Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Ralo de Piscina, infelizmente, outra vítima já em 2011.

- 31 de janeiro de 2011

"Criança morre afogada em piscina de clube no interior de SP

Menino foi sugado pela tubulação durante manutenção.
Acidente aconteceu em Taquaritinga, cidade próxima a Ribeirão Preto.

Do G1 SP
Um menino de 5 anos morreu afogado no Clube Náutico de Taquaritinga, no interior de São Paulo, na tarde deste domingo (30).
Segundo a polícia, o garoto estava em uma das três piscinas do clube, que era esvaziada, e ficou preso no fundo, sugado pela tubulação. Dois soldados do Corpo de Bombeiros que estavam de folga no clube tentaram reanimar a criança, sem sucesso.
De acordo com o diretor social do clube, José Sérgio Dias, o clube foi fechado nesta segunda (31), em luto pela morte da criança. A diretoria irá apurar o acidente, mas aguarda o resultado da perícia para tomar as medidas cabíveis.
A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso. O enterro da criança será às 17h, em Taquaritinga."

Fonte: G1

Por vezes, percebo que quando falo de acidentes causados por  esses ralos de fundo de piscinas, mesmo pessoas do meu conhecimento, consideram um exagero  de minha parte,  e talvez achem que por ter sido minha filha uma das vítimas desse tipo de acidente, eu tenha ficado paranóica com acidentes  causados por ralos de fundo. Não, não sou paranóica, sou realista.  As pessoas, principalmente, os responsáveis por locais onde estão instaladas piscinas, parecem não se dar conta do perigo que de fato existe no sistema de sucção de uma piscina. E não adianta culpar os pais, para se livrarem da responsabilidade que na realidade  é deles:  De quem vende o equipamento de sucção, de quem administra e de quem mantém uma piscina funcionando.

Ao contrário de Flavia, que após mais de 12 anos de batalha judicial, viu apenas meia justiça, esperemos que  TODOS  os responsáveis por mais este acidente causado, de novo, por um  ralo de piscina, sejam devidamente condenados.
=================
Após eu ter publicado este post, um leitor que deixou o e-mail mas não o nome, fez  três comentários neste post, já por mim  publicados, onde me informa de mais um  acidente causado pela bomba de sucção de  uma pisicna. Desta vez a sucção da bomba da piscina  vitimou uma mocinha de 13 anos, que tendo os cabelos sugados, faleceu em  28 de Dezembro de 2010. Ou seja, os acidentes causados por sucção de piscinas que publico no blog de Flavia são aqueles que me chegam ao conhecimento. Sabemos, infelizmente, que muitos desses acidentes acontecem sem que sejamos informados. Portanto, o problema é maior  ainda do que nossos olhos e ouvidos  conseguem captar.

TRAGÉDIA DOMÉSTICA Adolescente morre após se afogar na piscina de casa

Uma tragédia doméstica tirou a vida da adolescente Joice Rangel Ribeiro, 13 anos. A menina se afogou na piscina da própria casa, na praia de Grussaí, em São João da Barra.  De acordo com familiares de Joice a água da piscina estava sendo retirada por uma bomba de sucção. A bomba provavelmente sugou a adolescente pelo cabelo. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu na madrugada desta terça-feira (28/12), no Hospital Ferreira Machado, em Campos.

A menina teria sido avisada de que a piscina não poderia ser usada. Joice estudava no Liceu, em Campos e foi sepultada no Cemitério Campo da Paz."
Fonte: Ururau.com.br - Publicada em 28 de dezembro de 2010 · 20:10 (*)

(*) Infelizmente, esses links depois de algum tempo, deixam de funcionar e não se consegue mais chegar à notícia. Mas  localizei um fotolog com a notícia desta morte. Neste título: Era Uma tarde Chuvosa.
Minha intenção ao fornecer links é apenas comprovar o que escrevo no blog de Flavia.

Nota: São João da Barra fica no Rio de Janeiro.

Obs: Peço desculpas a quem já havia comentado meu post anterior, com o título Delicadeza. Mas em respeito a estas crianças que acabam de falecer  por mais um acidente causado pelos perigosos ralos de piscinas, o  post  Delicadeza, publicado antes deste, será republicado posteriormente, com os comentários deixados. Como os leitores do blog de Flavia sabem, foi devido a um acidente causado por um ralo de piscina,  funcionando de forma irregular, que Flavia está em coma vigil há mais de 13 anos. Lamento muito por mais essas duas crianças que vieram a falecer por um problema - Falta de segurança nas piscinas -  que bastaria vontade e determinação das autoridades para que  esse problema   fosse resolvido.

13 comentários

Fatyly disse...

"consideram um exagero de minha parte, e talvez achem que por ter sido minha filha uma das vítimas desse tipo de acidente, eu tenha ficado paranóica com acidentes causados por ralos de fundo."

Aqui, respiro fundo para não dizer um palavrão, e faço imensas ?????????? com quem pensa desse modo!!!!porque pimenta no cú dos outros é refresco na minha boa!!!

"Não, não sou paranóica, sou realista."

e não és de facto e muita coragem tens tido como mãe e mulher com M grande, em tentares SALVAR OUTRAS CRIANÇAS DO FLAGELO E NEGLIGÊNCIA que proliferam em piscinas por todo o mundo.

De tal forma que a SODROMAR já fez a tampa FSB para salvar vidas.

Pobre criança e que os responsáveis sejam devidamente condenados, ao contrário do teu caso.

Beijos com bastante emoção e quanto ao post que referes não tem problema.

peciscas disse...

Triste , muito triste, mais esta notícia trágica do desaparecimento de mais uma vida que estava no seu início.
Notícia, que, para lá da horrível realidade que encerra, te dá razão para continuares a tua luta em prol do incremento da segurança nas piscinas.
Infelizmente, apesar de todos os alertas que aqui e noutros locais tens deixado, continuam a existir situações de incúria e desleixo que fazem repetir a ocorrência deste tipo de absurdos acidentes.
Quando, como aqui já se tem visto, designadamente com o post anterior que refere mais uma solução técnica capaz de evitar a sucção de pessoas nas piscinas, esses acidentes são perfeitamente evitáveis.
O meu lamento, misturado com um sentimento de ira, perante mais uma absurda ocorrência que causou uma vítima inocente.
E que, Odele, nunca a voz te doa, por continuares nesta luta que é um serviço público de inestimável valia.

Saramar disse...

Odele, é muito triste saber de mais esta tragédia.
Por outro lado, é revoltante perceber que os "responsáveis" pela manutenção das piscinas jamais se responsabilizam pelos desastres, pelas dores, pelas mortes.
Mais revoltante ainda é ver que a "justiça" brasileira não defende as vítimas, ficando sempre do lado dos algozes.
Beijos

Anônimo disse...

Tem que se fazer tudo para acabar definitivamente com esse tipo de problemas.
Até quando vamos continuar a ver destas coisas?

É preciso fazer justiça.

Thamires Louvain disse...

Boa Tarde Odele,já faz um tempo que venho ao seu blog e leio sempre sobre o seu caso.Encontrei com o seu blog porque eu vendo piscina,e eu tento mostrar para os meus clientes o risco que o filtro de areia tem,mas eles acham q é mínimo ou que é um caso em um milhão ou q n vai acontecer com eles...pq o filtro de areia(sucção fechada) já é proibido fora do país justamente pelo risco de acidente com piscinas.Eu trabalho com a piscina de fibra IGUI,mas o sistema de filtragem é para qualquer piscina...e nesse meu filtro n tem sucção nenhuma e nem ralo no fundo,a minha piscina n possui nenhum furo no fundo por n haver necessidade.Semana passada aki na minha cidade de Campos dos Goytacazes- RJ aconteceu um caso com vitima fatal uma menina de 13 anos que foi puxada para o fundo e morreu mesmo.Logo tive muita procura pelo sistema de filtragem Progeu G3.Estou te enviando um link que talvez vc goste de ver,é sobre o funcionamento do sistema de filtragem.Um grande abraço.E foi um prazer enorme viu.
Fiquem com Deus vc e Flavia esse anjo lindo que Deus acompanha sempre!

Thamires Louvain disse...

Eu tinha me esquecido de enviar o link...

http://www.progeu.ws/bra/menua10.php

Um enorme beijo!

Thamires Louvain disse...

Eu procurei essa matéria ki de uma cidade vizinha minha aki o dia todo pra mandar pra vc.
Veja o link:

http://www.ururau.com.br/cidades7469_TRAG%C3%89DIA_DOM%C3%89STICA_Adolescente_morre_ap%C3%B3s_se_afogar_na_piscina_de_casa

Paul Law disse...

Não acho que você esteja exagerando. O problema maior está sempre nas pessoas, como você bem disse. Todo mundo atribui a responsabilidade ao outro ou á alguma coisa. As coisas continuam iguias...

Abraço a você e a Flavia.

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

É a tragédia nos ronda. Aqui uma família perdeu dois irmãos gêmeos de 13 anos afogados em uma lagoa por falta de salva- vidas. O que nos deixa triste de ouvir da mãe: Nasceram juntos e morreram juntos.
è lamentável o dewscaso de algumas autoridades.
Passei por aqui e gostei. Bjs

Anônimo disse...

Querida Odele,
mais uma tragédia fruto da negligencia e irresponsabilidade dos organismos responsáveis.
Nem tenho palavras para classificar estes acidentes, estou chocada! Os anos passam, os acidentes acontecem e ninguém aprende nada com eles.

Beijinho amigo para ti e Flavinha,
Ana Martins

Day fr disse...

um absurdo isso,estou seguindo seu blog,chocada com toda essa impunidade
http://dayse177.blogspot.com/

Anônimo disse...

Odele, pimenta nos olhos dos outros é refresco. A mensagem serve para quem acha que falar de problema sério é exagero.

Como diz, sempre, a mainha,

dias felizes
Allana Olsson

Unknown disse...

Olá Odele,



Encontrei seu blog na revista época,e fiquei muito emocionada pela sua luta com sua filha,sou mãe e entendo todo o amor e essa luta sem fim,tenha muita fé o bastante pois milagres sempre acontece,a vida pode lhe presentear com o mais lindo despertar,com as vozes sempre dos seus sonhos,pois aparti de agora vc estará sempre nas minhas orações de força,coragem,perseverança,desejo mas força e fé a você,Amém!

Atenciosamente,

Andréa de Oliveira

Related Posts with Thumbnails