Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Dispositivos de segurança para piscinas: Botão de parada de emergência.

- 1 de julho de 2011
Foto da piscina da Academia Raia4 - S.Paulo

No post anterior, falei da importância da barreira de proteção  para piscinas e publiquei a foto de como deve ser um portão que vai evitar o acesso de crianças pequenas às piscinas.

Além da barreira de proteção, outro  importante dispositivo de segurança para piscina, é o botão de parada de emergência que deve ser instalado em piscinas de uso coletivo e público em local visível e de fácil acesso, como mostra a foto acima, da piscina da Academia Raia4, de propriedade do Sr.Nilson Maierá, autor do livro Piscina Litro a Litro.

Em caso de acidente, o botão de parada de emergência  é manualmente acionado para desligar imediatamente a motobomba da piscina.

SEGURANÇA NAS PISCINAS: ESTA É UMA CAUSA DE TODOS NÓS.

4 comentários

peciscas disse...

Quando um blog como este já leva os anos que tem, parece difícil encontrar algo que ainda não tenha sido dito. Mas tu consegues esse feito de sempre acrescentar algo que não sabíamos.A tua prerseverança sempre vai encontrando formas de renovar as matérias que aqui divulgas.
Este botão de emergência de que aqui falas e que eu desconhecia, é, sem dúvida, mais um meio de se ecrescentar segurança nas piscinas que mostra, uma vez mais, que há meios técnicos capazes de salvar vidas, evitando acidentes absurdos. E mostra, também que há procedimentos antagónicos nesta área. Porque há quem não se preocupe nem um momento com a integridade física dos utentes destes espaços de lazer e saúde que são as piscinas. Mas há quem esteja sempre à procura de aumentar a segurança desses espaços, mostrando que o lucro puro e simples à custa da redução de encargos não é tudo e que, pelo contrário até, o investimento na segurança é , também, uma modo de cativar , no futuro, mais utilizadores. Quem se sentir seguro numa piscina voltará.
E nós voltaremos sempre aqui para aprendermos mais.

SUELY disse...

Odele,
Penso sempre que nada ocorre por acaso! Muitas vezes só somos levados a agir, reagir, diante de situaçoes limite. Você é um exemplo de superação, de reversão da dor em benefício ao próximo, à sociedade. Tenho plena certeza de que nada é em vão. Tantas vidas podem ser poupadas graças a mais 1 pessoa que vem até aqui ler o que escreveu! Parabéns pelo trabalho!

Fatyly disse...

Subscrevo as palavras do Peciscas, porque também desconhecia.

Hoje tive a falar com um senhor que faz manuetnção de piscinas públicas e privadas. Falei do teu caso e sobre o que se tem feito por cá.

Segundo ele, é obrigatório que quando se faz a manutenção ou sucção para limpeza de piscinas públicas, já é obrigatório fazer sem qualquer pessoa dentro de água e quando faz verifica sempre as tampas, porque a força da água é enorme e ao longo do tempo ficam danificadas.

Nas privadas faz o mesmo, mas por vezes os donos esquecem-se que é preciso fazer a manutenção das bombas.

Obrigado por mais esta informação!

Beijos

Eu Me Mexo disse...

Boa noite Odele. Acompanho seu blog, apesar de nunca ter comentado. Estou criando um blog com o intuito de dar informações necesessarias a quem tem vontade de fazer algo bom na vida. Você sem duvida tem muito o que mostrar, tomei a liberdade e coloquei o seu blog entre os meus amigos, caso vc tenha alguma objeção, fique muito a vontade em me falar.
Você e a Flávia são exemplos para todos nós.

http://eumemexo.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails