Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Não deixemos que esqueçam

- 26 de outubro de 2008
O comentário abaixo é da querida Lidia, do blog Silêncio Culpado, de Portugal e foi deixado no post deste blog do dia 14.10.

SILÊNCIO CULPADO "disse... "Odele
O caso de Flávia é um caso triste que nunca devia acontecer porque nenhuma criança merece ser interrompida na sua evolução e iniciar um outro ciclo de vida que a priva de experiências e emoções naquela idade da vida em que os sonhos deviam ser possíveis.

Ao olhar as fotos de Flávia facilmente nos apercebemos dos sonhos e do carinho maternos subjacentes a imagens de outros dias felizes. Tudo isso foi abruptamente retirado e nós, todos os que aqui vimos, fomos tomando consciência da enormidade de tanta privação e da irresponsabilidade e leveza com que certas empresas descuram os equipamentos das piscinas. Por isso o caso de Flávia atingiu, na blogosfera, uma visibilidade sem precedentes. Mas não ficou pela visibilidade. O caso de Flávia tocou fundo nas almas daqueles que se solidarizaram, gerou poemas e as mais diversas manifestações de arte e sensibilidade que, seja quais forem os resultados da justiça, constituirão um património universal. Património este que será um marco a assinalar que, neste mundo egoísta e interesseiro, ainda existem pessoas que valem a pena, pessoas que não se acomodam perante as injustiças nem perante decisões, sejam elas dos tribunais ou de outro poder qualquer, quando as mesmas não contemplam os mais legítimos direitos dos cidadãos atingidos.

Apesar de tudo eu ainda acredito que a justiça brasileira não deixará cair no esquecimento e no nada um caso tão flagrante. Acredito em ti, minha querida Odele, que com esforço e coragem lutaste sozinha e arregimentaste uma multidão que vive seguindo as tuas palavras. Que este fenómeno de solidariedade nunca seja esquecido para que os descrentes possam constatar do que de positivo o ser humano é capaz quando as causas lhe tocam fundo. Beijos Sexta-feira, Outubro 17, 2008"


Lidia, eu acredito que é a união de pessoas em torno da causa de Flavia que fará com que sua história não caia no esquecimento da justiça brasileira. Por isto, muito obrigada a você e a todos quantos passam por aqui e nos prestigiam de diferentes formas.

Um abraço e até o próximo post.

33 comentários

Lasonrisadearturo disse...

Hola, os dejo un saludo y un beso para t� y para tu familia.


Esther

amigona avó e a neta princesa disse...

Aqui estamos querida amiga...sempre...beijos...

Jalul disse...

Não há como esquecer, Lídia. Mais longe já esteve. Mais pediremos que lembrem.
Estaremos com Odele e Flávia até que a sentença transite em julgado.
Grande abraço para Lídia e para os bons amigos de Odele e Flávia.

Anônimo disse...

Odele querida, estamos aqui. A justiça há de ser feita, em nome de uma cidadã!!!
Flavinha é amada por todos nós, e, você também!!!
Beijos carregado de amor ...
Elianinha - Mogi Guaçu -SP.

ninguém disse...

Odele, eu venho aqui cada vez que começo a rançar e até os cachorros me olharem torto porque sabem que há questões e questões. E preciso do teu exemplo pra deixar de frescuras. Vamos em frente.
Ah. Virei tua seguidora: que maravilha a tal ferramenta que o blogspot colocou pra gente.
agora, tá mais fácil.
maris

Luci Lacey disse...

Odele

A Lidia, colocou muito bem a situacao e sentimentos no caso de Flavia.

Vamos em frente, a justica sera completa.

Beijinhos, bom final de semana para vc e Flavia.

Unknown disse...

Querida amiga,
Lidia tem razão, não há como esquecer o caso de Flavinha, depois de conhecermos a história e pensarmos em tudo o que irremediávelmente lhe foi retirado, de todos os sorrisos, sonhos, vivências, alegrias e até tristezas de que foi privada, não há como esquecer amiga, é mesmo impossivel conseguir fazê-lo!

Beijinhos para si e se me permite dizer, e para a nossa menina, sim porque a Flavinha também já é um pouquinho nossa!
Mais uma vez beijinhos.

Sonia Regly disse...

Amigo,
Mudei o Feeds do Compartilhando as letras. Gostaria que vc linkasse o novo endereço para receber as novas atualizações.Beijão e obrigada

http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/

Sonia Regly disse...

AmigA,
Mudei o Feeds do Compartilhando as letras. Gostaria que vc linkasse o novo endereço para receber as novas atualizações.Beijão e obrigada

http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/

Nathalia Musa disse...

É é com esta união que mostramos que as injustiças não podem ser esquecidas tão rapidamente neste país.

continue com sua luta, Odele, que apoio não faltará.

Um abraço para as duas!

Isabel Filipe disse...

SUbscrevo as palavras da Lidia ...

esta onda de solidariedade não irá acabar e o caso de Flávia nãos erá esquecido ... não.


beijinhos

Paula Raposo disse...

Sem dúvida, Lídia. Subscrevo as tuas palavras. A solidariedade pode ser enorme e é, não pode deixar de ser feita justiça! Muitos beijos.

peciscas disse...

A Lídia disse, com toda a clareza aquilo que é o essencial deste movimento de solidariedade que se ergueu e dia a dia vai crescendo em torno da Flavia e da Odele.
Aquilo que nós, os amigos que estamos e estaremos convosco podemos fazer, não será muito. Mas, é preciso acreditarmos que a força da razão, o eco de muitas vozes juntas, serão determinantes para que se alcance um decisão judicial adequada aos danos provocados na menina que não deixaram crescer feliz, no seio de uma família feliz, como já disse no vídeo da Blogagem Colectiva.
Cá estaremos!

Anônimo disse...

Odele,

Depois de ler e reler o blog de Flávia e de navegar horas pela internet procurando pelas normas de segurança para piscinas (queria saber se o meu condomínio atende às normas) tudo que encontrei foi mais indignação.
Os alertas se resumem a "Não tire os olhos de seu filho por um único instante" nada encontrei sobre selos de segurança, vistorias obrigatórias, mecanismos anti sucção...
Como uma mãe pode saber se o motor é adequado ao tamanho da piscina ou não? Passarei a indicar às minhas pacientes que façam um cursinho de engenharia antes de tentarem engravidar...
Ou essas pessoas creem que a presença de uma mãe pode milagrosamente fazer com que o motor se comporte e não sugue os cabelos, mãos, pés de nossas crianças?
Isso pra não citar que esses acidentes não se limitam aos pequenos. Qual seria a sugestão dessas pessoas para evitar que um adulto se acidente?
Hummm, talvez eu deva pedir à minha mãe para me vigiar quando eu for à piscina...

Desculpe pelo post confuso e indignado...
Estarei aqui na torcida por vc e Flávia, para que vc receba oq precisa para cuidar dignamente desta menina linda e para que haja mais responsabilidade nesse país...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Nós não arredamos pé. Estaremos contigo sempre para que este caso seja lembrado na consciência dos homens e para que o teu exemplo de mãe seja uma luz para aquelas a quem a vida impôs a dura prova de passarem pelo mesmo.
Para além da pessoa solidária,sou também mãe e imagino-me, se é que posso imaginar-me, numa situação como a tua.
Por um filho faz-se tudo e as nossas forças são inesgotáveis pois sempre se retemperam na dor e no amor que lhe temos.
É por isso que não esmorecemos. É por isso que te dizemos: FORÇA ODELE!


Beijos

Fatyly disse...

faço minhas as palavras de todos os comentadores e NÃO ARREDO PÉ, NÃO BAIXAREI OS BRAÇOS, NÃO TE(VOS) LARGAREI, CONTINUAREI A FAZER O POSSÍVEL E NUNCA SE SABE O IMPOSSÍVEL e faço eco das mesmas palavras

FORÇAAAAAAAAAA ODELEEEEE ESTAMOS TODOS JUNTOS!

Um enorme beijo e um grande xamego em Flávia do lado de cá do oceano

Anônimo disse...

Odele, o Estado brasileiro é irresponsável e caloteiro quando é omisso na proteção e cumprimento de seus deveres. A blogosfera representa cidadãos indignados com tanta patifaria. Flávia nunca será esquecida!! Boa semana! Beijus

Å®t Øf £övë disse...

Odele,
A Lídia é um ser humano fantástico, e sempre pronto a prestar a sua solidariedade por quem vive situações dificeis, e por abraçar causas mais dificeis ainda.
Este comentário da Lídia, eu resumiria-o nesta frase:
"A amizade é a união, é sentirmo-nos só um quando somos um milhão".
Beijinhos.

João Vicente Lavieri disse...

Bonitas as palavras de Lídia, que expressam os sentimentos de muitos de nós.
Nós não deixaremos o caso de Flavia cair no esquecimento. Estaremos sempre com vcs.

Bjs,

betty mello disse...

Minhas queridas Flávia e Oddele: andei tão distante da internet e da cidade de S.P. que quase me esqueci como é...que maravilha a calma e o correr justo do tempo ! Dar-se ao luxo de encontrar as pessoas, sem pressa, para curtir aalguns momentos,tomando um café, ou chupando um picolé. Não estava em férias...mas trabalhando em Mato Grosso !!!Mal cheguei- um choque- esta louca,inacreditável e absurda história da menina Eloá...
Volto ao seu blog para obter notícias, e sempre na esperança de um dia ter a grata surpresa da "reparação" -se é que se pode chamar assim.
Envio a vocês meus pensamentos mais carinhosos, esperando que estejam...dentro do possível...bem.
Um abraço carinhoso, apertado e saudoso. Betty

Maria Dias disse...

Oi Odele...

Demorei um pouquinho para passar por aqui mas não me esqueço de vcs... Estou com uns probleminhas de ordem pessoal por isso a demora em voltar aqui.Olha, postei sobre Cauã (meu gatinho de estimação no Avesso).Será q Flávia gostaria de ter um?Se desejar, passe lá e pegue uma foto dele pra Flavinha ok? Saudades de vcs!

Beijos nas duas!

Anônimo disse...

Eu como uma jovem mãe de uma linda menina de apenas 5 anos, a Lorena, fiquei a imaginar minha filha numa situação como essa e logo me cortou o coração por saber que alguém que agente ama está sofrendo por injustiça de terceiros e que ainda está impune. Odele, me sensibilizo também com a história da querida Flávia e me uno a ti e a todos neste protesto pedindo justiça...
Peço a Deus que cuide de sua família e dê forças para continuarem lutando, pois tenho certeza que apesar de todo o sofrimento que tens passado e de toda essa situação, a Flávia é um anjo doce que Deus colocou em seu caminho.
Abraços querida. Muita força, muita Luz!!!

Um Poema disse...

....

Não há forma de esquecer, enquanto houver vozes reclamando por justiça.

Um beijo para a Flávia.

Um abraço

Unknown disse...

Oi Odela,

Obrigado pela sua visita no meu blog. Tenha certeza que o caso da sua filha nao será esquecido e vamos torcer para que seja feita justica. Beijinho e boa semana.

aDesenhar disse...

Subscrevo as palavras da Lidia
e
digo presente.

:-)
bjs Odele e Flavia

Anônimo disse...

passei para desejar um bom dia às duas.

abraços!

Yoly disse...

Pasando a saludarte y decirte que sabes que llebamos a Flavia en nuestro corazón y siempre está en nuetras oraciones.

Una fuerte abrazo.

Elisabete Cunha disse...

ODELE


OTIMO FINAL DE SEMANA PRA MINHAFADINHA E VC!

TE ADOROOOOOOO

Anônimo disse...

Ola Odele.
Passei por aqui para desejar um otimo final de semana, para saber como voces estão e também me inteirar dos últimos posts.
Um beijo carinhoso para vc e Flavinha.
Que Deus ilumine a todos.

Elvira Carvalho disse...

Passei por aqui amiga, e deixo-vos um abraço.

Anônimo disse...

Um sorriso, é um indicador de boa disposição, é saúdavel, para quem o pratica, e contagiante para quem está proximo.
Por isso vim deixar-te um sorriso com aromas do Mar para que seu final de semana seja repleta de sorrisos.
Beijos na sua alma

cerqueira disse...

Fiquei surpreso ao ver este blog e perceber o quão útil ele está sendo em levar o alerta para que as pessoas fiquem atentas para que acidentes como esse não tornem acontecer,e mesmo sendo evidente os responsáveis diretos ou indiretos, a Justiça é extremamente morosa nos dando a impressão da inculpabilidade dos culpados, porém não se pode perder a esperança de ter no mínimo o reconhecimento e a punição dos responsáveis pelo fato de um acidente como esse trazer tanta tristeza e marcar de forma trágica uma família.

cerqueira disse...

Eu como esposo da Mazé (Maria José)fico orgulhoso em saber que a minha esposa é uma das responsáveis pelo o cuidado,zelo e carinho dispensados à Fláva ,um trabalho que poderia ser encarado com o meramente profissional,porém passou a ter um lado sentimental fazendo com que eu notasse por parte da minha esposa um carinho e o desprendimento em procurar fazer o melhor em favor da Flávia.

Related Posts with Thumbnails