Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

A falta de segurança nas piscinas do Brasil causa a morte de mais uma criança já em 2012

- 20 de janeiro de 2012
Parque Aquático Timbó - Foto retirada daqui 

         
É com muita tristeza que documento aqui  no blog de Flavia mais um acidente fatal causado por sucção de ralo de piscina, já neste ano de 2012. Desta vez foi em Sergipe, Município de Salgado, a 50 Km de Aracajú.


"Criança de 11 anos é sugada em bueiro e morre afogada no parque aquático Timbo em Salgado 

Delegacia de Salgado vai intimar Parque e familiares da vítima." 

Por Portal ClickTreze 
Da Redação, na Colônia Treze

Um acidente chocou familiares da criança Nathália Gabrielle Dias Fontes. A menina que tinha apenas 11 anos ficou presa na tubulação de escoamento da água de uma piscina, enquanto, curtia o último sábado (14) juntamente com a sua família no Parque Aquático Timbó, município de Salgado. 

Segundo informações da Delegacia de Salgado, o caso pode ser considerado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. “Todo homicídio que ocorre a gente faz a investigação para apurar o caso. A gente vai intimar os responsáveis pelo parque e os familiares para investigar se houve negligência ou imprudência para depois responsabilizar alguém. Provavelmente houve homicídio culposo”, explica o escrivão Berguison Castro Lima. 

O tubo de esvaziamento da piscina foi aberto e a menina foi puxada pela força da drenagem junto com um primo, que conseguiu escapar. Várias pessoas tentaram retirar a garota do local, além do Corpo de Bombeiros que foi acionado e teve que cavar 20 metros para recuperar

Nathália. Contudo, a menina ficou cerca de 40 minutos presa na água, morrendo no local. 

Para saber detalhes do caso, tentamos contato com a administração do parque, mas não obtivemos resposta."

Fonte:
http://www.clicktreze.com/Noticias/crianca-morre-afogada-no-parque-aquatico-timbo-em-salgado-2.html?n_id=0612

Além do link acima, a notícia de mais este trágico acidente causado pela falta de segurança nas piscinas, pode ser lida também nos links abaixo:

http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=6579

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=123064

http://www2.jornaldacidade.net/variedades_ver.php?id=21615

http://sergipeemdestaque.blogspot.com/2012/01/afogamento-crianca-morre-afogada-no.html

http://www.atalaiaagora.com.br/conteudo.php?c=25639&sb=1&t=MENINA+MORRE+AFOGADA+APOS+SER+SUGADA+POR+TUBULACAO+DE+PISCINA

http://www.jornaldodiase.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=171201215235678882 

É revoltante ver crianças morrendo por um tipo de acidente que pode ser evitado bastando que tenhamos no Brasil a LEI FEDERAL PARA SEGURANÇA NAS PISCINAS com a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos. A indiferença dos que podem mudar esta realidade e nada fazem, é revoltante, por isso, agradeço aos leitores do blog de Flavia que enviaram mensagens ao Deputado Federal Darcisio Perondi, relator da lei com quem estive em agosto de 2011, solicitando dele agilidade para que esta lei que certamente poderá salvar muitas vidas, seja uma realidade em nosso país. Esta lei precisa ser  aprovada com urgência e aplicada com rigor, antes que mais crianças venham a morrer como a pequena Nathália ou  a ficar em coma  assim como minha filha Flavia.

E atendendo a pedidos de outros leitores do blog de Flavia, deixo aqui os e-mails do deputado Federal Darcisio Perondi e seus assessores, para quem tenho enviado - sem sucesso -  e-mails em busca de noticias da Lei Federal para Segurança nas Piscinas.Esses endereços eletrônicos são públicos pois se encontram no site oficial do Deputado.

Deputado Darcisio Perondi: dperondi@yahoo.com.br
Chefe de Gabinete: Frederico Borges - Fredericoborges@yahoo.com.br

Assessor de Imprensa: Fábio Paiva - fabio_paiva@yahoo.com.br

Secretária: Suely Barbosa - suelybarbosa@yahoo.com.br

Segurança nas Piscinas: esta é uma causa de todos nós!

  

8 comentários

SUELY disse...

bom dia, Odele.
Que tristeza.
Admiro sua persistência pela Lei. Sua luta não será em vão.

Suely

Fatyly disse...

Que triste notícia e quem poderia evitar estes acidentes CONTINUA A ASSOBIAR PARA O LADO! Revoltante? é pouco e vamos continuar a lutar por essa LEI FEDERAL!

Um abraço que só os amigos sabem dar!

Unknown disse...

Odele, minha amiga!
Mais uma triste e revoltante notícia. É caso para perguntar, quantos mais é que terão que morrer, ou ficar num estado vegetativo como o da Flávia, para que a lei da segurança das piscinas no Brasil, seja aprovada.
Uma vergonha, já nem há comentários que consigam classificar esta total inconsciência e irresponsabilidade!

Beijinho,
Ana Martins

peciscas disse...

Indiferença.
Mais uma vítima.
Deixa andar.
Mais uma vítima.
Logo se verá.
Mais uma vítima.
Há outras coisas.
Mais uma vítima.
É preciso estudar.
Mais uma vítima.
Lamento.
Mais uma vítima.
Prometo.
Mais uma vítima
Isto é complexo.
Mais uma vítima.
Mais tempo?
Mais vítimas!
Até quando?
Até quando?
Até quando?
Eu já escrevi!
Eu já insisti!
Eu já reclamei!
E tu?

Jane disse...

Ola!! Sou prima em 2º grau de Nathalia. E queria dizer que pouco foi comentado aqui no estado sobre o que aconteceu a ela, os parentes é que estão indo de um jornal a outro tentando fazer com que eles divulguem o que ocorreu e falando sobre a imprudência e falta de interesse do Parque que nada fez e ainda no dia seguinte recebeu mais de 1000 pessoas como se nada tivesse acontecido. Os jornais da Tv no estado nada comentaram, até porque para eles era mais importante falar sobre a previa carnavalesca que estava preste a acontecer do que sobre o que aconteceu a minha priminha. A família esta entrando com um processo contra o parque e conseguiu que um jornal intitulado "Jornal da Cidade" publicasse uma matéria contando tudo ( a matéria saiu neste domingo e continuará na segunda 22 e 23 de Janeiro de 2012). É bom saber que existem pessoas que se importam com a minha prima. Obrigada!!

Daniele disse...

Odele, sempre envio e-mails aos tais deputados cobrando uma resposta, espero que um dia eles resolvam agir. Enquanto isso não acontece, continuo desconfiando de toda e qualquer piscina e quando não estou na água com meus filhotes (de 5 anos e outra de 5 meses)continuo checando a sucção de todo e qualquer ralo ou cavidade que exista nas piscinas... esse cuidado deveria ser uma obrigação de quem presta os serviços, mas infelizmente não é! Seguimos em frente e continuamos lutando.

beijos

Priscila disse...

Olá Odele! Preciso de uma orientação sua: somos socios de um clube aqui em Cascavel-Pr e dias atrás perguntei para a moça que cuida da piscina se a mesma tinha ralo anti-hair e ela me olhou como se estivesse falando grego, rssr...dei uma olhada nas piscinas e ao que me parece os ralos são convencionais...Como faço a pergunta corretamente, pois quero insistir nisso pois tenho 2 filhas lindas e não queram que corram esse risco. Muito obrigada,
Priscila

Gizelly Nunes disse...

Odele,
Admiro vc, sua persistencia e sua força!

Related Posts with Thumbnails