Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

RALO DE PISCINA. MAIS UMA VÍTIMA FALECEU

- 2 de julho de 2008
Abigail Taylor, 6 anos, faleceu. A sucção do ralo da piscina lhe causou evisceração (sucção dos intestinos)

Quem acompanha o blog de Flavia sabe que além de protestar contra a lentidão da justiça em condenar os culpados pelo acidente com minha filha, venho também documentando outros acidentes ocorridos com ralos de piscinas, no Brasil e no mundo, com a intenção de alertar e mostrar que os acidentes com esses ralos sugadores, são mais comuns do que se pensa. No post deste blog, com o título de E A TRAGÉDIA, SE REPETE, E SE REPETE. documentei aqui o acidente ocorrido com a menina americana Abigail Taylor, de seis anos, que em junho de 2007 teve seus intestinos parcialmente sugados por um ralo de piscina. Abigail foi hospitalizada em estado grave e passou por várias cirurgias, que foram lhe causando complicações adicionais, até que em 20 de março deste ano de 2008, Abigail faleceu.
Swimming Pool Victim Abigail Taylor Dies
Pool Drain Causes Horriffic Injury


On June 29, 2007, Abigail Taylor of Edna, Minnesota, was severely injured when she was partially disemboweled by the suction from a swimming pool drain. As a result of this she received a triple-replacement surgery consisting of the bowel, liver and pancreas.While the initial outlook was promising, Abigail suffered a number of setbacks including a cancerous condition often brought on by organ replacement surgery, and, sadly died on March 20, 2008..... ....another young girl who drowned after being pinned by a pool drain.Pools are dangerous. It doesn't just have to be a large pool or in-ground pool to present a risk; especially to children.
A notícia completa está AQUI.

Girl Whose Intestines Were Partially Sucked Out by Swimming Pool Drain Dies
MINNEAPOLIS — The family of a 6-year-old girl whose intestines were partially sucked out by a Minnesota swimming pool drain last year says the child has died.
A notícia completa está AQUI.
Obs: Os negritos do texto são meus.

O acidente com Abigail aconteceu na piscina de um clube, o acidente com Flavia aconteceu na piscina do prédio no condomínio onde morávamos. No Motel Astúrias de São Paulo também aconteceram acidentes fatais com mulheres que tiveram seus cabelos sugados pelo ralo da piscina alí instalada. Estes são alguns exemplos do grande perigo que oferecem ralos de piscinas funcionando de forma irregular - com sucção superior à adequada à piscina onde esses ralos estão instalados.

O superdimensionamento do sistema de sucção da piscina onde Flavia sofreu o acidente, foi provado por perícia técnica feita por profissional designado pela justiça paulista. Portanto, essa irregularidade, é um fato inquestionável. E essa irregularidade existe em outras piscinas e continuarão a existir e a fazer novas vítimas, caso não sejam tomadas URGENTES medidas que obriguem:

1. O fabricante do sistema de sucção da piscina fazer constar em seus manuais e - se não for pedir muito - orientar verbalmente o cliente/consumidor sobre o risco oferecido por um sistema de sucção em desproporção com a metragem cúbica de água da piscina. Um motor com potência de 1,50 cavalos é adequado para uma piscina de 103 metros cúbicos de água e não de 43 metros cúbicos, como no caso da piscina onde Flavia nadava. O fabricante do sistema de sucção que causou o acidente com Flavia, como venho mencionando aqui, é a empresa JACUZZI DO BRASIL, que em todos esses anos de processo, vem se furtando à sua responsabilidade no acidente que deixou Flavia em coma vigil.

2. O condomínio, clube, escola de natação, motel ou qualquer pessoa que decidir comprar e instalar um sistema de sucção de água de uma piscina, deve receber orientação técnica para tal. Não seguir esse procedimento implica em negligência que pode levar a acidentes graves e fatais.

3. Manutenção e fiscalização periódicas de piscinas de uso público e coletivo e em caso de irregularidade, punir com rigor os responsáveis.

Medidas como estas poderiam prevenir acidentes e evitar tragédias como a que aconteceu com Flavia e como as que vêem sendo documentadas aqui neste blog. Mas por enquanto, mídia e autoridades não têm mostrado interesse nem em divulgar, nem em cobrar ações dos responsáveis por piscinas que podem ter instalados sob suas águas, esses ralos sugadores.

Até o próximo post.

28 comentários

Lucia disse...

Odele:

E eu me pergunto: quantas vidas mais ainda terão que "escoar pelo ralo" para que alguém tome uma providência? É revoltante!

Lucia disse...

Odele:

Eu, novamente..rs. Imagino que você já tenha tentado de tudo, mas uma coisa que pensei é em uma espécie de campanha para que não se adquiram mais filtros Jacuzzi.
A linguagem monetária eles costumam entender, de forma que talvez aí você conseguisse obter uma resposta. Nem sei se é algo que você já fez, mas te confesso que toda vez que venho visitar vocês fico pensando, pensando, buscando formas de fazer alguma coisa objetiva. Se já tentou, arquive.. se não, talvez fosse uma idéia.
Beijos

Paula Raposo disse...

Todos os alertas são importantes e poucos quando se trata da vida ou da saúde das pessoas! Mas parece que as coisas são um bocado feitas em cima do joelho sem cuidado algum, pelos responsáveis. Beijos para vocês.

peciscas disse...

Que nunca a voz te doa, por denunciar, por alertar, por divulgar.
Aqui em Portugal, saiu há dias uma notícia que dizia estar-se a pensar em criar legislação para o licenciamento de piscinas.
Por incrível que pareça, pelos vistos, as piscinas que há por aí, estão fora de qualquer lei.
E na reportagem que davam no jornal, a repórter falava de vedações, de cuidados a ter, mas nunca falava dos ralos e da sucção excessiva.
Tenho em mente um post para falar disso.
Penso que, por cá, não há grande consciência dos perigos ocultos nas águas destes espaços que deveriam ser de lazer e divertimento e se podem transformar em perigosas armadilhas.
Força, Odele! Continua com a tua luta. Nós estamos contigo!

Arnaldo Reis Trindade disse...

muito triste ver que nada se resolve e as pessoas continuam a falecer devido a falta de respeito destes homens, passo aqui pra mandar um beijo e pra Flávia também,
desculpa o sumiço e mande notícias.

Unknown disse...

Odele,
É incrivel como em pleno sec.XXI, estes acidentes por negligência, irresponsabilidade e total falta de respeito pelo SER HUMANO acontecem com tanta frequencia por todo o mundo.
Com franqueza eu não tinha conhecimento. Foi através dos blogues que fiquei a saber.
Um beijo meu para você e Flavinha.
Ana Martins

david santos disse...

É assim! O ser humano está condenado às mãos de outro "ser humano".
Os alertas são a única arma que temos, denunciando, esta gente sem escrúpulos.
Tem de se continuar. Talvez se não possa evitar todos, pode ser que se evite alguns destes acidentes.
Um abração para a Flavia.

David Santos

Unknown disse...

Eu Sei Flávia
Que as palavras
São desabafos,
Estados de alma
Transcritos, aliviados.

Eu sei Flávia
Que as palavras
Não tiram as dores,
Não são remédios do corpo
Mas acalmam o espírito
E embalam o sono.

Eu sei Flávia
Que com palavras
Não te posso curar
Mas liberto o meu inconformismo
Tento aclamar por justiça,
Talvez minimize a tua dor interior,
Dê mais sentido à tua vida.

Eu sei Flávia
Que os predadores dos teus sonhos,
Aqueles que te roubaram o sorriso,
Os fundadores do teu sofrimento,
Tentam omitir seus erros,
Sonham apressar o tempo,
Calar a voz da razão
Implantar o esquecimento.

Mas também sei Flávia
Que as palavras
Estremecem a alma e a mente,
Dão mais calor à vida,
Transportam emoções,
Encorajam-nos, dão-nos força
E elegem razões.

E é por isso Flávia
Que não podemos desistir
E acredito que um dia
Justiça se fará
E a tua história
Não mais morrerá.

Para ti minha linda e para a tua MÃE um beijo do tamanho do mundo.
Ana Martins

ninguém disse...

Odele. É tão,mas tão mostruoso, esse tipo de "acidente" (que eu chamo crime praticado por irresponsáveis e maldosos) que não há expressão para mostrar a indignação que senti. Até quando?

Isabel Filipe disse...

Mais uma triste notícia ...


infelizmente daqui a uns tempos esta menina passará somente mais "um número" das estatísticas ...


beijinhos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Nunca deixes de lutar. És uma mulher linda na tua luta.
Haverá sempre casos como o da Abigail, de Flávia e de tantos outros enquanto restarem redutos de silêncio culpado. Mas haverá também vozes, como a minha, a tua, e tantas outras.
Vozes que amam e não se calam.
Vamos pois continuar a não calar.
Vou dedicar um novo post a Flávia um dia destes. Mas quero escrevê-lo num daqueles dias em que a alma se solta.

Beijos

Nubia Brito disse...

Oi Odele, bom dia! Vim aqui muito feliz te contar que graças a Deus alteraram o horário de trabalho do meu noivo, ele trabalhará das 6 às 16hrs e não precisará mais trabalhar aos sábados.
Quando cheguei aqui sofri um impacto com a notícia do seu post, é decepcionante ver uma criança tão indefesa sofrer por erros de pessoas adultas e gananciosas que visam apensas lucros e não querem gastar com segurança.
Quero fazer, cada vez mais, parte do seu time e lutar por esta causa, me avise tudo o que eu possa fazer para ajudar que o farei com o maior prazer e dedicação.
Beijos e fique na paz.

Anônimo disse...

Olá, estava fazendo uma pesquisa sobre coma e deparei com seu blog, sinto pelo ocorrido e por sua luta p/ que Flavia volte. Meu coração de mãe não me deixa ficar em silêncio. Vcs falaram da luz de Flavia que ainda brilha, frequento um local onde trabalhamos com luzes e cura através de cristais, se tiverem interesse entrem em contato, já tivemos casos graves, poderia contar "n" casos e até mesmo o meu, mas não os conheço e não sei até aonde acreditam. Meu e-mail é solange63@bol.com.br.
Um abraço,
Solange

Anônimo disse...

oi Odele,
só agora tomei conhecimento a sua história e da Flávia.. acabei de ler o blog inteiro. Todo tipo de sentimento passou pelo meu coração nessas horas que eu estou aqui na frente do comoutador lendo a sua história. Chorei, me revoltei, me perguntei a mesma coisa que você deve fazer mil vezes por dia: por que? Num dia temos o sorriso, a alegria da pessoa amada, e no outro dia, tudo muda. Depois de tudo isso que eu vi, a tua história, desejo de coração que você continue sendo essa mulher forte, e que contienu cuidando da sua filha com todo amor e carinho. Que Deus te de muito conforto e força para que você continue lutando pela Flávia. Muita luz no seu caminho, e que a esperança esteja sempre presente em sua vida, e pode ter certeza, de que um dia, as coisas vão melhorar, e você vai poder voltar a sorrir de verdade, é o q eu realmente desejo do fundo do meu coração.

Unknown disse...

Ohhh Odele, cúanto dolor, pobre angelito. Deberían implementarse otras formas, para que lis niños no sufran semejantes accidentes. Quizás en los países del primer mundo exista otra forma, no lo sé, solo he quedado dolida por una muerte que podía evitarse, como así lo de mi Flavia. Tienes mi corazón junto al tuyo, besitos y abrazos.

Anônimo disse...

Odele, é realmente inconcebível que estes crimes continuem acontecendo.
Não penso em acidente neste caso, porque como você bem explicou, as empresas sabem que a potência adequada da bomba de sucção é condição essencial para a segurança.
A impunidade e a leniência da justiça (?) em relação às grandes empresas é vergonhosa.

beijos, bom domingo para você e Flávia.

Fatyly disse...

Nunca te canses de denunciar e fazer eco de uma desgraça que continua impune por todo o mundo: a falta de lisgislação e sobretudo fiscalização nas piscinas.

O Peciscas refere o que eu também ouvi, em Portugal o governo estuda uma "legislação" mas nada referiram quanto ao ralos de sucção.

Força!

Um beijo para todos vós

Guto Oliveira disse...

Odele, vim saber noticias de Flávia e fiquei sabendo de mais este caso tão triste envolvendo a menina Abigail. Até quando isso irá acontecer? Muito bacana de sua parte trazer esses casos ao blog pela solidariedade e pelo alerta que isso promove. Estou sempre me lembrando de Flavia e rezando para que a justiça se faça. Beijos pra ela e pra você também.

BF disse...

É triste, Odele, que não se possa mesmo fazer nada a não ser alertar... sensibilizar e alertar.

Beijos
BF

Elvira Carvalho disse...

É revoltante que as tragédias continuem a acontecer, pela inconsciência de uns tantos.
Um grande abraço às duas

Unknown disse...

Oi, Odele
Descobri hoje seu blog e confesso que nunca imaginei que pudesse acontecer algo desse tipo em um piscina.
Acho q vc deve ser ainda muita força para continuar sempre ao lado de Flávia, ela é uma LUZ
Bjos ROBERTA - SM/RS

Unknown disse...

Oi, Odele
Descobri hoje seu blog e confesso que nunca imaginei que pudesse acontecer algo desse tipo em um piscina.
Acho q vc deve ser ainda muita força para continuar sempre ao lado de Flávia, ela é uma LUZ
Bjos ROBERTA - SM/RS

Anônimo disse...

SALMO 79
5-Até quando, SENHOR? Acaso te indignarás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo?
6-Derrama o teu furor sobre os gentios que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.
7-Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas.
8-Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos.
9-Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.
10 Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado.
11 Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte.
12 E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.
13 Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.
EU ENTREGUEI A VIDA DE SUA FILHA NAS MÃOS DE DEUS , POIS SÓ ELE CURA , SALVA E LIBERTA E QUE ELE CURE TBM SEU CORAÇÃO ODELE.

ANA MORENA CHEIROSA disse...

ODELE, SUA HISTORIA ME COMOVEU GRANDEMENTE, PORQUE EU TAMBEM SOU MAE, NAO SE IMPORTE COM OS COMENTARIOS DAS PESSOAS QUE SUGEREM UMA EUTANASIA PRA SUA FILHINHA. sABE PORQUE? COMO VC DEVE ESTAR CANSADA DE SABER JA OUVE VARIOS CASOS NO MUNDO DE PESSOAS VOLTAREM DO COMO PROFUNDO APOS ANOS E ANOS, ALGUNS CASOS ATE POR MAIS DE 20 ANOS. E CIENTISTA NEHUM DO MUNDO CONHECE COM EXATIDAO O CEREBRO HUMANO, QUEM NAO GARANTE QUE ELA ESTA ENTENDENDO TUDO? QUANDO MINHA MAE ENTROU EM COMA NO HOSPITAL ELA CONTOU COM DETALHES DE TUDO O QUE ACONTECEU COM ELA DURANTE O PERIODO EM QUE ESTEVE DORMINDO EM COMA NA UTI. ADELE TEMOS UM DEUS GRANDIOSO, A GENTE NAO SABE OS PLANOS DO PAI PRA NOSSA VIDA. " UMA SENHORA IDOSA FOI A MISSA DE NATAL, LA ELA COMEÇOU A SE LAMENTAR COM DEUS PELO DESTINO DE SEU DOIS FILHOS AINDA CRIANCINHAS UM MORREU DE ACIDENTE E O OUTRO FICOU EM COMA IRREVERSIVEL. ELA CHOROU E LAMENTOU A SUA TRISTE SORTE E DE SEU DOIS FILHOS. MUITO AMRGURADA ELA FOI PRA CASA, E CANSADA DE TANTO CHORAR ELA ADORMECEU ALI MESMO NO SOFA DE SUA SALA. ELA SONHOU QUE DEUS FALAVA COM ELA. DEUS LHE DISSE: VOCE QUER VER COMO ESTARIAM SEU DOIS FILHOS SE UM NAO TIVESSE MORRIDO E O OUTRO EM COMA? ELA DISSE -EU QUERO: DEUS LHE MOSTROU UM NA CADEIRA ELETRICA E O OUTRO MORTO A BALAS PELA POLICIA EM UM ASSALTO. AMIGA NAO ESTOU FAZENDO COMPARAÇOES EM NADA, CADA CASO E UM CASO, SO QUE NAO DEVEMOS IR CONTRO O DESIGNOS DE NOSSO CRIADOR, SO ELE SABE DAS COISAS, SO ELE PODE TRAÇAR O NOSSO DESTINO, SO ELE SABE DO PRESENTE E DO FUTURO,DEUS SABE O QUE FAZ, AS VEZES ELE DEIXA AS COISAS ACONTECEREM. NAO SABEMOS PORQUE, MUITAS VEZES E PRO NOSSO PROPIO BEM, E NAO SABEMOS DISTO, EU MESMO JA PASSEI POR VARIAS TRAGEDIAS, A ULTIMA A 2 ANOS FOI EM UM ASSALTO VI MEU MARIDO SER BALEADO NA MINHA FRENTE. TUDO BEM, JA PASSOU. AMIGA JA VOU INDO, QUE DEUS TE DE MUITO FORÇA PRA VC IR EM FRENTE NESTA LUTA DIARIA, VC E UMA GUERREIRA, EU TIRO O CHAPEU PRA VC, UM BEIJO BEM CARINHOSO NA SUA FILHINHA

Unknown disse...

Odele, li o blog e me emocionei muito com a sua história de de sua filha.Que Deus continue lhe abençoando, lhe dando forças diante de tudo.Você é uma pessoa especial, uma guerreira que luta sem pausa e merece a vitória.
Não perca as esperanças, pois a justiça do homem infelizmente pode falhar, mas a de Deus não falha jamais!!!!

Unknown disse...

Olá Odele!
Fiquei sabendo hoje sobre o blog e sobre Flávia. Aqui na minha cidade já faleceu uma criança (na hora) com os cabelos presos no ralo da piscina da casa de praia do avô. Tinha dez anos de idade.
Uma coisa terrível.
Solidária com a sua dor, uma mãe.
Beijos, força minha querida.
Sou de Natal-RN

Toninha disse...

OI ODELE,
NAO DA PARA IMAGINAR O TAMANHO DA SUA COREGEM, QUE COM CERTESA FOI LHE DADA POR DEUS, E NAO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER MINHA INDIGNAÇÃO POR NOSSA JUSTIÇA, QUE COMO SEMPRE, SO FUNCIONA PARA OS RICOS E PULITICOS, MAS NAO PERCA SUA CORAGEM, EM MINHAS ORAÇÕES ESTÃO VOCES, BJS

Unknown disse...

ola Odele.

tenho uma filha com o mesmo nome da sua: FLAVIA.
NOME LINDO E FORTE.

como vc está sendo e com certeza sua querida Flavia também.

nãi desista nunca, pois ela não desistirá.

Oro por vocês.

muita força e fé em DEUS.

bjos pra vcs duas.

Related Posts with Thumbnails