Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Uma janela aberta para o mundo. Para sempre.

- 16 de janeiro de 2010
Janela do quarto de Flavia.

Amigos e leitores do blog de Flavia,

Por conta do acidente causado à Flavia e dos longos anos - já são mais de doze - de luta intensa contra a negligência, a impunidade e a injustiça, tenho em mim acumulados, desgaste e cansaço, tanto físico quanto emocional, o que me leva a uma necessidade de moderar minha presença na Blogosfera. Isto não significa absolutamente que eu esteja me distanciando da causa de Flavia ou baixando a bandeira que levantei para protestar contra uma justiça lenta, burocrática -  por  tantas vezes injusta  -  e para alertar as pessoas para o perigo dos ralos de piscinas. Eu e Flavia estamos cansadas, mas não derrotadas.

Peço a  compreensão de todos que nos visitam e nos acompanham. Asseguro que minha presença não mais tão constante nos blogs, deve-se não só ao fato de minha impossibilidade de corresponder totalmente à grande onda de solidariedade que nos envolveu, como também à necessidade que tenho de me dedicar a outras tarefas urgentes – focadas em Flavia .

Este blog,- mesmo de forma mais moderada - continuará a ser a voz de Flavia. Esta janela pela qual eu e minha filha nos mostramos ao mundo, conversamos e trocamos afetos com tantas pessoas, continuará para sempre aberta. Para sempre.

Muito obrigada.

36 comentários

Isabel Filipe disse...

Querida Odele ...

Todos entendemos a tua necessidade de descanso ...

chega uma altura que é mesmo necessário fazer uma pausa ...

a voz de Flávia ficará sempre junto de todos nós ... pois ela já percorreu os quatro cantos do mundo, alertando para os perigos que uma piscina pode esconder ...

eu ... manter-me-ei por aqui, sempre pronta e disposta a judar-te seja no que for ...

beijinhos e até mais logo

Isabel

denise rangel disse...

Descansa, querida, você merece.
Estamos sempre aqui. Meu email está a disposição pra conversarmos.
beijo, menina

Fatyly disse...

Como compreendo perfeitamente esse teu estado físico e mental e há que saber parar na hora e momento exacto. Sabes que se precisarem estarei sempre por aqui.
"Muito obrigado"...EU por tudo que me ensinaste e um grande, mas grande abraço ou xicoração de sempre e para sempre desta vossa amiga sincera e verdadeira.

Garota Karioka disse...

Querida,
Que Deus abençõe você e lhe força para continuar sua luta.
Ficaremos com saudades quando estive ausente, mas compreendemos perfeitamente sua necessidade de descanso e suas prioridades.
Muita luz!
Beijos para vocês duas.

Cloeh disse...

Querida estimada Odele é super compreensivo o seu estado de animo.O tempo de fazer uma pausa chega para todas nós blogueiras ,não que o carinho recebido não nos faça bem mas quando nos vemos impossibilitados de responder a todos nos "cobramos" de qualquer forma mas sei que mesmo q o seu tempo não lhe permita visitar-nos,a grande ajuda vc nos deu escrevendo o blog da Flavia.
Eu espero que um dia através dessa janela vc e Flavia possam ver A JUSTIçA ser feita e assim nós todos q seguimos esse blog possamos gritar com vcs VITÓRIA...Tenho muito respeito por vc e sua familia e não esqueço q um dia vc me ofereceu seu "ombro pra mim chorar",sua mão pra mim ajudar quando eu estava arrasada por ter descoberto o CA de mama,estou curada e feliz...então aproveito para agradecer a sua presença na blogesfera. FIQUEM COM DEUS e com meu carinho e dos meus familiares tb.Beijos

Iole disse...

Imagino sim sua dificuldade, Odele. Até quem não tem tanto o que se ocupar nem sempre posta nos blogs da vida!
Mas como é que vocês estão?
Algum avanço com Flávia?

(Iole Godinho)

Dengos,Mimos e Lembranças. disse...

Oi Odele,vi a reportagem de Flavia na epoca,e fiquei muito sentida com tudo...Tenho 27 anos,e uma filha de 10,e fico muito feliz e mais forte ainda,por que sei que nesse mundo ainda existem mães fortes como você.
Muita luz e paz nessa caminhada.

Anônimo disse...

Querida Odele, de minha parte terá sempre toda compreensão do mundo.Aproveito e deixo meu carinho pra vc e Flavia.Bj
César

Unknown disse...

Querida amiga
compreendo perfeitamente a sua posição, descanse mais e sempre que se sentir capaz e com tempo para aparecer, cá estaremos a lhe fazer companhia.

Beijinhos,
Ana Martins

Jalul disse...

QUERIDA,

SABEMOS QUE ESTA PAUSA É NECESSÁRIA. TAMBÉM SABEMOS QUE ESTA JANELA NÃO FECHARÁ. NA MINHA COMPREENSÃO NÃO É UM BLOG DEFINITIVA E EXCLUSIVAMENTE DESTINADO À FLAVINHA: É SERVIÇO PÚBLICO QUE CUIDA DOS DIREITOS HUMANOS DAQUELES QUE FORAM VÍTIMAS DA IRRESPONSABILIDADE DE EMPRESAS, DA PARCIALIDADE DE JUÍZES E DA OMISSÃO DA CLASSE POLÍTICA DO PAÍS.

DESCANSEM UM POUCO. VOCÊS MERECEM!

ESTAMOS AQUI.

Unknown disse...

Querida amiga, imagino tantos anos de luta, trabalho e o cansaço físico e psíquico...as vezes temos que parar para tomar ar, forças.

Desejo que te encontres muito bem de saúde, sempre estarei quando me precises, jamais poderei esquecer-me, são parte de minha família.

Abraços, beijinhos e desejos de muita paz interior...nos vemos sempre!!!

Mondo Gatto disse...

Oi Odele, oi Flavia. Venho sempre aqui, como passarinho que pousa na janela, né?! As vezes dou um assobio, ou vezes só olho e saio... nem sempre tenho inspiração ou vontade de dizer alguma coisa. As vezes nem sei o que dizer. Devo este fato à distância. Se pudesse, estivesse aí pertinho, faria sempre uma visitinha.
Este blog é para isso mesmo, para abrir mais uma janela na vida de voc~es, para seus braços ficarem mais longos e os abraços chegarem mais perto. Tem os corações, as almas, que juntinhas se unem a vocês duas.
É meio inexplicável, mas o amor é assim mesmo, acalenta,é morninho, gostoso, aconchegante, mas não alimenta e nem cura a dor da alma. A gente quer sempre mais, e você tá certa. Deixe a janela aberta, mas não há necessidade de conversar com todo passarinho que pousa. Só aprecie. =)

Bjok, Desirée

Adao Braga & Kaio Borges disse...

Sabemos, entendemos e compreendemos a situação!

Paul Law disse...

Olá, Odele! Olá, Flavia!

Acho que vocês merecem um descanso...

Contudo, esperamos sempre por notícias de vocês! Estamos sempre juntos...

Um abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Como eu te entendo. Mas o mais importante não são as visitas que fazemos e recebemos. O mais importante é a presença constante, a companhia, o calor humano e a solidariedade que resistem a todos os desgastes.
E nós resistimos e tu também.Encontramo-nos sempre porque caminhamos juntas.

Abraço

Bella disse...

Ah, Odele, logo agora que achei vocês...mas tudo bem, é por uma boa causa!
Penso que este poetrix tem tudo a ver com seu post, você e Flavia.
Abraços...


Meu mundo/ meu descanso/ e a janela


Através da janela posso vê-las
radiosas
miríades de estrelas

Luminosas de encantos brilhantes
Deusas lácteas
como sóis flamejantes

afinal, um céu cheio de estrelas
presenteiam teu descansar
e o prazer de retê-las

(Maurélio Machado/ Lisbella / Claude Bloc)

Beezzblogger disse...

Querida amiga, não precisas de te desculpar, só não intende quem não quer intender a aflição e o cançaso por que passas, mas eu sei que estarás aqui, bem dentro do meu coração tu e a doce Flávia, jamais me esquecerei de vós. E por motivos profissionais também não tenho andado muito pelos blogues, mas sempre tento acompanhar-vos.

Bom descanso, e quando quiseres, já sabes onde eu moro.

Beijão grande, do sempre amigo, Beezz


Carlos Rocha

bete disse...

Ola querida
perfeitamente compreensivel.
Estarão em meus pensamentos e orações.
Bjs nas meninas guerreiras

Anônimo disse...

ah, odele, descanse por todo o tempo que precisar...
imagino o qto vc deva estar desgastada, e torço para que 2010 seja um ano de conquistas possíveis.
grande abraço, carinhoso e solidário,
ana b.

peciscas disse...

A vida é feita de ciclos.Porque as coisas evoluem e, como seres racionais que somos, não repetimos incessantemente procedimentos, comportamentos, atitudes. Isso farão, de certo modo, os animais irracionais, que se movem pelo ancestral instinto que herdam geneticamente.
Nós, seres humanos,sentimos, por vezes, cansaço, saturação, por um acumular de situações que acabam por nos fatigar.
Por isso, compreendo em absoluto que sintas necessidade de moderar a tua participação na blogosfera. Aliás, todos sabemos que nunca abandonarás as tuas causas, por desinteresse, desleixo ou indiferença. Apenas irás alterar um tanto, o modo como a elas te vais continuar a dedicar.
E nenhum de nós poderá cobrar-te a obrigação de andares a circular pelos blogs como pudeste fazer em determinadas alturas.
Sei como tal é absorvente (por isso, também eu, como aliás tanta gente amiga, decidi pausar as minhas andanças blogisféricas)e nos exige cada vez mais tempo e energia.
Continuarás, por isso, connosco e nós contigo e com a Flavia. Mesmo que não nos "vejamos" tão frequentemente, nunca nos distanciaremos.
Aliás, no momento em que escrevo estas palavras, há 10 visitantes online. Sinal de que, mesmo que aqui publiques menos, as pessoas cá virão visitar este cantinho onde se respira sempre afecto e carinho.
Desejo que essas outras tarefas em que agora te vais empenhar corram pelo melhor.
Cá estaremos sempre!

Unknown disse...

compreensivel

visitem: Chat - Chatmais

Rosamaria disse...

Odele querida, tira o tempo que achares necessário, só não nos deixa sem notícias. Nós, teus amigos, compreendemos perfeitamente que precises de um tempo a mais pra Flavinha. Eu continuo aqui, mesmo que também tenha diminuído o ritmo, e vocês sempre em minhas orações.
Bjim pra ti e pra Flavinha

*Lisa_B* disse...

Querida Odele, linda Flavia:

Essa janela não vai fechar,e nós continuaremos aqui atentos aoq ue vc's precisarem. Assinei há muito a petição mas ainda não fui ver se compôs o número de assinaturas para encaminhar, irei verificar e embora eu tenha o link para aqui e para a petição no meu blog, poderei colocar em post pedindo a mais amigos que assinem.
Sinceramente acho que só a força desse amor todo de mãe a levou Odele a se manter aqui nos blogs tanto tempo de "pé" e sem justiça feita. Penso que qualquer um desanimaria no primeiro ano...vc esteve e está aqui assim mostrando pra todos o que se chama : coragem e força.
Por isso tudo e pela Flávia, descanse um pouco e volte quando tiver mais tempo...vá dando algumas noticias colocando algum post se conseguir.
Silenciosamente ou comentando os amigos não vão embora daqui.

Beijinhos com muito carinho para essas duas pessoas lindas desse lado do Oceano.

Parabéns Mãe, Parabéns Filha!

Lisa_B

Anônimo disse...

Nice dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

. intemporal . disse...

.

. para sempre .

. um beijo, Flávia . do tamanho do mundo .

. um beijo, Odele . mãe coragem .

.

. paulo .

.

Branca disse...

Querida Odele,

É mais que comprenssível e justa a tua pausa na blogosfera. Sinceramente nem sei como levas a tua força tão longe, como aguentas tanta luta e tanta pressão, por isso estarei sempre por aqui atenta, com o meu carinho e tudo o mais que precisares e a que responderei na medida das minhas possibilidades.
Espero e desejo de todo o coração que melhores e te dediques com calma a outras tarefas que precises.
Um beijinho grande para ti e para Flávia.
Branca

Anônimo disse...

Odele, querida, ao olhar por esta janela vê-se perfeita a história da doce menina Flavinha.
Sua luta é incansável, e por este motivo necessitas dedicar-se e descansar.
Você sempre foi muito atenciosa conosco. Saiba que moras em meu coração.
Um abraço fraterno à você, Fernando e Flavia.
Elianinha.

Anunciação disse...

Querida,fique em paz.Nosso amor acompanha vocês.

Maria Dias disse...

Oi querida...

Tb andei meio ausente pq a vida pede pq as vezes me canso ou decepciono e vc deve sim dar prioridade as coisas mais importantes para vc e Flávia.Estaremos sempre com vc mesmo q por algum motivo ache q nao basta vc gritar q logo chegaremos até aqui!

Um forte abraço de uma amiga q torce muito por vc!

Beijo nas duas!

Maria

Nubia disse...

Oi Odele, independente da frequência da suas postagens, quero que saiba que estaremos sempre aqui para o que precisar, vá em paz, cuide de Flávia que é o mais importante a ser feito.
Um beijo

Fê Dutra disse...

Odele, acabei de conhecer o blog, por intermédio da matéria da Época e vim aqui pra dizer que me solidarizo com sua dor.
Fiquem com Deus.
Fernanda Dutra

Anônimo disse...

nossa 12 anos eh mto tempo
sera q se um dia por milagre de Deus sair do coma, ela vai ser adaptar?
afinal, ela "dormiu" com 10 anos de idade e agora é uma mulher feita
boa sorte

Janaina Amado disse...

Nunca deixe esta janela se fechar. Beijo.

Maria Letr@ disse...

A sua força, Odele e a sua coragem, merecem bem todo o carinho de quem sabe da história da Flávia. Vamos todos confiar em que uma revira-volta no estado dela possa acontecer.
Um grande abraço.

Unknown disse...

Odele.
Boa Tarde.
Hoje navegando pela Net, em busca dos sites de fofoca, e noticias, encontrei uma reportagem que falava sobre o seu caso.
Nossa fiquei tao emocionada com sua historia, sinto mto por vc e principalmente pela Linda Flavia.
Mas uma coisa, jamais se culpe, pois vc nao tem culpa, infelizmente nao sabemos o que o futuro nos reserva, mas saiba que Deus, tem algo reservado pra vcs duas.
Vc é um exemplo de mae, de coragem e perseverança.
Tenha FÉ, jamais deixe de ter fé.
Estarei sempre aqui a partir de hoje, pra saber td que acontece com a Linda Flavia.
Que Deus abençõe vcs.

Anônimo disse...

ola, Flávia!!

aqui quem lhe manda esse recadinho é a Elica de cabo frio no Rio de janeiro.

acompanhei parte da sua história e resolvi mesmo sem nos conheser-mos te parabenisar,pela garra e pela vontade de viver.

ví algumas fotos sua e ví como você é linda e tenho certeza que essa beleza não se limita apenas por fora,tenho certeza de que você é uma menina maravilhosa por dentro também.

foi um prazer pra mim conhcer um pouco a sua història de vida que com certeza é exemplo que concerteza vai fazer com que tenhamos a vontade de nunca desistir e vê que na vida tudo é possível quando se tem amor e fé!!!

BEIJOS,BEIJINHOS E BEIJÕES!!!

Related Posts with Thumbnails