Patricia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "
"PALAVRAS QUE AQUECEM".": Olá Odele. Como já deve ter reparado, sigo o seu blog sobre a Flávia. Não tenho palavras para descrever o que me invade a alma. ...... Sigo cada passo, cada explicação, cada revolta. Contudo há uma coisa que me escapa e gostaria de saber com mais detalhe. Como é o dia a dia de Flávia, na realidade, como é estar em coma vegetativo. Se for à internet pesquisar encontro, mas não é isso que pretendo. A mim, só me interessa saber da Flávia. Como é feita a alimentação, higiene, etc ..... Será interessante passar essa informação a outras pessoas na mesma situação.Continue a lutar. Eu farei o mesmo aqui, nem que seja só pelo pensamento!Um beijinho,Patricia Correia.
Respondendo ao comentário de Patricia Correia:
Neste post,
DIA A DIA DE FLAVIA, UMA ROTINA DE DOR E AMOR, há informações que poderão responder a alguns dos questionamentos de Patricia. Mas claro, há muito o que se falar sobre cuidados com pessoas em coma. E é bom saber que minha experiência em cuidar de minha filha em coma, pode ser de utilidade para outras pessoas.
Obviamente, não será possível falar de todos os cuidados necessários a uma pessoa em coma, em um único post, mas, sempre que possível, poderei falar um pouco sobre isso. E claro que não me julgo detentora de nenhum conhecimento especial sobre como cuidar de pessoas em coma, mas olhando para Flavia, percebo que tenho acertado nos cuidados com ela.
ESCARAS - É POSSÍVEL EVITAR.
Higiene correta é fundamemtal. Mesmo diariamente acamada, por mais de 11 anos, Flavia nunca teve uma escara sequer. O que eu faço: Após o banho de chuveiro (quando tenho ajuda) ou de leito (quando estou sozinha), enxugar bem o corpo com toalha macia e passar um hidratante. Nas partes mais delicadas, e de atrito constante, como região da fralda e a pele delicada dos pés, passar um óleo regenerador de pele. Existem no mercado, alguns muito bons, sem cheiro e que não deixam a pele oleosa.
A roupa de cama é trocada sempre que necessário. E às vezes ocorre de precisar trocar duas ou três vezes por dia. Os lençóis devem ser bem passados a ferro e colocados bem esticados na cama, pois rugas e dobras em contato constante com a pele, podem causar desconforto e feridas. (as temidas escaras). A fralda e as roupas pessoais, obviamente também devem ser trocadas sempre que necessário e colocadas de forma a deixar a pessoa confortável. Nada de apertos.
Mudança de decúbito (ou de posição). A cada duas horas em média, mudar a pessoa de posição. Sempre cuidar para que nessas mudanças de decúbito a pessoa fique o mais confortável possível. Ver se o cabelo não está repuxando ou se uma perna não está fazendo muita pressão sobre a outra. Travesseiros e almofadas macias, são acessórios importantes neste momento.
Colchão caixa de ovo (que a Betty me lembrou em seu comentário. Obrigada Betty). É um colchão especial de espuma que se coloca em cima do outro colchão. Esses colchões são vendidos em casas de produtos hospitalares. O ideal é ter dois, para semanalmente deixar um exposto à ventilação.
Banhos de sol: Nos horários adequados e de duas a três vezes por semana. Todos sabemos, mas só para relembrar: O sol com moderação, claro, além de favorecer a absorção pelo organismo da vitamina D, importante para os ossos, torna a pela mais resistente e deixa a pessoa com ar mais saudável.
Ah! E não nos esqueçamos de a esses cuidados para com nosso ente querido em coma (ou consciente, mas acamado) acrescentar muito carinho, para que a rotina não seja apenas de dor, mas também de amor.
Oportunamente voltarei ao assunto para falar de outros cuidados especiais que tenho com Flavia, como por exemplo: Higiene bucal diária e assepsia com a gastrostomia (por onde ela é alimentada).
Tenham uma boa Semana Santa e até o próximo post.