Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Uma Lei Federal para segurança nas piscinas. Para quando senhores?!

- 19 de outubro de 2009
Insisto neste assunto:

Há cinco meses, escrevi um post sobre a necessidade de uma Lei Federal para a segurança nas piscinas. Um passo foi dado a respeito, quando na cidade paulista de Santo André, o vereador Gilberto Wachtler inspirado no caso de Flavia, conseguiu que seu Projeto de Lei fosse aprovado. (veja na lateral deste blog) Que eu saiba, Santo André passou a ser única cidade brasileira a ter uma lei voltada para a segurança das piscinas.

Infelizmente, nenhum outro político imitou o gesto do vereador Gilberto Wachtler e não se ouve falar de nenhuma outra iniciatva com relação à Lei de Segurança para as piscinas. O ideal seria que houvesse uma LEI FEDERAL para a segurança nas piscinas e caso essa lei não fosse cumprida, que houvesse punição severa para os infratores.

A midia - toda e qualquer midia - mas principalmente os grandes canais de comunicação, poderiam, principalmente no meses que antecedem e durante o verão, fazer campanhas de alerta para o perigo dos ralos de piscinas. Mas não só: Essa campanha poderia, contar com a participação de fabricantes de sistemas de sucção de piscinas, com o objetivo de conscientizar as demais empresas do setor, da necessidade absoluta de devidamente orientar em seus manuais, para todo e qualquer tipo de acidente que seus produtos possam causar, se não forem instalados e mantidos de acordo com as normas de segurança.

Segundo a norma NBR10.339 da ABNT, a succção da água da piscina precisa ser feita por dois ou mais dispositivos. Podendo ser eles o dreno de fundo, skimmer e dispositivo de aspiração, evitando que todo o poder de succção se encontre em um só bocal, o que poderia provocar qualquer tipo de incidente. Fonte: Site da Sodramar, link Segurança na Piscna

Uma Lei Federal e uma campanha de alerta e orientação. É isso ou daqui a pouco teremos notícia de mais um acidente fatal causado por um ralo de piscina. VENDIDO, INSTALADO e FUNCIONANDO de forma irregular. Exatamente como ocorreu no acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversivel.

Abaixo transcrevo trechos de alguns dos comentários deixados no meu post de Maio.
R. Rudoisxis (Portugal) disse...
Era essencial uma base de dados que mostrasse as mortes e acidentes gravosos ocorridos com as bombas de sucção, afim de que a fiscalização e as autoridades licenciadoras pudessem dar mais atenção a estes equipamentos. Elegemos o superfluo em detrimento do essencial em completo desrespeito pelas vitimas e por aquelas crianças e adultos que são potenciais candidatos a vitimas no futuro.
Até quando senhores?
Quarta-feira, Maio 20, 2009

Elvira Carvalho (Portugal) disse:
Infelizmente amiga, os governos parecem andar mais virados para outras coisas. Provavelmente se acontecesse com um filho ou neto do presidente, ou de um 1º ministro, outro galo cantaria, e logo, logo a lei saía.
Quarta-feira, Maio 20, 2009

Margareth disse...
Odele,
Que pena que este teu grito de alerta para o perigo dos ralos de piscinas continua a ser ainda tão solitário.Muita gente te apoia, mas cadê o governo que não te enxerga, que não te escuta? E concordo totalmente com o comentário anterior. Por enquanto nenhuma filha ou filho de uma autoridade foi sugado por um ralo de piscina. Mas é preciso que eles se lembrem que tragédias não acontecem só com os filhos dos outros. Uma lei assim como você sugere, desde que praticada com rigor, poderia salvar muitas das vidas que infelizmente ainda vamos perder pelo mesmo tipo de acidente que deixou sua filha em coma. Um ralo de piscina instalado de forma errada.
Quando é que as autoridades vão ouvir teu grito?! Quantas vidas ainda precisarão ser sugadas por ralos de piscinas até que essa gente se convença de que você está certa?!
Muito triste essa omissão das autoridades brasileiras com relação a este tema que você vem tratando aqui no blog de sua filha, com tanta garra e perseverança. Veja que lá nos Estados Unidos foi diferente. Ou será que também é porque lá aconteceu com parente de gente importante...?
Quarta-feira, Maio 20, 2009

Silêncio Culpado (Portugal) disse:
Odele
Talvez faça falta ao Brasil que aconteça um acidente com um filho(a) de alguém do governo para que haja uma maior consciência e legislação adequada no que respeita a ralos de piscina.
Bom, Odele, mas eu não queria dizer o que disse. O que aconteceu à tua filha não se deseja a ninguém. E nós (todos aqueles que te acompanharemos sempre na tua caminhada) não queremos sangue mas justiça. Queremos apenas que digam ao mundo que todos os culpados foram identificados porque eles têm um nome e uma responsabilidade. A tua filha paira noutro mundo, que tu desconheces, porque alguém lhe apontou um ralo assassino.
Odele, nós não nos calaremos quando tu choras.
Quarta-feira, Maio 20, 2009

Até o próximo post.

17 comentários

Paula Raposo disse...

Concordo inteiramente contigo.
Beijos.

Letícia Losekann Coelho disse...

Odele concordo contigo. Uma lei federal ao menos colocaria na obrigatoriedade. Mas parece que segurança, não é o forte de nossos governantes.
Poxa, eu vi o vídeo anterior e juro que fiquei chocada em como é barato fazer uma piscina segura... Pq não fazer? É lamentável!
Beijos menina

Fatyly disse...

Há que lutar por essa Lei Federal e nada como entupir as caixas de emails de tudo que é politico...porque água mole em pedra dura, tanto bate que fura!

Eu faço o meu trabalho de casa tal e qual mas com educação, não só para o Brasil como para Portugal!

Subscrevo o teu post bem como os comentários que já os tinha lido e como a Lídia "nós não nos calaremos quando tu choras".

Um grande abração

Jess M. disse...

Amiga,essa semana,eu chorei ao ver com atenção alguns videos da Daniella,e uma amiga virou pra mim e disse : - Jé,Deus,não tem o culpado por inocente,a justiça,ele fará !
Aquilo me deixou confortada,me enxeu,me fez voltar a respirar.. e hoje,digo a vc as mesmas palavras minha querida: Deus,não tem o culpado por inocente ! ele fara a justiça,creia,de coração,porque ele vê tudo,não importa o que os homens julgam,nem como julgam,Deus fará !


PS:Não sei se vc viu,mais há alguns dias ,postei sobre o caso da Flávia lá no Daniella Para Sempre,e muitos amigos que não conheciam se emocionaram com a história ! muitos deles,até colaram o video na página do orkut dos amigos e tudo mais..foi muito legal.. e muito emocionante é claro..

Odele,mais outras duas coisinhas :
1 - no blog da Dany,em uma das barras,tem o linke-me ! vc cola o codigo,em sua barra,e então todos os seus amigos,verão,o que ajuda a divulgar o blog.. se não for ficar fora da idéia original do seu blog aqui,vc poderia linkar o blog dela aqui no da Flávia ? é só colar o código que tem na caixinha,embaixo da imagenzinha do rostinho dela,com uma sapatilha ao lado..

2 - Eu queria saber como vc fez pra colocar em sua barra,o video da Flávia,com o codigo pra quem quiser colar ao lado,porque eu tenho um video lindo da minha priminha,aquela que vc disse que era linda lá lembra ? ela cantando,e muita gente me pergunta como faz pra colar na barra e tal,então eu queria deixar já com o código,como vc fez no videozinho da Flávia,me explica como faz ?

Um grande abraço,pode me responder em um comentário no meu blog,ou no da Daniella..

César disse...

Olá, Odele.. o mais importante nesta vida é nunca perder a esperança,é lamentável nossas leis e justiça serem tão lerdas.O mais importante é a força q. existe em cd um de nós nessa luta.Conte sempre comigo./bj

Cadinho RoCo disse...

Diante do que vivemos hoje no Brasil não temos como dar tamanho crédito para um Poder Legislativo que não tem, sequer, a competência para inibir os contínuos escândalos vindos do Executivo diariamente, como por exemplo a descarada campanha política em solenidades oficiais, fora do prazo estabelecido pelo judiciário e com a omissão de quem por obrigação precisa inibir tal prática. Mas, este é o Brasil que estamos nele, sugado pela corrupção e por esse comportamento repugnante de quem usa e abusa do poder que lhe é concedido.
Cadinho RoCo

peciscas disse...

Estas lutas que se vão travando em prol de um mundo mais justo, mais humano, mais equilibrado, em regra são muito arrastadas, mobilizando muita perseverança e paciência.
A parir do teu exemplo, Odele, já temos o Vereador Gilberto, a Sodramar, a entrarem nessa batalha. Mas os resultados são ainda diminutos relativamente aos nossos desejos e expectativas.
No entanto, pior seria não vermos quaiquer reflexos da nossa insistência.
Considero, por isso, que faz todo o sentido continuares (com o nosso apoio) a lutar pela aprovação de uma Lei Federal sobre segurança nas piscinas.
Assim como seria também indispensável que, aqui em Portugal, houvesse uma lei nacional que tivesse em conta a necessidade de regulamentar a instalação dos ralos. Pois, ao que sei, a lei que se prepara (ou já estará em vigor, tenho dúvidas...), apenas se refere a questões (também importantes) como a existência de vedações para evitar que crianças caiam à água.
O problema destas lutas é que, como já disseram outros amigos e amigas é que os legisladores estão distantes. Só acordam para os problemas quando eles os atingem mais de perto ou, então, quando vêem de alguma forma, ameaçados os seus interesses, designadamente políticos.
Por isso, há que continuar a pressioná-los.

Betty Vernieri disse...

Odele,

Vou cobrar do Oleari aquela oferta que ele fez sobre encaminhar ao senador Renato Casagrande, do PSB, uma lei federal para a segurança nas piscinas.

Um senador da república pode ser o caminho, não acha?

beijinho

aDesenhar disse...

Eu digo presente.

Tenho andado um pouco arredado do convivio da blogosfera, mas, quando toca o sino a rebate...
digo presente.
........
Se não existe a Lei Federal para a segurança nas piscinas,
nós faremos com que ela seja levada ao Congresso.

Por isso propunha:
um abaixo assinado, para a criação da Lei Federal para a segurança nas piscinas.

Os jogos Olímpicos estão aí à porta e como é melhor prevenir que remediar, esta lei pode salvar vidas.

Mãos à obra Odele, faço questão de ser o 3º a assinar, depois da Flavia e de ti Odele.

:-)

bjs Odele / Flavia

Branca disse...

Venho trazer-lhe o meu abraço de sempre, à Odele e à Flávia e juntar-me a este protesto.
É evidente que o exemplo do vereador Gilberto Wachtler devia ser seguido em todos os estados e até em todo o mundo. Não é nada demais que existam leis para se instalarem devidamente dispositivos que podem fazer perigar a vida das pessoas. Nada mais elementar que parece aberrante que as autoridades não entendam.
Até breve Odele.
Mil beijinhos.
Branca

Isabel Filipe disse...

Apoio a proposta aqui apresentada por Adesenhar ...

bjs

Arnaldo Reis Trindade disse...

Também apoio a ideia do abaixo assinado.

bjo

Sheila disse...

Queridas Odele e Flavinha,

Assino embaixo do post do Adesenhar. Até qdo perderemos vidas por conta de irresponsabilidades de fabricantes de ralos de piscinas?

Moro na Holanda. Infelizmente foi noticiado esta semana que um garotinho de 8 aninhos,brasileiro- cuja mãe vive no país na ilegalidade- afogou-se numa piscina em Amsterdam. Ainda não se sabe a causa do afogamento, já que a criança sabia nadar. Suspeita-se de problemas na circulação da água, mas ainda nada foi esclarecido.

E que tristeza, a mãe esta voltando ao Brasil com o corpo se seu filhinho para enterrá-lo ai. Foi feito uma campanha entre os brasileiros daqui para angariar o valor do translado, já que a mãe não possui condições financeiras para isso.

Piscinas não podem mais ser uma ameaça, seja aonde for!!!

Muita força, e muitos beijos em vc e na linda mocinha Flávia.

http://graceolsson.com/blog disse...

Odele, é tao barato fazer tudo funcionar..Somente , um governo adepto do descaso , nao pensa nisso.
Esta semana, eu fui aO clube onde meu filho nada, e fui por que estava preocupada com os ralos da tal piscina.
Odele, eu fui falar do caso Flávia. E o diretor ficou horrorizado..
Nao fotografei os tais ralos por que morro de medo de água e minha câmera nao faz fotos debaixo dágua..bjs e dias felizes

Daniel Savio disse...

Não sei se vai ser o caso, mas ele pode tentar algo a nivel Estadual e depois a nivel federal...

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

Andressa disse...

Vi a sua história e de sua filha na Globo.com e cheguei ao blog. Pesquisando sobre o assunto, descobri que existe um projeto de lei desde 2008, apensado de outro de 2007, que regulariza, entre outros pontos, os equipamentos e a fiscalização para piscinas de uso coletivo.

Aqui está o link para o projeto de lei: http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Lista.asp?ass1=piscinas&co1=&Ass2=&co2=Ass3=

Você é um exemplo! Rezarei por vocês duas!

Beijos,

Andressa

Unknown disse...

olá Odele,
gostaria que me passasse um e-mail de contato.
preciso falar contigo o mais breve possível.
Obrigado,
Cristiano Steenbock

Related Posts with Thumbnails