Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Menino que foi sugado na piscina durante aula de natação, em São Paulo, segue na UTI

- 15 de maio de 2016
Piscina do Conj.Aquático onde ocorreu o acidente, em São Caetano do Sul, SP
A notícia completa pode ser lida no site do G1

O acidente ocorreu nesta quinta-feira dia 12/05. O garoto de 7 anos se afogou porque foi sugado pelo ralo da piscina durante aula de natação. E se houve sucção do ralo, houve falha na segurança da piscina. Claro que quando há crianças nas piscinas, deve haver supervisão dos adultos,  mas tragédias anteriores têm mostrado que a sucção dos ralos das piscinas quando correm, tamanha é a força que ninguém consegue livrar a vítima.

Temos visto ocorrer acidentes graves e fatais nas piscinas do Brasil, sem que a Lei Federal para Segurança nas Piscinas, seja aprovada e colocada imediatamente em funcionamento. Falta atenção dos políticos para esta Lei tão importante em nosso país. E falta também, infelizmente, por parte dos proprietários e administradores de piscinas, a  conscientização de que manter suas piscinas funcionamento dentro de um alto  padrão de segurança é obrigação sua e direito do usuário. 

São tantos os projetos de Segurança nas Piscinas colocados na Câmara para aprovação,  que não vale a pena voltar no tempo e nem relembrar o desgaste que tem sido reivindicar essa Lei,  seja em viagens que fiz à Brasilia, seja por telefonemas e e-mails que enviei, quase sempre sem respostas. Atualmente existe em tramitação  o projeto 087/2014, aguardando ainda que seja nomeado um relator. Esse projeto tem o mérito de remeter à norma 10339 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, norma essa que foi recentemente atualizada, e que menciona por exemplo, a necessidade das piscinas terem portões auto travantes e instalados dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos. 

O  projeto anterior a este  mencionado acima tinha sido rejeitado lá em Brasilia pelo Senador Dário Berger, alegando ele ser o texto "excessivamente técnico". Ora, com o projeto 087/2014, esse argumento  desaparece já que  o texto desse novo projeto menciona que deve ser seguida a norma  10339 da ABNT.

O que falta então para a Lei Federal de Segurança nas Piscinas ser aprovada e colocada imediatamente em funcionamento?! Senhores de Brasilia que têm o poder de aprovar Leis, o que está faltando é atenção e urgência por parte dos senhores para com um assunto de extremo interesse público que a segurança nas piscinas de todo o Brasil. Enquarto os senhores não tomarem providências imediatas para a aprovação e funcionamento adequado da Lei de Segurança nas Piscinas, as tragédias que temos visto ocorrer no nosso pais, continuarão  a matar pessoas, principalmente crianças. São poucas as crianças que têm a sorte de sobreviver a um acidente tão devastador quanto é este causado pela sucção dos ralos das piscinas. E quando sobrevivem senhores, são com sequelas gravíssimas como é o caso de minha filha Flavia que há 18 anos vive em coma, desde que se afogou quando teve os cabelos sugados por um ralo de piscina que funcionava fora dos padrões de segurança. 

Acidentes  como esse que acabou de ocorrer com o  menino de 7 anos  em São Caetano do Sul, São Paulo e que está na UTI, são tragédias anunciadas. Esses afogamentos causados pela sucção dos ralos,   continuam e continuarão a ocorrer enquanto os senhores não aprovarem a Lei Federal de Segurança nas Piscinas. Como os senhores conseguem conviver com tamanho descaso com a vida humana?! Como conseguem senhores?! 



Um comentário

Fatyly disse...

A "incúria dos políticos" continua à solta em prol dos exploradores de espaços públicos e em detrimento das crianças que são as mais prejudicadas. Acho que com o actual governo a coisa irá ficar adiada mas acho que o povo não deve deixar cair no esquecimento tamanho flagelo. Continua/continuaremos a lutar!

Beijos mil de sempre e para sempre

Related Posts with Thumbnails