Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Afogamentos - Segurança levada a sério

- 26 de março de 2013

Simples atitudes com relacão à segurança nas piscinas, podem salvar vidas.

Estive presente no 12º Simpósio Anual de Prevenção de Afogamentos, promovido pela Aliança Nacional de Prevenção de Afogamentos (NDPA) em Fort Lauderdale na Flórida, de 13 a 15 de março. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento.

O Simpósio teve como objetivo promover soluções para prevenir afogamentos, conscientizar as autoridades e educar o público em geral sobre os afogamentos, aconteçam esses afogamentos em mar, rios, lagos ou piscinas.

O Simpósio reuniu peritos médicos, técnicos e profissionais de resgate, salvamento e prevenção de afogamentos. Estavam presentes também pessoas diretamente atingidas pela tragédia de afogamento de parentes ou de pessoas queridas.

Fiquei muito bem impressionada com a preocupação que os americanos têm com a segurança com relação aos afogamentos, principalmente de crianças. Os acidentes de afogamentos, como aqui, também ocorrem por lá, mas existe toda uma preocupação por parte dos serviços de resgate e das autoridades com a segurança tanto dos locais quanto das pessoas que os frequentam.

No blog da NDPA já se pode ver slide das apresentações. Outros slides serão ainda acrescentados.

3 comentários

Fatyly disse...

Outro país, outras mentalidades, outra postura do cumprimento de leis que são fiscalizadas mesmo no que toca ao flagelo que referes "salvar crianças e não só de armadilhas que poderiam ser evitadas" ao invés daí no Brasil que prometem uma lei e metem-na na gaveta porque há imensos interesses instalados em vender "gato por lebre"!.

Vi-te em duas fotos...e com toda a certeza que vieste mais rica interiormente o que te deve ter feito muito bem, apesar de teres de te ausentar de perto de Flavia.

Beijos meu doce e mil em Flavia

peciscas disse...

Congratulo-me com o facto de teres sido convidada a participar neste importante Simpósio. Ele mostra, realmente, como os americanos levam a sério esta preocupante questão da segurança nas piscinas,
Estive a ver imagens do acontecimento (onde tu apareces) e deu para constatar que os participantes exibiam um ar determinado , sabendo que estavam a intervir numa causa de relevo.
Era bom que este exemplo pudesse circular um pouco por todo o mundo, designadamente nos nossos dois países, para que vítimas inocentes destes trágicos mas evitáveis acidentes, fossem cada vez mais raras.

Simone Marques disse...

Oi Odele e Flavia! Faz tempo que não deixo um abraço aqui para vcs! Odele a luta continua sempre! Estou morando em São Paulo, trabalho na loja Santa Lolla do Shop Jardim Sul, se tiver oportunidade, passe lá pra gente se conhecer pessoalmente e tomarmos um café! Um abraço. Simone

Related Posts with Thumbnails