Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Hoje este blog completa cinco anos. E cadê a Lei que vai salvar vidas?!

- 1 de janeiro de 2012

Dispositivos de segurança para piscinas evitam a sucção dos ralos. E salvam vidas. Simples assim.

Cinco anos. Há cinco anos escrevo e por vezes me repito aqui neste espaço que em 2007 criei para dar voz à minha filha que daqui a uma semana estará há 14 anos vivendo em coma vigil, por causa de um acidente – sucção do ralo da piscina – acidente este que poderia ter sido evitado, se não houvesse em nosso país tanto descaso e negligência com a vida humana.

Tento insistentemente alertar as pessoas para o perigo dos ralos de piscinas e chamar a atenção das autoridades para este grave problema de saúde pública - a sucção dos ralos de piscinas - que continua a causar mortes em nosso país, principalmente de crianças. Aqui no Brasil, a média de mortes causadas pela sucção dos ralos de piscinas, era de uma por ano. Em 2011, foram três mortes, uma delas documentada no post anterior deste blog.

A partir da criação do blog Flavia, vivendo em coma, começaram a ser apresentados projetos de lei para segurança nas piscinas, embora nenhum desses projetos mencionasse a sucção dos ralos e somente o projeto 7414 era de abrangência federal. E foi por isso que me juntei a dois peritos em segurança de piscinas e durante meses trabalhamos na elaboração de um texto de emenda ao projeto de lei 7414, apresentado no Congresso em 2010. No texto por nós elaborado e apresentado - em agosto de 2011 - ao relator da lei, mencionamos e demonstramos lá em Brasilia, quais os dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos e como funcionam esses dispositivos que não custam caro e se obrigatoriamente instalados nas piscinas de todo o país, vão evitar este tipo de acidente que deixou minha filha em coma vigil irreversível e continua a matar crianças pelo Brasil afora.

Ao término da reunião em Brasilia, nos foi dito pelo relator da lei e seus assessores, que até o final de 2011, teríamos aprovada a Lei Federal para Segurança nas Piscinas. De volta a São Paulo, enviei e-mails e fiz telefonemas para Brasilia tentando obter notícias da Lei. Infelizmente, nenhum dos meus e-mails e telefonemas mereceu uma resposta do relator e de seus assessores.

Infelizmente, como disse Antônio Santos, pai de uma vítima fatal deste tipo de acidente que também esteve comigo em Brasilia, enquanto não existir  - e acrescento - e for aplicada com rigor - a LEI FEDERAL para segurança nas piscinas, com a obrigatoriedade do uso dos dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos continuaremos a perder vidas, principalmente de crianças.

Faz cinco anos que eu me repito aqui. É uma pena que eu tenha que ser tão insistente e repetitiva para chamar a atenção para acidentes tão graves como são esses causados pela sucção dos ralos nas piscinas do Brasil. É uma pena que nem mesmo por uma Lei que vai salvar muitas vidas, se consiga a necessária atenção e ação dos políticos.

Desejo a todos os leitores do blog de Flavia, um excelente 2012.

E até o próximo post.

11 comentários

Fatyly disse...

5 anos, já? como o tempo passa e não te preocupes em seres repetitiva, porque como se diz em Portugal: água mole em pedra dura tanto dá que fura...e vamos continuar a insistir para que saia essa lei, que acredito que irá sair em breve.

Também vos desejo um excelente 2012.

Beijos de sempre e para sempre

José Jorge Jr. disse...

Odele, fui nadador por muitos anos e joguei polo aquatico também e sempre ouvi historias sobre o perigo dos ralos de piscinas. Com o blog procurei divulgar sua luta em salvar vidas e compartilhei no meu facebook e twitter. Todos tem um propósito neste
Mundo, o seu vejo que é salvar vidas. Imagine quantas pessoas já souberam da história da sua familia e tomaram providências e vidas foram salvas por conta disso! Feliz 2012 e eu agradeço a oportunidade de ajudá-la (ou tentar) de alguma forma. Fiquem todos com Deus e um beijo na sua filha.

José Jorge Jr.
Enviado via iPhone.

Anônimo disse...

O tempo voa e a justiça é lenta.

Parabéns para os cinco anos do blogue e uma palavra de apreço para a mãe coragem que tem nome: Odele.

Para a Flávia, aquele beijinho terno.

Votos do melhor 2012 possível.

SUELY disse...

Odele, Que continue por muito mais tempo firme e presente com seus textos lúcidos e adequados.
Sua luta não será em vão!
Suely

Anônimo disse...

Lamento que todavía no se LEY tu proyecto... Pero creo que gracias a tu fuerza y a que contagiaste a muchos, la gente está tomando conciencia y que este año puede cumplirse tu objetivo!!!!
FELIZ 2012!!!!!!!!!!!!!!!!
Un abrazo desde Argentina
Fabi y Valen

Drika Sanz disse...

Pois é... boa pergunta. Cadê a lei??? Esses acomodados políticos que fazem todos tipo de legislação inútil... para isso é essa vagarosidade....
Quando aconteceu esse ultimo caso, logo pensei em vc e na sua luta para mudar essa legislação.
Força Odele.
Quero desejar um feliz 2012 para vc, com muita paz e harmonia.
Bjs

INSTITUTO PLURAL disse...

Olá.
Tomei a liberdade de transcrever este seu post no "saude-joni.blogspot.com" e gostaria de me juntar a vocês para pressionar os políticos a aprovarem leis que garantam a segurança de todos.
Prometo a mim mesmo (e tendo vocês como testemunhas) que me engajarei nesta luta até que nossas áreas de lazer sejam seguras.
Meus parabéns pela tenacidade e tenha certeza que sua força irá se espraiar e o sucesso virá!
Novos tempos trarão boas notícias.
Um fraternal abraço.
Joni

Vivian disse...

...5 anos sim.

5 anos que para uma mãe
é uma eternidade diante
deste descaso vergonhoso
de nossas vagarosas leis,
ou melhor...
da falta de atenção para
um problema grave que vem
roubando sonhos, ceifando
vidas inocentes.

que Deus esteja sempre contigo
nesta luta, e Ele está.

um dia a história será
outra e poderemos nos
orgulhar de um Brasil
mais sério.

vamos acreditar.

é o que nos resta.

Odele querida,
que 2012 traga com ele um
caminhão de energias para
que continues a tua luta,
e que papai do céu lhe dê
muita saúde para cuidar
do teu anjo lindo!

bjs para as duas guerreiras!

peciscas disse...

Cinco anos de luta.
Cinco anos de insistência.
Cinco anos de serviço público.
Este blog, que continua a ter grande visibilidade, merecia um prémio.
E o melhor prémio seria a imediata aprovação dessa Lei Federal, de que aqui tanto falamos. Mas parece que continua a ser preciso gritar ainda mais alto, até que os ouvidos de quem poderá tornar efectivo esse projecto doam tanto que a dor se torne insuportável e chegue finalmente a acção. Tão insuportável como a dor de quem perdeu um ente querido definitiva ou parcialmente.
Cinco anos já deveria ter sido mais do que suficiente.Mas, se nos obrigarem, aqui continuaremos. E falo no plural porque, pelas mensagens que já pude ler relativamente a este post, é bem patente que nesta saga, Odele, já conquistaste o apoio, a admiração e a amizade de gente de várias partes do mundo.
Força, coragem, para continuares, enquanto for preciso!

Luma Rosa disse...

Odele, você presta um trabalho nobre para alertar a sociedade para esta grave lacuna na segurança das piscinas. Seu trabalho não é em vão, pois garanto que pais estão em estado de alerta para os fatos devida a repercusão que seu blogue alcançou. Não podemos achar que a justiça é lenta, porque quando ela quer, existe o caráter de urgência e a votação por uma lei logo sai. Cinco anos de persistência, parabéns!! Não desista!! Beijus,

Unknown disse...

Olá Odele.
Lembro de ter ouvido a história da Flávia pela imprensa, mas nem de longe imaginava já terem se passado tantos anos.
Nem consigo imaginar como você se sente, mas ao tentar me colocar no teu lugar senti uma dor insuportável e uma indignação enorme. Foi tão doloroso pra mim essa tentativa, que tive a certeza de que tua dor e indignação são imensamente maiores que isso.
É minha primeira vez aqui no teu blog que agora vou ler com calma e atenção.
E vou divulgar também, na tentativa de uma hora dessas sensibilizar alguém que possa fazer algo a respeito.
Meu respeito e minha solidariedade à você.
Abraços

Related Posts with Thumbnails