Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Carta para minha filha em coma - Dia das Mães - Maio de 2013

- 12 de maio de 2013
Pelo dia de hoje, eu e Flavia oferecemos esta flor a todas as mães

Querida filha,
Se o amor de mãe não tem o poder que eu pensava ter e não pude faze-la despertar desse seu sono profundo em que há mais de 15 anos você vive, que pelo menos eu possa continuar a cuidar de você de forma a te propiciar o que for possível de qualidade de vida. Esta vida que lhe coube viver. E como sua mãe, também que me coube viver.

Vou continuar cuidando Flavia, para que ao  abrir os olhos pela manhã você possa receber um “Bom dia Flavia! de pessoas que nos querem bem, Que ao ser levada para a sala  e ficar olhando as plantas de nosso jardim, você possa  continuar a ouvir os pássaros que nos visitam e nos encantam. Que as descer para o jardim do prédio, para seu  “passeio diário” você possa aproveitar o calor do sol, o vento no rosto, o som da voz dos vizinhos,  pessoas amigas que por ali passam e nos cumprimentam de forma tão carinhosa e que você tenha ao seu lado pessoas positivas e de bem com a  vida, profissionais competentes e sensíveis.
Filha,  o dia está lindo e  ensolarado. Quando abrir os olhos na manhã deste dia, vou ler esta carta pra você. Seu irmão está  aqui. Veio passar o dia das Mães conosco. Que coisa boa! E a Rebeca, filha da Bebete e do Luciano, nossos amigos queridos,  também vai passar o dia aqui. A mãe de Rebeca  precisou viajar e o Fe convidou Rebeca para passar o dia conosco. Adorei a ideia. Você também vai gostar  de ter Rebeca hoje conosco, porque ela,  que tem quase a sua idade, sempre que vem aqui, lhe dirige palavras de alegria e carinho. Você lembra que Rebeca que tem uma voz muito linda gravou a sua “Catinga para Flavia”  que Antonio compôs pra você, não lembra? Ainda não publiquei a música no seu blog filha porque estou reservando essa música, para uma ocasião mais especial do que o dia de hoje, Mais especial.

E assim é filha, Mais um dia das mães em que substituo aquela cartinha tão carinhosa que você costumava me escrever todos os anos nos dia das Mães. Como você não pode mais  escrever aquela carta pra mim sou eu quem escreve a carta pra você. E sabe por que filha? Porque amor de mãe não tem o poder que deveria ter, mas amor de mãe é incansável. É pra sempre. Amor de mãe é eterno. Assim é  filha, o meu amor por você e seu irmão. Eterno.
 
 

Meu nome não é Odete, como algumas pessoas escrevem nos comentários, é Odele, com L e não com T.
Obrigada.

17 comentários

  1. Odele,
    Muito amor para seu coração, minha querida.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  2. Odele
    Abracinhos floridos no seu coração e da Flavia também!
    Com carinho
    Sue

    ResponderExcluir
  3. Odele, meus parabéns pelo dia das mães.
    Hoje, na festa para as mães da minha família, todos os meus parentes se lembraram de você e de Flávia, com carinho especial.
    Entre os meus, ninguém se esquece que você é uma das responsáveis por eu estar viva. Neste sentido, do amor e do cuidado, você se tornou um pouco minha mãe também.
    Creio que você, entre todas as mães, felizes ou tristes, sempre foi, é e será a personificação da mãe, aquela que cuida e mantém a vida. Que Deus a abençoe sempre com força, tranquilidade e saúde. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Odele!

    Eu hoje pensei em ti e na Flávia, fico feliz que vocês tenham tido visitas neste dia especial.
    Linda sua carta para Flávia, acredito que de alguma forma ela entende e sabe tudo o que tu faz por ela!
    Bjs e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Igual a ti própria, mulher e mãe com um M bem maior que o mundo e cuidando da tua/nossa Flavia com o empenho de mãe, mãe, mãe...

    Que tenhas tido um dia feliz junto de quem referes e recebe aquele abraço de sempre e para sempre!

    ResponderExcluir
  6. Odele, vc foi a primeira mãe em que pensei e senti vontade de dar um abraço bem afetuoso nesse domingo. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. È sempre com muita emoção que leio a carta que escreves neste dia para a tua filha.
    Perante as tuas palavras tão sentidas, bem pouco mais poderemos dizer.
    Mas, como tão bem dizes nesta carta sempre haverá à volta de Flavia muita gente que a ama, a começar pela sua mãe e seu irmão.E nesse Dia das Mães a vós se juntou a Rebeca que comprovo ter uma voz tão doce e envolvente que conseguiu transformar numa canção uma desajeitada tentativa musical que quis oferecer à Flavia. É bem verdade que também nós, espalhados um pouco por toda a parte, nos unimos nesta corrente de afeto que, se não devolve o sorriso, as palavras, os sonhos, os projetos à nossa querida menina, pelo menos garante-lhe, em permanência, o carinho que ela bem merece.
    Aqui fica, pois, mais um beijo carregado de ternura para a Princesa e um abraço emocionado e solidário para ti.

    ResponderExcluir
  8. Li, e a sua mensagem, encheu meu coração de dor, mas também de amor, de carinho, ternura.
    Deus, te fez tão forte, mesmo que, acredito que tenha horas, que vc mesma se sinta fraca. Mas és guerreira, corajosa, mulher de garra, forte! E eu sei o porque de tudo isso....Porque és MÃE! E MÃE é um poço de coragem de sentimentos, e de superaçãoe fibra. Mas, Deus, Ele, te guarda e guarda também Flávia, sua filha. E Ele te dá essa força toda que você tem, para que seu amor infinito, seja sempre o da paciência, do carinho e ternura. parabéns a você e parabéns a Flávia, por ter uma MÃE como você, Odele!
    Beijos carinhosos, para vocês duas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Odele,

    Vim com saudades visitar Flávia e te visitar a ti.
    Não ando muito agora pela blogosfera, minha vida se tornou diferente, para além de cansar um pouco dos blogues.
    Gostei muito da tua carta no dia da mãe e me fez sentir muito esse amor imenso e que nunca cansa, me tocou muito porque é uma grande verdade.

    Te desejo tudo de bom a ti e Flávia e voltarei sempre que puder.

    Beijos para as duas.
    Branca

    ResponderExcluir
  10. Fernanda/RJ15 maio, 2013

    Mãe é a criatura mais perfeita que Deus poderia colocar na terra, cujo o único defeito é não ser eterna. Odele, parabéns pelo seu dia! Beijos carinhosos em você e na Flavia.

    ResponderExcluir
  11. ...Odele querida,
    cada vez que passeio por aqui
    emociono-me diante da tua
    fortaleza!

    que benção teve a Flávia
    quando a escolheu como
    mãe, este anjo guardador,
    que em meio a tantas
    dificuldades, a tantos
    desafios não sucumbiu
    em tempo algum diante
    desta fatalidade tão
    brutal e descabida.

    que Deus as protejam
    hoje e SEMPRE!

    luz...luz...luz! alma linda!

    ResponderExcluir
  12. Oi Odele, meu filho estava fazendo um recorte numa revista antiga na qual tinha uma reportagem sobre vc e Flávia. Que emoção. Que luta. Que admiração tenho por vcs. Força é o meu desejo pra vcs

    ResponderExcluir
  13. Odele, suas cartas para Flavia são sempre emocionantes. Sempre venho ter notícias suas por aqui.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga, sua força seja renovada a cada dia por Nosso Senhor Jesus, que a cada dia faças o teu melhor para a nossa querida Flávia seja amada com essa tua dedicação, acompanho há um certo tempo sua dedicação, e hoje lendo sua carta para Flávia, notei que você aceita a condição de vida que Deus predispôs à você e Flávia, esse é o primeiro passo que Deus olha em nós quando nos dá uma missão, e essa aceitação não quer dizer apenas aceitar mas é estar disposto a fazer tudo para reverter a situação. Deus continue te abençoando, continuo orando por Flávia. Meu abraço carinhoso. PS: Postei já há algum tempo o vídeo em meu blog. Espero que ele possa ajudar na mudança das leis para maiores proteções nas piscinas, e tb mais orações por Flávia. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Odele, parabéns pela fortaleza!!

    Me emocionei ao ler esta linda carta, sou mãe também, o amor maternal foi o melhor presente que Deus me deu. Que Deus as abençoe!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não consegui conter as lagrimas ao ler essa carta! Tbm sou mãe. Tenho ctz que Deus já preparou esse dia tão especial que vc espera!

    ResponderExcluir
  17. Não consegui conter as lagrimas ao ler essa carta! Tbm sou mãe. Tenho ctz que Deus já preparou esse dia tão especial que vc espera!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails