Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

23.12.2011 - Mais uma criança morre pela sucção do ralo da piscina - em Brasília

- 24 de dezembro de 2011
Foto recolhida da net e meramente ilustrativa

"Menino morre preso a bomba de sucçao em piscina em Brasília
23 de Dezembro de 2011 - 20h00



"Um menino de 7 anos morreu na tarde desta sexta-feira após ficar preso em uma bomba de sucção na piscina do Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ficou de 15 a 20 minutos submerso. As equipes de socorro tentaram reanimar Renan Rodrigues Costa quando ele foi retirado da água, mas não tiveram sucesso.

Conforme os bombeiros, pessoas que estavam no local tentaram retirar a criança do fundo da piscina, mas não conseguiram devido à força do equipamento. O menino só foi solto após a bomba ser desligada.

Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica lamentou o acidente e informou que os bombeiros e o serviço de UTI móvel contratado pelo clube foram acionados e prestaram os primeiros socorros. "A administração do clube colocou-se à disposição da equipe de peritos da Polícia Civil para contribuir com as investigações que apontarão as causas do falecimento", diz o comunicado, informando ainda que a Aeronáutica presta apoio à família da vítima."


O negrito do texto é meu.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica lamenta o acidente?! É preciso mais do que lamentar. É preciso que se aprove com urgência a Lei Federal para  Segurança nas Piscinas tramitando no Congresso e pela qual venho lutando há anos.

Como venho publicando aqui, em agosto deste ano de 2011, eu e Antonio Santos, pai de uma vítima fatal deste tipo de acidente e mais dois peritos em segurança em piscinas, estivemos em Brasilia e entregamos - em mãos - para o relator da lei,  proposta de emenda onde sugerimos a inclusão de  dispositivos de segurança que impedem a sucção dos ralos nas piscinas. Uma detalhada demonstração em Power Point foi feita por nós desses dispositivos de segurança para piscinas e como estes funcionam. Fomos bem recebidos pelo relator da lei e seus assessores, mas infelizmente desde que voltei de Brasilia, e por mais tentativas que eu tenha feito, não recebi respostas às minhas perguntas de como anda a aprovação da lei. Nem o relator da lei nem seus assessores respondem aos meus e-mails e telefonemas.

E esse descaso tem um alto preço.  Enquanto a Lei Federal para Segurança nas Piscinas, com os dispositivos sugeridos por nós,  não for aprovada e rigorosamente colocada em prática, a sucção dos ralos de piscinas continuará a matar pessoas,  principalmente crianças.

É lamentável que o cuidadoso trabalho com as sugestões de dispositivos de segurança para piscinas elaborado por uma equipe com grande capacidade técnica, e por nós apresentado em Brasilia em agosto de 2011, não esteja recebendo a devida atenção. É lamentável ver crianças morrendo pela sucção dos ralos de piscinas, por falta da obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança que impedem a sucção dos ralos. É lamentável que mesmo tendo minha filha Flavia,  vivendo há 14 anos em coma  porque ficou presa pelos cabelos pela sucção de um ralo de piscina sem dispositivos de segurança, eu não consiga ser ouvida quando tento evitar que a sucção dos ralos de piscinas continuem a fazer vítimas graves e fatais. 

Mais do que lamentável. É inaceitável.
 
Obs: O site do G1  que também noticiou esta morte, diz que o menino tem 11 anos.

8 comentários

Sue Paula disse...

Muito triste...
Sabe, fiquei aqui pensando que este clube é de militar, se o pai se manifestar pode até perder o cargo que ocupa...É até ruim pensar assim, mas há uma sucessão de acontecimentos que me fazem ter este pensamento...
Pena que tantos precisam perder a vida por um problema que tem solução. O pior é que todos, sem exceção, estão sujeitos a passar por este tipo de acidente, ainda mais num país quente como o nosso.
Voce, querida Odele, tem feito a sua parte.
Vim deixar nosso abraço para vc, Flavia, seu filho e sua ajudante que carinhosamente ajuda a cuidar de Flavia.
Sueli, Sueny e Bruna

peciscas disse...

O que poderemos sentir perante mais este terrível acidente? Indignação, já é pouco. Eu já só consigo sentir raivs, que é um sentimento excessivo e violento. Mas o alheamento das autoridades, ignorando os sucessivos alertas que aqui e noutros locais se têm produzido para que se crie lei adequada que evite acidentes deste tipo,é bem mais violento do que a nossa raiva.
Senhor Deputado Perondi: perante mais esta morte absurda, ocorrida aí tão perto de si, não sente uma ponta de responsabilidade? Quanto tempo, quantas mortes, quantas dessculpas mais vamos ter de contabilizar até que essa Lei Federal de Segurança nas Piscinas venha a ser efectiva?
Francamente, já chega!

Zé Povinho disse...

É mais uma notícia triste e infelizmente esperada pela incúria demonstrada pelas autoridades.
Bom Natal.
Abraço do Zé

Fatyly disse...

e com uma raiva tremenda faço minhas as palavras do nosso amigo Peciscas.

Vou continuar a lutar e amanhã lá seguirá mais uma enchurrada, porque hoje estão todos na ressaca dos natais fautosos e tão próprios deles!!!!

O meu profundo silêncio aos familiares e amigos desse pobre inocente!

Beijos amiga e para Flavia também!

Luma Rosa disse...

Mais uma família que se vê diante de um inimigo que poderia ter sido combatido antes. A notícia não diz quem são os pais do garoto, que seria de grande valia. Boa semana! Beijus,

Deinha disse...

Oi querida!!! Admiro sua luta, nunca desista desta causa.Sempre que posso dou uma passada aqui e depois que conheci seu blog eu sempre procuro alertas pais sobre o perigo das piscinas. Abraços!!

pensandoemfamilia disse...

Precisamos sempre destes alertas.
Fique em paz, que o Natal lhe tenha proporcionado momentos fraternos.
bjs

Fatyly disse...

Venho deixar-te os meus votos que 2012 te traga tudo o que desejas e sobretudo que saia a lei federal.

Beijos meu doce, outros na tua nossa Flavia e também para o teu rapaz e vamos continuar de mãos dadas numa roda sem nunca esmorecer o espirito com a qual foi formada.

Related Posts with Thumbnails