Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Pessoas acamadas, como evitar escaras (de novo)

- 22 de fevereiro de 2018
Produtos que uso para hidratar a pele de Flavia.  (Apenas como sugestão)

Recebo, com muita frequência, e-mails ou comentários deixados neste blog, perguntando o que eu uso em Flavia para evitar que ela, mesmo estando acamada há mais de 20 anos, NUNCA tenha tido escaras.

Como a quantidade desses e-mails me questionando sobre escaras é realmente muito grande, fica impossível eu responder um, por isso, de tempos em tempos, preciso fazer um post, repetindo o que já foi dito em outros posts deste blog: Como evitar escaras em pessoas acamadas.

A foto que ilustra este post não tem a intenção de indicar este ou aquele produto, mas são os produtos que estou usando no momento para cuidar do corpo de Flavia. O óleo de coco, orgânico e extra virgem, passo na região das nádegas, o Dersani na virilha. Para o restante do corpo, pode-se usar outro hidratante, de preferência em creme. Qualquer um de sua preferência, mas é importante que seja de boa qualidade.

Houve um tempo em que uma das profissionais que me ajudavam com Flavia não foi cuidadosa o suficiente, e Flavia adquiriu uma lesão avermelhada na região das nádegas. Era uma mancha que muito se assemelhava a uma queimadura. Tive muito receio de que aquela lesão pudesse evoluir para uma escara. Contratei então uma estomoterapeuta (enfermeira especializada em cuidar de escaras) que me passou curativos caríssimos mas que de nada adiantaram. O Enfermeiro do Home Care à época também me indicou um preparado de Dermodex com Dersani, mas que também não adiantou. Pesquisando na Internet, descobri os efeitos terapêuticos do óleo de coco e resolvi tentar na lesão da pele de Flavia. Não era ainda uma ferida, mas poderia vir a ser. Resolveu.

A cada troca de fralda, após higienizar muito bem a região e secar com delicadeza, eu hidratava a região das nádegas com o óleo de coco extra virgem e orgânico. E a lesão foi clareando até desaparecer completamente. Desde então, é o hidratante que uso na pela de Flavia. Mas só na região das nádegas. No corpo, eu uso diferentes hidratantes e sempre em creme que é para não ficar oleosa.

É importante notar que nenhuma hidratação vai resolver problemas de pele se não for antecedida por uma cuidadosa higiene corporal. A fralda do paciente deve ser trocada imediatamente após verificar-se a necessidade. Seja fezes ou urina, deve-se trocar a fralda do paciente sem demora. Tão importante quanto isto é que a roupa de cama e de uso pessoal do paciente estejam sempre limpa e bem esticada na cama. As dobras de roupas e lençóis podem causar lesões na pele e estas evoluírem para escaras.

Não há segredo, basta cuidar bem e sempre que possível, acrescentar muito amor nesses cuidados. Como eu já disse aqui, o amor é terapêutico.

Espero ter ajudado. Um abraço carinhoso.


10 comentários

Branca disse...

É sempre bom reler e aprender contigo Odele. Beijinhos.

Fatyly disse...

Como sempre ajudaste e muito e sim, a tudo deve-se juntar resmas de !amor terapêutico.

Beijos e obrigado e mil para a tua/nossa menina Flavia

Robissaum disse...

Acompanho fielmente seu blog há bastante tempo.

Leio e fico pensando... e nao tenho nada pra escrever. Apenas: sinta-se abraçada.

Anônimo disse...

Minha amada mãezinha está em coma vigil desde o 17/03/2017 após um AVC isquêmico que comprometeu a região chamada ponte. Estou sofrendo muito de ver a minha mãe assim. Faço tudo que posso para amenizar seu sofrimento. Obrigada pelas dicas. Uma abraço em Cristo Nosso Senhor. Bárbara Silva

Anônimo disse...

Bom dia! Meu pai ficou 13 anos em cima de uma cama, por causa de um AVC. Minha mãe tinha um cuidado extremo com ele, para evitar as escaras. Banho diário, troca de enxoval de cama diário também, e os cremes, principalmente o Dersani. Dá trabalho, mas o trabalho para acabar com uma escara é muito maior...

Anônimo disse...

Odele, leio este blog há muitos anos, creio que esta é a primeira vez que faço um comentário aqui..Apesar de só te conhecer pelos seus textos, tenho um carinho enorme por você, além da admiração pelo ser humano e pela mãe dedicada que você é. Que você continue nessa caminhada e possa entender os caminhos que Deus nos oferece para que possamos evoluir e levar luz à vida das pessoas.

Deixo aqui um abraço virtual, mas cheio de amor e energias positivas.

Aline

Unknown disse...

Odele boa noite. Leia o seu blog há muitos anos desde que eu vi a chamada pela internet. Eu tenho uma filha que está com treze anos, sempre penso que ela está vivendo coisas que foram roubadas de Flávia pela irresponsabilidade de uma piscina inadequada para uso. Que Deus abençoe sempre você e Flávia. Fique com Deus.

Unknown disse...

Esqueci de mencionar o que me fez fazer um comentário pela primeira vez em quantos anos que eu leio.esse óleo de coco que vc usa na Flávia minha filha de 13 anos usa nos cabelos. Minha filha pinta os cabelos de muitas cores, já cortou curtinho... Me emocionei de pensar que essas vivências foram roubadas de Flávia, e tantas outras coisas. Acho que a justiça para ela foi pra la de branda, uma verdadeira piada. Enfim. Saiba que aqui tem uma mãe que pensa e pede a Deus por vcs ha muitos anos. Um abraço.

Janine disse...

Boa noite. Meu nome é Janine e cuido do meu marido acamado há 1 ano devido a um AVC hemorrágico. Lendo sobre os cuidados com escaras, aqui eu uso muito o óleo de girassol nas nàdegas, também é muito bom. Mas gostei de saber q tem outra opção

Cássia Silveira disse...

Minha mãe teve alta com uma escala de grau 4,mas em poucos meses consegui curá-la apenas com higiene e troca imediata de fraldas.Uso também um creme hidratante e colchão de ar.No hospital,as enfermeiras demoram horas para vir trocar uma fralda, não sabem fazer a troca de posição corretamente, não limpam direito. Hospital é o pior lugar para um acamado ficar.Tentei deixar num residencial,mas também não cuidaram como eu.Decidi cuidar sozinha eu mesma,só chamo cuidadora quando preciso sair e peço para não mexer nela mais que o necessário para não desfazerem meu trabalho. Somente a fisioterapeuta eu confio.

Related Posts with Thumbnails