Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

UMA BOA NOTÍCIA!

- 16 de dezembro de 2010
 Tampa FSB desenvolvida pela Sodramar

Esta tampa  é compatível com  qualquer dreno de fundo existente no mercado.

Esta informação que agora divulgo, deve ser de interesse público, principalmente de condomínios, clubes, hotéis, motéis, parques aquáticos e todo e qualquer lugar onde houver instalada uma piscina.

A nota abaixo está sendo publicada na Revista da ANAPP. - Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins.

"A Sodramar é uma empresa que sempre se preocupou em inovar, tanto na área tecnológica quanto na qualidade de seus produtos, sem esquecer jamais da Segurança dos seus clientes.

Pensando nisso criou a Tampa FSB 30m³, baseada em normas de segurança internacionais que tornam a piscina mais segura, aumentando a vazão do dreno para 30m³, com isso impedindo a sucção dos banhistas e até mesmo que ocorra o aprisionamento dos cabelos, eliminando o risco de acidentes envolvendo o dreno de fundo.

A tampa, fabricada e patenteada pela Sodramar e já disponível para pronta entrega, adapta-se facilmente a qualquer dreno de fundo existente no mercado, sem a necessidade de danificar a estrutura já existente na piscina.

O nome FSB vem das iniciais da menina Flavia Souza Belo que vive em coma há mais de 12 anos, depois de ter ficado presa pelos cabelos, em um dreno de fundo mal dimensionado. Este nome é uma homenagem da Sodramar à Odele Souza, mãe de Flavia. Odele luta há vários anos pela criação de normas e regras para segurança nas piscinas e pela conscientização das empresas do setor. A história de Flavia pode ser conhecida no blog Flavia, vivendo em coma. http://www.flaviavivendoemcoma.blogspot.com, criado por sua mãe."

Conforme me explicou Vladimir Moutinho, técnico da Sodramar, “Esta grade possui um exclusivo sistema de duplo escoamento, atuando como anti-turbilhão e grade convencional, proporcionando um limite de vazão até 200% maior que as grades tradicionais, sem permitir total obstrução da área de sucção”.

No lojista, a tampa FSB custa hoje, R$ 39,00. (trinta e nove reais). Como vemos, custa pouco evitar acidentes. Obviamente haverá o custo da instalação.

AVISO IMPORTANTE: (copiado do manual de instalação da tampa FSB)
A substituição da tampa convencional em piscinas já construídas e cheias d água deve ser feita com sistema hidráulico desligado e por um profissional qualificado, experiente e que saiba nadar, uma vez que este procedimento só poderá ser realizado através de mergulho de profundidade.

AVISO IMPORTANTE2: A Sodramar indica a empresa Stillus Piscina para a instalação da Tampa FSB. O Sr.Geraldo da empresa Stillus, é pessoa experiente na instalação da Tampa FSB e quando necessário, faz a devida adaptação para os ralos de formato quadrado. Telefones da Stillus Piscinas: (011) 5563-3773.

Quero agradecer ao Sr.Augusto Cesar de Araujo, Diretor da Sodramar por esta bonita homenagem, colocando as iniciais do nome de Flavia neste importante produto de sua empresa. Certamente a tampa FSB vai salvar muitas vidas. Assim é que eu entendo que deve ser uma empresa digna de nosso respeito: Que “não esqueça jamais da SEGURANÇA de seus clientes”.

Esta notícia que agora publico, eu considero um presente para mim e Flavia que fazemos aniversário hoje.

Um abraço a todos e até o próximo post.

42 comentários

Isabel Filipe disse...

Querida Odele e Querida Flávia.

um beijinho bem especial pelo dia de hoje ...

sem dúvida que esta notícia é muito boa e uma óptima prenda de aniversário.

muitos beijinhos,
com todo o meu amor e carinho,

isabel

Fatyly disse...

Li e reli e fiquei imensamente emocionada com a ideia do Sr.Augusto Araújo - Sodramar lançar um "FIM" com as iniciais da tua/nossa menina "FSB" às ratoeiras existentes nas piscinas e afins. Para ele as minhas saudações e muito êxito na sua empresa.

Para ambas é de facto um magnífico presente de aniversário e sentires mais uma vez como este teu espaço tem sido tão útil e o que aqui deixas tem efeito boomerang positivo.

Parabéns meu doce e que tenham um dia feliz e com muito sol e aqui vos deixo um beijinho muito amigo e sincero.

Glória Tupper disse...

Parabéns, Odele e Flavia, pelo aniversário!! Parabéns À Sodramar, que desenvolveu um produto eficiente e barato, que pode evitar que tragédias como a que aconteceu com a nossa Flavia voltem a ocorrer.

Beijos, meninas!

franciete disse...

Minha querida , ainda bem que algo já se fez em beneficio dos outros embora a sua dor esteja ainda bem vincada para sempre, mas hoje ou seja no dia do seu aniversário foi uma boa noticia.
Agora venho desejar-lhe além de um aniversário já atrasado, mas que este Natal seja em tudo melhor do que os anteriores,com amor e paz em seu coração.
Beijos de luz e muita esperança

Pensando Alto...... disse...

Querida Odele e querida Flávia, desejo de todo o meu coração um Feliz Aniversário, que Deus continue lhes acomapnhando sempre!!
Já a Sobramar meu muito obrigada, acredito que todos que acomapanhamos a trajetória de Flávia e Odele, se sentiu feliz e emocionado tbm.

Odele se vc me permitir gostaria de divulgar esse poste claro com os devidos créditos em meu blog, caso não tenha problema, favor responder.

Um beijo especial neste dia tão especial!!

:: Nanda :: disse...

Odele,
Que boa notícia! Fico aliviada de saber que há empresas que se preocupam com a VIDA!
Um grande avanço na sua luta, esta tampa é um reconhecimento de tudo que você alerta para a sociedade!
Um super feliz aniversário para você e para Flávia!
Beije-a muito por nós!!!
E que você seja sempre iluminada...
bjos

Anônimo disse...

Odele,

Feliz Aniversário para você e sua menina linda. Realmente foi um belo presente, não só para você e para Flávia, mas para todos nós. Desejo muita saúde e felicidade para vocês. Mande um grande beijo para Flávia. Você é uma mãe maravilhosa. É lindo ver o carinho e amor que você tem pela sua menina. Um verdadeiro exemplo de mãe, que ama e cuida, da apoio e carinho e ainda encontra forças para lutar não só pela justiça para Flávia, mas também por ações para garantir a nossa segurança. Vocês estão sempre nas minhas orações.

Anônimo disse...

Que homenagem linda! Parabéns à Sodramar e a você, pelo seu trabalho incansável de conscientização. Beijocas para a Flávia.

artemanha disse...

Odele, isso é fruto de toda a sua dedicação, você tem ajudado a salvar várias vidas com seu trabalho de divulgação, até me arrepiei ao ver essa notícia...que bom e tomara que muitas outras ações como essa sejam feitas e você poste aqui para a gente ficar um pouco mais feliz...a Flavia é mesmo um anjo de Deus aqui na Terra...parabéns...um beijão...

Daniel Savio disse...

Interessante o aparelho, principalmente por não haver necessidade de mudanças físicas...

Fiquen com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Odele, que notícia boa nao é mesmo? Quantos acidentes poderao ser evitados com este tipo de ralo.

Espero que os novos ralos sejam um sucesso e que haja conscientizacao das pessoas que dirigem um clube assim.

Parabéns!

Um grande abraco

Anônimo disse...

É, sem dúvida, uma boa ideia.

Aproveito esta minha passagem por aqui para vos desejar um BOM NATAL, e que tudo corra como desejarem e seja possível.

Beijinhos

rosa disse...

Feliz cumple Flavia!!! estoy segura que vas a despertar desde hoy que conozco tu historia estás en mis oraciones, Odele te felicito , muchos besos a las dos

Lucia Helena disse...

Odele,
Leio seu blog e vejo a luta q todos enfrentam, home care, medos, angustias e a vontade inabalável de vencer. Em tempo, são poucos blogs que nos dão caminho na luta tão sofrida que é o coma, nunca pare de escrever, vc não imagina o bem que você proporciona, lendo seu blog vc acalma, ensina caminhos e muito mais, ensina como o afeto e a dedicação são primordiais nessa luta que às vezes é tão sofrida.

Abraço de mineiro é de encontrar os corações, sinta-se abraçada e acalentada,

Lúcia Helena

Letícia Losekann Coelho disse...

Com certeza uma grande notícia, Odele!!! Já mandei e-mail para todos que conheço e divulguei no tiwtter :D
Vários acidentes podem ser evitados!!
Beijos

Andanhos disse...

Ótima notícia!
Feliz aniversário para vocês!
Beijos, com carinho.

Luci Lacey disse...

Odele e Flavia

Grande noticia!! Parabens a voces, pela luta e empenho.

Parabens pelo aniversario, Odele e Flavinha.

Beijinhos para as 2.

peciscas disse...

Antes de mais, um beijinho especial para a Flavia e a Odele que, para além de tudo o mais que já vai na história, teriam de ter nascido num dia igual : 16 de Dezembro.
Parabéns!

Esta nova tampa da Sodramar, é uma excelente inovação capaz, como dizes, de salvar vidas. Mostra que uma empresa pode ter legítimos e naturais interesses lucrativos e investir na procura de novos produtos que sirvam a comunidade e evitem, o mais possível, a ocorrência de danos.
Um bem haja à Sodramar e a quem a dirige, que mostra ser gente sensível e com valores humanos de salientar, neste mundo tantas vezes mesquinho e frio.
Ao atribuírem as iniciais do nome da Flavia a esta nova tampa, prestaram uma bonita homenagem à tua filha. E certamente que a esolha foi justa, pois creio que o terrível acidente que sofreu (e a divulgação persistente que aqui tens feito dos perigos dos ralos de piscinas) foi o facto que impulsionou a Sodramar para a invenção desta solução.
É claro que todos nós preferiríamos que as iniciais do nome da Flavia não estivessem atribuídas a uma tampa de piscina, pelas razões que sabemos. Era sinal que o sorriso da nossa querida menina continuaria gaiato como deveria ser, que os seus dedos ainda percorreriam os teclados, que o seu corpo ágil ainda se exprimia pela dança e a sua voz de sininho ainda estaria a soar junto dos ouvidos de quem a ama.
Mas, seja como for, o gesto da Sodramar só pode ser louvado.
Neste dia de aniversário singular, certamente sabe bem ter gente amiga ao vosso lado.
E tu Flavia e tu Odele, podereis ter o justo orgulho de terdes conquistado o carinho e amizade de muita gente.
Parabéns!

Beezzblogger disse...

Querida Odele, quero-te desejar um feliz Aniversário.

Um forte abraço daqui do tamanho do mundo para vcs.

Desejo-vos também saúde e paz.

Essa notícia é sem dúvida uma pedrada no charco, e vem trazer mais um sentimento de segurança a todos nós.

Quero-te também dizer, que isso, segundo me parece, não é novo, porque hoje estive à beira duma piscina particular com mais de 25 anos, e salvo o erro, tinha os ralos do fundo parecidos com esse da foto. Será?

Bem, contudo este deve ser de nova geração, e também vai contribuir para uma melhor segurança concerteza.

Um Forte abraço, e mil beijinnhos para a doce Flávia.

Carlos Rocha

Adao Braga disse...

Além da homenagem Odele, FSB, a empresa não poderia também destinar parte das vendas do produto para você, e ou, para a criação, manutenção de apoio de algum projeto social?

Odele Souza disse...

Respondendo ao comentário do Adão Braga:
Adão, primeiramente, obrigada por sua visita e comentário no blog de Flavia.
Realmente, os cuidados com Flavia me obrigam a ter imensas despesas. No entanto, tenho por princípio, não aceitar doações de qualquer natureza. Quem teria que pagar pelas despesas com Flavia seria, os RESPONSÁVEIS PELO ACIDENTE - o condomínio JARDIM DA JURITI e a empresa JACUZZI DO BRASIL, esta, infelizmente, ilibada de culpa pela nossa justiça.Esta é a nossa justiça Adão. Lenta, burocrática, INJUSTA. Foram 12 anos de processo para eu ver depois uma justiça feita pela metade. Condenaram o condomínio mas inocentaram a Jacuzzi.Esta é a nossa justiça.

Um abraço

Betty Vernieri disse...

Realmente, Odele, esse é um presente de aniversário para receber com satisfação.
Dá gosto saber que uma empresa brasileira se preocupa com a segurança das pessoas que usarão seus produtos.

Abraços para você e Flavia pelo aniversário.

Maria Dias disse...

Oi Odele q bacana hein?Tomara q esta tampinha realmente salve vidas e teu grito não vai ser em vão...

Beijinhos


Maria Dias

P.s.Aproveitando para avisar q estarei mais por aqui pois meu Avesso está voltando!Aguardo vc!

sheila disse...

Odele,
Ao saber dessa tão boa notícia, e por conhecer sua luta diária, me emocionei muito... parabéns a você por ter encontrado uma forma especial de transformar tua dor...e por tua coragem que não deixa "calar" a voz de Flavia.
Um grande abraço a vocês queridas.

C Valente disse...

Deixei no meu blog um simples presente com votos de BOAS FESTA
Saudações amigas

Blogando Francês disse...

Odele querida.
Parabens pelo aniversario.
Paz e luz pra voces.
Belo presente, significativo diante da intensa luta .
Bjs nos coraçoes da meninas guerreiras.

Iole disse...

Muito feliz dessa vitória!
Sempre choro em emociono quando leio o teu blog!
Você é um exemplo, Odele!

Vivian disse...

...que maravilha saber que embora
exista muita irresponsabilidade
e injustiça campeando neste mundo,
existem tbm pessoas do bem,
tentando previnir e amenizar tantas dores.

parabéns às duas lindas!

beijos carinhosos!!

Branca disse...

Que maravilhosa notícia e prenda para o vosso dia de aniversário, Odele.
Deixo um beijinho de parabéns às duas, três dias atrasado, mas de todo o coração.
Eu também nasci por estes dias, uma surpresa boa para mim saber que estamos no mesmo signo.

Que tudo corra bem dentro do possível.

Muitos beijinhos
Branca

Jeanne Geyer disse...

Odele, que linda homenagem e que belo presente de aniversário.
\parabéns às duas, com muito carinho e energias positivas :)
beijos

Vanity Fair disse...

Boa Noite, sempre passei pelo blog esporadicamente, li a reportagem sobre Flávia e vc, quando eu fazia estágio em um escritório, eu era responsavél pelo Cliping de Notícias e saiu na Época, me lembro bem acho q tinha 21 anos, cheguei em casa e acessei o seu blog e vi o imenso carinho que vc tem pela sua filha, inabalavél ao meu ver, hj com 23 anos, sou bibliotecária, formei-me esse ano, pela UNIRIO e volto aqui em seu blog e pesquisei algumas notícias sobre pessoas que acordam do coma e vi que é possivel, encontrei duas notícias, o q me deixou esperançosa, já q a principio pensava q vc era uma mãe q havia parado no tempo para cuidar de alguém q nunca voltará, mas hoje eu sei q é diferente, como essa notícia: Um polonês que permaneceu 19 anos em coma, depois de ter sido atropelado por um trem, surpreendeu os médicos ao retomar a consciência. Enfim, eu sinto e torço muito para que Flávia acorde logo e traga bastante alegria e sorrisos para todos nós, eu tenho fé e certeza que ela irá acordar, assim como as notícias que eu peguei na internet. Gostaria de fazer uma sugestão, a senhora poderia entrar em contato com o grupo AVAAZ e contar sobre a necessidade da lei dos ralos da piscina a eles e através de um abaixo assinado poderia entrar em vigor mais rápido essa lei. Bjos e Boa Sorte, Ana Carolina.

C Valente disse...

Santo Natal

Flávia disse...

Olá Odele !
Primeiramente queria lhe dar os parabéns por esse blog. È importante que as pessoas saibam os perigos dos ralos de piscina.
Acompanho o blog a algum tempo, porém nunca comentei aqui. Não pude deixar de me identificar com a história de Flávia. Primeiramente pelo nome, também me chamo Flávia. Segundo porque faço aniversário dia 16 de dezembro, igual a vocês. E terceiro, porque a 6 meses convivo com uma pessoa em coma vigil, e sei que não é nada fácil.
Parabéns mais uma vez pelo blog e por essa ótima noticia que você compartilhou conosco hoje !
Um grande abraço pra você e para minha xará Flávia.

Fá menor disse...

Os meus votos de uma Feliz Quadra Natalícia:
Um santo Natal e um Novo Ano de harmonia!

Beijinhos

pensandoemfamilia disse...

Oi querida
Bela conquista passei paraa desjar a você e sua família paz que o nascimento de Jesus significa no simbolismo da esperança.

bjs, com carinho

Marise disse...

Odele,

que a paz do natal esteja com vocês hoje e sempre!

. intemporal . disse...

.

. odele e flávinha,,, .

.

. não posso deixar de Vos desejar no dia de hoje um santo natal, na certa certeza de que um dia a justiça será feita .

.

. um beijo meu .

.

. paulo .

.

Anônimo disse...

Oi Odele.
Como esta essa forca?
Eu sou Kaline, sou de Natal,Rn.
Quero te dizer,que hoje eu conheci sua historia,e que fiquei sensibilizada e admirada,com sua forca,energia positiva e todo seu amor.
Vi suas resportagens,e vi o quanto sua filha e linda e forte.
Ela realmente e,a bela adormecida.
Tenho certeza que ela sente o seu amor,seu carinho,sua voz...somente nao pode manifestar ainda,mais que te sente,sente sim.
Eu de agora em diante,vou acompanhar um pouco da vida de vcs,se me permite..
E vou tambem divulgar,para os meus amigos e familiares.
Pois vc e exemplo de mulher,de forca e de tudo o que e bom.
Que vc nesse Natal,possa receber muitas bencaos.
Com Carinho,Kaline.
Desculpa a falta de acentos,o meu notebook e importado.

Zé "Prisas" Amaral disse...

É sempre bom vir por aqui.

Venho um pouco atrasado para o aniversário - a viagem por mar é longa :) - mas o que importa é que sabe bem ler notícias boas que podem, e devem, evitar consequências menos risonhas.

Entretanto, já assinei a petição e resta-me dar um beijinho de muito carinho à Odele (com L, ó amig@s) e à Flavia. Juntas no aniversário, juntas na Vida.

Estão a mobilizar activos e isso é muito bom.

Cá estarei na próxima actualização.

Carol Pinheiro disse...

oi odele,
o seu blog transmite amor a todos que o leem.sempre que posso dou uma passada por aqui e no pensamento transfiro muito carinho para você e a linda Flávia.
a história de vocês duas é um exemplo para todos!
que 2011 seja de muita luz,amor,saúde!mil beijinhos para vocês!

Zé Povinho disse...

Passei tarde para as felicitações, mas ainda a tempo de desjar um Bom Ano de 2011.
Abraço do Zé

silvann@ disse...

Odele, peço á Deus que a sua causa tenha um final feliz, Silvann@.

Related Posts with Thumbnails