Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Descaso com a vida humana e impunidade

- 12 de outubro de 2009
Fantasias e sonhos destruídos. A infância e este sorriso roubados.

Na foto, Flavia, aos 8 anos com o rostinho pintado e se divertindo com o animador de uma festa, uma das muitas que eu freqüentava com meus filhos quando crianças.
Para quem já conhece a história de Flavia, escrevo para relembrar, e para quem está conhecendo agora, para informar:

Março de 2009: (11 anos depois...)  O processo no qual co-responsabilizo o condomínio Jardim da Juriti, e a empresa Jacuzzi do Brasil, pelo acidente que deixou minha filha em coma vigil irreversível, depois de mais de nove anos na justiça paulista, foi julgado pelo – STJ - Superior Tribunal de Justiça em Brasília. Dos 5 ministros que votaram a sentença, apenas um - Luis Felipe Salomão - concordou comigo de que a empresa fabricante do sistema de sucção da piscina que sugou os cabelos de Flavia, deixando-a presa embaixo dágua, a JACUZZI DO BRASIL, seria co-responsável no grave acidente causado à Flavia. Infelizmente, o Condomínio, em vez de acertadamente colocar a co-responsabilidade do acidente com Flavia no fabricante do equipamento, - por todos esses anos de batalha judicial - o Condomínio Jardim da Juriti,  usou a mesma  tática de defesa da Jacuzzi: Culpar a mim, mãe da vítima. Ao final, o Condomínio acabou sendo 100% responsabilizado.

 "Vencido, o ministro Luis Felipe Salomão entendeu que a Jacuzzi deveria ser condenada porque os manuais não alertam sobre o risco de acidentes como o que aconteceu com Flávia. Somente relatam a potência adequada para cada tipo e tamanho de piscina. “Ao não alertar expressamente sobre o perigo de usar um equipamento inadequado, a fabricante se tornou responsável pelo acidente”, disse Salomão."

A matéria completa sobre a sentença do processo de Flavia no STJ está neste link do Consultor Jurídico, de onde copiei o parágrafo acima.

Quem roubou as fantasias de criança e este sorriso de Flavia, não deveria ter perdão. Mas teve. Quem, junto com o Condomínio Jardim da Juriti, foi co-responsável pelo acidente que deixou minha filha em coma, a empresa fabricante do ralo da piscina onde Flavia teve os cabelos sugados - JACUZZI DO BRASIL, não deveria ter sido ilibada de culpa. Mas foi. E mais uma vez a justiça foi injusta, porque demorou em julgar, - no caso de Flavia, mais de 11 anos! Porque isentou de culpa quem deveria condenar. Mais uma vez a justiça deixa impune quem deveria exemplarmente punir, colaborando dessa forma com um ambiente propício para que negligências e descaso com a vida humana continuem a fazer vítimas.No caso de acidentes com ralos de piscinas, essas vítimas têm sido na sua maioria crianças, que assim como Flavia, terão seus sonhos e fantasias desfeitos e a vida destruída.

Obrigada por sua visita e comentário e até o próximo post.

Nota: Quando terminei de escrever este post, o vídeo com a história de Flavia, (no post anterior e na lateral deste blog) já estava com 40.686 visualizações, o que significa que em uma semana, foi visto 707 vezes. Muito obrigada!

Filha, neste 12 de Outubro, Dia da Criança, o meu abraço e a minha homenagem à alegre e saudável CRIANÇA que você foi e que sempre estará em minha memória.

26 comentários

Glória Tupper disse...

Nesse Dia das Crianças, venho deixar meu beijinho para Flavia.

SUELY disse...

Um abraço encorajador pra vc, um beijinho na Flávia. Muita força neste dia, Odele! Que NS Aparecida as ilumine!

ninguém disse...

Odele. Embora represente nada efetivamente para minorar o sofrimento de vocês, me junto a ti nesta indignação santa. Minha única esperança é que, um dia, a punição para os maus virá. bj

Fatyly disse...

A Justiça tão injusta perante "negligências e descaso com a vida humana". Também por cá é um rol dantesco de "criminosos de toda a espécie que andam à solta porque a punição é o que se sabe".

Que te poderei dizer para além do que já sabes? apenas que, como aí celebram hoje o "Dia da Criança" recebas... recebas...ainda mais com todo o meu carinho por vós, porque essa criança, hoje mulher feita, será sempre, mas sempre "a tua/nossa menininha com aquele sorriso tão belo.

Força, muita força e fizeste um magnífico post que deverás ler a Flavia com a tua doçura de sempre.

Um enorme chamego sincero de sempre e para sempre, do lado de cá do oceano

Isabel Filipe disse...

Oi Odele amiga,

Nao sabia que hoje é celebrado aí o Dia da Criança (aqui é a 01 de Junho) ....

que mais te poderei dizer?
nem sei ...

a vida é uma injustiça sem dúvida ...

essa foto de Flávia está deliciosa ....

beijinhos

Luma Rosa disse...

Odele, nosso corpo é a nossa casa, independente de onde estamos. Neste dia em que se comemora o dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, desejo que Flávia esteja sentindo a liberdade de voar, que todas as almas possuem e poder se manter longe da mesquinhez humana, que talvez para não terem custos maiores, vendem produtos 'vagabundos' sem assistência técnica, nos dando a idéia de que, essas empresas mais querem ganhar $$$$$ e o resto que se dane!! FEliz dia das crianças! Beijus

Hugo de Oliveira disse...

Amiga Odele,


Andei sumido por aqui, mas estou de volta. Desejo a Flávia um feliz dia das crianças...e a você muita forças para continuar lutando.


abraços


Hugo

Anunciação disse...

O meu abraço em você Odele e na pequena Flavia por esse dia em que a infância foi tripudiada pela injustiça da justiça e pela irresponsabilidade de uma empresa que se aproveita de seu tamanho e influência para fugir,se eximir.

Saramar disse...

Odele, também neste dia da criança, compartilho de sua tristeza e indignação pela infância tomada de Flávia, pelo sorriso da criança que ele continua sendo que foi apagado.
Acredito que todas as mães que conhecem a história de Flávia, hoje pensaram nela como pensam em seus filhos, crianças ou não, pedindo as bençãos de Deus para protegê-la e para dar, a você, mais forças.

beijos

Sandra disse...

Sra. Odele,

queria expressar em palavras, ou ao menos tentar, a admiracao de todos que aqui visitam e/ou comentam.

A senhora que em todos estes anos aprendeu mesmo até muito sobre Direito, Justica e, claro, injusticas tb, infelizmente. Além de ser mae, mulher, dona-de-casa, enfermeira, companheira, amiga...e uma infinidade mais de "funcoes", ainda encontrou tempo, coragem e disposicao para lutar durante todos esses anos por sua menina e ainda continua aqui firme e forte, alertando a tantas maes, pais e todos que tem esses indefesos seres.

Em nome da minha filhinha, Susanna, dos meus sobrinhos, Samuel e Rafael, e de todos que me cercam lhe agradeco de coracao por todas as informacoes aqui contidas.

Desejo a senhora saúde, amor, compreencao, $$, fé e tudo mais de bom. Pra sua linda filhinha desejo o mesmo, apesar de saber do seu estado e também um beijo caloroso de toda minha família.

Sandra

Sheila disse...

Querida Odele,

Dificil aceitar a falta de justiça e a indiferença . Também é dificil acreditar que alguém possa afirmar ser vc a co-responsável.

Vc e Flavinha são duas grandes guerreiras, torço diariamente para que nunca se deixem abater por essas injúrias!!

Muita força!!!

Um Poema disse...

....

Um dia que deveria ser de reflexão.

Um beijo grande para a Flávia.

Um abraço

peciscas disse...

Quem roubou as fantasias de criança e este sorriso de Flavia, não deveria ter perdão.

Tiveram um incompreensível perdão na justiça oficial, mas nunca o terão na justiça que nós entendemos como certa.
Ver fotos com esta, faz doer demasiado o nosso coração.E faz aumentar a nossa revolta.
Saber que a Flavia, desde esse momento aziago que se cruzou no seu caminho, não mais põde ter o seu Dia da Criança, fetejado como tinha direito, é algo que nunca podemos deixar de lembrar.
E quem carrega esse peso na consciência (sim, porque acredito que "eles", embora o não declarem expressamente o hão-de recordar) terá sempre a persegui-lo, o coro da nossa indignação.

Cybele Meyer disse...

Oiii, tudo bem?
Estou te convidando para participar do videochat que acontecerá amanhã às 15h e abordará o tema “Consumo consciente para o universo infantil” . O conteúdo do chat servirá de apoio para a Blogagem Coletiva que acontecerá do dia 25 a 31 de outubro.
Vamos conscientizar nossas crianças sobre a importância da organização financeira e do consumo consciente.
Acesse http://migre.me/8YAc
Espero por você!

Odele Souza disse...

Cybele,

É indelicado passar por um blog, não comentar o post e ainda deixar
o link do próprio blog.

A Blogosfera, como em tudo na vida, tem regras que devem ser seguidas. Esta é uma delas.

Letícia Losekann Coelho disse...

Odele,
O dia das crianças já passou... Mas fico aqui fazendo minha reflexão contigo! Flávia está linda nessa foto, alegre e é assim que imagino o dia das crianças dela. A Jacuzzi... Vai ter o troco Odele, eles não merecem sair impunes!
Beijos menina, beijos em Flávia também!

Lisboa disse...

Odele, as palavras quase me faltam...
A história de Flávia me tocou profundamente e fica-me a senação que tudo acabou de acontecer, principalmente ao olhar a foto de Fávia,acima, tão linda e feliz !
Tudo já lhe foi dito. Resta-me , apenas, a solidariedade para com a sua dor e por que não dizer também,para com o seu amor! Amor imenso. Fico aqui, o coração emocionado, contrito. Um beijo, de uma mãe para uma grande mãe.

Anônimo disse...

Hola querida Odele!!!
Flavia tiene mucha suerte de tenerte a su lado siempre!
Eres una mujer luchadora y fuerte!
Te admiro y te abrazo a la distancia!!!!!!!!!!!!!!
Cariños desde Argentina!
Fabi

*Lisa_B* disse...

Odele,
Já a sigo lendo a triste história de Flávia sem justiça!
com tristeza maior se faz este balanço ao fim de tanta luta...é mesmo desanimador mas vc não baixa os braços porque eles podem ter saído impunes mas no mercado comercial com tanto alerta que vc aqui tem dado e depois os outros blogs também por sua vez transmitem que eles devem ter ficado bem "queimados" no mercado(espero).
Valeu seus alertas para o Mundo inteiro e preveniu certamente muitos outros acidentes.
Seu anjo Flávia está aí te fazendo companhia como anjo mesmo, Deus deixou ficar na Terra para lembrar o povo da justiça e das injustiças.
Eu também estou a ser acusada há muito com o meu filho.
Eu protejo-o dos outros que o puseram em perigo nomeadamente a comissão de protecção de menores e jovens em risco e sou acusada pelo tribunal mas só por cima do meu cadaver lhes entregarei o que eles querem destruir"meu filho".
As mães de anjos foram escolhidas por Deus pela sua força.
Quando penso porquê eu ou porquê com meu filho? Logo de imediato lembro disto que fui uma das escolhidas para uma missão muito dificil: Proteger um anjo e asa partida.
Beijinhos "MÃE" BEIJINHOS FlÁVIA

Arnaldo Reis Trindade disse...

Odele querida,
vim agradecer pelas visitas no meu blog,
deixar um beijo pra ti e pra Flavia,
e lembrar-te mais uma vez que estou aqui a disposição de você querida se precisar de algo em que eu possa ajudar estarei pronto a ajudar-te com todo carinho e respeito que a senhora merece.

Jess M. disse...

Odele querida,é de arrepiar essas palavras.. vem tão profundo,palavras de dor,de indignação,palavras de mãe... dói não poder mais fazer nada.. chorei ao ler as palavras "Filha, neste 12 de Outubro, Dia da Criança, o meu abraço e a minha homenagem à alegre e saudável CRIANÇA que você foi e que sempre estará em minha memória"... é realmente muito forte,muito revoltante,tbm acho que os responsáveis não merecem perdão.. vivem então normalmente,como se nada tivesse acontecido ?e a pequena Flávia,teve sua infancia interrompida,seus sonhos e projetos paralisados,em uma cama..
A você Odele,que é essa guerreira de emocionar corações,uma mãezona de um amor incalculável,toda a minha admiração e carinho,sempre !

Anônimo disse...

Ola Odele Tudo bem, dei uma passadinha rapida para ver as noticias e sua luta pelo melhor de flavia. parabens estou contigo
Beijos em Voce e na flavia

Anônimo disse...

Seu Grande Amigo Reginaldo

Adriana Roos disse...

ABURDO.. nunca havia houvido falar do acidente da sua filha e outros semelhantes. Deixamos nossos filhos brincar em piscinas, e nao sabia do risco...
Esse nosso Brasil, quando tera a verdadeira justiça?

Anônimo disse...

Querida Odele,
A historia de Flavia realmente me tocou e me revolta ver como a justica do nosso pais e falha.
Continue com sua forca, coragem e amor. Que Deus ilumine muito voces duas e que essa historia ainda tenha um final feliz.
Apesar dos medicos dizerem que o estado de Flavia e irreversivel, torco para que um dia ela prove o contrario.
Nao desista nunca!
Meus pensamentos e energia positiva estao com voces.
Um super bjo a voce e a Flavinha
Ana

Anônimo disse...

Meu Deus, não sei nem o que dizer.Não sou mãe mas se Deus quiser um dia serei e não sei como agiria se um dia isso acontecesse com uma filha minha. A dor que senti e estou sentindo ao ler a matériae ao ver o blog ´tão grande que é mais ou menos como se a filha fosse minha.
D. Odete, que Deus a abençoe e a cada dia mais lhe dê forças.

Related Posts with Thumbnails