Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Dia das Mães, Maio de 2011 - Carta para minha filha em coma.

- 8 de maio de 2011
Amor de mãe deveria ter mais poder.

Flavia costumava me escrever carinhosas cartinhas no Dia Das Mães e depois do acidente que a deixou em coma, todos os anos no Dia Das Mães, retribuo aquele gesto de carinho de minha filha, escrevendo eu uma carta para ela.

Flavia,

Amor de mãe deveria ter mais poder!!!.

Se amor de mãe tivesse mais poder filha, eu já teria despertado você desse longo e misterioso sono que é o estado de coma em que você há tanto tempo mergulhou. E eu teria conseguido evitar filha, todos os sofrimentos pelos quais você passou.

Se amor de mãe tivesse mais poder filha, nós teríamos comemorado com uma bonita festa os seus quinze anos, a sua entrada na Faculdade, a sua formatura e sua formosura nesse dia especial que por você estar em coma, não aconteceu.

Se amor de mãe tivesse mais poder Flavia, todas as vezes que em seus ouvidos sussurrei : Acorda filha! Você teria despertado, você teria voltado e me dado aquele longo e esperado abraço que nunca mais você me deu.

Se amor de mãe tivesse mais poder filha, você não estaria vendo o mundo assim, apenas através da janela de seu quarto, nem você estaria se expressando apenas através de mim.

Mas infelizmente filha, amor de mãe não é tão poderoso quanto eu pensava ser, pois até hoje não me transformou em mulher ou mãe maravilha, nem me deu super poderes para eu despertar você.

Meu nome não é Odete, como algumas pessoas escrevem nos comentários, é Odele, com L e não com T.
Obrigada.

26 comentários

  1. Odele, feliz dia das mães. Uma das mães mais belas que já conheci. Bjo mineiro, Desirée

    ResponderExcluir
  2. ...lindíssima e comovente
    tua carta!!


    "Uma garotinha, perguntada
    onde era sua casa, respondeu:
    (onde minha mãe está).

    Keith L. Brooks

    Parabéns à todas as mamães
    já realizadas, e também
    àquelas que um dia serão!

    Muahhhhh

    ResponderExcluir
  3. ÉS uma mãe com mais poderes dos que os que julgas ter. Tens o poder de lutar dia a dia pela tua filha e para que tantas e tantas mães não passem pelo mesmo sofrimento que tu estás a passar, com a constante divulgação e alerta.

    Um beijo grande para as duas

    BF

    ResponderExcluir
  4. Odele
    Tenho a certeza de que a Flávia recebeu a carta.

    ResponderExcluir
  5. Odele,
    Você é Poderosa, é Maravilhosa!
    Você é um HEROÍNA!

    Suely

    ResponderExcluir
  6. ODELE, É UMA DAS MÃES MAIS PODEROSAS QUE SE POSSA IMAGINAR,VOCÊ É UMA GUERREIRA E ABENÇOADA POR DEUS, POR CUMPRIR SEU DESTINO DE SER MÃE COM TAMANHA PERFEIÇÃO!!! FELIZ DIA DAS MÃES E QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE E SEMPRE A TI E A FLÁVIA!!

    ResponderExcluir
  7. querida amiga Odele, é através da sua força que busco a minha egoísticamente; acho que seu poder de mãe é forte sim, pois você consegue nos comover com seu amor, com sua dedicação e carinho para com a Flavia e todas as outras pessoas...você é sim uma mulher maravilha pois Deus a escolheu para essa missão incrível...amo você,a Flávia e toda sua família e sintam-se amadas também por uma legião de fãs...FELIZ DIA DAS SUPER MÃES!!!! UM BEIJÃO E BOM DOMINGO!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Odele!
    Feliz dia das mães!
    Um forte abraço
    Marisa e Fabio

    ResponderExcluir
  9. Odele,

    Embora você tenha dito que lhe falta super poderes como mãe... Isto não é verdade e nem procede quando descobrimos que o maior poder que este mundo possa conhecer, você já o tem: O amor. Feliz Dias das Mães!!!

    ResponderExcluir
  10. Dentro do estado misterioso de Flavia ela recebeu a carta e sabe muito bem, ou melhor todos sabemos bem que és SIM uma mulher e mãe maravilha com super poderes para a tratares como a tratas, porque infelizmente muitas não conseguiram ou não conseguem por imensos motivos.

    Beijos meu doce e limpo-te as lágrimas com todo o meu carinho e enfeito os teus cabelos com as primaveras da tua varanda!

    Um chamego terno em Flavia

    ResponderExcluir
  11. Tu és a maior das mãe Odele.
    Parabéns neste teu dia, por tanto que dás aos teus filhos e ao mundo.

    Tua carta é linda e como diz o Observador, acho que Flávia a recebeu.

    A história que Vivian contou é igualzinha a uma que se passou comigo. Tendo estado minha filha hospitalizada por vários dias com 23 anos, em consequência de doença de Crohn, na véspera de regressar a casa me enviou uma sms com o desenho de uma casinha aconchegante e que dizia: "Tu és o meu lar e eu estou quase a chegar!:)"

    Tu também és o lar da tua menina, Odele. Ela sente-o, podes crer.

    Beijo grande para ti.
    Branca

    ResponderExcluir
  12. Este texto, que recorda outros que tens escrito a propósito deste dia, é mais uma pungente demonstração de amor pela tua filha.
    Compreendo a tua amargura , mas quero dizer-te que o teu amor de mãe tem feito muito pela Flavia.
    É claro que não a fez despertar desse sono misterioso, não lhe devolveu os sonhos e os planos de vida a que tinha direito. Mas cuidar dela nesse estado, mantendo-a preservada, dentro do possível, de maiores danos, abdicar, quase por completo, de uma vida pessoal mais livre e mais risonha, ao longo destes mais de doze anos, é um enorme, fecundo e poderoso acto de amor.
    Aqui, em Portugal, o Dia da Mãe (assim nós lhe chamamos), foi celebrado a 1 de Maio. Também eu me recordo, sempre com saudade, da minha Mami, que tinha os olhos, azuis claros e brilhantes, mais belos que eu já vi.No seu colo, já adulto vivido, eu encontrva o refúgio que me proporcionava momentos de paz únicos no mundo.
    Para ti, para a minha Mami, para todas as mães,dos quatro cantos da Terra, um sentido e amoroso beijo.

    ResponderExcluir
  13. Odele, seu amor de mãe tem tanto poder, que num país com nosso onde a memoria é tão curta, voce mantém viva a historia de sua filha, comovendo a muitos,chamando atençao, lutando,todos os dias perceverando nisso.
    Se olharmos para a doutrina Espirita, podemos pensar que Flávia esta evoluindo muito mais que nos todos juntos, por que veio para esse mundo dos sentidos e vive isso que esta vivendo. Ao mesmo tempo em que está ai perto de voce.
    Nao saiu se drogando, fazendo besteiras. Mas simplesmente dorme, vivendo o que tem que viver nesse mundo, como um anjo. O que posso dizer? Só posso te ouvir. Nada sei mais do que voce, sobre o teu sofrimento e a tua força.
    Por que com certeza, mesmo que teu espelho tenha esquecido de mudar de imagem, voce com certeza é sim a mulher maravilha, com tanta força para dar a tanta gente que sofre e que nao entende por que a vida é assim e nao de outra maneira.
    Um beijo Odele, muito carinho por voce e pela Flavia. Uma semana de paz para todos nós,
    Cam

    ResponderExcluir
  14. Odele, suas palavras são mesmo profundas. Nós que estamso lendo percebemos a emoção, o carinho e um pouco de tudo que você passou e passa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Odele,
    Já acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca me manifestei.
    Mas essa carta me emocionou demais. Sou mãe também e não posso imaginar a sua dor, todos os dias renovada com a imagem de sua filha tão amada na cama, com um mundo inteiro à disposição, sem poder aproveitar.
    Que D's dê força sempre, não só para estar ao lado da filha amada, mas também para que você tenha sua vida de volta.

    um beijo grande

    Daniela

    ResponderExcluir
  16. Odele, boa tarde. Há alguns anos acompanho o seu blog e a luta que você trava para proteger nossas crianças. Espero ser uma mãe tão boa e dedicada quanto você é para a Flávia. Seu poder de mãe esclarece a cada dia muitas outras mães e transforma inúmeros destinos. Continue maravilhosa!
    Um beijo grande,
    Juliana

    ResponderExcluir
  17. Oi minha querida, que linda a carta que escreveu para a sua, e, nossa princesa, sim que mesmo ela estando nesse sono profundo é sempre uma princesa, e, que bom seria um destes dias ela acordar para dizer"mãe eu te amo como sempre tenho te amado".
    Força minha querida porque Deus ainda tem um belo presente para vos dar, beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
  18. Ahhh Odele!!! Flávia não teria outra mãe melhor do que vc... ;)

    ResponderExcluir
  19. Odele, disculpa este silencio tan largo, he tenido mis blogs un poco desatendidos, voy y vengo pero no os olvido, un beso muy grande para ti y para Flavia desde es corazón.

    ResponderExcluir
  20. Sim, Odele
    O amor de mãe não tem o poder que vc imaginava ter. Por isso mesmo vc não pode mudar a situação da sua Flávia, que está tão perto e ao mesmo tempo longe. Mas, se pensarmos que vc pode vê-la, tocá-la, acariciá-la, podemos agradecer a Deus, pois ela está entre nós. Infelizmente, há muitas mães que dos filhos têm apenas objetos, fotos e recordações. Aconteceu com uma mãe da nossa família que perdeu a filha, que partiu com 16 anos após um acidente de carro. Essa mãe jamais esqueceu da sua filha, e a cada ano sofre muito no dia das mães e em todos os dias da sua vida. Há mais de vinte anos a sua vida não tem mais sentido! Sempre há o que possamos agradecer a Deus!
    Deus a ilumine e proteja, bem como sua Flávia!

    ResponderExcluir
  21. OI LINDA SEU NOME É DIGNO DE UMA MÃEZONA QUE É VOCÊ, ME ENCANTEI COM SUA HISTORIA E DE SUA FILIHA, DEUS NÃO PODERIA TER ESCOLHIDO MÃE MELHOR PARA A FLAVIA, ACHEI SEU BLOG POR ACASO BUSCANDO UMA PALAVRA DEPOIS DE UM DIA CANSATIVO COMO ALGUNS QUE TENHO TIDO A ALGUM TEMPO, TENHO UMA FILHA ESPECIAL COM 14 ANOS É LINDA TEMOS VIVIDO UM DIA POR VEZ, QUE BOM QUE ACHEI VOCÊS, BEIJOS. THAIS FERREIRA DE OLIVEIRA(UMAMAEPARATRES.BLOGSPOT.COM)

    ResponderExcluir
  22. OI LINDA SEU NOME É DIGNO DE UMA MÃEZONA QUE É VOCÊ, ME ENCANTEI COM SUA HISTORIA E DE SUA FILIHA, DEUS NÃO PODERIA TER ESCOLHIDO MÃE MELHOR PARA A FLAVIA, ACHEI SEU BLOG POR ACASO BUSCANDO UMA PALAVRA DEPOIS DE UM DIA CANSATIVO COMO ALGUNS QUE TENHO TIDO A ALGUM TEMPO, TENHO UMA FILHA ESPECIAL COM 14 ANOS É LINDA TEMOS VIVIDO UM DIA POR VEZ, QUE BOM QUE ACHEI VOCÊS, BEIJOS. THAIS FERREIRA DE OLIVEIRA(UMAMAEPARATRES.BLOGSPOT.COM)

    ResponderExcluir
  23. Mas ele tem um poder incrivel, um poder que faz uma mãe se torna um guerreira implacavel...

    Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Odele,
    Li uma reportagem sobre seu drama pessoal em uma revista Época, datada de 2008, em um consultório médico essa semana passada, fiquei muito comovida e encantada ao mesmo tempo, e abri hoje o teu blog na esperança de ver uma postagem de mudança pra melhor no quadro da tua querida Flávia. Infelismente ao que me parece continua tudo igual, mas mesmo assim resolvi te escrever e te dizer o tamanho da admiração que tenho por mães lutadoras e maravilhosas como você. Não importam o que digam, você é uma mãe especial e que pra quem, com certeza, Deus tem um projeto muito especial junto com tua filha, não perca as esperanças, elas são nossos sustentáculos. Apesar de não te conhecer já te admiro demais, vou orar muito por tua Flávia de hoje em diante e espero um dia abrir esse blog e ter uma postagem bonita dela mesma pra felicidade de todos nós. Beijos. Morgana Longo - Patos - Paraíba

    ResponderExcluir
  25. Ola querida
    Vim saber de voces e me comover às lágrimas.
    Ainda ausente do Interagindo, mas com muitas saudades.
    Passei pra deixar um beijo fraterno para pra vc e pra Flavia.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Ola Odele, entrei nesse blog por um acaso e percebi que a mídia deveria falar mais sobre esses acidentes em ralos de piscinas e também comentar sobre precauções e seguranças nas piscinas.
    Eu mesma poderia ter me acidentado várias vezes, pois nunca tive esses cuidados, sempre gostei de nadar até o fundo das águas e voltar. Principalmente em piscinas aquecidas de resorts e hotéis. Já vi vários sugadores que comentam que são jatos, mas põe os cabelos perto desses jatos...Não quero nem pensar.
    Força e superação pra voce Odele e sua filha deve sentir o seu amor.
    Converse com ela, a ame, ela estará sempre com voce!!!
    Meus pais nunca falaram sobre esses ralos com a gente, tadinhos, mal sabe eles o que poderia acontecer com a gente.
    Eles sempre falavam pra tomar cuidado com o sol,passavam protetores na gente e falavam pra eu e meus irmãos não entrarmos com a barriga cheia na água pra não dar congestão. Mas, isso dos ralos, é coisa séria...
    Força!!
    abç
    Flavia

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails