Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Que a justiça se faça, sem necessidade de luta

- 14 de junho de 2008
Dica: Leia no blog Sidadania II o texto Flavia, a Princesa Adormecida.

Muitas pessoas divulgam o blog de Flavia e sou muito agradecida a todos por isto. Nossos novos amigos estão por toda parte: Portugal, Espanha, Itália, Suiça, Argentina, Colômbia, Estados Unidos.... São os novos amigos que eu e Flavia fizemos e espero continuarmos fazendo ao redor do mundo. E esses amigos nos divulgam porque escrevem, linkan, visitam e comentam os posts do blog de Flavia.

No Brasil o Flavia, Vivendo em Coma também vem alcançando visibilidade. Isto é importante pois significa divulgação do desrespeito aos direitos humanos de uma criança que perdeu a infância, a adolescência e está perdendo a vida, enquanto que os responsáveis por isto seguem vivendo tranquilamente na IMPUNIDADE. 

Sabemos que o caso de Flavia é apenas mais um exemplo de tantos outros acidentes causados por ralos de piscinas vendidos e instalados de forma errada. É urgente que as negligências sejam punidas, é urgente que a justiça se imponha!

E agora, fiquem com os comentários de alguns dos leitores de Flavia.

Um Poema disse...

"Infelizmente a morosidade da Justiça(?) em nada contribui para que a responsabilização possa intervir como dissuasor eficaz. contra quem, sem

o menor escrúpulo, coloca em risco a vida alheia......
Domingo, Abril 20, 2008"SILÊNCIO CULPADO disse...

"Odele

Alertar, alertar sempre. Ainda bem que, aqui, a função de informar se cumpre na íntegra porque há muito pouca informação sobre os perigos que espreitam nas piscinas sobretudo quando os equipamentos não obedecem a rigorosas regras de segurança.
Que o caso de Flávia não se repita. Para isso os responsáveis terão que ser devidamente responsabilizados pagando o que devem e a quem o devem.
Beijo para ti e para Flávia
Segunda-feira, Abril 21, 2008"

RAUL disse...

“.....Realmente é chocante,quando os donos de grandes empresas apenas vêm os lucros e as vendas sem se preocuparem com os danos humanos causados, pelos produtos que comercializam e pela incompetência técnica de quem os instala.

Todas as manobras que executam com a justiça têm como objectivo fazer com que as pessoas desistam de lutar e os deixem impunes aos crimes que cometem por negligência.
Um abraço solidário e nunca, mas nunca deixe de lutar.
Seu amigo Raul
Sábado, Abril 26, 2008"

Cadinho RoCo disse...

"A existência e permanência do blog da Flávia é alerta diário à dignidade humana. É fortíssima demonstração de amor e respeito pela vida, independente daqueles que insistem em deixa-la à margem da justiça que enquanto tarda, falha e falha até por crime de omissão.

Cadinho RoCo
Domingo, Maio 18, 2008"


Graciela disse...

"Hola Odele, mi vida has conseguido muchas cosas:

-transmitir muchísimo amor!!!
-hacernos reflexionar sobre nuestros niños en las piscinas y el control de las mismas.....
Quinta-feira, Maio 22, 2008"

Esperemos que a curto prazo - porque já se faz tarde - ocorram mudanças na excução das leis e que nossos filhos e netos, para ver seus direitos respeitados, não tenham que expor seu sofrimento ao mundo e não precisem esperar anos a fio pela ação da justiça, pois esta agirá com rapidez na proteção às vítimas e com rigor na punição de responsáveis por todo e qualquer tipo de crimes e negligências que transformem dolorosamente a vida das pessoas.

Até o próximo post.

32 comentários

Anônimo disse...

Olá Odele!
Não conhecia o seu blog e nem a situação pela qual você e sua filha estão passando, porém hoje o li inteiro e fiquei pasma com essa justiça brasileira. Não sei muito o q te dizer, pois acredito q você já deve ter ouvido um pouco de tudo nesses 10 anos de luta e sofrimento.
Percebi lendo seus posts que palavras de consolo e fé foram muitas. Mesmo assim quero deixar registrada a minha mensagem para ti
Que a chuva de alegria caia sobre vocês, que o Sol da felicidade as aqueçam,gotas de orvalho da manhã molhem seus corações e que as lagrimas de Jesus sejam um balsamo para que possam abençoa-las.
Fique com Deus e dê um beijo na Flávia por mim
Abraços

Solimar Oliveira

Anônimo disse...

Minha querida, vou fazer mais um post na Voz do Povo, sobre a reportagem que saiu no Globo, e vou fazê-lo também no meu, no Democracia, Nos que escrevo todos, pois andámos tão ralados com o Futebol, com a crise do País, com as alarvidades proferidas pelos políticos mentirosos e corruptos, mas a verdadeira dor e sofrimento, essa passa a muitos ao lado. Não que seja uma coisa de se apregoar, mas sim de alertar. É isso que farei.

Beijos para as duas lutadoras que mais admiro. Beezz

Cadinho RoCo disse...

Passei para visita rápida e saber das novidades.
Cadinho RoCo

Fatyly disse...

Já são milhões e milhões de palavras que elevam Flávia e te aliviam um pouco. Adorei reler estes comentários e de facto é gritante tanta morosidade por parte da justiça e os "culpados" O QUE JÁ GASTARAM com contestações e recursos judiciais há anos que poderiam ter ajudado e ter posto um ponto final ao processo.

Mas são esse senhores de grandes empresas que depois vêm mostrar em entrevistas televisivas e revistas cor-de-rosa os "donativos ou contributos" que dão para as ONG ou até eventos de Natais e outros tais.

Arre gente metido à besta que só pensam neles.

Força e um dia destes terás a recompensa e alívio deste espera-estica-espera!

Um beijo para ti, Flávia e maninho

. intemporal . disse...

Que a justiça se faça o mais rapidamente possivel é o que mais desejo. É frustrante sentir os anos passar, olhar Flávia em coma vigil e nada mais poder ser feito.
Odele estou contigo na tua luta.
Flávia, um beijinho do tamanho do mundo inteiro. Estou sempre contigo no meu pensamento.

Anônimo disse...

Cara odele.
Junto com o ralo que sugou a saúde de sua filha são sugadas também nossa esperança de que um dia uma "justiça verdadeiramente justa" aconteça no nosso país. Prometo divulgar seu blog. Força. Estamos com você.
Um abraço carinhoso.

Unknown disse...

Olá Odele, tive conhecimento do casa de Flávia á uns dias e hoje passei por cá, e o que posso dizer é que estou deveras chocada com tudo o que acabo de ler. É de bradar aos céus tanta inconciencia, negligência e falta de justiça. Espero e desejo que consiga condenar os culpados, que justiça seja feita já não digo, porque justiça é de todo impossivel fazer-se.Justiça seria devolver á Flávia os 10 anos de sua vida perdida, proporcionar-lhe cada momento e sorriso que perdeu, e isso já ninguém lhe pode dar. Que a justiça seja então o mais justa possivel e que contribua para aliviar a vossa dor e melhorar a qualidade de vida da Flávia, é tudo o que mais desejo.
Mil beijos para as duas lutadoras que já tanto admiro.
Ana Martins

Elvira Carvalho disse...

Para quem tem alguma sensibilidade, o caso da Flávia, tem que ser considerado como um caso de flagrante injustiça, não há volta a dar-lhe. E só pudemos exigir essa mesma justiça, por ela, a quem foi roubado o direito a uma vida normal, mas também por outros casos de que todos temos conhecimento.
Bom Domingo.
Beijinhos às duas.

peciscas disse...

Fico muito feliz, cada vez que passo por aqui e vejo mais gente que descobre este espaço e se associa à nossa corrente.
Todos, nunca seremos de mais.
E haveremos de repetir, tantas vezes quantas as necessárias, que exigimos Justiça! Que gritamos a nossa indignação perante a impunidade da negligência. Que afirmamos a nossa intenção de não calarmos a revolta pelas delongas e pelas habilidades jurídicas dos responsáveis pelo acidente, que estão a protelar a decisão que nos parece óbvia e inevitável.
Estaremos sempre aqui!

wind disse...

Odele vim agradecer o teu comentário e dizer que embora não te comente, estou a par do caso e desejo do fundo do coração muita força para ti!
Beijos para ti e Flávia:)*

Unknown disse...

Flávia
Menina, Mulher
Numa cama a sofrer
Corpo imóvel
Coração a bater.
Dez anos é muito tempo,
Abençoada Mãe
Que não os deixa cair
No esquecimento.
Dez anos longos e lentos,
Sem que a justiça
Dê voz ao sofrimento.
Quero aqui gritar
A minha revolta e indignação
Não podemos calar
O que não tem perdão.
Soltemos gritos de homenagem
A Flávia e sua Mãe,
Sejamos solidários
Com a sua dor.
Aclamemos por justiça
Verdadeiramente justa,
Apontemos o dedo
Aos donos da culpa.
Abracemos a luta
De tão corajosa MÃE
Para quem o incerto
É a única certeza que tem.

Com muito carinho e admiração,
Ana Martins

Maristella Padão disse...

Odele,

Olá, vim te conhecer e te desejar toda a força necessária, com certeza é uma mulher de garra. Espero que tudo aconteça da melhor forma para sua filha e para vocês da família.
Penso ser uma grande luta, mas na luta saímos vencedores, sempre, pode demorar, mas conseguimos e você fica no registro do tempo como uma das mulheres guerreiras deste nosso Brasil.
Serve como um alerta!
Apesar destes mistérios da vida, sabemos que no final entenderemos os motivos de muitas coisas. Somente com Deus, ele é pai.
Abraço, mari.

Fatyly disse...

Odele
Bom dia meu doce...tens lá algo para ti:)*****

Isabel Filipe disse...

Olá querida ...

estou de volta ....

depois passo para ler os teus posts como eles merecem...


beijinhos

Lucia disse...

Odele:

Estou passando somente para deixar um beijo para você e para a Flavia.
Fiquem com Deus

Unknown disse...

Opa, passei pra saber das novidades. Aliás, sua luta comove muita gente e a divulgação cresce a cada dia. Um dia, a justiça será feita...

Um grande beijo minha querida Guerreira...

bsh disse...

Ao viajar na net encontrei o blog. Desejo toda a força do mundo e no que puder ajudar pff digam. Terei muito gosto em er útil nesta causa nobre. o blog http://desabafos-solitarios.blogspot.com/ está disposto a ajudar de toda a maneira possivel esta causa. Força!

Mariana disse...

Olá Odele! Só estou passando para deixar um boa noite a você e um carinho na bochecha da Flavia.
Tenha certeza que a justiça dos homens é imperfeita, mas que a justiça de Deus é perfeita e chega, não importa a demora.
Abração!

Unknown disse...

Queridas amigas Odele e Flávia,
Eu não fiz nada,é somente uma gota de água no oceano,comparada com a sua luta de á 10 anos para cá.
Não consegui calar a minha revolta, o nó na garganta ainda cá está, ainda não consegui digerir tão triste história, uma criança linda que se fez mulher numa cama, fruto da negligência da mão humana que tudo faz com fins lucrativos.
É terrivel demais para aceitar impávida e serena. Eu também sou mãe, do André hoje com 18 anos, e do Sérgio com 8 e tenho perfeita consciencia que não consigo avaliar o seu sofrimento, tenho visto meus filhos crescer sem problemas, Graças a Deus. Prometo tudo fazer para divulgar mais e mais a vossa história, através de mails e tudo o que estiver ao meu alcance.
Obrigada por aceitar minha tão humilde amizade.
Um grande beijo para as duas mais brilhantes lutadoras.
Ana Martins

anamarta disse...

Olá Odele!
Há um ditado antigo que diz:
"A justiça tarda, mas não falha"!
Façamos todos força, para que não tarde muito te seja feita justiça.
Um beijo para ti e para Flávia

Anônimo disse...

Oi Odele!

Passei pa deixar um beijo de força para si...

Denise

Paula Raposo disse...

A impunidade anda à solta! Que a união faça a justiça mais célere. Beijos para vós.

Edna Federico disse...

Odele,

Devemos ser incansáveis na busca por justiça!
Eu ainda confio, sou uma otimista.
Beijo

Anônimo disse...

Odele, desculpe a ausência. Aliás, as ausências. Depois de uma reforma demorada e complicada aqui em casa, fiquei muitos dias sem conexão, aguardando a "boa vontade" da operadora. Coisas do Brasil, que você conhece bem.

Fiquei muito feliz com a matéria que saiu em O Globo. A publicidade é muito importante, mesmo que eles não tenham citado os nomes dos culpados.

Acredito que, quanto mais pessoas tomarem conhecimento da história de Flávia, menos probabilidade haverá de que outras mães sofram o que você está sofrendo.

Além do mais, quem sabe assim, não se apressa a "justiça" brasileira?

beijos, saudades.

Águas da Vida News disse...

Passadinha para deixar meu carinho e desejar uma linda semana.
Big Kiss

Anônimo disse...

Olá, minhas duas queridas. A cada dia fico mais indignada pelo tempo que a mídia brasileira perde com tantas reportagens fúteis. Tempo na TV é algo tão caro...que audiência é essa, que não eleva o nível? Beijos, tua sempre amiga.

ninguém disse...

Odele. Curto prazo. isso é fundamental
bj
maris

Unknown disse...

Hola preciosa!!!, paso a verte sabes que estaré siempre contigo, orgullosa de haberte conocido, deseando un poquito de paz para tu espíritu tal vez un poquito agotado, mis bendiciones de la creencias que tengas, los besitos y los abrazos tiernos. Para Flavia y el niño también!!!

david santos disse...

Olá, Flavia!
Passei para sentir a tua alegria neste momento. Agora, espero, ainda que seja por milagre, a tua saúde também se altere para melhor.
Até sempre, minhas meninas.
Abraços

Unknown disse...

Querida amiga Odele,
Provávelmente voçê ficou baralhada,pois fez um comentário no meu blog onde publiquei o poema que fiz para Flávia, (http//:avesemasas.blogspot.com/) e que desde já agradeço e muito me alegra contribuir um pouquinho só que seja para a felicidade de Flávia.
Também publiquei o mesmo poema na Voz do Povo, onde também escrevo e onde voçê veio agora agradecer.
Um beijão do tamanho do mundo para si, Flávia e seu filho que é o heroi desta tão trágica história, visto ter tido força e coragem para salvar a Flávia.
Ana Martins

Maya Felix disse...

Quanta luta! Que haja frutos, e que Deus traga Flávia para nós. Que criança linda, cheia de vida, de perspectivas! Roubaram o futuro de Flávia.

Um abraço e muita força, Odele (o link para este Blog está em meu blog, na lista dos meus preferidos).

Maya

Anônimo disse...

Odele: Eu li, e é belíssimo o texto sobre a Princesa Adormecida Flavia. Além disso, vi a foto de seu rosto, e ela é muito bela; Deus está com ela a todo momento, isso é real e verdadeiro. Até mesmo o fato de que Flavia sente as dores das picadas das agulhas, é sinal de vida! Ela está muito viva, e demonstra isso, você sabe bem. Continue fazendo festinhas nos pés sensíveis de Flavinha; ela agradece! Beijo para as duas.

Related Posts with Thumbnails