Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Carta para minha filha em coma, Maio de 2016

- 8 de maio de 2016
Foto de Marcelo Min
Querida filha,

De novo é Dia das Mães. De novo assumo o seu lugar, no envio desta carta que você fazia questão de escrever para mim,  todos os anos, no Dia das Mães. Você sabe que não dou importância a dia disto ou daquilo e, tenho cá pra mim querida, que essas datas são feitas mais para aquecer o comércio. Que seja, mas você dava importância ao Dia das Mães, e só por isso a carta que você me escrevia, eu escrevo pra você, todos os anos na data de hoje.

E só para te relembrar: Já faz 18 anos filha que você vive em coma. Você estava com 10 anos e quando brincava e nadava em uma piscina que funcionava fora dos padrões de segurança, você teve os cabelos sugados pela sucção do ralo e se afogou. Era o dia 06 de Janeiro de 1998, um dia que jamais vai sair de minha memória. As lembranças daquele dia Flavia, vão estar me assombrando para sempre. Para sempre.

Filha, você está com 28 anos, completados em Dezembro. Me desculpe se você não precisar que eu relembre sua idade e mesmo assim eu estar te relembrando, me desculpe. Mas sabe filha, é que eu, apesar de todos esses anos em que venho cuidando de você, pouco sei sobre o misterioso estado de coma, esse brutal sono sem despertar que te mantém tão perto e tão longe de mim, O que eu sei, ou melhor, o que eu sinto filha, é que o estado de coma é algo intermediário entre a vida e a morte, entre o ir e o ficar, entre eu ter e não ter você aqui participando ativamente de minha vida. De nossas vidas.

Sobre a Lei Federal para Segurança nas Piscinas pela qual eu e você, por anos a fio, tanto temos lutado, lamento te dizer Flavia que essa Lei ainda é um sonho em nosso país. O projeto dessa tão importante Lei que poderia evitar que outras crianças e outras mães venham a ter destinos idênticos ao nosso, o projeto dessa lei avançou alguns passos, mas continua enfrentando burocracia, morosidade e falta de atenção por parte dos políticos que poderiam decidir sobre a votação da Lei.

O que posso te dizer de positivo filha, é que felizmente, algumas pessoas continuam se empenhando para que lá em Brasilia, o enrosco se desfaça e a Lei possa vir a existir. Daqui a quanto tempo? Não sei te dizer filha, mas saber que existem pessoas que estão dispostas a trabalhar para que a Lei Federal para Segurança nas Piscinas venha a ser uma realidade no Brasil, já me faz sentir esperança Flavia. E filha, preciso dessa esperança para ter um mínimo de paz, preciso dessa esperança para sentir que o seu estado de coma e que a nossa luta não terá sido em vão. Preciso dessa esperança filha.

Beijos,
Mainha


10 comentários

Luci Lacey disse...

Odele, voce eh incrivel, como so as maes podem ser. Continue firme querida Odele, Feliz dias das maes e filhas, beijinhos.

Denise Rangel disse...

Odele, te abraço. Paz pro teu coração.
beijo, menina

peciscas disse...

É sempre comovente esta carta que anualmente escreves à Flavia neste dia.Os anos passam e o teu amor por ela não esmorece. Assim como não esmorece a tua determinação e empenhamento na luta por uma Lei Federal, que embora não devolvendo o sorriso e os sonhos à tua filha seria , no mínimo, uma homenagem ao sacrifício absurdo da nossa Princesa. Nós, teus amigos, acompanhamos-te nessa luta.

Unknown disse...

Odele, boa noite.
Voltei aos blogues e voltei aqui, porque apesar da minha ausência nunca a esqueci nem à Flavinha, essa menina que cresceu a dormir, a quem roubaram a vida e impediram de ser feliz.
Dia da mãe, minha querida Odele, é todos os dias e você é uma mãe fantástica, maravilhosa, você é uma super-mãe.
Dois beijinhos grandes para duas grandes guerreiras.

Paul Law disse...

Flavia e Odele, sinto saudade de vocês. Desejo que o ocorra o melhor para ambas e tenho certeza de que esta luta não é em vão. Abraço.

Wendy Ramos disse...

Nossa. Não sei nem o que falar. Só peço a Deus que continue lhe dando forças, querida Odele. Um forte abraço e um beijão na Flavinha. :*

Anônimo disse...

Meninas torço por vocês, fiquem em paz !

Anônimo disse...

Olha vagando na net me deparei com sua história linda mãe vc é linda e muito

pensandoemfamilia disse...

Paz Odele em seu coração, é o que lhe desejo.bjs

Unknown disse...

Passo por isso a um mês e sinto que meu coração precisa mais de forças. Quero acompanhar e conhecer mais a sua história. Você é incrível!

Related Posts with Thumbnails