Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Silêncio, hoje só ouço o silêncio de Flavia

- 30 de outubro de 2011
Flavia aos 3 anos, conversando comigo.

“Mami , por que você insiste para eu comer carne? Eu não gosto de carne! 

“Mami, quantos anos eu preciso ter para você me ensinar a cozinhar?

“Mami, por que o cabelo da vovó Júlia não é crespo como o seu?

Essas eram algumas das muitas perguntas e conversinhas que Flavia tinha comigo. Sempre gostei de conversar com meus filhos. Sempre.

As crianças gostam de conversar com seus pais e lhes fazer muitas perguntas. As crianças são tagarelas. Mas nem sempre os pais têm paciência para lhes dar atenção, responder suas dúvidas. Ouvi-las. É comum os pais se irritarem com a tagarelice de seus filhos.

Hoje, quase 14 depois do acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível (ou estado vegetativo persistente), quando olho para minha filha, o silêncio de Flavia me devasta. Hoje, quando tudo o que eu queria era ouvir de novo a voz de minha menina, gostaria de dizer aos pais de crianças extrovertidas e tagarelas como Flavia era, para ouvi-las com amor, porque nunca sabemos quando a voz de nossos filhos poderá ser substituída pelo silêncio. Um doloroso silêncio.

Hoje a voz de Flavia é para mim uma imensa saudade. Como escreveu Eliane Brum, nesta matéria da revista Época. Saudade de sua voz.

Bom domingo a todos e até o próximo post.

19 comentários

Isabel Filipe disse...

Pois minha querida Odele ...
não tenho palavras para te dizer seja o que for ...

muitos beijinhos

SUELY disse...

Odele querida,

Compreendo tudo com um nó na garganta. E concordo plenamente com você.
bjs
Suely

Sue Paula disse...

Oi, Odele
Não há nada a ser dito...não há palavras...
Receba meu abraço
Sue

Mari disse...

Boa Tarde Odele!

É com muita tristeza que tbem fico com um nó na garganta a ver o seu desabafo e concordo plenamente , vc tem toda razão temos que curtir muito nossos filhos e entes queridos e tbem os amigos , pois não sabemos ate qdo estaremos juntos com eles , temos que viver o dia de hj como se fosse o ultimo , amando a todos e não ficando bravos por qualquer motivo bobo , muitas vezes desperdiçando um tempo tão precioso,a unica coisa que possuimos realmente e que é nosso é esse tempo e a capacidade de amar , então meus queridos vamos amar incondicionalmente , um gde bjo


Marilene e Camila( mãe do Miguel)

peciscas disse...

Conforme já outras amigas disseram, este é um post que pouco nos permite adiantar mais. A não ser juntarmos ao silêncio da Flavia o nosso próprio silêncio, com a voz emudecida pela tua dor. E na emoção que fica para lá desse silêncio resta uma sentida homenagem à tua coragem à tua abnegação, à tua resistência.
Um beijo carinhoso e solidário para ti.

Fatyly disse...

Não consigo dizr nada, sabes que estarei sempre de mão dada contigo fazendo parte de tantos que não se afastaram, e sem qualquer fanatismo e acreditando no que acredito, vamos cantar as duas com Roberto Carlos:

Nossa Senhora

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão

(...)

Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino

..................ou

Amigo(a)
(...)
Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

................

e acredita que sou tua amiga e continuo a lutar e abraço-te para que tenhas coragem e fala para a tua filha, fala sózinha e deita cá para fora o que te vai na alma...

Beijos de sempre e para sempre

Branca disse...

É mesmo Odele, tudo que dizes é verdade e eu te compreendo bem. Sempre gostei de falar com os meus filhos, de largar tudo por eles. As coisas, tudo muito arrumadinho não faz sentido se não tivermos tempo para as pessoas e sobretudo para as crianças.

Beijinhos e tem dias com Flávia com amor, ela vai senti-lo, o amor sempre é uma coisa mágica, mas tira também uns bocadinhos para ti.
É importante e rivitalizante.

Beijos. Fica bem.

Lívia Mel disse...

Emoção...
Ser mãe é amar, incondicionalmente! Independente das perspectivas...
É acreditar em nossos filhos, sempre!

Enquanto a fé e a esperança estiver em seu coração esperamos que sua(nossa) Flávia floresça.

Um abraço forte e carinhoso, aqueles que só mães sabem dar.
Deus te abençoe, abençoe sua princesa e toda a família!

Lívia Andrade

Vivian disse...

...o que dizer nestas horas
a um quebrantado coração
de mãe, senão que só
a misericórdia de Deus
poderá ser o bálsamo
deste desafio que a
vida lhes impôs?

admiro-te, alma linda!

Iole disse...

Uou Odele.
Não sei o que dizer quando a única coisa que senti e sinto é tristeza.

Anônimo disse...

Qurida Odele,
palavras, às vezes, são inúteis.
Amo você e nossa queridinha. É só o que posso dizer.
Beijos grandes.
Leila Jalul

Luma Rosa disse...

Ah, Odele!! Tem que ter muita força para suportar os dias e essa saudade imensa! Não existem palavras que eu diga para confortá-la. Sinta-se abraçada por mim! Beijus,

Zé Povinho disse...

Só posso continuar a admirar a sua coragem e a sua força.
Abraço do Zé

Anne Lieri disse...

Odele,muito triste seu relato!Não há como não se emocionar!Que Deus abençoe vc e a Flavinha!Bjs,

Anne Lieri disse...

Odele,muito triste seu relato!Não há como não se emocionar!Que Deus abençoe vc e a Flavinha!Bjs,

Unknown disse...

Vivendo em Coma. Uma vida entre o céu e a terra (Crônica)
Numa bela manhã, de qualquer das estações do ano, trafegando em uma estrada, nadando em um rio ou piscina, andando pela rua, subindo em uma árvore, algum imprevisto, pode vir a fazer de qualquer um de nós, um adormecido entre o céu e a terra.
Na vida de Flávia, foi uma piscina com um defeito no suspiro de sucção da piscina do prédio onde morava.
Por alguns minutos ficou presa e a falta de oxigenação do cérebro a deixou em coma.
Uma vida que há anos encontra-se entre esse limite do céu e da terra. Só sabemos que Flávia dorme, e temos esperança que em breve acordará. Abrirá os seus lindos olhos e sua vida dará continuidade, por que é assim que cremos que acontecerá. Deus a tem preservado ao seu lado , dando-lhe ensinamentos, que muito bem fará a humanidade.
Flávia, retornará cheia de vida, essa vida será plena de amor e perdão, retornará para os braços de sua mãe, Odele, aquela que jamais deixou de lutar por sua filha, e ambas lutarão, para sempre, uma vida de luta, luta pela própria vida, luta contra todas as injustiças, luta pela impunidade de alguns que não estão preocupados com as consequências de seus atos. Até quando será necessários, que, algumas de nossas crianças, nossos pais, irmãos e amigos sejam lesados, por uma falha no controle de qualidade de alguns serviços oferecidos, objetos de má qualidade, ou até mesmo, de falta de consciência de pessoas que abusam da bebida nas estradas? Pergunto ? Até, quando ? Seremos usados como testes de qualidade? e até quando, os Senhores Juízes, suas Excelências, darão prioridade para que esses crimes de lesões gravíssimas sejam punidas com o devido rigor? Estamos a espera. Alguns de nós talvez, não tenhamos o tempo necessário para que isso aconteça. Convivi com alguém, que passou em coma muitos meses, um doutor em Teologia,
uma sumidade em sua área, sua vida quase tragada numa estrada, que o levou a ficar adormecido nos braços do Senhor Jesus, um dia abriu os olhos e retornou à sua vida, que jamais foi igual ao que era antes. Retornou ao seio de sua família, à sua esposa e filhos, aos amigos, aos seus alunos na faculdade de Teologia. Aprendeu em seu sono a amar muito mais seus semelhantes, e quando abria a boca para falar derramava preciosas pérolas da palavra de Deus, palavras essas, vivenciadas por sua própria vida e exemplo. Ainda permaneceu entre nós muitos anos, até que o Senhor Jesus, achou que precisava muito mais de sua companhia do que nós. Porque, assim como Jesus, ele também deixou um exemplo de vida a ser seguido. O Perdão, pois, perdoou quem o ferira, e amou seus semelhantes com amor incondicional.
Meu amigo, Pr. José Monteiro de Oliveira. Retornou uma alma muito melhor, aprendeu nos braços de Deus, a viver nesta terra o amor
Assim, aguardamos o retorno de Flávia, para que nos ensine a amar e perdoar nossos algozes. E aguardamos que a Justiça seja feita na vida de Flávia, em nossas vidas e em nosso País.


Fadinha de Luz
Postado por Fadinha de Luz às 12:20

Zé "Prisas" Amaral disse...

Sabes, Odele, que as experiências por que passamos nesta vida efémera faz, a quem passa por elas, dar mais valor às coisas? Sabes de certeza.

No entanto, um acidente que tirou o som das palavras pequeninas e curiosas à tua casa, já fez 13 anos, deu-te um novo alento. Outra forma de vida e de estar. Passou-se o mesmo comigo mas sem a gravidade do teu caso.

De qualquer forma, Odele, o silêncio da minha cela não me afectava. Por vezes, era até benéfico. Mas sempre que necessitava de ouvir palavras naqueles três anos e meio de clausura, inventava amigos e personagens. Podiam até chamar-me de maluco, mas resultava.

Não consigo estar no teu papel, amiga, mas sei que consegues falar com ela. E há pequenos sinais em que és correspondida. Simbologias que só tu podes detectar.

Pequeno Futuro disse...

Nossa lendo poucas de suas palavras chorei muito me cortou tanto o coração seu sofrimento,essa frase então Hoje, quando tudo o que eu queria era ouvir de novo a voz de minha menina, que coisa mais linda é o amor de mãe né! a gente nunca esqueçe de nada de um gesto uma palavra, nd nd! parabens odele por ser uma pessoa boa que posta em um blog a dor o sofrimento muitas veses mais tb o alerta pra esse pais hipocrita que prende uma pessoa por roubar uma abobora e nao faz nd a empresas que so sabem destruir sonhos vidas. parabens mesmovc é uma querreira pode deixar que vou colocar em minhas redes sociais sua luta! para que isso acabe ou que ajude a mais ngm passar pela sua dor!

Unknown disse...

Vc é uma grande inspiração!!

Related Posts with Thumbnails