Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Falta de segurança nas piscinas do Brasil, causa novo acidente já em 2014

- 2 de janeiro de 2014

 
Foto recolhida do R7 notícias
 
Ontem este blog completou sete anos. Meu primeiro post foi publicado em 01.01.2007. Há longos seis anos venho  escrevendo neste espaço, alertando e me repetindo sobre a falta de segurança nas piscinas do Brasil, uma negligência que causa a morte de pelo menos uma pessoa por ano em nosso país. As vítimas são na sua maioria crianças, conforme fartamente documento no blog de Flavia.

Ontem, primeiro dia do ano de 2014, um menino de 7 anos   teve o braço sugado pelo ralo da piscina onde nadava, em Caldas Novas, Sul de Goiás.

Aqui o texto da notícia, copiado na íntegra do site do G1, de Goiás
 Menino se afoga após ter o braço sugado por ralo de piscina, em Goiás

Criança de 7 anos foi levada para UPA e está em estado gravíssimo. Família mora em Brasília e estava em Caldas Novas para passar o feriado.

Sílvio Túlio Do G1 GO
O garoto Cauã Davi de Jesus Santos, de 7 anos, se afogou nesta quarta-feira (1º) após ter o braço sugado pelo ralo de uma piscina, em Caldas Novas, na região sul de Goiás. A criança mora em Brasília e estava em um condomínio com a família para passar o feriado de Ano Novo.

O menino foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Segundo Luciana Castro, enfermeira-chefe do local, o estado de saúde dele é considerado gravíssimo. "Pela situação que ele chegou aqui, com muita água no pulmão, acredito que ele ficou mais de dez minutos debaixo da água. Agora ele está entubado e respirando com ajuda de aparelhos", disse ao G1.

Irmão de Cauã, Alexsander de Jesus, de 18 anos, afirmou ao G1 que seis pessoas da família estavam passando o feriado em um apartamento do Residencial Privé das Thermas I. "Cheguei [na piscina] uns cinco minutos depois que ele tinha se afogado. Lá não tinha salva vidas", destaca.

O G1 entrou em contato com a administração do condomínio e um funcionário, que se identificou apenas como Leonardo, disse que ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto.

Além de uma parada cardiorrespiratória, a criança também teve lesões na mão direita, que foi puxada pelo ralo. Luciana Castro explicou que os pais e familiares do menino estão no hospital acompanhando o atendimento. "A avó dele estava muito chorosa, porque no momento em que ele se afogou, ele estava com ela", afirma.

Após receber o primeiro atendimento em Caldas Novas, o menino foi transferido de helicóptero para um hospital de Brasília”

===============

Este acidente também foi publicado aqui:
 Jornal OpçaoInterjornal, R7 Notícias


Enquanto não tivermos uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas do Brasil, estas tragédias causadas  por sucção dos ralos de piscinas vão continuar vitimando crianças  pelo Brasil afora. A solução para  se evitar tais tragédias é simples e barata: Basta uma LEI FEDERAL para obrigar   as piscinas a terem instalados dispositivos de segurança que evitem a sucção dos ralos, colocar salva vidas em piscinas de uso público e coletivo, cercas de proteção ao redor das piscinas e obviamente cuidar da manutenção das piscinas,  evitando que as tampas dos ralos se soltem. A solução é simples e barata, mas falta comprometimento de TODOS os políticos a quem já contatei para abraçar esta causa tão importante que é a morte e sequelas graves de crianças por falta de segurança nas nossas piscinas. E olha que nem trabalho para escrever o texto do projeto de lei esses políticos teriam já que tenho o texto do projeto pronto.

Fico profundamente revoltada a cada notícia que sai na mídia sobre  afogamento de crianças causados pela falta de segurança nas piscinas. E apesar de continuar a me repetir, uso esta  revolta para continuar a cobrar ação dos políticos para que venhamos a ter uma LEI FEDERAL PARA SEGURANÇA NAS PISCINAS. Vou continuar cobrando!

Bom ano novo a todos e até o próximo post.
 

14 comentários

Luciana disse...

Olá, Odele.
Há algum tempo acompanho seu blog e hj, com a notícia desse caso q vc citou, resolvi e vou fazer um dia só de postagens com dicas de prevenção a afogamentos.
Que a sua luta, seja a luta de tds nós.
Se vc tiver algo e quiser postar lá, fique a vontade.
https://www.facebook.com/kidsappcriancas
Grde abraço
Luciana

peciscas disse...

Começo por assinalar o aniversário deste tão importante blogue que tem sido um meio de inestimável valor na projeção da luta por uma maior segurança nas piscinas.
Depois, perante mais um acidente ocorrido numa piscina, tive a tentação inicial de escrever "já estamos a ficar cansados de tanto apelar sem sucesso". Mas logo abandonei essa ideia potque sei que a estratégia de políticos desleixados e incompetentes passa pot fazer os cidadãos serem vencidos pelo cansaço. Por isso, teremos de, uma vez mais, dizer que continuaremos a lutar por essa LEI FEDERAL que tantas tragédias pode evitar. E, realmente, não se entende essa demora até porque, como bem o recordas, o texto da lei foi entregue ao Deputado Perondi. Porquê, então, continuar a lei na gaveta?
Um novo ano que acabou de entrar, poderia ser uma oportunidade de renovação e de emenda de erros anteriores. Mas, afinal, começamos 2014 com mais uma vítima que, se a lei já estivesse em vigor, não teria ocorrido porque estaria instalado nessa piscina um simples e barato dispositivo de anti sucção que teria feito toda a diferença.
Que em 2014 se acorde de vez a consciência dos decisores políticos e se olhe para esta mulher valorosa que não desiste de lutar por uma causa pública que não podendo devolver à sua própria filha o sorriso e os sonhos, lhe empresta a voz numa campanha solidária que o seu país deveria desde há muito reconhecer a apoiar.

rhea disse...

Odele, lembrei de vc e de Flávia ao ler a notícia.

Espero que vcs estejam bem.
beijo
Rhea

Fatyly disse...

E eu junto-me a ti nessa revolta e quanta mais serão precisas para os políticos abrirem os olhos? Talvez no dia que acontecer algo semelhante a um familiar deles. Não desejo isso a ninguém...mas quem governa julga sempre que só acontece ao povo que os elegeu.

Força Mãe, Mulher e Cidadã GUERREIRA E NÃO DESISTAS QUE EUTAMBÉM NÃO.

A minha solidariedade para com a família!

Beijos mil para ti e Flavia

Luci Lacey disse...

Eita Odele, e as pessoas nao aprendem, nao eh? Uma pena tudo isto. Feliz Ano Novo Odele, para vc e Flavia, beijinhos!!

Anônimo disse...

Odele, sou moradora de Caldas Novas, e, hoje, assim que soube deste acidente, corri para consultar seu blog. A rede Prive (o acidente aconteceu em um dos hotéis desta rede), tem muitos prédios e clubes em Caldas Novas. Há centenas de piscinas aqui na cidade, distribuídas por vários outros hotéis, pousadas, etc... e quero que vc saiba o seguinte:
ODELE, SUA LUTA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, MUITAS FAMÍLIAS PRECISAM DE VC, E ELAS NEM O SABEM AINDA!!!
FORÇA, VÁ EM FRENTE!!!
DEUS ABENÇOE À VC, À FLÁVIA E SUA FAMÍLIA.
OBRIGADA.

Anônimo disse...

Só mais alguns detalhes, de Caldas Novas.
A notícia só foi divulgada pq, no mesmo condomínio desta tragédia, estava hospedado um repórter da TV Record. Este profissional, segundo reportagens, havia comunicado à administração do hotel a falta de proteção no bueiro que sugou o braço da criança. Nenhuma providência foi tomada.
Espero que não "abafem" o caso daqui para frente.

Unknown disse...

Odele; lembrei de você quando li a notícia e resolvi dar uma passada pelo blog, há algum tempo não o fazia... Te admiro muito pela sua luta e da Flávia, e torço muito por vocês... saiu uma nova notícia complementando o caso, aqui: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/01/testemunha-fala-do-resgate-de-garoto-sugado-em-piscina-braco-nao-saia.html


Fiquei chocada com o tamanho do ralo da piscina... no vídeo dá pra ver direitinho...
Não posso imaginar sua dor ao ver a história se repetindo e nada mudar em relação a leis e á justiça...
Mas fiquei feliz também em ler nas seus últimos posts que a Flavia já está conseguindo engolir; sem dúvida é uma vitória depois de tanto tempo, espero que seja uma de muitas que virão! Rezo por vocês! Abraços

Juliana disse...

Olá Odele

Faz tempo que não passo por aqui, mas nunca me esqueci de vocês. Ao ler a notícia no G1, não teve como não me lembrar do caso da Flávia.

Passei pra deixar um abraço e meu sempre apoio a esta luta.

Juliana ( do blog Dicas Blogger)

Juliana disse...

Olá Odele

Faz tempo que não passo por aqui, mas nunca me esqueci de vocês. Ao ler a notícia no G1, não teve como não me lembrar do caso da Flávia.

Passei pra deixar um abraço e meu sempre apoio a esta luta.

Juliana ( do blog Dicas Blogger)

Deborah Dal'Comune disse...

Infelizmente acabo de ler que o garoto faleceu, o pior é ver algumas pessoas nos comentarios do G1 culpando os pais invés de culpar os responsáveis pela piscina que demoraram mais de 6 minutos para desligar o motor.

Unknown disse...

Prezada Odele, verifiquei hoje que o ralo da piscina do condomínio onde moro está soltou. Registrei no nosso livro de ocorrências, mas não sei quando devem tonar providencias. Tem algum órgão onde eu possa denunciar?

LUCIENE CRISTINA disse...

Olá Odete, tudo bem?
Conheci o seu blog por meio de uma publicação da pediatra do meu filho no faceboook.
Eu realmente desconhecia o perigo que está por trás de um ralo de piscina.
Você tem alguma página no facebook para divulgar o caso da sua amada filha Flávia?
Fica mais fácil de divulgar, o acesso do facebook é muito grande e por meio dessa rede social, podemos alcançar um maior numero de pessoas!
Que Deus abençoe vc e sua filha, te dando cada dia mais forças para prosseguir!
Abraços

Ateliê Cheirinho de Arte disse...

Que Deus continue te dando força para cuidar da sua menina e também para vencer e conseguir a lei pela segurança!
Parabéns pelo excelente trabalho de lutar pelo certo e ajudar a todos nós.

Obrigada,

Mariana

Related Posts with Thumbnails