Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Flavia, aniversários de amor e silêncios

- 16 de dezembro de 2012
 

Filha, hoje, quando você faz aniversário, não estivesse você mergulhada neste longo silêncio, seria um dia muito alegre para nós. Eu teria lhe perguntado que presente mais lhe agradaria receber. Você talvez quisesse festejar com os amigos de sua idade. Você era uma criança tão alegre e extrovertida que certamente, agora adulta, você teria muitos amigos para festejar seu aniversário com você.

 Mas o acidente que lhe interrompeu a infância saudável, lhe tirou as conquistas e as alegrias da juventude e lhe mantém prisioneira da imobilidade e do silêncio, nos impede, ano após ano, de festejar seu aniversário da forma que você merece e da forma que eu gostaria que fosse. Com muita música, muita dança, muita alegria. Na impossibilidade dessa alegria filha, fique com os meus cuidados, o meu carinho, o meu abraço e todo o meu amor de mãe. Hoje e sempre.

E no silêncio de que são feitos nossos dias, seguimos nós, como a vida nos permite assim seguir. Mas a indignação pelo que te aconteceu num acidente que poderia ter sido evitado e que continua a causar vítimas nas piscinas de nosso país, continua presente em mim. Passe o tempo que passar, esse descaso das autoridades para resolver a falta de segurança nas piscinas, continua a me indignar. Que esta indignação filha, possa continuar a me motivar para seguir em frente na luta por mais segurança nas piscinas do Brasil, de forma que cada vez mais menos crianças tenham, assim como você teve, os sonhos desfeitos em mergulhos sem volta.

18 comentários

Jack Machado da Silva de Aragão disse...

oi Odele!

Eu gostaria muito que no aniversário da Flávia que tu receber como presente a sanção da lei da segurança nas piscinas e a justiça no caso de vocês.
Torço muito para que no próximo ano o deputado Perondi cumpra o compromisso que firmou com vocês.
Bjs
Jaque
Bal. Gaivota - SC

Jack Machado da Silva de Aragão disse...

Ah esqueci de mencionar, eu tento toda vida colar a centopeia da Flávia e o alerta do ralo de piscina no meu blog e não descubro como fazer... se não for pedir demais, poderia me ensinar? Bjs

Vivian disse...

...Bom dia, Adele querida!

linda a sua 'conversa' com
a Flávia neste dia tão dela,
tão especial esteja ela
em que dimensão estiver!

o aniversário é dela,
mas vc tbm merece
ser parabenizada
pela garra e
exemplo de perseverança
e fé, mesmo diante de
tantos desafios e um
caminho que poucos
saberiam atravessar
com tanta firmeza
de alma!

um beijo para as duas
lindas!

Fatyly disse...

Venho deixar-vos aquele abraço de sempre e para sempre por mais este aniversário de ambas...feitos de "amor e silêncios" e que continues em frente com a tua doçura e zelo de mãe.
Pudera eu estar mais perto fisicamente que dar-te-ia tudo o que pudesse para que a tua "mochila da vida" se tornasse um pouco mais leve.
Mãe é mãe...e tu és uma Mão com M GRANDE e deixei-te uma prendinha lá:)

Dois xicorações bem apertadinhos!

Denise Rangel disse...

Odele,
Não tenho palavras neste momento, mas meu coração de mãe-órfã abraça o teu e compartilha este momento.
Muita paz pra ti neste dia e muita luz para Flavia.
beijo, menina

peciscas disse...

Hoje, neste dia que deveria ser de festa, quero também estar presente. Com poucas palavras, mas com muito carinho. O carinho de todos os dias.
Como é de todos os dias a minha solidariedade e a minha indignação pela insensibilidade de quem, homenageando, de algum modo, o sacrifício da Flavia, poderia contribuir para que acidentes como aquele que roubou à nossa menina a festa de aniversário, os sonhos, os projetos e o sorriso, fossem cada vez mais distantes.
Para vós, neste 16 de Dezembro, um beijo especialmente terno.

Unknown disse...

Abrazos muy apretados Odele, muchos besos de mi parte para Flavia.

Desearte que tengas buenos momentos.

Fernanda/RJ disse...

Olá, Flávia, vim aqui para te desejar um feliz aniversário. Que Deus lhe dê muita saúde. Conheço sua história tem algum tempo. Você tem uma mãe maravilhosa, espero que nesse dia que é seu, os desejos dela também sejam realizados. Sei que mesmo em silêncio você ouve e entende o que se passa ao seu redor, então gostaria de dizer que você tem muitos amigos que gostam de você e que pedem a Deus por você. Parabéns por mais um ano de vida.

Unknown disse...

nossa! hoje que vim tomar conhecimento do do blog e da sua dor! Dá um beijo doce e um abraço apertado na Flavia por mim? sabe Odele nesses silencios a gente se entende eu sei bem o q é a gente conversar e viver com uma pessoa atraves do silencio e assim ainda ter uma convivencia e Feliz! olhar para essas pessoas que amamos te-las ao nosso lado e uma fé de que voltarão para nós nos fazem acordar todos os dias iluminados e com raios de esperança! nao esquece de dar meu abraço na Flavia!

Srta disse...

Odele,
A Flávia deve ter um orgulho danado de você! Você é a pessoa mais do bem que eu conheço. Sua filha está em um estado de coma e você luta pela segurança e vida de outras crianças em que de forma nenhuma vai afetar a melhora da Flávia. Não vai ser a segurança nas piscinas que iram dar condições de vida à Flávia e sim o avanço da medicina ou o milagre divino, se colocar no lugar das mães que possam sofrer o que você sofre é de umaq generosidade e amor sem tamanho. Tenha certeza que As bençãos recaem sobre você e sua família diariamente e tenha certeza também que você ajuda a cada um de nós e até a mim que nem tenho filhos a ser uma pessoa melhor e mais humana. Meus parabéns para você também, a Flávia não morreu, não ficou no esquecimento, continua viva e linda entre nós porque você a mantém viva diariamente com seu amor e sua dedicação.
Eu sou super sua fã! E dar um cheirinho no pescoço da Flávia por mim! e canta meus parabéns atrasado mas de coração.
beijos Arcise

Anônimo disse...

Olá Odele!tudo bem?espero que sim...sou a Luciana,algumas vezes te enviei e-mails,mais dessa vez,vim para lhe enviar uma reportagem que achei bem interessante,apesar de não ter certeza se acredito ou não,mais creio que tudo é possível,sendo assim,ai vai o link:
http://www.youtube.com/watch?v=lTqXx4d__P8

Shaolin está se comunicando com a família graças ao aparelho que Ana Hickmann deu de presente ao humorista na semana passada. Fabricado na Suécia, o programa de computador forma respostas a partir da leitura do olhar de quem o utiliza.

Bom...era só isso,fica com Deus,que ele abençoe você e sua família,que lhe dê força e sabedoria para continuar seguindo em frente.
beijos

Fatyly disse...

Meu doce
Venho desejar-vos um Feliz Natal e sabes muito bem como gosto de vocês e tenho pena de ter um oceano pelo meio pelas mil razões que sabes.

Força e dá um chamego em Flavia e para ti aquele abraço caloroso e sincero

Luma Rosa disse...

A Flávia sente todo o carinho que você dá à ela e esse é o melhor presente!! Continue com a sua força, Odele!! Você é um exemplo para nós!!
Que seu ano novo venha com acontecimentos e notícias boas!!
Beijus,

Anônimo disse...

Odele, me perdoe por lhe incomodar com uma pergunta deste tipo, mas, exatamente o q posso fazer para assegurar meu filho 3 anos numa piscina?
Ele frequentara uma escola com piscina, temos piscina no prédio ...
Ele já está quase aprendendo a nadar, mas eu não durmo (literalmente ) quando penso neste assunto.
Resolvi ti perguntar pelo altruísmo com q te vejo lutar por todas as outras crianças do Brasil.
Deus sabe de todas as coisas. Lhe sou grata mesmo q não possa me responder! Continue em frente. O mundo lhe será grato ainda!!!

Anônimo disse...

Odele
Esqueci de me identificar e deixar o contato para a resposta.
Sou Rita, mãe de Heitor, salvador/BA. ritasantos822@hotmail.com

Odele Souza disse...

Odele Souza disse...
Resposta para Rita, mãe de Heitor:
Rita, vou responder por aqui porque sua pergunta pode ser a mesma de outras pessoas. Vou te responder também por e-mail, para o caso de você não ler este meu comentário.
INFELIZMENTE, Rita enquanto não tivermos uma LEI FEDERAL que obrigue as piscinas a terem instalados dispositivos de segurança que evitem a sucção dos ralos a única coisa que os pais podem fazer é ficar VIGILANTES O TEMPO TODO, enquanto seus filhos estiverem na piscina. E convenhamos que isso é bastante difícil, quase impossível mesmo já que muitas vezes as crianças estão numa escola de natação ou, por já serem maiores, como era o caso de Flavia e de tantas outras crianças e adolescentes que foram vítimas da sucção dos ralos,essas crianças estão acompanhadas de outras pessoas que não seus país. Claro que os pais devem exercer vigilância sobre seus filhos, mas se a piscina estiver funcionando fora dos padrões de segurança
os pais não têm como saber isso. Quem tem essa obrigação são os responsáveis pela administração das piscinas que devem zelar pela segurança de seus usuários. Mesmo o pai ou a mãe mais atentos podem desviar os olhos por um momento de seus filhos, e a criança ser eventualmente sugada pelo forte sucção do ralo. Infelizmente, os políticos a quem contatei não têm dado importância a uma Lei como esta que certamente salvaria muitas vidas, principalmente de crianças.

Portanto Rita, fique atenta e pergunte para os administradores da piscina onde seu filho nada se eles têm instalados dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos. Já existem esses dispositivos à venda no Brasil. E nem são caros.Os administradores de piscinas que agirem com negligência com relação à segurança dos usuários, serão criminalmente responsabilizados em caso de acidente.

Um abraço e feliz 2013.

Anônimo disse...

Como eu gostaria que Deus um dia "acordasse" a Flávia... Nem que fosse por alguns minutos, para que vc sentisse um abraço dela, um olhar, um beijo... Para que tivesse uma recompensa por tudo que tens feito por sua filha, minha querida! Que você tenha sempre força para prosseguir, que sejas sempre assim, forte em meio a fraqueza! Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Olá Odele, gostaria que me passasse seu e-mail. Tenho um sobrinho que acidentou por afogamento em sua casa e agora está diagnosticado com Encefalopatia hipóxico isquêmico. Ele tem de 1,6 meses, o acidente aconteceu há dois meses em sua casa.
Gostaria de conversar com você sobre melhores neuropediatras de São Paulo e tratamentos adequados.

Related Posts with Thumbnails