Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Carta para minha filha em coma, dia das mães, maio de 2018

- 13 de maio de 2018
Por esses dias, recebemos de Portugal essa jarrinha linda. É de porcelana,  pintada à mão e a origem é da cidade portuguesa, de Viana do Castelo.  Recebemos de Lena, esposa de nosso amigo António, que nos acompanha há mais de 10 anos.  António disse que a jarrinha é para mim e Flavia. Aqui, ela está enfeitando o quarto de Flavia. Muito carinho envolvido, carinho esse que tem nos confortado ao longo desses anos.

A carta para Flavia.

Filha, aqui está a cartinha que lhe escrevo todos os anos no dia das mães. Vou ler  pra você.

Princesa, esse seu sono sem despertar, que já passa dos 20 anos, e que nos  faz estar tão perto e tão longe ao mesmo tempo,  nos priva de algumas experiências conjuntas que nada no mundo substitui. Como não sentir sua ausência, em qualquer lugar que vá? Muitas vezes seu irmão, que é um querido, vai comigo. Por exemplo, no ano passado quando fomos conhecer António, nosso amigo português que vive na cidade do Porto. Que lindo foi aquele encontro filha.  Você, mesmo aqui deitadinha em sua cama, estava conosco o tempo todo em pensamento. Em pensamento Flavia. Mas o pensamento querida,  não substitui o toque na pele, o abraço apertado, o caminhar  juntos pelas ruas. Faltava você.

Essa experiência e tantas outras mais, como, estudar, namorar, casar e ter filhos, a vida tirou de você querida. Os anos passam e você, mesmo em estado mínimo de consciência,  continua aqui tão linda, tão frágil e forte ao mesmo tempo. Mas nada vai suprir a falta que uma vida saudável nos traria. Os anos têm passado Flavia. Já são mais de 20 anos desde que você sofreu o acidente que lhe deixou vivendo em coma. Por causa da sucção dos ralos de piscinas, que infelizmente continuam a ocorrer em todas as partes do mundo querida. O descaso com a vida humana é revoltante. Tenho lutado pela Lei de Segurança nas Piscinas que salvaria tantas vidas e evitaria que outras crianças venham a ter o seu destino, mas as autoridades pouca atenção nos têm dado.

O tempo tem passado querida. Estou envelhecendo sem que você tenha consciência disso.  Meus cabelos estão embranquecendo  e decidi assumi-los assim. Mas eu estou bem querida. De onde vem minha força? Do fato de saber que  você, através de mim, pode mudar o destino de outras crianças, alertando para o perigo existente nos ralos de piscinas. Você Flavia, mesmo em estado mínimo de consciência, está, através deste seus blog e de seu Facebook, evitando novos acidentes causados pela sucção dos ralos de piscinas. E com isso você exerce a cidadania que lhe foi roubada na infância.

O tempo tem passado querida. Michele, nosso Poodle que adquiri  insanamente pensando que seus latidos pudessem despertar você  do  estado  de coma, assim como eu, está envelhecendo. Michele  já não ouve e seus olhinhos já não enxergar como antes. É o efeito do passar do tempo querida. Mas o passar do tempo Flavia, em nada diminui o meu amor e carinho por você. O passar do tempo em nada me faz desistir de cuidar de você com todo o amor que você merece. Acredito filha, que não só você, mas todas as pessoas que por  infortúnio estão dependendo dos cuidados de outras pessoas, devem ser bem cuidadas com muito amor e carinho.

Espero  filha, continuar a ter saúde pra seguir cuidando de você do jeito que tem que ser. Com muito amor. Sempre.

14 comentários

Fatyly disse...

Hoje lembrei-me de ti e da tua/nossa Flavia enquanto assistia via tv à missa no Santuário de Fátima. Há tantos anos amiga e nada nem ninguém por mais palavras que te possam dizer ou escrever não te tira essa dor imensa.

Fiquei feliz por saber que vieste ao Porto e estiveste com o António e família e tenho a certeza que foste muito bem recebida, acarinhada, mimada e assim voltaste com as baterias mais carregadas. Mereces amiga do coração pela mãe com "M" grande que tens sido.

A jarra é linda e dou-te neste momento o que tenho para te dar neste dia...meu grande, mas grande abraço e mil beijos em Flavia.

Não ando no Facebook e ainda não te mandei mail porque tenho andado numa roda viva com a decadência da minha mãe e reconheço que o meu problema é uma ninharia comparado com o teu. Força, força, força e não consigo escrever mais nada devido à comoção da tua carta para a tua/nossa menina!

Denise disse...

Meu abraço solidário pra vocês duas.
Beijo, menina

Branca disse...

Querida Odele, como sempre tua carta nos alerta para muitas questões e nos deixa "pequeninos" junto a ti, mãe-coragem. Ando há vários dias para falar contigo, para te enviar um miminho a ti e a Flávia, mas depois da pressão do trabalho, da filha doente crónica (Doença de Crohn) e pouco positiva e infeliz, do pai com Alzeimer, de uma fase de vida desgastante digo como Fatyly, apesar de tudo o que é o meu problema comparado com o teu? Mas é precisamente o problema da filha o que mais me desgasta. Os filhos são um pedaço de nós que não queremos sentir mal. Demos-lhes vida lutando para que fossem felizes e assim seguimos, nem sempre conseguindo. Também tenho um filho mais velho, hoje com 40 anos, que teve mais sorte, tal como o teu Fernando. Às vezes estão longe de nós, mas sabemos que são lutadores, que amam a vida e que estão bem, é uma parte que nos compensa um pouco. Desculpa ser longa. Queria só dizer quão fraquinha me sinto junto de ti. Adorei a jarra, gosto muito de louça de Viana. Nunca imaginei que algo assim pudesse chegar aí intacto, mas claro com todos os cuidados tudo é possível. O António e a família são uns queridos. Um dia destes acho que vou acabar por os conhecer. Sabes que o mundo é tão pequeno, que descobri por estes dias que temos uma amiga comum, que conhece o António desde pequena, é psicóloga num dos principais Hostais do Porto, para mim o melhor e uma pessoa extraordinária.
Deixo beijinhos grandes, um para ti e outro para Flávia, sempre.

Ramon de Alencar disse...

Odele..sua força m.seu amor de mãe é algo incomensurável...há muito não visitava seu blog..Talvez vocé não me recorde mais... O que não há problema. Mas saiba que sua luta nunca me saiu da memoria.

Ana disse...

Um grande, grande beijinho de força!
https://chicana.blogs.sapo.pt/

Marina Carla disse...

Sempre choro quando entro neste blog... Quanta fortaleza a sua, Odele!
Abraços mil para vocês todos, e que a justiça possa prevalecer.

peciscas disse...

Desta vez não estive presente com o meu comentário a esta carta sempre emocionante que todos os anos escreves para a nossa Princesa. E logo agora que tens aqui referências tão amáveis a mim e à Lena. Peço desculpa por essa falha. Mas é como dizes; mesmo que não fisicamente, a Flavia esteve sempre no nosso pensamento quando andámos pelas ruas do Porto. Assim como, apesar de não passar por aqui com tanta frequência, vos acompanho em pensamento diariamente.
As palavras não apagam as dores que estão no mais profundo da nossa vida. Mas, se puderem transmitir amor, solidariedade, companhia, então aqui estão elas, hoje e sempre. Conta sempre comigo, com a Lena, Fatyly e outros amigos que em Portugal estão e estarão contigo. Um afago também para a Michele, agora mais velhinha, que tem sido uma companheira que também aprendi a estimar.

Anônimo disse...

Que carta linda, te sigo á anos e sempre dou um pulo no blog pra saber como Flávia está.A dor faz você mais forte, o medo faz você mais corajoso e a paciência faz você mais sábia.Um beijo nessa princesa linda!

Unknown disse...

Você sempre nos emociona. Beijão!!!

Unknown disse...

Morreu criança belga presa em piscina em Azeitão, perto de Setúbal, Portugal. Mais um acidente com ralos da piscina.... https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/setubal/interior/morreu-crianca-belga-presa-em-piscina-em-azeitao--9626059.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

Inter disse...

Acompanho este blog a muitos anos mas nunca deixei comentarios. sempre que me lembro da flavia corro aqui. desta vez tenho uma noticia linda para compartilhar: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/11/14/camera-flagra-mulher-sendo-sequestrada-pelo-ex-marido-na-porta-do-trabalho-video.ghtml

vc viu? pensei na flavia na hora! <3

Lucelena Lopes disse...

Que Deus abençoe cada vez mais a você e Flávia, deixo aqui um forte abraço. Bjs

Unknown disse...

Parabéns pela força e cuidado vom sua filha!

Unknown disse...

Parabéns pela força e cuidado com sua filha!

Related Posts with Thumbnails