Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Mesmo que não mudemos o mundo, vamos fazer nossa parte!

- 15 de julho de 2010
Nilson Maierá, Kaumer Rodrigues e eu.

Na quarta-feira da semana passada, dia 07 de Julho, estive em reunião com os senhores (da esquerda para a direita) Nilson Maierá, Engenheiro, autor do livro Piscinas Litro a Litro e  proprietário da Academia de Natação Raia4  e com o Sr. Kaumer Rodrigues, Superintendente da ANAPP, Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins, com o objetivo de analisarmos o Projeto para Segurança nas Piscinas, recentemente apresentado à Câmara pelo Deputado Federal Dr.Rosinha. Entendemos que a redação do projeto precisa receber importantes contribuições de quem, como os dois senhores acima, têm profundo conhecimento das técnicas de segurança nas piscinas. Outro conhecedor e praticante dessas técnicas de segurança é o Sr.Augusto César de Araújo, Diretor da Sodramar, que não pode estar presente à nossa reunião.

Os três especialistas em segurança nas piscinas e eu, estamos nos empenhando para levar  ao Deputado Federal que apresentou o projeto de lei, o que consideramos indispensável ser acrescentado na redação da Lei de Segurança nas Piscinas. O Deputado Federal, Dr.Rosinha, está ciente e nos informou por e-mail que aguarda nossa contribuição que será acrescentada à redação de seu Projeto de Lei.
A foto acima  mostra o ralo anti-hair instalado na piscina da Academia Raia4. Esta é uma medida de segurança da maior importância e que bom seria se outras academias de natação seguissem o exemplo da Raia 4. Além do ralo anti- hair no fundo, a Raia 4 tem outro ralo na lateral da piscina.
Esta outra foto do ralo anti-hair foi tirada por mim quando estive meses atrás na empresa Sodramar, em Diadema, São Paulo. A  Sodramar, cujo Diretor é o Sr. Augusto César de Araújo, hoje importa o ralo anti-hair e o comercializa ao preço de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais) Custa pouco evitar que os cabelos de uma pessoa sejam sugados por um  ralo da piscina, eventualmente funcionando de forma inadequada. O outro ralo, (com a trama mais fechada)  na parte de cima desta foto,  está sendo desenvolvido e produzido pela Sodramar. Não demora muito e esse ralo estará disponível no mercado.
No  ralo anti-hair, os cabelos entram, mas não são sugados. Já no segundo ralo que futuramente será disponibilizado pela Sodramar, os cabelos nem chegam a entrar.

Vemos, portanto, que existem soluções  baratas para tornar as piscinas mais seguras, mas para isso obviamente é necessário que, a exemplo da Academia de Natação Raia4 e da empresa Sodramar, cada vez mais empresas e locais que administram quaisquer piscinas, – mas principalmente aquelas de uso público e coletivo, além do lucro justo pelo trabalho que realizam, tenham também a devida preocupação com a segurança dos usuários de suas piscinas, evitando dessa forma tragédias como esta que ocorreu com Flavia que ficou em coma e com tantas outras pessoas que em vez de lazer, encontraram a morte.

Com nossas atitudes de responsabilidade, proatividade,solidariedade..., podemos até não mudar o mundo, mas certamente faremos alguma diferença, por isso, vamos fazer nossa parte!.

Um abraço a todos e até o próximo post.

19 comentários

Paul Law disse...

Acho esta iniciativa muito importante. Noto que mais pessoas estão a achando também! Que bom que algo prático está sendo feito.

Parabéns, Odele.

Um abraço a você e à Flavia.

Fatyly disse...

" podemos até não mudar o mundo, mas certamente faremos alguma diferença, por isso, vamos fazer nossa parte!."
........
Tal e qual e tu és exemplo disso e juntas em torno da mesa "pessoas" que lutam pela segurança nas piscinas para que não ocorram mais acidentes.

Desejo que Dr.Rosinha juntamente com as vossas convicções projectas num Projecto Lei leve a melhor e a mesma seja aprovada e com aplicabilidade de imediato.

Os políticos são o que são, mas se o povo se insurgir ou colaborar tudo poderá mudar e façamos até onde cheguem os nossos braços.

Beijos e um especial à tua/nossa Flávia

Letícia Losekann Coelho disse...

É uma iniciativa importante, Odele. E por ser barata, não consigo entender porque as empresas, condomínios e clubes não tomam as medidas necessárias de segurança... Evitaria inúmeras tragédias!
Beijos menina.

SUELY disse...

parabéns, Odele.
Tentarei fazer também a minha parte, ajudando a divulgar mais.. bjs

Anônimo disse...

Tomara que isto vire lei e que tds cumpram!!!

Bella disse...

Olá, Odele

Li a minuta do Projeto de Lei do Dr. Rosinha e a norma técnica ABNT 10339. Sei que, com sua participação e das pessoas citadas, o projeto ganhará contribuições significativas e espero que seja aprovado o mais breve possível.

Um abraço para você e para Flavia.

peciscas disse...

Este á mais um importante post que demonstra bem o modo como neste blog se presta um serviço público de inestimável valor.
De facto, por tua responsabilidade, pelo teu empenhamento,pelo teu exemplo, há em marcha todo um movimento que há-de, não tenho dúvidas, produzir resultados.
A iniciativa do Deputado Rosinha, a que agora se juntam, e muito bem, contribuições mais abalizadas, quer do Engenheiro Nilson,quer do Senhor Kaumer, quer ainda do Director da Sodramar, e ainda da tua prória participação que considero essencial, só poderá, um dia destes, desembocar numa lei, ponderada e bem estruturada, que venha a evitar a ocorrência de mais inúteis e evitáveis acidentes.
Pois, como muito bem se demonstra neste post, já há soluções no mercado (e outros estarão a caminho), baratas e eficientes, que deverão tornar-se , mais do que recomendadas,obrigatórias.
Felicito-te, mais uma vez, pela tua persistência e pelo facto de conseguires reunir à tua volta, gente qualificada e com vontade de mudar o mundo. Porque é dessa forma que o mundo irá corrigindo alguns dos seus erros.
Gente como vocês, mudarão, mesmo, o estado das coisas de que não gostamos.
Ficar parado é que nada altera.
E este post mostra, ainda, que a Flavia tem voz e que , apesar de permanecer num sono profundo, também contribui para mudar o mundo.

:: Nanda :: disse...

Odele,

Parabéns pela iniciativa e pela parceria.
Tudo acontece na nossa vida para tiramos lições positivas..e ajudar para que outras crianças não sofram o que Flávia sofreu, já é um grande passo.
Te admiro muito.
beijos em vc e na Flá..

Saozita disse...

Olá Odele, já conhecia o caso de Flávia e a sua luta à bastante tempo, na altura não tinha blog, agora que criei o meu ajudarei a divulgar mais aínda esta luta.
Fico satisfeita por saber, que já existem empresas a colocar o sistema de segurança nos ralos das piscinas. Seria bom que essa lei fosse aprovada, obrigando definitivamente ao seu uso.

Tenha uma boa semana.

Um grande beijinho para a Flávia e para a Odele.

PS: Já assinei a petição amiga.
Colocarei também o video de Flávia no meu blogue, assim como o link para a petição.

Anônimo disse...

odele,
cada um à sua maneira, colaborando para um mundo melhor.
pena que às vezes seja tão sofrido e doído...
mas sua luta é a luta de muitos de nós, viu? vc não está sozinha!
bjs
ana b.

pensandoemfamilia disse...

Olá Odele

Seu trabalho incansável e suas atitudes são exemplos a serem seguidos. O mundo é feito por todos nós, que muitas vezes não nos damos conta desta interdependência. Atitudes mudam o mundo sim. Hoje fiz um post- tecendo fios- que no qual falo desta teia que é a vida.
beijos querida

Jalul disse...

Querida Odele, você fez tudo o que foi necessário fazer. Como disse Peciscas, isto é serviço público.
Negligência e omissão não são seus pontos fortes.
Grande abraço.

DEBORA NOGUEIRA disse...

oi ODELE , ESPERO QUE DEUS TE DE FORÇA PARA CONTINUAR ESTA BATALHA, TENHO UMA IRMA Q ESTA PARAPLEGICA NUM ACIDENTE NA EUROPA. E ESTOU NA BATALHA DO MEU BLOG, SEM QUERER DESCOBRI O SEU BLOG E FIQUEI IMPRESSIONADA COM SUA GARRA, E EFICIENCIA, E BATALHA, FICO VENDO SEU BLOG E SONHANDO QUE A FLAVIA ACOORDE, DEUS ABENÇOE MTO VC... UM GRANDE ABRAÇO NOS MEUS BLOG COLOQUEI COMO SEGUIDORA DO SEU BLOG...

Luma Rosa disse...

Odele, sempre melhor prevenir do que deixar que acidentes ocorram. Não será por falta de informação que irão instalar os ralos erradamente e se tiver uma lei que regularize essa instalação, será excelente!!
Boa semana! Beijus,

Andanhos disse...

Parabéns, Odele!
Essas medidas são de grande importância para garantir a segurança dos usuários de piscinas e evitar novos acidentes.
Acho bonita sua luta e cada vez que venho visitar seu blog a admiro mais e mais.
Acidentes acontecem em muitas famílias, mas ainda são poucas as que se mobilizam para denunciar os responsáveis e evitar que a mesma coisa ocorra com outras pessoas.
Um grande beijo para você e para a Flavia.

Cath disse...

Olá, Odele. Obrigada pela visita ao meu blog.Eu sempre acompanhei o seu blog e sempre conversei com varias pessoas qdo fui em clubes, academias sobre o perigo dos ralos. No brasil qdo fui visitar meus pais, eu e minha mae nos machucamos, preendemos a barriga no ralo do lado da escadinha na piscina de casa. Depois disso eu chamei a atenção do meu pai e mostrei o blog. Aki na Irlanda nas academias e clubes eh proibido a entrada na piscina sem touca, de certa forma já ajuda um pouco porq eu tenho cabelo grande, mergulho e com certeza posso chegar a ser uma vitima um dia. Por gostar mtu de nadar eu divulgo sempre o blog e tb a causa.Estamos todos juntos, a voz do povo ainda é a voz de Deus, e por mais que o dinheiro fale bem alto, no brasil a união faz a força sim!! E o caso dessa menina linda nunca será esquecido. Que Deus te abençõe a ti e a Flavia. Um forte abraço em um beijinho no seu anjinho.

Daniel Savio disse...

Mas Odele, mesmo que o ralo não seja especial e acabe evitando que o cabelo fiquei preso, vi aqui mesmo que uma maior distribuição da sucção do motor através de um maior número de ralos dentro da piscina, mas é bom a lei ter uma base do que ficar apenas pela interpretação de cada um...

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

Unknown disse...

ola odele vc tem que ter fe em deus pois nos vemos miotos casos de pessoas que ficam anos em coma e deus e tao grande que vai tirar sua filha desta situacao,nada para deus e impossivel minha familia ficou comovida com esta historia e vamos rezar por ela todos os dias,o nome da minha mae e vania,ela chora muito quando se lembra,meu nome e renata tenho 16 anos e tenho muita fe em deus que quando vc terminar o seu livro ela vai estar do seu lado acordada e te dando dicas e no final ainda assinando o livro.fica com deus e que tudo de certo para vc e para nos todos.beijao............

Andrea Barros disse...

Parabéns pela iniciativa!

Abraços!

Related Posts with Thumbnails