariede continua a crescer e eu acredito que um dia a JUSTIÇA(?) acabará por ter vergonha.

Parabens ao autor do vídeo!

Um beijo para a Flávia!

Um abraço

Zé Povinho disse...

Já vi o vídeo referido, que está muito bom. O alerta continua a ser oportuno pois os acidentes continuam infelizmente a acontecer.
Boa semana para as duas e
Um abraço do Zé

Paula Raposo disse...

Este vídeo do António é maravilhoso e mostra toda a sua sensibilidade. E aqui estamos todos juntos para tentar que a justiça fique rápida. Muitos beijos daqui, deste lado do oceano.

Anônimo disse...

Bom dia Odele!

Tudo bem querida?
Como li em um dos comentários acima, eu também fui ter conhecimento do que um ralo de piscina mal instalado pode fazer, aqui nesse blog. São coisas que muitas pessoas, assim como eu, não sabem. Fiquei sabendo aqui.

Sou eu é quem agradeço Odele.
Obrigada em especial, pelo carinho de sempre tá?
Beijos para você e a Flávia!

Anônimo disse...

Bom dia!! tomei conehcimento do seu blog, este final de semana... então..resovi divulgar, acho que tem filhos se comeove com a sua historia e quem tem sede de justiça tb... O senhor permaneçe com vcs e vcs estarão sempre em minhas orações, gostaria mto de ter umpost seu no meu blog, se puder!! me mande pelo meu email... laine_mebra@hotmail.com.
Fica com Deus,bjos.

Tiffany disse...

Bom, Odele. eu achei o seu blog 'sem querer' e fiquei comovida com a história da sua filha, e muito feliz pela força que você tem como mãe!

a justiça é realmente uma coisa que demora muito, ainda mais aqui no Brasil. mas espero que dê tudo certo pra você, sua filha e sua família.

beijos.

Sonia Regly disse...

Amigo,
O Compartilhando está no wordpress, apareça por lá.Novo endereço para atualizar o feeds e o link:www.evelyns-place.com/compartilhandoasletras

Anônimo disse...

Olá Odele.
Fiquei emocionada até às lágrimas com este belíssimo video, cujo teor de indignação é o mesmo todo sentimos.

Peço-lhe desculpas pela ausência, mas estive muito doente e fui obrigada a ficar em repouso absoluto. Só agora, estou melhorando e voltando a visitar os amigos.

Beijos para você e FLávia e boa semana.

nona e eu disse...

olá, encontrei o seu blog, atraves de uma reportagem antiga que vi na tv, e te mando varios beijos solidarios e muita força... irei colocar o video no meu blog.. olha muita força para ti e que Deus te abençoe

nona e eu disse...

olá, Odele, obrigado por ter deixado um recado no meu blog, e eu me sensibilizei muito com o seu drama, eu o vi algumas vezes pela tv, mas nao tinha tido a oportunidade de ver o blog ainda. Quanto ao livro, "O coma", infelizmente, ele é pura ficção, e suspense, acredito que não irá te agregar muitos conhecimentos. Abraços e força para ti.
Fique com Deus!Boa semana!

nona e eu disse...

Odele, eu postei sobre a Flavia em meu blog tambem, fiz cópia de uma de suas postagens, espero que nao se importe... beijos

Unknown disse...

Oi Odele,
passei para lhes enviar um beijinho.
Este video já tinha visto no blogue do Peciscas no dia da blogagem colectiva.
Vou levá-lo comigo e colocá-lo na barra lateral de meu blogue.
Sei que ainda não é muito conhecido, mas mesmo assim pode servir para ajudar um pouco.

Beijinhos então amiguinhas.

Anônimo disse...

Olá, Odele!

Alguma novidade? Como esta a nossa menina?

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo um abraço de amizade...

Anônimo disse...

Oi Odele,

Eu achei seu blog sem querer e entrei por curiosidade.
Vi o video onde vc compareceu no programa "O Melhor do Brasil" e soube da historia , só quero falar que o mal do coma é que a pessoa pode voltar algum dia ou em alguns anos então pode acreditar que algum dia a Flavia vai acordar desse longo sono.

Boa sorte com o processo e não se preocupe que ela vai acordar estou torcendo por você.

Anônimo disse...

Oi sou eu de novo.
Não sabia o que era coma vigil mas procurando no google descobri o que é , só te desejo boa sorte c/ tudo e no tratamento dela.

Achei a info aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u81874.shtml

Je Vois La Vie en Vert disse...

JUSTÇA PARA FLÁVIA, JUSTIÇA PARA FLÁVIA, Menina Bonita !
Vou colocar o vidéo no meu blog, querida e corajosa Odele !
Beijinhos verdinhos para você e para a Flávia

Unknown disse...

Odele qué maravilloso gesto de amor, generosidad de parte de Antonio...no estás sola tesoro!!!.
Ojalá no hubiera pasado Flavia por semejante accidente...pero ya pasó desgraciadamente...los amigos te apoyamos en tu tristeza, nos alegraremos con tus risas...besos y abrazos a todos en casa!!!

Glória Tupper disse...

Passando pra desejar uma madrugada tranquila e um amanhecer cheio de boas surpresas. Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Odele... sobran las palabras...
Pienso en ustedes todos los días!
Deseo de corazón que el mundo entero pida en un solo grito JUSTICIA PARA FLAVIA!
Que la Justicia de Brasil deje de dormir y defienda Flavia, niña bonita...
Que pases una buena semana!!!
De corazón,
Fabi

jane soares disse...

Sabe,Odele.To vendo quantas vidas vc tá ajudando a salvar.Me desculpa pq não sou mt boa com as palavras mas
gostaria mt que um milagre acontecesse com a Fávia , a minha filha,e q mãe pudesse ter poder nde total proteção

beijos

Sandra disse...

Odele, a história da Flavia é triste e comovente. Também sou mãe e imagino o tamanho da sua dor. Que Deus te dê forças e Paz nessa batalha.

Related Posts with Thumbnails