Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Fisioterapia: Indispensável em pessoas acamadas

- 23 de abril de 2009
Na foto a Fisioterapeuta Fernanda Teixeira, atendendo Flavia.

As pessoas que estão acamadas por um longo período de tempo como é o caso de Flavia – mais de onze anos – precisam receber atendimento de fisioterapia, diariamente. É dessa forma, com muita fisioterapia que as deformidades causadas pelo longo tempo de imobilidade vão sendo contidas ou diminuídas. É com fisioterapia que também se evitam maiores perdas de massa muscular ou atrofiamento de membros. Existem também diferentes tipos de aparelhos e equipamentos que potencializam o trabalho da fisioterapeuta e cada profissional vai saber indicar qual o equipamento mais adequado para seu paciente.

Infelizmente nada substitui nossos próprios movimentos, nosso caminhar... e por isso algumas deformidades vão se instalando, principalmente nas mãos e nos pés de quem passa a viver, por anos e anos, imóvel em cima de uma cama ou de uma cadeira de rodas.

Na tentativa de prolongar os efeitos da fisioterapia feita em Flavia, sempre que estou perto dela, seguro suas mãos entre as minhas e vou – delicadamente - alongando seus dedos. Por causa da hipertonia, as mãos de Flavia estão sempre fechadas e rígidas. Os pés de pessoas acamadas devem sempre estar apoiados em travesseiros para evitar que ficam caídos (pés eqüinos) e a cabeça deve estar sempre bem posicionada e apoiada também em travesseiros. No mais, é ter bom senso, cuidado, atenção. E principalmente é ter e demonstrar amor.

Até o próximo post.

27 comentários

Anônimo disse...

Há sempre muitas formas de transmitir o amor.
Mas não vou, com toda a certeza, ensinar a Odele a fazê-lo.
Logo ela que tem demonstrado o que é o amor.

A fisioterapia é fundamental para quem está em coma.

Um beijinho que chega ao Brasil e se desdobra.
Para a Odele e para a FLávia.

Maria Clarinda disse...

E bom senso, muito AMOR é coisa que tu tens de uma mneira sobrenatural.

Muito bom este teu post , irá concerteza mais uma vez ajudar muitas pessoas....

Um beijo à Flávia , daqueles que ela sabe que eu lhe mando sempre que acordo e penso em todos os que me são querido,embora o dela seja especial, pois vai em forma de brisa com sabor a maresia.
Jinhos

R.Almeida disse...

Realmente o trabalho do fisioterapeuta é necessário quando por qualquer motivo temos alguma parte do nosso corpo necessitando que os musculos sejam trabalhados para não atrofiarem. No centro hospitalar de fisioterapia onde vou fazer a minha ginástica respiratória para resolver problemas de um derrame pleural vejo casos realmente dificeis e vejo o carinho e o amor que os terapêutas dedicam aos seus pacientes os quais por sua vez se sentem felizes quando veêm uma mão a mexer por si ou um pé, que são indicadores de que estão melhorando.
Esse trabalho, e essa dedicação são mais valorizados quando alguém
como Flavia não podem responder ao tratamento. É o profissional que vê os progressos de um musculo, é uma mãe dedicada que vai massajando as mãos e sentindo a alegria de que o seu corpo não deforme. Maior prova de amor do que sentir em alguém que não comunica e que não pode ajudar esses pequenos progressos, é impossivel existir. São corações enormes cuja prova de amor está sempre presente em todos os momentos de suas vidas.As pequenas alegrias num universo de tristeza, definem a estatura dos seres humanos que as praticam. És um grande ser humano cara amiga a a grandeza do teu amor transborda para aqueles a quem ajudas mesmo fora do teu drama pessoal. MULHER com letra grande e que mais te poderei dizer?
Um beijo e que essa tua força interior nunca te abandone.

Mariana disse...

Odele,
sempre que venho aqui não deixo de admirar o carinho e o cuidado que você tem pela Flavia, que reflete todo seu amor de mãe.
Que um dia, quando o Senhor Jesus chegar novamente para acabar com toda dor e restaurar Seus eleitos para a imortalidade, você possa ter a alegria de ver sua Flavia correndo para abraçá-la.
Um beijo!

Fatyly disse...

E principalmente é ter e demonstrar amor...

e subscrevo na integra as palavras do Raul...

Aqui existe um dos maiores centros para onde são encaminhados todos os doentes com problemas de locomoção de todas as idades - O Alcoitão - e visitar é constatar o enorme carinho e empenho das centenas de fisioterapeutas, médicos, psicólogos etc, etc. e a alegria dos doentes e dos familiares que conseguem "perceber" a evolução.

És um doce e olhar para as fotos na foto...e ver Flávia...digo és uma grande mulher e mãe.

Um beijo para ti, para a tua/nossa Flávia e um OBRIGADO a Fernanda Teixeira que pelo seu olhar e concentração deve amar a sua profissão.

Fernanda Cristina Teixeira disse...

Odele,
Poder fazer o que gosta nos dias de hoje é uma dádiva! Poder interferir na vida das pessoas de forma positiva, é melhor ainda. Agradeço por ser Fisioterapeuta! Me orgulho e faço com amor, aliás, essa é a única forma que faz as coisas darem certo!
Obrigada pelo post e conte sempre comigo!
Você e a Flá estão sempre no meu coração!
Beijos

peciscas disse...

Este teu post de hoje é mais uma lição.
Neste blog, tens divulgado as rotinas de apoio à Flavia, que explicam por que razão a tua filha está acamada há tantos anos e mantém, dentro dos condicionalismos que tudos conhecemos, uma quase surpreendente condição física.
Olhando essa foto, quase não se dá conta de que a nossa querida Princesa tem as graves limitações que conhecemos.
A pele intacta. Os menbros sem sinais visíveis de perda de massa muscular.
Esses cuidados de fisioterapia são essenciais. Aqui em Portugal (não sei se aí acontece o mesmo) o curso de Fisioterapia é já um curso superior. É legítimo que assim seja, pois os profissionais desta área ( o mesmo acontece com os enfermeiros), lidam de muito perto com delicados problemas de saúde.
Mas, para além de todos esses cuidados que tão bem nos tens explicado, como já outros, acentuaram, está o amor, o carinho, a ternura que nutres pela tua filha.
Porque a técnica, os conhecimentos, podem ser muito importantes. Mas, só por si, não são suficientes.
Uma saudação especial para a Fernanda, de que já tinha ouvido falar mas que agora venho a "conhecer". Por tratar tão bem da nossa Flavia, merece o nosso reconhecimento.

Odele Souza disse...

Peciscas,

Também no Brasil, a profissão de fisioterapeuta é exercida por profisisonais com formação em curso superior. As três fisioterapeutas que se revesam no atendimento à Flavia, - Sabrina, Andréa e Fernanda, têm formação superior, além de experiência em atender pessoas com sequelas neurológicas, como é, infelizmente, o caso de Flavia.

Visite www.arteautismo.com disse...

Odele , a foto que vemos aqui de Flávia , mostra muito mais a zelosa fisioterapeuta, mostra todo o carinho e amor dedicado a Flávia , todos estes anos sem esmorecer um só dia.
é um amor de mãe desvelada , na compra do pijama rosa, laçinhos nos cabelos,cuidadosamente escolhido, para ela! A limpeza do quarto, da roupa de cama , dos cabelos e pele de Flávia.
Um cuidado de mãe que acredita que espera e vela por sua filha tão querida.
Quisera Odele , que todas as mães fossem assim zelosas com seus filhos. Nosso mundo seria bem melhor.
Querida amiga , Deixo-te esta frase que tem a cara e o jeito da tua luta e amor por tua filha Flávinha!
***********************************
"Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la"
Augusto Cury

beijos,
Ray

Visite www.arteautismo.com disse...

Odele, no meu ímpeto de dizer-lhe todas as frases de bondade e amor que dedicas a Flávia , fiz erros ortográficos que quero reparar:
Eu quis dizer :
A foto mostra muito mais que os cuidados da zelosa fisioterapeuta, mostra o teu amor de mãe incondicional.

Quisera ( Quem dera) aqui foi outro.
Sabe Odele , quando a gente vê uma amor tão lindo como o que voce tem por Flávia, quer dizer tantas coisas, bonitas e verdadeiras para ti...por isso atropelamos as palavras.....Sem nunca conseguir dizer tudo que mereces ouvir.
Parabéns Odele por ser esta grande mãe que és!
Beijos em Flávia, beijos para voce!
Ray

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Olhei primeiro para Flávia, uma jovem como tantas outras e diferente de tantas outras nesta juventude roubada. Imaginei um longo calvário de adaptações, de entregas e de renúncias à medida que passam os anos e os cuidados têm que se intensificar. A tua vida Odele, porque a tens porque és mulher e sentes, conflui nesta rotina exigente em que o teu amor prevalece para além de ti própria.
Odele, tanta coisa que tinha para te dizer. Mas tudo é tão pouco para a dimensão da tragédia. Até a forma como querem silenciar a tua voz para que um dos culpados se mantenha ileso. Será que alguém pode viver com esse peso na consciência? Se pode é porque a consciência não existe e, só por isso, devia ser condenado. Porque nunca parou e disse estou aqui, não sei da minha culpa nem da sua dimensão mas não enjeito a responsabilidade que me cabe.
Para quem fugiu a tudo isso tem que haver outra justiça, e há que buscá-la, Odele. A Jacuzzi não pode demitir-se da sua responsabilidade humana e social nem pode haver justiças a acobertar os que se refugiam na cobardia.
Força, Odele, e em frente! Nós vamos contigo!

Beijos

Cloeh disse...

Oi Odele ,cada vez que venho aqui fico sem palavras,não sei me expressar ,e digo sempre o mesmo mas não saio sem comentar pq quero que vc saiba ao menos que estou junto com vcs com muito AMOR esperando que tudo se resolva..... muitos bjinhos

Anônimo disse...

Odele querida
Quando preciso de força é aqui que venho buscar. O amor que tens por Flávia nos ensina a amar com verdadeiro amor!!

Unknown disse...

Querida amiga,
Bem Hajam esses profissionais zelosos e dedicados que tudo fazem para minimizar o sofrimento dos que sofrem!

Beijinhos para ti e Flavinha,
Ana Martins

zeladorpublico disse...

Há que continuar...a vida é isto, por vezes..cruel mas...tudo de bom

Filho para sempre disse...

Odele, como está?
Passei para visitar o blog, saber novidades de ambas e deixar um forte abraço.
Sérgio

Alexa disse...

A Odele é aquele pessoa que sabe transmitir amor e há várias e acho que a Odela sabe toda um beijão para si e outro para Flávia.


Beijinhos

Anônimo disse...

Odele, ótimo você ter falado sobre isso, porque os leigos não imaginam os cuidados indispensáveis, principalmente no caso da Flávia!! Bom fim de semana! Beijus

Unknown disse...

minha amiga, nossa Flavia se vé em perfeitas condições apesar de tantos anos sem mobilidade própria, só as deformidades que não contas.
A fisioterpia é imprescindível, algo que precisam as pessoas para chegar a estar nessas condições é AMOR, AMOR VERDADEIRO e o atendimento que lhe brindas dia a dia.
Seguramente num instituto não estaria tão bela!!!...poderia dizer-se que qualquer mãe faz o que tua, mas não é assim...por isso admiro tua força, perseverança...sempre tenho a sensação que Flavia acordará apesar do que a medicina diga...beijinhos e abraços enormes!!!

ninguém disse...

Odele. Tuas informações são úteis pra todos nós. O ingrediente principal é a dedicação que tens.
bj

. intemporal . disse...

Querida Odele

Fico muito feliz vendo Flávia sendo devidamente tratada por uma profissional fisioterapeuta, visando o maior bem estar fisico possível e mantendo também um corpo o mais são possível, por forma a evitar o aparecimento e a manutenção de outras patologias associadas ao coma vigil de Flávia.

Graças a Deus que Flávia tem ao seu alcance estes meios.

E que os possa ter sempre e cada vez melhores e mais aperfeiçoados.

E quem deve pagar todo este processo deverão ser APENAS os culpados pelo acidente.

Deixo um beijo enorme para Si e outro do tamanho do mundo para Flávia.

E apesar do infortúnio gostei muito de ver Flávia assim tão bem tratada.

Outra coisa não seria de esperar de Sua Mãe Coragem: ODELE.

:)

e saio. feliz.

Meire disse...

Todo cuidado é pouco, mas o maior cuidado de todos é o amor que vc dedica a Flavia.
Bjs

Grace Olsson disse...

Odele, suas informacoes sao essenciais para todos nós que podemos vir a precisar.bjs e dias felizes

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Para ti, MÃE CORAGEM,
para quem um filho é vida e não morte,
para quem a justiça tem que ser justa e forte,
eu junto a minha voz também materna,
e sigo a tua luta e vou contigo,
porque não há continentes que nos separem
quando se ouve o grito duma Mãe.


Abraço

maria emilia cavalca corrêa disse...

Ola Odele e Flávia,
sou fisioterapeuta há 24 anos , trabalho com pacientes , princpalmente neurológicos, mas ainda me emociono com histórias como esta da Flávia.
Um grande abraço a voces e acreditem nada nesta vida é por acaso.

Anônimo disse...

oi Odele.... Primeiramente um Boa Noite p vc e Flávia. Te admiro muito por sua incrivel personalidade e dedicação, tenho certeza que Deus recompensará nossos esforços e desejos pela recuperação de Flávia. Não posso estar presente neste momento com vc... gostaria muito... mas estou certa de que vc é a melhor mãe que Deus poderia dar a Flávia. bjão
carlianeguimaraes@hotmail.com

Unknown disse...

Acabei de ler seu relato de amor!!e fico me perguntando ate onde vai esse nosso amor de mae? de que somos capazes?Saiba Deus nao escolhe os capacitados ele capacita os escolhidos e vc, com certeza é uma pessoa escolhida por Deus!!Forças amiga e esperança sempre.... Voce querser minha amiga virtual? Pq de hoje em dia participarei sempre!!

Related Posts with Thumbnails