Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

DIA MUNDIAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

- 25 de novembro de 2007
A arte desta foto é de autoria de Isabel Filipe do blog Art&Design, de Portugal.

Dia 25 de Novembro é considerado o Dia Internacional contra a Violência Doméstica. 25 de Novembro foi eleito como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, em homenagem às irmãs revolucionárias Mirabal - Patrícia, Minerva e Tereza, presas, torturadas e assassinadas em 1960 a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

O que as estatísticas têm mostrado que é preocupante e até alarmante, é que as mulheres agredidas dentro de casa pelos seus maridos, nem sempre dão queixa. Por medo de represália dos próprios, por receio de ver o companheiro preso, e até por desinformação e inércia.

Você mulher, não deve calar diante da violência doméstica. Denunciar essa violência, essa barbárie, é a única maneira de dar um basta no problema. Denunciar é a única forma de fazer com o que seu agressor seja punido.

Se na sua casa, o lugar onde deveria ser o seu canto de paz, você estiver sofrendo algum tipo de violência por parte de seu marido ou companheiro, não tenha medo. Reaja. Liberte-se. Recupere sua auto-estima.

Talvez você tenha medo de ficar sozinha, mas lembre-se de que é melhor estar só do que com alguém que já não nos ama. Amor e carinho é algo fundamental, é essencial. Liberte-se de seu agressor, e quem sabe um dia, curadas as feridas da violência a que você foi submetida, lhe apareça um novo amor, que não precisa ser nenhum príncipe encantado, mas é imprescindível que como no poema de Cora Coralina, "basta ser

...Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove”

Violência doméstica? Não silencie. Denuncie.

18 comentários

Isabel Filipe disse...

Parabéns pelo texto Odele.
Está óptimo.

beijinhos

Isabel Filipe disse...

p.s.:

rsss...
eu a comentar aqui e tu a fazeres o mesmo no meu sitio ...
adoro estas coincidência...

bjs

Um Poema disse...

Este texto merece reflexão. Aliás como merece reflexão esta anormalidade chamada violência.

Denunciar a violência é obrigação. É, creio, além disso uma questão de consciência.

(PS.: Nomeei esta tua página. Por razões óbvias, naturalmente, não poderia deixar de nomear-te).

Um abraço

lucia disse...

odele,sou espiritá e pode acreditar que o que aconteceu não foi por acaso.só o corpo dela está em coma a sua alma não.é atraves dela que se está divulgando tantos outros caso e acontecimentos sua filha é uma vencedora e pode acreditar ela está feliz e esperando a hora de voltar.antes de nascer ela escolheu esta familia e esta vida.Deus te abençoe

Jefferson disse...

Olá Odele.

Encontrei este blog por acaso através do blog da Val. Sua história e da sua filha é bem tocante.

Não tenho nada a dizer, porque não sei a dimensão da sua dor. Mas já notei que é uma mulher forte e está sabendo lidar da melhor forma possível com toda a situação que é ajudando outras pessoas.

Parabéns pelo blog e força nessa batalha diária de conscientização e luta por justiça.

Rezarei pela Flávia.

Grande abraço!

lindinha disse...

ODELE QUERIDA!!
VOCÊ É UMA PESSOA MARAVILHOSA!! MESMO SEM CONHEÇE-LA PESSOALMENTE NOTA ATRAVÉS DE SUAS PALAVRAS O QUANTO VOCÊ É ESPECIAL!!
EU JA COLOQUEI NO MEU BLOG A FOTINHA DE FLAVIA... MAS POR ALGUM MOTIVO DE CONFIGURAÇÃO EU ACHO NÃO CONSEGUI COLOCAR A FOTINHO NO LADO PORQUE DAVA ERRO EU TIVE QUE USAR O HTML NA PARTE DE BAIXO DO BLOG MAS JA COLOQUEI VOCÊ PODE DAR UMA OLHADINHA SE QUER QUE EU MODIFIQUE ALGUMA COISA!!!
VOU DEIXAR NO MEU BLOG AQUELE APELO POR UM BOM TEMPO ATÉ QUE EU VEJA QUE TEM MUITOS BLOGS JA COM O ENDEREÇO DE VCS... E QUERIA QUE VC ATORIZASSE EU A COLOCAR UMA FOTINHO LINDA QUE TEM A FLAVIA SORRINDO DE CAMISETINHA VERMELHA...
REALMENTE FUI SIM EM TODOS OS BLOGS E PEDI PRAS MENINAS AJUDAREM NA DIVULGAÇÃO... MAS OS POST VÃO EMBORA COMO FALEI INTÃO VOLTEI A PEDIR QUE TODAS ELAS COLOQUEM O TITULO DO BLOG COM O LINK DO ENDEREÇO NO LADINHO... ONDE TODAS MENINAS COLAM TANTAS COISINHAS... DAI FICA PRA SEMPRE O ENDEREÇO DO BLOG DE VOCÊS COLOCADO ALI!!
UM ÓTIMO DOMINGO PRA VCS E UM ENORME BJO PRA FLAVIA!!

Rosa Silvestre disse...

Olá Odele não estou doente, não...linke o Criancices e verá, Bjinho para você e Flávia, RS.

Fatyly disse...

Adorei ler este texto. A vítima deverá denunciar, mas a sociedade civil e sobretudo quem vive paredes meias (vizinhos, familiares e amigos) não deverão descurar a sua função/obrigação para pôr termo antes que seja...tarde demais.

Sofri durante anos a "violência psicológica" e no dia em que levantou a mão - não me tocou- mas terminou o que nunca deveria ter começado. Depois de viver uma guerra, passar fome, frio e tantas coisas, fui aguentando em prol de quê? de algo que eu pensava que mudaria, mas quem mudou e para melhor FUI EU e criei as filhas sózinha.

Hoje as filhas e genros sabem, que sou uma pessoa muito calma e bem disposta, que faço tudo por eles mas no dia em que houver a mais pequena agressão, pulem fora porque eu saltarei que nem leoa e não são os quase dois metros que irão travar-me:)

Um beijo muito grande para todos vós!

Rui Caetano disse...

A violência não tem qualquer sentido. É uma atitude de covardia.

lena disse...

um texto muito belo

aqui a reflexão é necessária e urgente


hoje vim trazer-te o meu abraço, um abraço tão terno e carinhoso que te envolve a ti e à tua doce menina

beijinhos


lena

amigona avó e a neta princesa disse...

Estamos aqui...ontem,hoje, amanhã...beijo grande de amizade...

lindinha disse...

ODELE SÓ AGORA TIVE TEMPO DE LER SEU TEXTO!!
MUITO LINDO PARABÉNS!!

EU CONSEGUI COLOCAR A FOTO/LINK QUE VOCÊ ME MANDOU SIM
EU COLOQUEI NO LADO E REALMENTE DEU ERRO MAS DAI CONSEGUI COLOCA-LA LA EMBAIXO NO FIM DO BLOG
PARA VOCÊ PODER VER VOCÊ TEM QUE ROLAR TODA BARRINHA LATERAL ATÉ O FINAL DO BLOG. NO FINAL DAS POSTAGENS ONDE TEM ESCRITO TOPO/INICIO É ONDE CONSEGUI COPIAR E COLAR O HTML DA FOTO/LINK DO BLOG DA FLAVIA.
É LA QUE EU GOSTARIA QUE VOCÊ DESSE UMA OLHADINHA PARA VER SE FICOU TUDO CERTINHO PORQUE NA LATERAL EU COLOQUEI MESMO SÓ O LINK DO ENDEREÇO COMO BLOG QUE MAREÇE DESTAQUE E O TITULO DO BLOG... MAS LA EMBAIXO NO FINAL DO BLOG, ROLANDO TODA BARRA LATERAL EU CONSEGUI COLOCAR O CODIGO QUE VC TINHA ME ENVIADO POR EMAIL. E AINDA COLOQUEI UMA FRASE SUA COM SEU NOME. ESPERO QUE GOSTE!!
OBRIGADA PELA AUTORIZAÇÃO DA FOTINHO!!
UM SUPER BJO PRA VCS KRIDAS!!

Grilinha disse...

Olá. Vim através do Criancices e quero deixar um grande beijinho e votos muita fé e esperança, sempre !
Na próxima vez que for a Fátima, quero incluir a Flávia nas minhas orações.
Um grande beijinho

Luci Lacey disse...

Nossa Odele

Que post maravilhoso e esclarecedor.

Tenho uma amiga que sofreu anos a fio apanhando do marido namorador.

Ela me disse que a tortura gera panico e terror, e so de pensar que o torturador quando for preso, podera sair e vingar com mais agressividade e odio, ela recuava.

Mas gracas a Deus ela ja se libertou deste infortunio.

Parabens


Beijinhos e boa semana

São disse...

Odele, venho agradecer a sua adesão à campanha contra a violência e discriminação que lancei no meu espaço e que tão generosamente foi correspondida!
Gritemos todos os dias:
ABAIXO A VIOLÊNCIA DE GÉNERO: HUMANIDADE NÃO TEM SEXO!!
Boa semana!

ninguém disse...

odele. o mundo muda mas a face cruel do ser humano não. infelizmente. e tem gente que se submete, em tudo que é classe social. um horror. e até que ponto a gente pode influir? sei lá
bj

Anônimo disse...

Toda e qualquer violência é um sacrilégio.

Também há homens que sofrem das mulheres...acredita?

Contra TODA e qualquer violência.
Bjs

Ramon de Alencar disse...

...
-Estejas a vontade Odele. As palavras são de todos, e em especial, aquelas são de vocês... E obrigado pelos comentários...
...
E isso, foi apenas uma forma singela de contar o que eu aprendi com vocês. Eu que lhes sou grato...

Related Posts with Thumbnails