Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Pessoas acamadas: Como evitar feridas e escaras

- 3 de dezembro de 2008
Esta imagem é de autoria de Isabel Filipe, e para mim significa delicadeza e suavidade.

Há tempos venho recebendo e-mails de Joana (nome fictício) que me pergunta com certa insistência, como é possível que Flavia, mesmo estando há quase onze anos acamada, não tenha feridas no corpo. Joana tem a mãe, ainda bastante jovem também em coma vigil, devido a um acidente de carro, sofrido há seis anos numa cidade do interior de São Paulo. E Joana me diz que não consegue evitar que sua mãe tenha as temidas escaras, aquelas feridas que não raro, se formam no corpo das pessoas que ficam por longos períodos na cama, seja jovem ou idoso, seja no hospital, ou em casa. Como Flavia por exemplo.

Com a intenção de orientar os cuidados, e percebendo a preocupação de Joana, prontifiquei-me a visitar sua mãe, no fim de semana passado. Fiquei sensibilizada com o que vi. Feridas profundas no corpo da mulher. Uma nas costas, outra na lateral da perna e mais uma no braço. Fiquei um pouco aflita ao ver as feridas no corpo da senhorinha, porque na verdade, eu não tenho prática em cuidar de feridas, pois sempre consegui evitá-las em Flavia, mesmo quando após o acidente ocorrido com ela, continuei a trabalhar, por mais cinco anos. Nesse tempo Flavia – na nossa casa - era cuidada primeiro por Home Care (por três anos) e depois por pessoas contratadas por mim. Mas eu exercia uma atenta supervisão nos cuidados com Flavia. Foi graças a isto que naquela época, mesmo não podendo estar durante o dia ao lado de minha filha, sob minha supervisão, ela era bem cuidada. Na impossibilidade de alguém da família cuidar pessoalmente de um ente querido acamado, a supervisão de um familiar próximo, é indispensável.

Algumas perdas infelizmente são inevitáveis para a pessoa que passa a viver na cama. A fisioterapia ajuda, mas não substitui o caminhar e a massa muscular vai diminuindo. A parte respiratória também vai ficando comprometida pela falta de movimento e a posição sempre deitada. E mesmo que – como no caso de Flavia – a pessoa fique sentada por algumas horas (duas, três no máximo), ainda assim, é na posição deitada que ela passa a maior parte do tempo.

O que sempre usei em Flavia e que tem dado resultado é hidratar diariamente o corpo dela com um óleo regenerador de pele. Esse óleo é de boa qualidade é custa algo em torno de R$ 50,00 (cincoenta reais) uma embalagem de 200 ml. Uso esse óleo desde que Flavia estava na UTI. E de lá até agora já se vão onze anos. Flavia NUNCA teve uma única ferida sequer. Mesmo a pele de seus pés, delicada como a de um bebê, não tem feridas. Outra coisa que ajuda a evitar feridas e escaras e que também faço diariamente em Flavia são massagens – suaves - com um hidratante de boa qualidade. E Flavia toma sol, o da manhã ou do final da tarde, sempre que possível.

Com esses cuidados é possível evitar as temidas escaras, mas, além disso, não devemos esquecer que toda pessoa acamada – entre outras coisas - precisa:
- medicação em horários regulares.
- alimentação adequada e balanceada.
- Higiene corporal duas vezes ao dia.
- Roupa de cama trocada todos os dias e mais de uma, se necessário.
- Mudança de posição em média a cada duas horas.
- Banhos de sol, sempre que possível.
- Carinho: 24 horas.

Um abraço e até o próximo post.

Obs: Quem eventualmente estiver interessado no nome do produto que uso em Flavia, o regenerador de pele que previne feridas e escaras, pode me contatar por e-mail que terei muito gosto em lhes passar o nome do produto.

66 comentários

Luci Lacey disse...

Odele

Escaras, sao dolorosos, doi o coracao ao olhar.

Que bom, Flavinha nunca as ter.

Vc e uma maezona Odele, sei que nao gosta que falemos, mas nao podemos, ficar calados.

Tomara que de certo para a mamae de Joana tambem.

Beijinhos para vc e Flavinha.

Anônimo disse...

Não tenho palavras para definir seu ato de amor ao próximo. Mesmo com a tragédia que se abateu em suas vidas, ainda assim não esqueceu de olhar pelas dores dos outros....parabéns, amiga!

Paula Raposo disse...

Sensibilizada com o cuidado que prestaste à mãe de Joana e o que lhe ajudaste. Todos os cuidados que aqui indicas são os importantes. Obrigada por este post que mostra mais uma vez o que é a solidariedade. Muitos beijos.

Fatyly disse...

O trabalho de Isabel está feito com muita delicadeza e suavidade.

A tua prontidão com a mãe de Joana é um dos muitos exemplos de solidariedade que dás.
As escaras são temíveis e pior ainda quando o doente acamado é diabético onde todo o cuidado é pouco.
Há uma vasta gama de "dicas" para a prevenção do aparecimento, tal como as que dizes, porque depois de...é terrível o tratamento.
Junto mais umas que sei:
- manter os lençóis esticados evitando rugas ou pregas
- mudar de posição de duas em duas horas
- evitar humidades, migalhas e outras coisas
- se calor: manter o quarto ventilado
- se frio: manter o quarto aquecido mas apenas o suficiente para evitar suores
- e as massagens com mil e umas pomadas e até produtos caseiros.
- usar lençóis anti-escaras que só serão eficazes se cumprirmos o que dissseste e o que acrescentei.

Um grande beijo e um xamegozinho à tua/nossa Flávia.

Anônimo disse...

Odele, uso esse óleo para evitar as feridas em minha mãe.
Mas como o produto é muito caro, já que temos que usá-la à vontade a cada troca de fraldas, mandei fazê-lo em farmácia de manipulação.
O litro sai por volta de R$ 80,00. Coloco em uma embalagem menor para a aplicação e tenho notado que ele, por ser um pouco mais viscoso, dura mais tempo.
Nas feridas que se abriram, fiz um tratamento com uma espécie de pele artificial, que é grudada no corpo como um ban-aid.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Lendo com os olhos do sentir tudo o que você escreve fico siderada pela grandeza do esforço e da dedicação que uma pessoa nas circunstâncias de Flávia requer. E, naturalmente, interrogo-me sobre as forças que lhe são exigidas para diariamente responder a tanta solicitação.
E aqui o meu coração aperta-se-me ainda mais. Normalmente os filhos sobrevivem aos pais. Que será de Flávia sem si, Odele?
E aqui temos a maior e a única resposta que pode ser encontrada para que a justiça no caso de Flávia se cumpra.
Ela precisa de muito apoio e nunca poderá ser deixada ao desamparo.
Quem lhe causou esse mal, ainda que por incúria e não por dolo, continua a viver e a amar normalmente. Porém a sua vida e a de Flávia jamais foram ou voltarão a ser as mesmas.
E é nesta enorme dimensão dos danos cometidos que a resposta tem que ser encontrada e que reparação terá que ser julgada.
Eu ainda acredito.


Beijos

Unknown disse...

oi meus tesouros!!!...a imágen de Isabel é bellísima como tudo o que realiza ela!!!. É verdadeiro o que nos contas, talvez a mamãe não seja movida na cama, é por isso que se produzem as escaras, que ademais são muito perigosas...e nossa Flavia está monísima porque vos a cuidas minha vida!!!...beijos e mais beijinhos!!!

* Patty Meirelles * disse...

Você é realmente uma mulher muito especial...Guerreira, desbravadora, mãe acima de tudo.
Te admiro muito!!
Bjs com carinho

Branca disse...

Odele,

Obrigada pela sua generosidade, pela partilha de conhecimentos e pela sua postura perante o próximo.
Bem haja.
Beijos

Nubia Brito disse...

Oi Odele, bom dia.
Obrigada por partilhar conosco os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos. Sua generosidade e disponibilidade em ajudar o próximo é encantadora.
Bjs com carinho!

Jana Lauxen disse...

Tua força impressiona Odele.

Um beijo no seu coração, e outro no coração da Flavinha.
:)

zeladorpublico disse...

Odele, força e não desanime...tudo de bom para si e para sua filha..

. intemporal . disse...

Odele

Muito obrigado pela preciosa informação constante deste post, que ajudará a quem tenha de combater o resultado da imobilidade.

Refiro-me ainda ao post anterior, prestando a minha homenagem às vítimas das enchentes de Santa Catarina, para que os estragos sejam minimizados ao máximo possível.

Grandioso o Seu coração, onde neste blogue é sempre visível a luta e a defesa de causas humanitárias da maior importância.

Um beijinho para Si e outro, do tamanho do mundo, para Flávia.

C Valente disse...

sem palavras
deixo as minhas saudações amigas com carinho

Unknown disse...

Querida amiga,
hoje vi num blog um texto que gostei muito, falava de anjos e de seguida vim aqui para visitar dois anjo, dois verdadeiros anjos, você e Flavinha.
Flavinha é um anjo que infelizmente precisa de todo apoio, cuidados e carinho, e, você é um anjo que para além de prestar todos os cuidados a Flávia e lha dar todo o seu amor, ainda tem tempo para gestos lindos e nobres como esse, ir visitar a mãe de Joana.
Você Odele é maravilhosa, quanto mais a conheço, maior é o meu carinho e admiração por si.

Beijinhos pra você e Flavinha, querida amiga.

Anônimo disse...

Oi Odele, voce sempre carinhosa e prestativa com sempres.Beijos para voce e a Flavia. Ná

Beezzblogger disse...

Nem seria de esperar outra coisa, vindo de ti, eu sei, não o cuidar da Flávia, isso eu sei, o que eu quero dizer, é a tua dedicação de amor ao próximo, e eu percebi isso no dia em que nos conhecemos virtualmente.

Só mostra a grandeza de um ser, aquele que na sua dor, encontra forças para apaziguar e acalmar outra dor alheia.

Beijos do vosso sempre amigo, Beez

Armanda Barbosa disse...

Seu coração é maior que o mundo e todos os dias voce nos mostra isso. Beijinho nas duas.

Jalul disse...

Odele, esse gesto de repassar os conhecimentos que adquiriu no decorrer do tratamento e nos cuidados com Flavinha faz de você uma mulher mais que especial.
Realmente é demonstração de muito amor pelas pessoas.
Você é grandiosa, amiga!

Anônimo disse...

HOje de manha quanto entrei no site da globo a primeira noticia com que eu me deparo é com mais um vitima que foi sugado pela piscina
segue o link
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL911978-5605,00-MENINO+DE+ANOS+MORRE+AFOGADO+EM+PISCINA+DE+CLUBE+NO+INTERIOR+DE+SP.html

beijos

Anônimo disse...

Odele... minha mãe achou uma notícia no site do EPTV (jornal de campinas e região interiorana do estado de sp)... uma criança de 10 anos que morreu afogado por que foi sugado pelo filtro da piscina! Mais um caso triste de uma possível negligência por parte da pessoa que cuida da piscina, se as pessoas não fazem devida manutenção, porque não colam adesivos mandando as pessoas terem cuidado com filtros e ralos? eu mesma não sabia que podia acontecer algo como aconteceu com a sua filha ou tantas outras vítimas que nem temos notícia, ning imagina que uma coisa dessas vai acontecer! Em fim... se vc quiser ler a matéria.. este é o link http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?238244 .. um abraço!

Susana disse...

Olá Odele e Flávia,

Há algum tempo venho acompanhando seu blog. Como sou um pouco tímida, nunca consegui lhes mandar um alô. Moro em Itajaí, Santa Catarina, e minha cidade foi 80% atingida pela enchente. Graças a Deus, onde moro foi um dos poucos bairros onde a água não chegou. Mas estamos ajudando as vítimas das cheias e fiquei muito contente ao ver que vocês, apesar de seus problemas, tb se solidarizaram com os nossos. Que Deus continue abençoando suas vidas e seus corações generosos.
Hoje, ao ler o site da Globo, me deparei com uma notícia que infelizmente, vai somar mais uma vítima dos ralos de piscinas. Estou lhe enviando o link:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL911978-5605,00-MENINO+DE+ANOS+MORRE+AFOGADO+EM+PISCINA+DE+CLUBE+NO+INTERIOR+DE+SP.html
Apesar de a distância, mas amo vcs do fundo do meu coração,

Beijos,
Susana Cardoso
susanadcardoso@gmail.com

Vêneto&Huesca disse...

ESTÁ NO G1 DE HOJE
MAIS UM CASO DE IRRESPONSABILIDADE

Menino de 9 anos morre afogado em piscina de clube no interior de SP

Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (4) em Franca.
Menino estava nadando e acabou sugado e preso no filtro da piscina.


Um menino de 9 anos morreu afogado em uma piscina de um clube em Franca, a 400 km de São Paulo, nesta quinta-feira (4). O garoto estava nadando durante a tarde e acabou sugado e preso no filtro, que ficava no fundo da piscina.
Segundo o boletim de ocorrência registrado no 2º Distrito Policial da cidade, o acidente ocorreu por volta das 15h. O menino estava em uma aula de natação, quando um amigo dele o viu no fundo da piscina e avisou às professoras. Uma bomba de sucção que faz a limpeza da piscina estava ligada e teria sugado a mão do garoto.
Os bombeiros foram chamados, e encaminharam a criança para um hospital. Mas ele sofreu parada cardiorrespiratória e morreu. No início da manhã desta sexta-feira (5), o corpo dele estava sendo velado no velório São Judas Tadeu. O enterro está previsto para as 14h no Cemitério Jardim das Oliveiras.

Andrea Tikhomiroff disse...

Odele, mais um caso saiu publicado hoje:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL911978-5605,00-MENINO+DE+ANOS+MORRE+AFOGADO+EM+PISCINA+DE+CLUBE+NO+INTERIOR+DE+SP.html

Infelizmente isso não pára... beijo!

Andréa

Anônimo disse...

oi querida...desde q li seu blog pela primeira vez, passei a ter conhecimento desses casos horriveis q comprometeram a linda vida da sua filha. Tenho uma bebe de 7 meses e me coloquei no seu lugar e chorei por varias vezes por aqui...acabei de ver a noticia na globo.com de uma menina q morreu sugado pelo ralo da piscina do clube...vc viu? a noticia eh de hoje, 5 de dezembro de 2008: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL911978-5605,00-MENINO+DE+ANOS+MORRE+AFOGADO+EM+PISCINA+DE+CLUBE+NO+INTERIOR+DE+SP.html

Blog da Luiza disse...

Olá Odele, te vi no programa na Record.
Agora a pouco o Brito Junior estava falando de mais um acidente com ralos de piscina, ele disse que nunca ouviu falar de acidentes assim até que ele recebeu um e-mail de um profissional da área que disse que é comum sim, ele vai falar mais. Mande um e-mail para o programa hoje em dia!
Um beijo, fique com Deus
Franciny
Piracicaba/SP

Anônimo disse...

Querida Odele...

sou do de cara pRa lua...tive o
prazer de te abraçar no almoço magico da Susan...

Bem acabo de ver o jornal de noticias da Recor...com Brito Jr..
jornalista alias, que muito respeito,noticiando um outro caso...horroroso de um menino que estava fazendo natação e foi sugado..e me chamou a atenção que BRITO JUNIOR DISSE QUE GOSTARIA DE FAZER UMA PAUTA SOBRE ESTE ASSUNTO...ele ficou meio que sem entender.....COMO PODE ????

rapidamente recebeu um email ao vivo ..de uma empresa de bombas para piscina ...(ele estava ao vivo) foi agora a pouco.

ENTAO AMIGA ..VA A LUTA ...O PROGRAMA DELE É O HOJE E DIA...
E MUITO BOM....jornalismo sério...
e claro variedades...

QUEM SABE NAO É MAIS UMA PORTINHA SE ABRINDO ....BJS

ELAINNY

Anônimo disse...

Eu acompanho o caso de sua filha e sou solidária, peço a Deus para os seus problemas se resolverem.

Acabei de mandar um comentário para a globo.com, pedindo para eles mostrarem tb a Flávia e ajudar vocês nesta luta tão árdua

Aconteceu novamente e foi fatal o menino morreu:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL911978-5605,00-MENINO+DE+ANOS+MORRE+AFOGADO+EM+PISCINA+DE+CLUBE+NO+INTERIOR+DE+SP.html

Fica com Deus, que Ele continue te dando forças e amenizando a dor da Flávia.
bjs

Maria Célia
celianogueira2@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá! Sou jornalista e estou produzindo uma reportagem sobre pessoas que tiveram algum acidente na piscina. Gostaria de contar a história da Flávia. Por favor, entre em contato: jornalpauta@sbt.com.br

tels: (11) 3687-3212/ (11) 3687-3589

peciscas disse...

Para além de todos os cuidados e dos bálsamos e óleos que se podem usar, o mais importante é mesmo o último item que enuncias na tua listagem.
O carinho e o amor são determinantes. E são eles que, fundamentalmente, têm cuidado tão bem da Flavia nestes anos todos.
Mas não deixa de impressionar aquilo que, diariamente, há que fazer com a nossa querida Princesa. Quem te acompanha mais de perto, já sabia que a tua luta ê titânica e tua atenção com a tua filha é permanente. Mas, ver , mais detalhadamente, toda essa série de procedimentos que aqui sintetizas, faz-nos sentir, mais uma vez, que és uma mulher extraordinária e admirável.

Anônimo disse...

Odele querida
Passei pra saber de voces.
Bjs no coração e que Deus ilumine voce e Flavinha

SEMPRE disse...

Leio e releio os posts sobre Flávia e sempre encontro algo de novo que mais não seja esta dinâmica de grupo que vai sempre tendo mais um adepto. O caso arrasta-se e os dias correm na luta pela não desistência e nas várias interrogações que se colocam para o dia seguinte.
É grande o empreendimento de tentar fazer compreender à justiça o que o cidadão comum já entendeu de tão óbvio que tudo lhe parece. Mas a lei tem outros meandros por onde passam muitas versões de interesses. O mundo não é claro e é pena. Sobretudo quando se trata de crianças como era a Flávia na altura do acidente.
E afinal ela é ainda uma criança que adquiriu corpo de mulher. Ela só viu o mundo até aos 10 anos de idade. Tudo o resto é penumbra como o silêncio que se abate sobre um caso tão grave e impede que seja reparado com justiça.
Todavia tu, Odele, depois de espoliada ainda consegues dar sempre e mais qual fonte inesgotável de dádiva e amor ao próximo.


Beijos

david santos disse...

Olá, Odele!
Tu és um COLOSSO de amor e bondade.
Tem um bom fim-de-semana.

David Santos

david santos disse...

Olá, Odele!
Tu és um COLOSSO de amor e bondade.
Tem um bom fim-de-semana.

David Santos

Anônimo disse...

nossa sou filho do roberto marinho e acho seu blog magnifico

Unknown disse...

Ola Odele, td bom? Espero que sim!
Bom, conheci seu blog recentemente, pois estou passando pela mesma situação que você. Meu namorado está em coma vigil, e amanhã complerá um mês. É desesperador! Penso no quanto já sofri de um mês pra cá, e páro para pensar no quanto você vem sofrendo durante todos esses anos...
Me orgulho da sua força e dedicação à Flávia. A partir de hoje vou incluir vocês duas em minhas oração! Acredito que, para Deus, nada é impussível!
Gostaria de saber qual oléo regenerador você passa em Flávia?
Bjoo e fique com Deus!

Unknown disse...

Esse post me deu vontade de chorar...que amor imenso e que carinho tens nao so com a tua Flavia mas com os outros. Parabens Odele!

Anônimo disse...

Odele vinha acompanhando o caso Flávia até que me vi na necessidade de recorrer aos seus comentários quanto aos cuidados com a Flávia.
Minha irmã (mãe de 3 filhos com 11 anos, 9 anos e 5 anos ) lindissimos que depende totalmente dela) sofreu um acidente de moto e está em coma vigil a 6 meses e estamos mantendo os melhores cuidados. Somos(irmâos) leigos no assunto e isso me preocupa muitissimo, pois, nossa preocupação é com tudo como equipamentos, cama, ambiente, música, etc. etc...... Gostaria muito que nos ajuda-se. Gostaria que através deste e-mail eli@rgl.com.br (Eli de Oliveira - Santa Helena/Paraná) entra-se com contato comigo e assim eu poder relatar os acontecimentos para então nos orientar, se possível for.
Um abraço e que DEUS lhe de muita força, pois, sabemos que não é fácil...........

alecerosana disse...

O amor e a generosidade fazem milagres.
Deixo um abraço.

Juliet disse...

Realmente manter uma pessoa em coma por mais de 10 anos e ela nao possuir uma escara, eh caso rarissimo! Parabens pelos cuidados! Trabalhava em hospital (nutricinista) e nao havia um paciente no CTI q estivesse mais de um mes q nao desenvolvesse escaras...
Parabens pelo carinho e pela insistencia. Espero poder acompanhar-te num futuro proximo onde poderas comemorar o sorriso e a fala de Flavia de volta.

Unknown disse...

Odele, por favor, me passe o seu e-mail (kelianecavalcante@yahoo.com.br). Queria trocar umas idéias contigo.
Abs,

Anônimo disse...

Oí Odele, sua luta não é fácil, mas confie na justiça de Deus que nunca falha.
Gostaria de saber o nome do Regenerador de pele que previne feridas e escaras, e tbém o nome do hidratante que vc usa. Pois infelizmente estou com meu pai acamado com o Mal de Alhzeimer.

Obrigada e aguardo sua resposta.

Valquiria

Valbara@bol.com.br

eli disse...

Olá Odele, sinto muito por sua filha, mas admiro e te parabenizo pela sua força, pois minha mãe sofreu um AVC e só senta ou muda d lugar com ajuda. E eu to muito cansada dessa vida ja se faz 4 anos nem um terço do tempo do q aconteceu com sua Flavia. E estou com medo d aparecer escaras, por favor me passe o nome da loção q vc usa na Flavia. Estou tão desanimada da vida, parece q nunca vai melhorar, preciso d ajuda e d DEUSSSS. Um beijo pra vc e pra sua Flavia, Fique com DEUS... entre em contato comigo elihauk@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Odele, estou sensibilizada pelo seu amor a sua querida filha. Desejo força a vocês e aos poucos, com fé em Deus, a vida vai melhorando.
Quero que passe para mim o nome do hidratante que passa em sua filha. Meu sogro sofreu um acidente e está em coma induzido. Como ele é alto e pesado estou com medo das escaras. Obrigada e este é o meu e-mail: juliana_ray@hotmail.com
Juliana

Anônimo disse...

Parabéns pela sua determinação, e com o amor que vc tem , minha avó se encontra com o fêmur quebrado e por isso a posição deitada é a mais usada , e preciso muito do nome desse óleo , desde já obrigada ..
skayllamarano@hotmail.com.

gabyciaaplauso disse...

Odele!
Boa Noite!
Li agora aqui falando sobre o oleo e a loçao hidratante que usa na Flavia!Seu trabalho com ela eh lindo!!Estou em desespero aqui pois, meu pai teve um AVC na quarta feira, e esta com o lado esquerdo do corpo paralisado.Hoje quando fui visitá-lo, verfiquei que estava com o pé direito enfaixado, quando tirei a faixa, estava roxo o calcanhar!Me disseram que seriam as escaras a começar!!!PELO AMOR DE DEUS!!!Se puder me dizer o nome destes produtos e me dar uns conselhos!Ficarei imensamente grata!!!Meu pai é magro mas pesa, deve estar pesando uns 60!Que para mim que sou mto magrela, nao consigo virá-lo para olhar as costas sozinha!!!

Obrigada Odele!!!E Que Deus possa continuar lhe dando forças para seguir em frente sempre!!

Bjs

Nós 2 e 1 moto disse...

Olá Odele.

Parabéns por você mesmo com todos os trabalhos, ainda se preocupar em repassar informações.
Não consegui localizar seu e-mail , gostaria de saber o nome do óleo. Poderia enviar para mim para o e-mail : filmesheila@yahoo.com.br
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Odelê, minha mãe está na uti há quase 1 mês tratando um aneurisma muito grave, você poderia me passar o nome do óleo por e-mail por favor? Fico muito grata!!! Projeto.claudia matos@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de saber a fórmula desse óleo para mandar fazer na farmácia de manipulação, minha mãe está acamada e quero utilizar desse produto para evitar feridas. Obrigada!

Betty disse...

Boa Tarde ,Odele gostaria de saber mais sobre este oléo ,pois meu pai está a seis meses acamado por causa de fratura patológica e mieloma múltiplo ,então temo que possa aparecer escaras pois não podemos movimenta lo por orientações médicas devido a lesão dele . Meu email é bernadete.firmino@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa noite Odele vc poderia me dizer o nome do óleo por e-mail
kpfmartins@outlook.com .. desde já agradeço

Unknown disse...

Oi Odele tudo bem? Vc pode informar o nomes dos produtos que usa? Eu uso óleo de girassol e hidratante que compro no mercado, mas não consigo evitar essas feridas. Há 11 anos meu pai vive acamado e sofro vendo as feridas dele, tão magrinho. Meu email é ivetinha.tupi@gmail.com. Deus te abençoe.

Adilson Pereira disse...

Gostaria de saber o nome do óleo que vc usa .Desde já te agradeço. Meu email é maristela.neves@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia,
Admiro muito sua força. Tenho duas crianças especiais e sei que não é fácil. Um deles já acamado, queria muito saber o nome do óleo se puder me mandar no meu e-mail por favor. thaty_yyy yahoo.com.br.
Obrigada

Carolina ribeiro disse...

querida flavia,eu trabalho num lar e para isso eu uso nos meus bebes ou seja meus idosos oleo de girassol.a paz do senhor.bju

Unknown disse...

Oi gostaria de saber o nome do creme da flavinha estou passando por momentos dificeis meu filho faz 21 dias que ficou paraplegico e ja esta com escare aldemeirdelem@gmail.com obrigado

Unknown disse...

Boa noite. Estamos com um novo blog que fala sobre pessoas acamadas.O objetivo é compartilhar experiências relacionadas aos cuidados com pessoas acamadas de forma a contribuir preventivamente na ocorrência de problemas e buscar a recuperação, melhor conforto e qualidade de vida para os acamados. Convidamos para visitar e compartilhar http://pessoasacamadas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Convidamos para visitar nosso novo blog que objetiva compartilhar experiências relacionadas aos cuidados com pessoas acamadas de forma a contribuir preventivamente na ocorrência de problemas e buscar a recuperação, melhor conforto e qualidade de vida para os acamados. http://pessoasacamadas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Bom dia Flávia estou precisando saber qual hidratante e qual óleo pode me indicar. Meu marido quebrou o fémur e esta acamado sem poder fazer movimento. Obrigada. Meu email aczovico@gmail.com

Daniele disse...

Bom dia Odete; vi a reportagem no fantástico ontem sobre a sua Flávia e outras crianças que tiveram suas vidas mudadas por conta dos acidentes em piscinas. Meu coração apertou e ao mesmo tempo encheu de esperança em saber que existem mães maravilhosas como você que transcendem a sua dor e olham para o próximo com tanta solidariedade. Por favor, gostaria de saber qual é o hidratante que vc utiliza contra as escaras, pois estou ajudando uma família no qual um jovem de 18 anos após um acidente de moto encontra-se acamado e sua mãe é quem cuida dele integralmente. Meu e-mail: zaninirepresentacoes@netuno.com.br - um abraço forte de uma mãe para outra mãe, Daniele

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de saber o nome do Regenerador de pele que previne feridas e escaras, e tbém o nome do hidratante que vc usa.

Muito obrigada e aguardo sua resposta.

Natália

nathalia_nml@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de saber o nome do Regenerador de pele que previne feridas e escaras, e tbém o nome do hidratante que vc usa.

Obrigada e aguardo sua resposta.

Natalia

nathalia_nml@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de saber a fórmula, tenho meu tio acamado e preciso utilizar bastante nele.

Obrigada

Att,

Natália
nathalia_nml@hotmail.com

Ana Clara disse...

Gostaria de saber sobre o óleo medeiroslk@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber o nome desse óleo que vc usa, minha vó de 86 anos quebro o fêmur e não pode nem só vira na cama e com apenas dois dias já deu uma feridinha, ficaria MT grata em saber o nome desse óleo!

Anônimo disse...

Me mande por. E-mail por favor o nome, fico no aguardo viu... Desde já MT obrigada segue meu é mail robeta_roh2011@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails