Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Acidentes por sucção dos ralos de piscinas, acontecem por negligência do local

- 22 de julho de 2017
Rachel e Cynthia, mãe e filha, em um momento feliz

"Se soubesse o que aconteceria, jamais eu a deixaria entrar na piscina. Fui levar minha filha para se divertir e a vi morrer".
(Cynthia, mãe de Rachel, morta no domingo dia 16/07, ao ter os cabelos sugados na piscina do hotel

Tenho visto nos noticiários sobre acidentes por sucção dos ralos de piscinas que os locais, numa tentativa se furtar às suas responsabilidades, acabam, de uma forma até cruel, responsabilizando os pais pelo acidente ocorrido, alegando esses locais que os pais não teriam exercido a necessária vigilância para com seus filhos. Ora, os pais não têm como saber se as piscinas onde seus filhos nadam estão ou não funcionando dentro ou fora dos padrões de segurança. E apesar deste tipo de acidente ser mais comum do que se pensa, muitos ainda não conhecem esse risco.

"Para o advogado do estabelecimento, Luiz Eduardo Righetto, o caso foi uma fatalidade. "O hotel está dentro das regras, se solidariza com os familiares da vítima, lamenta o ocorrido, mas não houve negligência. Estamos dentro das normas, por isso não é possível nos atribuir responsabilidade", disse."

O advogado do estabelecimento obviamente está equivocado. Como estão dentro das normas se o ralo estava sem a tampa antiaprisionamento?! Não sabiam? Pois procurem e informar. Proprietários e administradores de piscinas têm por obrigação conhecer e usar as normas de segurança em suas piscinas. Em assim não sendo não há que se falar em responsabilidade dos pais e esses locais terão sim que ser responsabilizados por esses acidentes.

A matéria completa pode ser lida neste link do G1

O fato é que, em se tratando de segurança nas piscinas, existe negligência não só dos locais onde as piscinas estão instaladas, como dos políticos que engavetam projetos de Lei que se aprovadas e colocas em vigor, salvariam muitas vidas. É o caso do Projeto de Lei desde 2014 está engavetado no Senado em Brasília.

O que me dá esperança é que a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas está prestes a terminar os trabalhos de revisão e atualização de suas normas. no que se refere a segurança nas piscinas. E aí bastaria uma simples folha de papel escrita por um político de boa vontade que dissesse: "As piscinas do Brasil, deverão seguir rigorosamente as normas de segurança mencionadas na NBR 10.339 da ABNT".

Direcionar a segurança das piscinas para as normas da ABNT - NBR 10.339, seria o mais correto e simples a fazer.


6 comentários

peciscas disse...

Infelizmente os relatos sobre este tipo de acidentes estão a ser quase diários. Mais uma vida ceifada quando seria simples e barato ter soluções que evitassem estas tragédias. E depois vem a hipocrisia dos responsáveis irresponsáveis. Como dizer que a piscina deste hotel estava dentro das normas se uma criança lá morreu? Não foi uma fatalidade. Foi simplesmente negligência.

Fatyly disse...

Mais um caso a lamentar devido a incúria de quem explora locais de lazer. Que ódioooooo e infelizmente penso que os irresponsáveis de quem governa julgam que isto só acontece aos outros.

Beijos e mil em Flavia

Anônimo disse...

Odele, li esta notícia e pensei em ti e na sua Flávia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/07/21/tratamento-experimental-regenera-cerebro-de-menina-de-2-anos-que-se-afogou.htm

Veja também o vídeo emocionante da garotinha retomando as atividades cerebrais e movimentos neste grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/102640846814084/

Anônimo disse...

Já existe no Brasil (desculpe encher sua caixa de comentários, talvez você já tenha sabido desse tratamento alternativo e até buscado informações. A propósito, meu nome é Carlota e moro em Santos, sou jornalista e tenho uma filha de pouco mais de um ano. Estou muito comovida com a sua história e a de Rachel e de todas as outras crianças vítimas de afogamento, principalmente por ralos de piscina. Soube de sua história pela reportagem que o jornal A Tribuna, de Santos, publicou recentemente. Meu contato é carlotacafiero@gmail.com. Fiquem com Deus (estou comentando como anônima porque meu gmail não entra no PC em que estou) http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2013/12/18/noticias-saude,193264/tratamento-hiperbarico-e-eficiente-para-tratar-lesoes-que-nao-cicatriz.shtml

Laura Faour Velace disse...

Te assisti no fantástico! Fiquei muito emocionada com a história da Flavia e de outras famílias que passam por esta dor! Mas para Deus nada é impossível. Creio que Flávia possa acordar do coma saudável
Beijos fica com DEUS

Cíntia disse...

Odele, me emocionei muito lendo sua história. Cheguei ao seu blog porque estava pesquisando sobre o coma vigil, pois meu esposo passou um tempo neste coma, mas conseguiu se recuperar, embora ainda traga sequelas do traumatismo craniano que o levou ao coma, como crises convulsivas, por exemplo. Ele montou um canal no YouTube para contar a história dele e uma página no Facebook. Se quiser visitar, seguem os links: https://www.youtube.com/channel/UCry9gY9bg7kxufTHfSRJWnQ/videos?&ab_channel=RegisJuniorOficial

https://www.facebook.com/regisjunioroficial/?hc_ref=ARTZY30eRgb5wGiyKUPo-XEIqy3unGQjEBKqMsV8x4Qe4Xh_eabfDLzHJNzG9ukNpbk&fref=nf&pnref=story

Você é uma guerreira! Li o que vc escreveu sobre um senhor que lhe aconselhou a "deixar sua filha partir", e lhe digo: não desista da sua filha! Deus a deu a vida e se não tirou é porque é da vontade dEle que assim seja. Meu marido disse que tem alguns flashes de lembranças dos tempos em que esteve em coma vigil, ele via as pessoas e o que acontecia ao redor dele, embora não tivesse muita consciência do que estava acontecendo. O que quero dizer é que existe um espírito habitando em sua filha, existe o fôlego de vida nela! Não desista! Vc é uma grande guerreira! Meu marido foi tratado por bons médicos, na época o caso dele teve muita repercussão, pois ele era jogador de futebol. Se precisar conversar, trocar informações, estaremos à disposição.
Um forte abraço! Fique com Deus e que Ele abençoe vc e a Flávia.

Related Posts with Thumbnails