Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

ADEUS À NOSSA QUERIDA LEITORA NUCHA, DE PORTUGAL.

- 7 de maio de 2010
Foto retirada do blog ORION de Portugal (blog da Nucha)

Este post é uma homenagem póstuma, a uma leitora do blog de Flavia, a doce portuguesa Helena Domingues, a quem os amigos carinhosamente chamavam de Nucha, que infelizmente faleceu, vencida por um câncer que a maltratava havia um bom tempo.

Nucha foi uma das muitas pessoas que participaram da Blogagem Coletiva JUSTIÇA PARA FLAVIA, ocorrida em 15 de Setembro de 2008, com a participação de mais de 250 blogs de todo o mundo.
Lá no blog da Nucha, o Orion, sempre se podia  (e ainda se pode) ver fotos, vídeo e links para o blog de Flavia.

Com a intenção de lhe prestar uma homenagem, mesmo que de forma simples,  transcrevo aqui o texto escrito por Nucha, em 15 de Setembro de 2008:

"MONDAY, SEPTEMBER 15, 2008
SOLIDARIEDADE... BLOGAGEM COLECTIVA
JUSTIÇA PARA FLÁVIA
Como calar a raiva da injustiça? Como aceitar a despenalização dos culpados de um roubo hediondo que é privar o sorriso lindo e inocente de uma criança? O roubo de uma adolescência, de um primeiro amor, do primeiro baile, de uma vida, agora em coma vigil?
Diz-se que a justiça é cega, e neste caso, a sua cegueira é um insulto aos inocentes!
Daí, gritarmos ao mundo, em uníssono e de mãos dadas:
JUSTIÇA PARA FLÁVIA
Postado por Helena às 2:21 PM. "

Assim como a grande maioria das pessoas que acompanham o blog de Flavia, eu, minha filha e Nucha nunca nos conhecemos pessoalmente, mas criamos, através das palavras, um vínculo de respeito e afeto mútuos,que nos fazem sentir alegria ou tristeza, dependendo do que de bom ou ruim nos aconteça. Nucha, é com muita tristeza que me despeço de você. MUITO OBRIGADA por seu constante apoio à causa de Flavia.

Descanse em paz querida.

PS: Fiquei sabendo do falecimento de Nucha, através do blog português, Peciscas, de meu amigo António.

18 comentários

Cloeh disse...

Que descanse em paz Nucha.

Eu continuo na minha luta contra essa doença, as vezes me sinto cansada para continuar a lutar contra essa forçA maligna,mas eu tenho uma filha pequena e ninguém melhor que você me entende que por um filho uma mãe faz tudo e eu mato um leão por dia!No meu blog não falo mais dos meus sofrimentos,apaguei tudo que me fazia lembrar o tanto que sofri ,porque dizem que sorri também é uma terapia e que tristeza alimenta as celulas malignas,se sim ou se não prefiro não arriscar ficando triste ...rs

Odele achei tão lindo o post abaixo da Flavia com a Michele...

bjs

Fatyly disse...

A minha solidariedade e silêncio respeitador para a Nucha que partiu e para os familiares que ficaram.

Já agora uma palavra de apreço à comentadora Adriana Campos que pelo que diz "mata um leão por dia" que não sendo nada fácil essa luta, que sorria SIM sobretudo quando está com a sua filhota mas que também dê espaço ao escoar de lágrimas...e p'ra frente é que é o caminho.

Um xicoração minha doce amiga e um especial à tua/nossa Flavia

artemanha disse...

Desejo que Nucha encontre a paz que tanto merece e Deus dê conforto à sua família...um beijo à todos vocês!!!! e fé, muita fé!!!!

Andanhos disse...

Sinto muito e desejo que a Nucha esteja em paz.
Há pessoas que mesmo estando por pouco tempo a nosso lado, ou mantendo o contato apenas à distância (por cartas, internet, telefone), nos marcam para sempre.
Poucos dias após o falecimento de meu irmão, encontrei 'por acaso' uma frase que dizia "Tudo o que é bom dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível".
Beijos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gaudério disse...

Odele, muita força e muita paz pra ti, te admiro muito.

http://mensageirodasestrelas.blogspot.com

http://gauderionline.blogspot.com

http://blogremembermusic.blogspot.com

Blogando Francês disse...

Que pena. É uma doenças impiedosa.
Pra ti , minha amiga guerreira, um Feliz Dia das Maes, juntos aos seus filhores.
Paz e Luz.
Bjs

Unknown disse...

Querida Odele,
não conhecia o blogue de Nucha mas ao saber do seu falecimento sinto também tristeza, é como se a blogosfera ficasse de repente mais pobre, entende?

Deixo um beijinho grande para si e Flavinha e apresento aqui os meus sentidos pêsames a todos os familiares e amigos de Nucha.

Ana Martins

Anônimo disse...

Condolências à familia enlutada.

artemanha disse...

Querida Odele, voltei para desejar um ótimo dia das mães, à você, tão dedicada, amada e admirada por todos nós; exemplo de amor e sabedoria...que Deus encha seu coração de alegrias...um super beijo nesse domingo que é SEU!!!

Ulisses Martins disse...

Adeus querida Helena. Jamais te esquecerei.

***
U.

Paula Raposo disse...

Um beijo solidário à família da Nucha. Que ela descanse em Paz.
Beijos para vós.

Rosamaria disse...

Odele, é muito triste perder uma amiga, mesmo sendo virtual, sendo que, às vezes, temos mais contato do que com as reais. Meus sentimentos à família da Nucha.

A ti, minha amiga querida, que tenhas um Feliz Dia das Mães junto aos teus filhos.
Bjim pra ti e pra eles.

peciscas disse...

De facto, foi um rude golpe esta notícia que anteontem recebi.
A Nucha foi uma das primeiras amigas que saudou a minha entrada na blogosfera.
Ao longo destes cinco anos, fomos cimentando a amizade, em contactos que ocorriam sempre através destas ferramentas comunicacionais que a internet nos oferece.
Apesar de algumas vezes termos previsto encontros pessoais, nunca nos vimos à distância de um abraço.
Falava com ela, por vezes, através do Google Talk. Assim, pude acompanhar a evolução da sua doença e pude constatar a sua coragem, a sua vontade de viver. E o que é certo é que, sujeitando-se a tratamenos bem duros, conseguiu suster a evolução do temível mal que a acometeu. Da última vez que falei com ela, a Nucha estava animada, pois as análises revelavam que o problema estava controlado. Mas, a Nucha acabou por se vencida, não por essa doença contra a qual lutou com tanta determinação, mas sim por um acometimento súbito. Tão súbito e fulminante que lhe não deu hipóteses de lutar.Veio sem aviso porque, se não, a Nucha não se deixaria derrotar.
Sei que a Nucha chegou até ti e Flavia, através de mim. Falámos algumas vezes sobre vós e ela sentia, como ninguèm,a injustiça que recaiu sobre a tua filha. Por isso, mesmo doente e mesmo andando bastante ausente da blogosfera, ela nunca deixou de estar presente nos movimentos de solidariedade colectiva que vos envolveram.
Com este triste acontecimento eu, que ultimamente tenho andado com menos disposição para andar "por aqui" fico talvez ainda menos motivado. Sem a Nucha, fiquei, certamente mais pobre.
Mas a memória dela permanecerá. Por exemplo nesta forma tão carinhosa como aqui a evocas.
Até sempre, Nucha!

Maria Dias disse...

Oi Odele,

Passando para lhe deixar um forte abraço pelo dia das mães e lendo tua postagem aproveito pra deixar meus pesames por esta boa alma q se foi...

Fique bem amiga.

Beijinhos na Flavia e outro em vc!

Zilda Santiago disse...

Que Jesus a mantenha firme e forte em sua luta.Bjs no coração e parabéns!!!!!!!!!

http://graceolsson.com/blog disse...

Odele, essa doenca é maléfica, maltrata e nos deixa sem chao.Imagino o que essa mulher sofreu.Eu tive cancer duas vezes e evito falar sobre a doenca.Nao por preconceito, mas por dor mesmo...
bjs e PAZ!

Priscila disse...

Oi Odele !
Saiba que Deus está contigo em todas as horas ! Muita força pra você ae , Parabéns pela sua determinação !

Related Posts with Thumbnails