Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Competente e combativo, como um advogado deve ser

- 14 de março de 2009
Janeiro de 1999.Após um ano de inglórias tentativas de acordo com a seguradora AGF e com o Condomínio Jardim da Juriti onde eu morava com meus filhos e onde ocorrera o trágico acidente que deixaria minha filha Flavia em coma vigil irreversível, cansada e aflita cheguei ao escritório de advocacia do DR. JOSÉ RUBENS MACHADO DE CAMPOS, que viria a ser meu advogado neste longo e exaustivo processo onde, mesmo enfrentando a lentidão da justiça brasileira, provaríamos que Flavia se afogou e entrou em coma, porque seus cabelos ficaram presos ao ralo da piscina cujo sistema de sucção estava superdimensionado, com potência excessiva para o pequeno tamanho da piscina onde Flavia nadava.

Dr.José Rubens, ao contrário dos demais profissionais por mim consultados, pediu-me poucos dias para analisar o caso e quando voltei ao seu escritório na data por ele determinada, ele já tinha levantado acidentes com ralos de piscinas ocorridos nos Estados Unidos. E um mês depois, ou seja, em Fevereiro de 1999, representando eu e Flavia, Dr. José Rubens deu entrada na justiça paulista na Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais contra os réus já mencionados em posts anteriores, mas não sem antes me alertar de que não seria uma batalha fácil e tampouco de desfecho rápido.

E o tempo mostraria que o processo na justiça brasileira para fazer valer os direitos de Flavia não seria mesmo uma batalha fácil e muito menos rápida. O desfecho em Brasília ocorreu 10 anos e um mês após iniciado o processo aqui em São Paulo. Nesses mais de 10 anos, eu e meu advogado: Apresentamos provas, ouvimos testemunhas faltar com a verdade, contestamos os vários recursos apresentados pelos réus, enfrentamos resistência, insensibilidade, injustiça. Lutamos.

Março de 2009.O julgamento do processo de Flavia em Brasília corrigiu alguns erros gritantes da justiça paulista, como por exemplo, terem me co-responsabilizado pelo acidente com Flavia, mas ainda assim o julgamento no Superior Tribunal de Justiça, não foi exatamente aquele que considero justo e pelo qual esperei e lutei por mais de 10 anos. Mas como já escrevi em um post anterior, por mais competente e combativo que seja nosso advogado, a justiça vai depender dos juízes e ministros que julgarem nosso processo. Esta constatação no entanto, não significa absolutamente que eu aceite e me conforme com esta realidade.

Dr. José Rubens, por toda a sua competência, combatividade, comprometimento e sensibilidade para com a causa de Flavia, o meu MUITO OBRIGADA extensivo a toda sua equipe.

Até o próximo post.

19 comentários

Fatyly disse...

Gostei desta tua grande, mas grande homenagem ao teu advogado que com toda a certeza, além de ter exercido exemplarmente a sua profissão, foi um amigo e confidente.
Porque trabalhei com muitos e ainda hoje recordo o brilhante profissionalismo de tantos, tiro o meu chapéu ao DR. JOSÉ RUBENS MACHADO DE CAMPOS e à sua equipe, que esteve de mãos dadas contigo, com Flávia e com todos que aqui vinham por bem, lutando - e como sei tão bem de que luta se trata - em defesa das suas constituintes.

E agora vou sorrir e fazer-te sorrir: por várias vezes estive tentada a descobrir o seu mail, apelando apenas para que não desistisse e que Deus o ajudasse na luta contra a maldita burocracia-temporal, e agradecer.
Não o fiz porque entendi que não seria correcto da minha parte incomodar no quer que fosse, bem ao contrário do meu "entupir educadamente os mails do juizado de SP e depois do STJ.
DR. Rubens, receba o meu sonoro e sorridente MUITO OBRIGADO e um abraço com todo o meu respeito.

Para ti mulher de fibra, aquele xicoração sincero e um enorme e carinhoso chamegoe Flávia...do lado de cá do oceano.

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr. José Rubens, pela perserverança e competência. Beijos, querida!

Anônimo disse...

Parabéns ao que é raro.

Um beijinho para si e outro para a Flávia.

. intemporal . disse...

Os meus parabéns ao Dr. José Rubens!

Que sabiamente se dedicou à causa de Flávia.

E deixo um beijo imenso a Odele e outro, do tamanho do mundo para Flávia.

Sempre e para sempre,
____________________ p.

Anônimo disse...

Aliento y felicitaciones a este excelente profesional.
Eres muy valiente Odele, y con la bendición del SEÑOR, seguirás encontrando justicia.
Un beso grande para ti y Flavia.

Viviana

artemanha disse...

Querida Odele, nos conforta saber que AINDA existe nesse mundo profissional competente. Que bom que você encontrou a pessoa certa para auxiliá-la, apesar dessa nossa(in)justiça brasileira. Vou repetir: queria ter um dedinho da sua força materna!!! Um super beijo em você e na lindinha Flávia.
isa-artemanha/sem estresse blog

Francisco disse...

Odele.
Tenha a certeza que ELE irá iluminar as cabeças dos Juízes e Ministros que julgarão o caso.
Um abraço ao Dr. José Rubens, e um beijo carinhoso para você e a Flávia.

SEMPRE disse...

Dr.José Rubens o senhor faz-nos acreditar que ainda é possível acreditar nas leis e nos homens. A justiça pode ser discutível mas o senhor não.
Pelo seu exemplo, pela sua tenacidade e pelo seu espírito humano que aquece as pedras de muitos que intervieram neste caso, os meus sinceros agradecimentos.
É que eu também preciso acreditar Dr.Rubens.

Janaina Amado disse...

Odele, quem precisou de bons advogados e os teve, sabe da importância fundamental deles. Parabéns por separar seu ótimo advogado das mazelas da Justiça brasileira. Bom final de semana!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele

Elogiar um advogado que a acompanhou num longo e doloroso processo revela que há excelentes profissionais na justiça que não perdem a sua feição humanizante face à frieza das leis e de muitos juízes que as interpretam.
Dr.José Rubens gostei de o conhecer embora nunca o tenha visto e espero que continue a acompanhar Odele num caminho mais íngreme mas que merece ser percorrido. Dr.José Rubens há que apelar a todas as instâncias porque apelar é prevenir, é dar a conhecer, é fazer caminho para que situações destas não aconteçam.
Será que podemos ir em frente chegar a Haia ou a qualquer outra instância onde os direitos humanos sejam lidos e reconhecidos?

Unknown disse...

Tesouro muitas vezes o advogado se converte em nosso amigo, foi a experiência na luta com o câncer de meu papai. Escuta as tristezas, as lágrimas...estarei sempre agradecida.
O Dr. José Rubens deve ser uma pessoa especial, vem-as acompanhando desde faz tantos anos, que Flavia deve parecer-lhe já sua filha...beijos às duas e também meus carinhos para ele!!!

Rosamaria disse...

Odele
Ainda bem que tens um amigo como o Dr. José Rubens. Digo amigo, porque, se te acompanhou todo este tempo e teve toda esta competência, ele é teu amigo.
Parabéns aos dois.
Continuamos ao teu lado, amiga, mesmo não vindo aqui todo o dia, pq ando numa corrida sempre.
Bjim pra ti e pra Flavinha.

Sue Paula disse...

Odele
É muito bom saber que existem pessoas como seu advogado e sua equipe, este jornalista e o ministro Luis Felipe. São pessoas como estas, que levam seus trabalhos a sério, que ajudam na esperança de dias vitoriosos.
Fica com Deus.
Abracinhos em vc e Flavia.
Sueli, Sueny e Bruna

Unknown disse...

Odele, tem advogados humanos e Deus os coloca na vida das pessoas que os merecem, e tenho certeza que vocês duas merecem.
Beijos no coração de vocês.

Lucia disse...

Odele:

Certamente seu advogado foi ( e é) um excelente profisional, e, me parece, um ser humano da melhor qualidade. Acho que quando Deus te encaminhou até ele tinha a certeza de que estaria formando uma das mais belas e produtivas parcerias. Um bom advogado sem uma boa cliente ( ou vice-versa)dificilmente conseguem seguir anos a fio sem desanimar, dando sempre o melhor de si mesmos. Parabéns a ele, pelo profissioal que é, e parabéns a você, pela mãe/cliente que também foi durante esses longos anos.
Beijos carinhosos para vocês duas.

Daniel Savio disse...

Mas o que importa, que a competência dele e a sua bravura, aos poucos vai se mudando para uma lei mais justa...

Fiquem com Deus, menina Odele e menina Flávia.
Um abraço.

peciscas disse...

Nós, que por aqui andamos e temos acompanhado esta intensa e demorada batalha jurídica, fomos, pouco a pouco, conhecendo a estatura profissional e humana do Dr. José Rubens.
Pelo que nos foste dizendo, apercebemo-nos da competência e persistência deste advogado que, conhecendo bem os terrenos por onde se move a justiça, nunca deixou de te aconselhar devidamente e de tomar as medidas que se impunham.
Mas, para além de ser um advogado minucioso e sabedor, o que já seria muito, tornou-se, também um amigo, pois provou que não é , como muitos outros,um frio e insensível profissional. É, também, um ser humano, que não poderia deixar de ser tocado por este caso exemplar de amor e coragem que tu encarnas.
Sempre disponível para te apoiar, para te esclarecer.
Por tudo isto, nós, os teus amigos, os amigos da Flavia, não podemos deixar de endereçar ao Dr. José Rubens, o nosso obrigado, por tudo o que já fez e eventualmente ainda irá fazer, para que a nossa menina possa ter a justiça que merece.
O Dr. Rubens, é, afinal, um exemplo para a classe profissional em que se insere,
Para ele, à maneira portuguesa, o meu
BEM-HAJA!

Elisabete Cunha disse...

ODELE

Só uma pessoa com sua ética e personalidade,sabe reconhecer lados contrários e elogiar quando for merecido!

Tenho orgulho de sua garra!

beijos em Flávia!

Paula Raposo disse...

O Dr. Rubens é um exemplo de como deveriam ser os advogados em todo o mundo: sensíveis e coerentes. Obrigada para ele. Muitos beijos para vocês.

Related Posts with Thumbnails