Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

A importância do amor, da amizade e do afeto

- 6 de maio de 2008



No post anterior, através das palavras, exorcizei um pouco a minha dor pelo sofrimento de minha filha. Como já escrevi, as palavras têm esse poder. Com elas tanto podemos falar de amor como exorcizar a dor. A crise de hipertonia de Flavia foi controlada e nós voltamos a dormir melhor à noite.

Obrigada pelas manifestações de carinho demonstradas nos comentários. Leio cada um e releio. É muito bom receber o apoio e o carinho de vocês. Quando consigo, clico nos links dos comentários e vou visitar quem visitou Flavia, mas nem sempre é possível. Lamento por isso.

Minha amiga Leila Jalul, ao sentir minha angústia emaranhada às palavras de meu texto anterior, me contatou logo cedo pelo Google Talk. Ao ouvir sua voz querida me desfiz em pranto. Leila, me abraçou longamente e pude sentir seus braços em torno de mim, como se ela estivesse aqui, fisicamente ao meu lado. Leila, obrigada por me ouvir chorar, obrigada por me abraçar. Foi bom demais. É de Leila o comentário/texto no post anterior: " E VOCÊ SABE DISSO". Sei sim Leila querida, mas insisto e resisto até que esta missão termine. Porque não tenho escolha, porque não há outro caminho a não ser este que venho trilhando com Flavia - o caminho do amor.

É preciso reconhecer a importância que o amor, a amizade, o carinho e o afeto têm no estado de ânimo das pessoas. Não falo só por mim claro, falo por você também. Se estivermos tristes, uma palavra amiga de incentivo, um abraço, um ombro para recostar nossa cabeça, pode fazer muita diferença. E defendo sempre a espontaneidade e a necessidade de demonstrarmos nossos sentimentos, dizer o quão alguém é importante para nós, dizer aos amigos que os amamos e falar desse amor sem pudor. Faz bem dizer, faz bem ouvir.

Um beijo pra vocês e até o próximo post.

43 comentários

Jalul disse...

Querida Odele, acordei cedinho e li esta beleza de texto que revela a beleza de gesto da Masé para com a nossa menina.Responda-me: isso tem preço?
Tenham uma iluminada manhã de terça. Beijo vocês e um carinho especial para a grande Masé.

Anônimo disse...

Não tenho palavras.. Sempre leio teu blog mas quase nunca comento porque me sinto muito pequena perto de você e só posso desejar que Deus a abençoe todos os dias com paciência e sabedoria.

ninguém disse...

Odele. Primeira coisa que pensei quando vi a foto: que mãos lindas!
beijos

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

São lindas as mãos de Flávia e este post ... está lindo ... lindo ...

nele transmites a pessoa linda que és ...


beijinhos

peciscas disse...

Esse seu desvelo com a nossa Flavia é tocante.
Mas a descoberta de afectos, por vezes ignorados, junto de pessoas que nos estão mais ou menos próximas, tem, também, muito a ver, com a capacidade de os saber despertar.A Masé, por exemplo, certamente que se sentiu estimulada por esse ninho de amor onde a tua filha vive e ela própria, se sentiu encorajada a juntar um pouco mais de amor a esse quadro.

Assim como a Leila e todos aqueles que estamos próximos de ti, se alguma coisa te damos, é porque também soubeste tocar o fundo do nosso coração, com a grandeza do amor que tens para espalhar à tua volta.

Anônimo disse...

Oi Odele, é muito bonito o amor que todos vocês sentem pela Flavia,Parabens pela força, pela garra, parabens a você grande Mãe e a Masé que alem de enfermeira é uma grande amiga de ambas.
é só um pedido espero que não se ofenda, você poderia colocar uma foto da Flavia agora ,para vermos como ela está crescida e como deve estar linda,pq agora ela é uma mulher as fotos que você colocou quando criança que menina linda,um anjinho.
Um grande beijo

Anônimo disse...

Para a querida Masé: "Deus não escolhe os capacitados , mas capacita os escolhidos." Odele, parabéns por uma funcionária-amiga-companheira. Que mãos de boneca a Flavinha tem . Realmente, uma boneca, em seus sonhos, acalantos e brincadeiras. Deus continue abençoando-as. Super beijos ... Eliana .

Cloeh disse...

Oi minha querida Odele,andei num baixo astral,mas já passou.Te admiro e quero ser como você porque eu ao invés de você quando eu sinto medo e sofro espero que o mundo todo tenha pena de mim e isso no final das contas não ajuda o que ajuda é uma verdadeira amizade.Lindo seu post,como sempre fico sem saber o que teclar para te animar mais e te dar mais força ,mesmo sabendo que nada nem ninguém fará você abandonar essa luta!
Bjs

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Por vezes o sofrimento aproxima as pessoas e dá uma nova dimensão ao amor.E nessa dimensão o sentido da vida, aquele sentido que parecia perdido, recria-se na humanidade e na sensibilidade dos mais pequenos gestos. Aliás grandes gestos, se virmos como Masé se empenha em transmitir beleza no seu afecto a Flávia.
Um beijo para ti e outro para Flávia

Unknown disse...

Lindo o post.

Fiquei muito feliz em saber que há alguém tão carinhosa ao seu lado ajudando nos cuidados com Flávia.

Devo confessar que fiquei muito emocionada...e sem palavras!

Por isso mando apenas um abraço carinhoso, e beijos nas mãos de Flávia.
À Marisé um muito obrigada por mostrar que existem pessoas boas, e outro muito obrigada pelo carinho com que trata Flávia.

Não conseguirei escrever nada mais.

Abraços carinhosos,
Daniela.

Unknown disse...

Peça desculpas à Masé pelo equívoco.
Agradeça por favor à Masé.

Daniela.

Águas da Vida News disse...

Que post lindo querida Odele!
Uma excelente final de noite para ti.
Obrigada pelas visitas e pelo carinho.
Big Kiss

. intemporal . disse...

Odele
Em toda a minha vida nunca tinha visto um arranjo de flores tão bonito. Lindo, muito lindo mesmo. Bem haja a Masé pelo grande ser humano que demonstra ser, tratando tão cuidadosamente de Flávia, com tanto pormenor e cuidado e tendo também a simpatia de minimizar o sofrimento da mãe, oferecendo-lhe o arranjo de flores mais lindo do mundo. Parabéns à Masé. Um grande beijinho para Si, um grande beijinho para Flávia, um grande beijinho para Masé.

R.Almeida disse...

A vida tem mais encanto,quando actos simples num momento em que estamos no fundo do poço, fazem toda a diferença e nos fazem sentir bem melhor.É nas alturas más de nossas vidas, que nos apercebemos que estamos rodeados de amor e é uma pena que quando estamos bem não consigamos por vezes apercebermo-nos dessa realidade vendo apenas os defeitos das pessoas.
O gesto de Mazé foi lindo e a maneira carinhosa como você fala dela também.
Ainda bem que o problema de Flavia esta controlado e lhe permite descansar um pouco mais.Logo virão de novo dias dificeis e logo a seguir outros de calmaria.A vida é assim em todas as vertentes com os opostos sempre rodando. À noite segue o dia e depois da tempestade vem sempre a bonança. É preciso durante os momentos bons da vida recarregarmos as baterias, para termos forças para enfrentar a adversidade, pois tudo o que é bom parece passar a correr e o mau parece durar uma eternidade.
Um abração do tamanho do oceano que nos separa para ambas.

anamarta disse...

Que lindo post Odele!
Emocionou-me ver o amor e carinho que vos rodeiam e que vocês tanto merecem!
Beijos carinhosos para ti e Flávia

Jalul disse...

Odele, as pessoas todas que demonstram carinho por ti e por nossa Flavinha sabem que a tua luta não se restringe apenas à busca pela resolução de uma pendência judicial.

Estamos diante de um movimento diário, sem hora certa, sem estação ou lua determinadas. Não há tréguas. Vives em permanente estado de alerta.

Gostei imensamente dos amigos portugueses que te homenagearam no dia das mães. És merecedora.

Daqui de onde estou, cheia de limitações, estarei pronta a te abraçar. O Peciscas foi muito feliz ao postar o texto sobre as amizades virtuais. Posso assegurar que minha amizade, quando demonstro,pode até ser virtual, nunca fictícia.

Conte comigo!

Beijo as duas.

Diga para Mazé que sou florista, mas, perto dela, não passo de uma reles aprendiz! rs

Someone happy! disse...

Olá, Odele!
Já faz algum tempo que não passo por aqui ou, quando o faço é sempre muito rápidamente.
Pelo que percebi houve mudanças... Vamos acreditar que com elas venha mais alguma boa nova.
Obrigado por nos mostrar essa sua coragem que serve de exemplo para outros casos.
Contará sempre com o meu pensamento positivo para que consiga o que já se alonga há muito tempo.
Beijokas para si e para a Flávia!

Arnaldo Reis Trindade disse...

Primeira vez que venho aqui,linkei teu blog e virei varias vezes aqui ainda,estarei sempre a comentar e tentarei de alguma forma ajudar tua filha,espero poder ler todos os posts do blog e depois fazer um texto sobr eo assunto em meu blog,fiquei sensibilizado com o caso dela e com o teu esforço de mãe e mais uma vez horrorizado com a falta de justiça do nosso país.Como mãe tens dado um exemplo a ser seguido,já que vemos tantas atrocidades hoje em nosso país e no mundo,fica aqui meu comentário e espero poder aduda-la de alguma forma.

Beijos

Michael disse...

FIQUEI COM O CORAÇÃO APERTADO MAS COM FÉ NA VIDA. MASÉ, ODELE E MUITOS DOS VISITANTES FAZEM-NOS ACREDITAR NA HUMANIDADE (TENHO DO TECLADO DO MICRO PIFADO E POR ISSO SÓ ESCREVE EM CAIXA ALTA).
ABRAÇO E NUNCA PERDER A ESPERANÇA E A CAPACIDADE DE LUTA.

Arnaldo Reis Trindade disse...

Obrigado Odele.

comentei no blog sobre tua postagem lá,

thanks.
se cuide

Branca disse...

Odele,
Quando falar no ouvido de Flávia, lhe sussurre por mim que tem as mãos mais belas que eu já vi e lhe dê um beijinho por mim.
Seu post me emocionou muito como sempre, pelo seu amor mas também e muito pelo amor de Masé.
Que bom ter uma pessoa assim consigo.Às vezes na dor também conhecemos pessoas extraordinárias e temos experiências de vida que nos deslumbram.
Deixo um grande beijo para si, mas também para a Maisé pela pessoa que é. O mais especial dos beijinhos é para a Flávia.
Tudo de bom para vós.

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida amiga como é bom ler-te! Que maravilha conhecer outras pessoas maravilhosas que nos reafirmam que há sempre amigos ao psso lado e sem esses amigos a vida não tinha sentido! Beijos...

Anônimo disse...

Odele,
Fico feliz que Deus tenho preparado pessoas tão especiais para estarem ao lado de vocês.
Bjs,
Elomar

Sue Paula disse...

Odele
Vc e Masé são maravilhosas. Anjos que cuidam da Flávia. Sei que todas nós que passamos por aqui admiramos vc por ser uma Mãe maravilhosa, este ser humano especial.
Abracinhos no coração de vcs tres.
Sue, Sueny e Bruna.

Unknown disse...

ODELE BOM DIA,

DESCULPE O TEMPO FORA, MAS ACONTECEU VARIAS COISAS, DEPOIS ET CONTO....

MAS, MEUS OLHOS ENCHEM DE LÁGRIMAS AO LER SUAS PALAVRAS,QUERIA TER UMA VARINHA DE CONDÃO E FAZER PLIM:FLAVINHA VOLTARIA PARA NOSSO MUNDO.

EM LAGRIMAS, DIGO Q DOI EM MIM TB, MESMO NÃO CONHECENDO VCS PESSOALMENTE.

BEIJO.
FIQUE EM PAZ!

PRISCILA COIMBRA

Anônimo disse...

Masé,
obrigado pelo carinho. A Flavia merece tudo.Dê-lhe um beijinho meu!

Anônimo disse...

Odele,

acabei de conhecer o seu blog e fiquei bastante emocionado com as tuas palavras. Os últimos posts que li são carregados de carinho, palavras doces, pequenos detalhes que mostram parte do seu dia a dia e da felicidade de ver a Flávia bem cuidada, sem explorar de uma forma pejorativa o problema da sua filha. Estou até desconcertado aqui no trabalho e já fiz questão de mostrar para todos ao meu redor da situação de vocês. Vi também os comentários que as pessoas deixam no blog e me senti muito a vontade para te mandar esse email.

Parabéns pela tua iniciativa.
Não só a de cuidar da Flávia tão bem e lutar pelos direitos que lhe asseguram, mas principalmente pelo fato de não desistir depois deste tempo passado.
As pessoas podem fugir até certo ponto - infelizmente a lei tem muitas brechas de escape - mas ainda bem que o processo já está a caminho de Brasília, pelo que li, e tenho fé que a situação de vocês está em uma linha ascendente de progresso.

Você, mesmo sem te conhecer, já é um exemplo de superação para mim.
As vezes me queixo de uns problemas tão pequenos ou da lentidão para a resolução dos mesmos e hoje me deparo com a situação de vocês e vejo que sim, existe solução para quaisquer problemas. A gente só precisa se apoiar no que realmente importa pra enfrentar as adversidades até o final deles: no carinho dos queridos, na felicidade, no afeto, no amor.
Muito Obrigado por me mostrar essas coisas.

Deixo o meu carinho e força para você, a Flávia, a Masé e a todos envolvidos na tua jornada.
A partir de hoje vou acompanhar o processo de vocês e fico na torcida para que você consiga melhores condições para a Flávia.

Meus sinceros parabéns.

Luci Lacey disse...

Odele

Um ombro amigo e balsamo conciliador.

Bom vc ter varias pessoas queridas que te abracam e te confortam.

Beijinhos para vc e Flavia.

C Valente disse...

Que o amor, a amizade faça sempre parte da vida
Saudações amigas

Zé Povinho disse...

É sempre bom encontrar pessoas em quem podemos confiar e que juntam ao trabalho e ao profissionalismo o carinho.
Um abraço do Zé

Bill Falcão disse...

Às vésperas do Dia das Mães, venho aqui cumprimentar você, Odele, que representa tudo que uma mãe deveria ser.
Num mundo onde os próprios pais jogam seus filhos pela janela, em lixos e esgotos, você representa o oposto de tudo de ruim que lemos, ouvimos e assistimos todos os dias.
Você é um alento e um exemplo para todos nós, que sofremos com as misérias do mundo.
Minha solidariedade e meu abraço fraterno!

Mariana disse...

Cara Odele,
que bom é poder contar com pessoas queridas nos momentos difíceis (e nos que não são difíceis também, afinal as alegrias também precisam ser divididas).
Com certeza, o amor e carinho que Flavia recebe dia a dia é a melhor coisa que ela pode ter à disposição. Nada como o amor de mãe e já que estou aqui hoje e dada a proximidade da data, aproveito para desejar a você FELIZ DIA DAS MÃES, e muitos parabéns pela sua garra.
Que Deus cuide de você, de Flavia e de sua família, e tenha sempre fé porque para Ele nada é impossível.
Um grande abraço.

Águas da Vida News disse...

Querida Odele por motivo de trabalho terei que ficar ausente por 2 semanas...Farei o possivel para retornar antes, o mais rapido possivel. O blog Aguas da vida ficara sem atualizaçoes diaria.
Deixo aqui meu carinho e um beijo grande.

carlos filipe disse...

FLÁVIA

Todo o dia penso em ti
flor da minha afeição
penso porque tu não pensas
nessa ausência sem perdão.

Ninguém te pode dar tempo
só amor e redenção
os anos que não viveste
estão em branco sem razão.

Tu podias ter brincado
tu podias ter vivido
tu podias ter amado
e ter filhos e marido.

Quem te privou desta vida
quem não quer te ressarcir
não é gente, é besta grande
que a justiça há-de punir.

Mas eu estarei contigo
mil vezes torno a vir.

Filoxera disse...

São pessoas como Masé que embelezam as nossas vidas. Isso é amizade.
Beijos, a todas: Odele, Flavia e Masé.

Fá menor disse...

Vim deixar um beijinho pra vocês...

Muita coragem para sua luta.

Anônimo disse...

Odele, poço de fortaleza. Um abençoado e santificado "Dia das Mães". Beijos ... Eliana .

Paula Pereira disse...

Olá amiga
Passei por cá para desejar um bom fim de semana.
Beijinhos

Paula

Elvira Carvalho disse...

Há muito que não venho por aqui. Não que me esqueça de vós, Tenho a foto da flavia no "Coisas Minhas" E um selo com o nome dela no Sexta.
Mas a vida é complicada para quase todos e a minha tem estado muito na mó de baixo. E você sabe que quando andamos assim, temos tendência para fugir das outras pessoas que sofrem tanto ou mais que nós. A natureza humana é egoísta, e parece que não olharmos para quem sofre, alivia o nosso sofrimento.
Este post, me emocionou muito. E fiquei triste por saber que a flavinha tinha tido essa crise.
Queira Deus que já esteja bem desse problema.
Bom fim de semana
Um abraço

Å®t Øf £övë disse...

Odele,
Dizes que não tens escolha, e que o caminho a seguir tem que ser esse, mas eu não concordo contigo (desculpa), porque acho que isso foi uma escolha... a escolha do carinho, do amor, da persistência, e da dedicação.
O outro caminho seria não lutar, nem divulgar, o que faria com que o assunto caisse nos esquecimento, ou que todos nós simplesmente o ignorássemos.
Força.
Bjs.

Paula Raposo disse...

Simples gestos de amizade, carinho, afecto que nos enchem a alma, que nos deixam chorando. Beijos.

Fatyly disse...

A vida é feita de "gestos" e deixo-te o meu gesto em forma de abraço sincero, sem penas mas com uma mensagem apenas: és uma mãe guerreira.

Maria Clarinda disse...

Um beijo daqueles que tu sabes n�o tem longe nem dist�ncia....e...Adoro-vos. Um beijo na Mas� , que j� gosto sem a conhecer!!!!

Related Posts with Thumbnails