Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

BLOGAGEM COLETIVA - CONTRA O ANALFABETISMO

- 18 de abril de 2008

Fiquei sabendo que o blog Saia Justa está organizando Blogagem Coletiva contra o analfabetismo e resolvi participar.

No Brasil o analfabetismo realmente é gritante, notadamente nas regiões Norte e Nordeste do país. Muitas iniciativas privadas, ONGs que promovem a alfabetização solidária, trabalham na tentativa de resolver esse grave problema social do Brasil, o que é louvável, mas além disso sou de opinião que deveríamos cobrar de forma veemente do governo, programas e ações eficazes no combate ao analfabetismo.

Seria preciso que a educação passasse a ser considerada um valor fundamental, não só para os governos mas como para as próprias pessoas. E nisto, mais uma vez a mídia, principalmente a televisão, falha, se omite e não cumpre seu papel social de incentivar a educação, mostrando às pessoas, com campanhas por exemplo, que saber ler e escrever pode mudar suas vidas para melhor, inclusive dando-lhes condições de exercer a sua cidadania, pois somente através da alfabetização e da educação ficarão sabendo de seus direitos e deveres. Mas não é só no Brasil. No mundo inteiro o analfabetismo é muito grande e seu combate deveria ser prioridade absoluta de qualquer governo. Em não sendo, cabe a nós cobrar isso deles.

Nota: Flavia, a caminho de Brasília. Acompanhe, no blog Adesenhar, de Portugal

10 comentários

Unknown disse...

Querida Odele, um caminho tortuoso e com total falta de vontade e visão política para se resolver os problemas educacionais, uma pena...

Beijão na Flávia e tenha um ótimo final de semana

Isabel Filipe disse...

é realmente revoltante que por todo o mundo continue o analfabetismo ...

a culpa para mim, aqui em Portugal, é essencialemnte do Governo ... fechando escolas e dificultando cada vez mais a deslocação de alunos ...

beijinhos e tem um lindo fim de semana

Anônimo disse...

Odele, muito importante a sua participaçao.
Educaçao é o alicerce de tudo.
Desculpe se voces nao estavam linkadas ao post convocatoria, mas realmente eu nao recebi nenhum comunicado de que voces participariam.
Um abraço
meire

Fatyly disse...

Até à meia noite ainda é dia:) e subscrevendo as tuas palavras também ADERI!

Um beijo enorme a Flávia que está quase em Brasília e logo, logo se fará justiça.

Força mulheri lutadora e aconchego-te num abraço.

Também ao homem da casa aquele abraço:)

Bom fim de semana

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Muito importante esta blogagem.
Em Portugal o analfabetismo é residual.
Pelo menos esse analfabetismo porque há outros de igual importância: não conseguir ler o que os olhos lêem, não conseguir compreender o semelhante, etc.
Beijo para ti e outro para Flávia

Å®t Øf £övë disse...

Odele,
Vou passar pelo blogue do Adesenhar, até porque sou seu leitor regular há já muito tempo.
Bom fds.
Bjs.

Anônimo disse...

Há tbém o anafalbetismo funcional, qdo a pessoa consegue decodificar a escrita, mas NÃO COMPREENDE o que está lendo. Este tipo, sequer aparece nas estatísticas. Camufla uma deficiência na educação básica que só vai aparecer anos mais tarde, muitas vezes dificultado o acesso do indivíduo ao mercado de trabalho. Abraço.

aDesenhar disse...

verdades incontornáveis.
Alfabetizar é urgente
para não hipotecar-mos as gerações
vindouras.
:-)
bj Odele

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

OI Odele, obrigada pelo seu texto e por sua participacao.

Preciso me desculpar com você ér que recebi seu link na véspera da postagem e já de madrugada e só o vi pela manha no dia da blogagem, por isso seu nome entrou mais tarde.

Mas vim aqui te agradecer e ler o seu texto.

Obrigada e um garnde abraco em você.

Anônimo disse...

Odele

Perfeita blogagem!!!

esqueceu de me linkar,buáaaaaa´´aaaa

Related Posts with Thumbnails