Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Atençao, afeto e ternura, não importando a distância

- 16 de dezembro de 2013

Cantiga para Flavia
Composição: António Moreira
Voz: Rebeca Elts
Teclado: Thiago Groh
 
Hoje é aniversário de Flavia, minha Princesa adormecida e como nos anos anteriores, neste dia escrevo aqui um post em homenagem à minha filha. Que estranho, que loucura ver a passagem do tempo na vida de minha filha em estado de coma vigil. Quase 16 anos após o acidente que lhe modificou tragicamente a vida, Flavia hoje é uma moça de traços delicados e beleza suave.

Delicadeza e suavidade também presentes em gestos e atitudes de amigos que fomos conquistando através deste blog como por exemplo a sequência das três fotos acima, mostrando o nascimento de uma Borboleta Monarca, trabalho do fotógrafo português Nuno de Sousa, dedicado à Flavia e que enfeita a cabeceira de sua cama.

Ou as tão comoventes mensagens de voz que Flavia recebe de António Moreira, nosso amigo português que tem sido presença constante e carinhosa no mundo de silêncio em que Flavia passou a viver.

Cantiga para Flavia é uma das muitas mensagens que António tem enviado para Flavia. Desde que há seis anos através deste blog, António conheceu a história de minha filha e soube que mesmo em coma vigil, Flavia mantém a audição preservada, António, lá de Portugal, envia por computador mensagens por ele gravadas especialmente para Flavia. Podem ser músicas, poemas, histórias diversas contadas por ele - para ela . Através dessas mensagens, António faz desaparecer o oceano que o separa de minha filha e "conversa" com Flavia , como se estivesse alí, ao lado dela. Esse carinho e atenção de António para com Flavia, me comovem.

Cantiga para Flavia  foi originalmente gravada na voz de António que é de uma ternura sem fim. A versão aqui publicada foi gravada na voz de Rebeca acompanhada ao teclado por Thiago. Rebeca e seus pais são amigos muito queridos. Tanto António quanto Rebeca quando cantam esta música tão singela, acarinham os ouvidos de Flavia. E hoje, dia de seu aniversário, esse carinho soa muito especial.

   

22 comentários

Anônimo disse...

Odele Boa noite!!! Venho aqui desejar um feliz aniversário para a Flávia oferecer um abraço e um beijo carinhoso a ela. Que Deus o Deus do impossível olhe para ela e a desperte desse sono, para ele não há nada impossível. (Nataly)

Unknown disse...

Deus em Sua infinita sabedoria nos ensina o Amor, e é na crença da sabedoria divina que Ele sabe o que é melhor para nossas vidas, em sua infinita misericórdia, nos prepara para a vida, conforme seus desígnios, como mãe, te abraço e como amiga mesmo distante e sem nos conhecermos, senão através deste blog, te acolho e a Flávia numa esperança que Deus as fortaleça, as abençoe e as abrace em seu amor.

Fatyly disse...

Prendas mais que merecidas e todas elas recheadas de carinho e amizade sem fim.

Parabéns Flavia e a ti também pois hoje também é o teu dia de aniversário.

Mais palavras? Não as tenho...apenas que, apesar da distância este mundo de cabos que nos uniu, deixo-vos aquele abraço e mil beijos de sempre e para sempre.

Inté amiga e continua essa tua luta diária, 24h sobre 24h cuidando da tua/nossa menina...mas também não te esqueças de ti e do teu menino. Muita força!



peciscas disse...

Quero, antes de mais, enviar, desde Portugal, um carinhoso e ternurento beijo para a Flavia e a Odele, neste dia de aniversário conjunto. Já tenho dito várias vezes que esta coincidência não foi um acaso do destino mas teria de ser assim já que a vossa história de amor, mãe-filha, filha-mãe é única e a vossa ligação teria de ser consagrada num mesmo dia de nascimento.
Por outro lado, sinto-me priviligeado por me incluir nessa roda de amigos que ultrapassa fronteiras e derrama amor e carinho junto de vós. A Cantiga para Flavia, que tão despretenciosamente criei há uns anos representa, apenas e tão só, mais um desses testemunhos do amor pela Princesa Adormecida que, como bem dizes, nasceu no momento em que conheci a sua história.
Não sou compositor, muito menos músico, mas esta cantiguinha, na voz doce da Rebeca e com o tratamento musical do Thiago, acaba por se transformar numa canção agradável ao ouvido. Fico vaidoso por isso, mas, sobretudo agradecido por, desta forma, estar associado a este dia especial.
E, pela minha parte, prometo retribuir, em todos os dias que se seguem, com a minha presença, a minha solidariedade, a minha ternura,que serão uma constante enquanto estiver presente neste mundo.

Unknown disse...

Montones de abrazos apretados Odele, en mi corazón siempre.

Val Queiroz disse...

Odele, minha querida!
Feliz aniversário para você e Flávia, que DEUS continue lhe dando força e sabedoria, você é um anjo, uma pessoa que eu queria muito poder abraçar e dizer olhando em seus olhos, o quanto te admiro. Flávia tem muita sorte em tê-la como mãe. "Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados!" (Papa Francisco)

Forte abraço!

Val Queiroz

SUELY disse...

PARABÉNS!!! Que seja um dia muito especial para as duas!

Unknown disse...

Sem palavras amiga Odele... Feliz aniversário para a nossa linda Flévia (dentro do possível) com tudo o que de melhor lhe possa dar com muita força e amor que ela bem precisa e a Odete tembém precisa de todo o amor e carinho pela melhor mãe que existe...Saudades vossas.
Como um dia prometi espero um dia vos ir ai visitar só que agora com o desemprego tudo fica mais dificil mas o sonho continua e quero um dia ir ai sim :-) Bjs amiga e tudo de bom para vós com força de todos os amigos que vos rodeia... NS

Rosamaria disse...

Odele querida, ando afastada dos blogs, mas não poderia deixar de passar por aqui para deixar o meu abraço e o meu carinho pra ti e pra Flavinha no dia de hoje.
Que Deus esteja sempre com vocês, iluminando, dando graças e força para seguirem. Que o amigo Antônio (nome abençoado) continue alegrando a vida de vocês.
Bjim, fiquem com Deus.

Bruna disse...

Hoje ao acordar me veio o pensamento de pessoas que estão me coma e comecei pesquisar na internet até que me deparei com seu blog estou emocionada ao ver cada detalhe sei que meu comentário é apenas mais um, porém pode ter certeza que a partir de hoje Flavia irá entrar em minhas orações. Um grande abraço e muita muita paz para voes .

Paul Law disse...

Odele, que linda canção. A história de Flavia e a sua sempre me emocionou. Mesmo hoje, mesmo com o decorrer dos anos, ainda preservo imenso carinho por vocês e sempre estou presente para ter notícias. Desejo-lhes tudo de bom. Abraço.

Anônimo disse...

UM TANTO ATRASADA, COMO SEMPRE, DESEJO ÀS MINHAS DUAS QUERIDAS MUITA PAZ E MUITA LUZ.
LINDA A MÚSICA DO ANTONIO NESTA INTERPRETAÇÃO DA REBECA.
GRANDE BEIJO PARA VOCÊS.
LEILA

Unknown disse...

Querida Flávia e querida Odele, quero desejar um Feliz Natal, um Ano Novo de esperanças renovadas, de paz e dizer que nunca esqueço de vocês, estão sempre nas minhas orações.
Um forte abraço.
Rosinha

Bandys disse...

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições,
vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. E você o é !
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso. Que Deus te abençoe sempre, fazendo essa pessoa gigante que vc se tornou.


Beijos proces!! ♥

Branca disse...

Ola´ Odele,

Venho deixar um beijo de carinho para Flavia. Peço desculpa nao ter chegado antes, nao ter me lembrado que Flavia festeja o seu aniversario apenas 3 dias antes do meu. Deixei a blogosfera ha´ cerca de um ano e tambem porque presentemente sou so´ com uma filha, os horarios profissionais e outras questoes me limitam o tempo, tenho ficado mais silenciosa, mas nao distante.
Fico feliz de estar hoje aqui sabendo noticias e vindo desejar um Natal Feliz todos ai em casa. Da´ um beijinho meu em Flavia e diz que lhe quero muito bem, como a ti, grande mae e mulher maravilhosa. Obrigada por compreender que no meu silencio ha´ razoes que so´ as grandes pessoas, que sabem tanto da vida entendem e nao levam a mal.
Beijos.
Branca

Mariana disse...

Muito comovente esta música

Unknown disse...

Parabééééns Flavia!!!!
Desculpe a demora, mas é de coração, você acima de tudo é uma verdadeira guerreira!!

Anônimo disse...

Ola Odele! Acompanho em silêncio sua vida vida através do blog a mais ou menos uns três anos.
Vocês duas não sabem mas somos amigas.
Tenho um filho de 13 anos e me compadeço muito de sua história.
Tenho muita fé de um dia a Flávia acordar. Se isso acontecer quem sabe vc me permita abraça-la pessoalmente.
Você é uma das mães mais incríveis que já "conheci"

Feliz ano Novo.

Deus abençoe.
Fernanda/Limeira/SP

Anônimo disse...

Que imensidão... sem palavras, deixo meu abraço carinhoso para vocês!
Claudia Chaves - Bauru

Pedagogia diaria disse...

Conheci tua história hoje e fiquei comovida. Seguirei a partir de agora você sempre e torço por um milagre em sua vida, pois acredito nisso e sei que vai acontecer.

Unknown disse...

Bom dia!

Estamos juntos nessa luta contra,Condomínios,Hotéis e clubes.
Meu irmão morreu aos 6 anos no clube de campo do PALMEIRAS. Morreu afogado depois do filho do salva vidas ter empurrado meu irmão que não sabia nadar dentro da piscina.

Vi vc ontem na televisão e vou falar uma coisa,sofre com a sua historia pq tivemos a mesma historia e os mesmos sofrimentos.

Minha mãe até hj tem depressão e toda a família a partir do dia q ele se foi um pedaço grande foi junto.

Abs

Anônimo disse...

É inacreditável que um assunto tão importante como esse, que já fez tantas vítimas, em sua maioria crianças, não tenha uma legislação e fiscalização mais rigorosos.
Sou mãe de uma menina de 2 anos e me apavoro com essas histórias. Sinto muitíssimo pela perda de todas essas mães e não gostaria de ver isso acontecendo com mais ninguém. Não seria possível fazer uma petição online, juntando assinaturas, para conseguirmos dar força a esta lei?

Related Posts with Thumbnails