Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Dispositivos de segurança para piscinas: Barreiras de proteção.

- 25 de junho de 2011

Além dos acidentes graves e fatais causados pela sucção dos ralos de piscinas,  tragédias e mortes também ocorrem com crianças pequenas até cinco anos de idade, que se estiverem sem a supervisão de um adulto, poderão ter acesso à área da piscina, cair na água e ter morte por afogamento.

Por isto é imprescindível a instalação de barreiras/cercas de proteção para restringir o acesso à piscina pelas crianças pequenas. A cerca deverá ter uma altura mínima de 1,2m e o portão deve ter fechamento automático com trinco auto-travante numa altura que uma criança pequena não alcance o trinco e possa destravá-lo.

Os estudos mostram que piscinas adequadas com cerca e portão de proteção podem reduzir o risco de afogamento de crianças pequenas em até 60% dos casos registrados.

SEGURANÇA NAS PISCINAS: ESTA É UMA CAUSA DE TODOS NÓS..

10 comentários

Unknown disse...

Bom dia minha querida amiga, ontem faleceu um bebe de 18 meses.
Numa casa, uma piscina sem barreiras, procuravam-no: afogado!
Uma pensa, como não tinha proteção, como deixar vagar ao bebe sem olhá-lo, é muito doloroso!

Envio-te todos os beijinhos para minha adorada Flavia, abraços tesouro!

Fatyly disse...

Mais um alerta importante que dás e bem . Nas piscinas e até lagos, que existem em restaurantes/quintas onde dão almoços, casamentos e baptizados, espreitei por curiosidade e de facto os 6 que visitei:) tinham essa barra protectora.

Tenho dois sobrinhos, já com filhotes, cujas piscinas também têm essa protecção. Aliás na altura em que a fizeram, quem a montou perguntou logo se havia crianças...daí eles terem jogado pelo seguro! A todos os meus dei conhecimento do teu caso/luta e foi algo que eles também tiveram o cuidado de verificar...a tampa protectora, embora a sucção só fazem quando ninguém está dentro, ou seja já à noite.

Mas muitas não têm essa informação versus cuidado e nunca é demais alertar...a não ser que não tenham crianças.

Beijos de sempre e para sempre!

peciscas disse...

Este é, de facto, mais um dispositivo essencial que bem deveria ser tornado obrigatório.
Ainda há dias li uma reportagem no jornal diário que costumo ler, e que alertava para a grande quantidade de afogamentos em piscinas que ocorre no em Portugal. E uma das medidas para que alertava a notícia era precisamente para a instalação destas grades. Mas, aqui como aí, está-se à espera de uma lei que regule esse tipo de precauções. Quando virá essa lei? E, já agora, contemplará também os dispositivos de sucção?
Já vi também, há anos, em França, uma piscina instalada numa moradia particular, que tinha uma cobertura que se fechava, deslizando em carris,tapando completamente a superfície da água, porque nessa casa moravam crianças bem pequeninas.
Isto mostra que, desde há muito tempo, há soluções técnicas capazes de prevenirem e evitarem trágicos e inúteis acidentes.
Por tudo isso, continua a justificar-se claramente a tua luta e a de todos nós em torno destas prementes questões de segurança.

Campanita de BarZaires disse...

Odele, paso a darte un beso y para que sepas que aunque no aparezca demasiado, no os olvido. Un beso grande para ti y Flavia.

Visite www.arteautismo.com disse...

Oi Odele,
querida boa noite para voce e para Flavinha.
Odele voce se tornou uma referência para alertar sobre os perigos dos ralos de piscina. Voce se preocupa com todos os que frequentam piscina , porque conheceu o descaso da piscina do seu prédio, onde sua linda menina foi tão brutamente prejudicada em sua existência .
O uso desta grades melhoraria muito a segurança do entorno da piscina.
Sei querida da sua luta pela vida e qualidade de vida de Flavinha.
Sempre terei guardado no meu coração a tua luta e teu amor de mãe.
Te visitar me dá animo para prosseguir, sempre lutando....
embora as vezes me sinta tão cansada.Voce é um exemplo para mim.
Um beijo com saudades em ti e Flávia.
Ray

Paul Law disse...

Dica sempre sensata sobre este assunto, Odele. Sua preocupação pode salvar vidas.

Um abraço.

Flavia disse...

Olá Odele,

Vi que visitou meu blog. Tenho este linkado no meu e leio já há mtos anos. Encontrei-o e o nome Flávia me chamou a atenção, daí vim a conhecer a história desta Flávia, uma menina querida cuja vida foi marcada p sempre devido a irresponsabilidade que vc bem coloca aqui.
Bjos.
Flavia

Unknown disse...

ACABEI de colocar o video da FLAVIA no meu blog!!!!
bjus e paz para vcs!!!
http://artesdajanemarcia.blogspot.com

Isabel disse...

É um absurdo que ainda existam piscinas sem um sistema de segurança adequado, se nos mares a proteção é garantida pelos bombeiros, nas piscinas deveria haver uma regulamentação que garantisse o mesmo, essa realmente é uma causa de todos nós.

Rafael disse...

Realmente é muito útil esta cerca de piscinas. Se toda piscina tivesse, certamente seriam muitos acidentes prevenidos!

Related Posts with Thumbnails