Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Vídeo de Flavia no YouTube: Visto quase 40 mil vezes. Quase!

- 5 de outubro de 2009
Há pouco mais de um ano, exatamente a 15 de Setembro de 2008, realizava-se a segunda Blogagem Coletiva pela causa de minha filha, com o título JUSTIÇA PARA FLAVIA. Como muitos sabem, Blogagem Coletiva é a união de vários blogs escrevendo sobre um mesmo tema, em um período, ou em um dia pré-determinado. A Blogagem Coletiva tem por objetivo, chamar a atenção para algo, principalmente no que diz respeito a negligências, faltas, omissões e desrespeito aos direitos humanos. Esta Blogagem Coletiva para Flavia teve como objetivo chamar a atenção dos ministros do Superior Tribunal de Justiça de Brasilia,  para a longa espera de Flavia por justiça. O processo, iniciado na justiça de São Paulo, já durava mais de 10 anos.

Naquele dia 15 de Setembro de .2008, mais de 250 blogs do Brasil e de vários outros países participaram da Blogagem Coletiva JUSTIÇA PARA FLAVIA, através de uma PONTE DE AMOR COM O MUNDO e numa demonstração de indignação e solidariedade que muito me comoveu. O trabalho de ilustração daquela Blogagem, conforme mencionado, é de Adesenhar, outro dos muitos amigos portugueses sempre presente à causa de Flavia. Naquele dia, graças a todos que nos apoiaram, Flavia, mesmo imobilizada e inconsciente em sua cama, visitou várias cidades do Brasil e do mundo, comunicou-se com muitas pessoas, andou, falou, atravessou fronteiras. Naquele dia,  Flavia voou longe...

O vídeo abaixo, foi gentil e sensivelmente elaborado   por meu amigo António, do blog Peciscas de Portugal, para a Blogagem Coletiva JUSTIÇA PARA FLAVIA. Este vídeo que também está na lateral deste blog, no momento em que publico este post, está com 39.979 visualizações no YOU TUBE Trago-o novamente aqui um ano depois, para agradecer a TODOS que o viram e a TODOS que o levaram para a lateral de seus blogs, divulgando a história de Flavia pelo Brasil e pelo mundo, desta forma colaborando para alertar as pessoas sobre um perigo do qual  nem todos ainda se dão conta: Ralos de Piscinas podem prender embaixo dágua e matar uma pessoa. Ralos de piscinas podem deixar uma pessoa em coma. O vídeo mostra também minha luta por justiça para Flavia, onde lamentavelmente a frase de António se confirma:  “mas a justiça nem sempre cumpre o seu dever essencial: Proteger os mais frágeis de prepotências e agressões”. E eu acrescentaria: Que esta justiça, que apesar de feita por homens, é tão desumana, tão insensível, tão lenta, tão burocrática, tão falha, não nos desencoraje a enfrentar quem nos causa danos, quem nos desrespeita, quem nos rouba o que temos de mais precioso: A vida ou a saúde perfeita de um filho.


A TODOS que viram e verão este vídeo, a todos que o têm, a todos que o levarem para a lateral de seus blogs, em meu nome e em nome de Flavia, MUITO OBRIGADA.

Fiquem com o meu carinho e até o próximo post.

Meu nome não é Odete, como algumas pessoas escrevem nos comentários, é Odele, com L e não com T.
Obrigada.

28 comentários

  1. Nós que temos de te agradecer por fazer o que faz, tentando prevenir novas vidas tiradas, ou marcadas, pela mesma mazela / crime que aconteceu com a Flavia.

    Tenha uma boa semana, para vocês duas.

    Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flavia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Participei da última blogagem e participarei de quantas forem necessárias para estar ao teu lado nessa luta de esclarecimento, de justiça e de alerta. Conte sempre comigo! Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  3. Enviei o link do you tube para todos os meus amigos. É importante mesmo divulgar sua mensagem, Odele, para o máximo de pessoas possível. Grande abraço solidário.

    ResponderExcluir
  4. Eu/nós é que temos de agradecer a tua CORAGEM de em vez de teres baixado os braços e ficares na tua dor, pegares num assunto "sofrido e delicado" e mostrares ao mundo como podemos ajudar/alertar/prevenir outros e assim sermos ajudados a NUNCA DESISTIR.

    Já vi este video do Peciscas, esse grande MESTRE e comovo-me sempre!

    Beijos do lado de cá do oceano

    ResponderExcluir
  5. ao ouvir mais uma vez...meu doce já vão nas 40.030 visualizações!!!

    ResponderExcluir
  6. Como a querida amiga Fatyly (oh,até corei com essa do Mestre!) já referiu, já passámos das 40 mil (40 046 neste momento).
    Mas hoje, que aqui recordas esse momento grande da nossa luta que foi a Blogagem Colectiva de 15 de Setembro, eu quero deixar aqui um desabafo.
    Eu preferia, um milhão de vezes não ter feito esse vídeo.
    Eu desejaria nem sequer ter conhecido esse sorriso encantador da Flavia.
    Teria sido melhor não ter sabido da existência dessa mulher enorme que é a Odele.
    Já que eu fiz o vídeo porque conheci a Flavia e a Odele.
    E conheci-as por causa do absurdo e criminoso acidente que todos conhecemos.
    Sabendo o que sei hoje, teria perdido a oportunidade de trazer para a minha vida gente bonita, que a coloriu de afectos.
    Mas, algures, bem distante daqui, continuaria a brilhar um sorriso gaiato, continuariam a florescer os sonhos de uma jovem de longos e sedosos cabelos, quem sabe se trilhando uma carreira de artista musical.
    Como eu gostaria de não ter sido "obrigado" a fazer esse vídeo|

    ResponderExcluir
  7. Vi o vídeo e agradeço a Deus ter-lhe dado esses coração enorme minha querida Odele.

    Ainda não refeita de tudo o que me aconteceu nestes últimos meses, não quero deixar de lhe dar um enorme beijo a si e à Flávia.

    Que Deus vos proteja, minhas queridas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Estoy conmovida con esta situación por la que están atravesando.
    Quisiera solidarizarme contigo, desde Argentina.

    Que Dios te ayude y ayude a Flavia!
    Que llegue, al fin, la justicia!

    ResponderExcluir
  9. . é sempre re.confortante saber até onde chega a nossa voz .

    . e mais do que a voz até onde chega a nossa dor .

    . a nossa fatalidade .

    . que o vídeo de Flávia seja difundido por toda a terra, na mensagem preventina dos acidentes com os ralos das piscinas .

    . para que as crianças possam vir a ser os adultos dos dias que passam .

    . um beijo para Odele .
    . outro, abraçado, para Flávia .

    ResponderExcluir
  10. Usei, abusei e publiquei:)

    Beijos sinceros

    ResponderExcluir
  11. Odele! se este número de pessoas assistiram ao vídeo, multiplique por pelo menos 3 que não são computados quando não acessadas as páginas diretas do Youtube.
    Não tive como não me emocionar com o comentário do Peciscas. Ficamos com o coração na mão, gostaríamos que você, Flávia e família não estivessem passando por tudo isto ou que as dores tivesse sido amenizadas de alguma forma. Para nós o tempo passou muito rápido depois da blogagem coletiva, mas imagino que esse tempo pra vocês teve outra dimensão, pois são as somas de dias, de batalha e luta, de conquistas e quereres. E estamos aqui para apoiar no que for de nosso alcance. Beijus

    ResponderExcluir
  12. Odele, esse vídeo é muito importante e deve ter sido visto por mais pessoas como a Luma disse!
    Eu me emociono com tudo o que tu escreve menina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Deixo um beijo e um abraço forte.
    Com uma ternura especial para a Flavia.

    ResponderExcluir
  14. Odele, , a gente fica sem palavras , estagnada, com o coração apertado quando visita este blog. A dor que sentimos por não poder fazer nada por Flávia é grande. Mas o nosso consolo é ver tua dedicação de mãe extremada que superou os limites de uma mãe normal. Que recarregou todas as forças para dar o teu melhor e o impossível para esta linda mocinha , tão injustiçada pela Jacuzzi! E foi graças a esta dedicação materna tão grande que voce consegui ser mães de outras crianças que fatalmente poderiam passar por esta tragédia. Voce consegui que se instituisse uma lei sobre os ralos de piscina. Mostrou que o amor de mãe pode sim atravessar barreiras e atingir seu pico mássimo. O relato de tudo que Flávia passa nos dói muito. Esperamos muito por decisões favoráveis para ela, que precisa muito de cuidados especiais. E voce Odele tem feito tudo isso sòzinha! O que voce ganhou , se que se pode dizer isso, não cobre o que ela realmente precisou e precisa.
    Isso é que nos incomoda muito.
    Quero te dizer MUITO OBRIGADA , por ter colocado o vídeo de Filipe. Com tantos afazeres , ainda encontra tempo prara nos ajudar. Obrigada Amiga, voce me deixa sem palavras.
    Um beijo grande pra ti e um beijo muito doce para minha guerreira Flávinha.
    Ray
    Ps: Odele , eu já tinha visto este vídeo mais de uma vez e vi agora de novo. A bela voz de Antônio empresta ainda mais dramaticidade a este vídeo. Odele e Flávia jamais vão se calar, um dia hão de escutar!
    Beijos.
    Ray

    ResponderExcluir
  15. Olá Flavia e Odele

    :-)
    Se 39.979 viram o video,
    só me resta acrescentar

    Venham mais 5.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu estou e estarei sempre aqui, tu e Flávia sabem disso. Jhs mtos

    ResponderExcluir
  17. Querida Odele e Flavinha,
    e já fez um ano, parece que foi ontem que demos as mãos e em uníssono gritamos por justiça para Flavinha.

    Beijinhos queridas amiguinhas e saibam que enquanto Deus me der vida e saúde sempre estarei convosco.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  18. Odele minha querida
    fiquei mtu comovida com sua história de vida, pois sempre
    acho que estou numa pior, ás vezes reclamo da vida, dos amigos, dos amores, da falta de dinheiro, percebi que sempre que me encontro num desses perídos de "desgosto" Deus tenta me mostrar que existem coisas piores que esses meus "chiliques" digo isso porque encontrei seu blog numa pesquisa do goolge, por acaso, até meio estranho pois o que procurava não tinha nada a ver, nem as palavras coincidiam. Fiquei chocada com a história da "menina bonita" (Flávia) nossa passar por tudo isso não é fácil creio que ela te admire e se orgolhe de vc todos os dias, horas, segundos. Bom, ganha aqui mais um leitora, amiga e mais uma pessoa pra essa corrente de forças.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  19. Odele, eu , toda semana, vou lá no youtube.E ainda tem pessoas que visitam meu blog, fotógrafos estrangeiros, que me eprguntam sobre o video que tenho na sidebar..tem que informar, sim...parabéns

    ResponderExcluir
  20. As boas causas unem e motivam quem ama a vida e o seu semelhante.
    Abraço do Zé

    ResponderExcluir
  21. Odele

    A emocao invade, como eh duro ter que depender da justica lenta e muitas vezes ineficaz.

    Odele, parta para outra blogagem, a luta de Flavia continua.

    Estarei sempre com voces.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. VISITANDO TEU BLOG, FIQUEI A PENSAR. E PERGUNTEI A MIM MESMO,A FLÁVIA TINHA QUANTOS ANOS ? ESTAVA ELA SOZINHA? DENTRO DA PISCINA? CONTUDO, TUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO NA LUTADESAFIANTE AOS PODEROSOS ABRE SEM DÚVIDA CAMINHO PARA OUTRAS PESSOAS ANDAREM. GRANDE FLAVIA GONÇALVES DIAS DIZ EM GRANDE POESIA : A CANÇÃO DO TAMOIO. A VIDA É CONBATE, QUE AOS FRACOS ABATE, AOS BRAVOS E FORTES SO PODE EXALTAR. FALOU MORAES, MÉDICO E TEOLOGO.QUARTA FEIRA , 14 DE OUTUBRO 2009.

    ResponderExcluir
  23. Francisco,

    Quem acompanha este blog sabe pois já escrevi aqui várias vezes:

    - Flavia tinha 10 anos quando sofreu este acidente que lhe deixou em coma.

    - Flavia NÃO ESTAVA SOZINHA NA PISCINA.

    ResponderExcluir
  24. Odele, tudo de bom para si e flavia..
    Merecem tudo

    ResponderExcluir
  25. E que este vídeo continue a chegar a várias partes do mundo e a tua luta não seja em vão, para que outras vidas se salvem e a justiça se faça.
    Beijinho para as duas
    Branca

    ResponderExcluir
  26. Olha eu não gosto muito de ler não... mais li toda a historia de Flavia me surpreendeu e com esse amor de vc's é q criamos força para viver neste país tão cheio de ódio, maldades e injustiças... estamos nessa luta com VC... BEIJOS A FLAVIA!!!!

    ResponderExcluir
  27. Cara Odele, hoje em um momento de solidão e longe de minhas referências brasileiras sentia-me triste e desanimada, abri o PC na tentativa de encontrar algumas palavras reconfortantes de amigos do Brasil, que volta e meia me escrevem, me deparo com a matéria de época que trata de sua história e de sua filha, fiquei emocionada com sua força e honestidade em tratar e dividir conosco um tema tão doloroso, profundo e polemico, pois essa situação envolve todos nós seres humanos que somos vulneráveis a tragédias similares, o que acontece é que na maioria das vezes levamos nossa vida no automático sem olhar para o lado, percebemos somente a nossa milimétrica vida confortável ou não, sem o entendimento que podemos construir uma sociedade mais consciente e solidária, a medida que olhamos e podemos fazer algo, também, a partir da dor do outro. Desejo a vc muita força e esperança, e tal como no seu sonho desejo que o vôo de ambas as levem à libertação. Com a minha solidariedade. Daíla

    ResponderExcluir
  28. Olá Odele,

    meu nome é Cristiano e sou formado em musicoterapia pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná). A musicoterapia atualmente é utilizada como uma forma expressiva em diversas áreas das patologias humanas.

    Soube da história de sua filha através de um e-mail que recebi da revista época. Entrei em seu blog para conhecer a história dela e da importante relação que ela tinha com a música, como você relata no mesmo.

    Gostaria de fazer algumas perguntas sobre isso, pode ser?

    Ela já teve algum tratamento relacionado a musicoterapia?

    Ela escuta música em casa?

    Vocês moram aonde?

    Gostaria muito de poder ajudar, posso lhe passar vários textos e pesquisas sobre o uso da musicoterapia em estados vegetativos e coma.

    Obrigado pela atenção dispensada e força minha amiga...

    Um abraço,

    Cristiano Steenbock

    por favor me esreponda via e-mail - mtcristiano@live.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails