Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

COISAS SIMPLES, SINÔNIMO DE FELICIDADE

- 30 de janeiro de 2008
Eu e Flavia 13 anos atrás.

De vez em quando gosto de reproduzir alguns comentários deixados aqui, porque entendo que contêm mensagens preciosas, ou opiniões que nos levam à reflexão. O mesmo acontece com alguns e-mails que recebo. Quando se trata de comentários, e já que este blog é público, não vejo necessidade de pedir autorização para reproduzi-los ou mencioná-los em um post, porém quando se trata de um e-mail, sempre peço autorização para publicar. É o caso do e-mail abaixo, que devidamente autorizada, transcrevo aqui na sua íntegra, logo após meu texto de introdução.

Existem, e todos sabemos disto, vários motivos pelos quais uma pessoa pode se sentir triste ou infeliz. Quando uma tragédia ocorre em nossas vidas, é natural que fiquemos desestruturados emocionalmente por um bom tempo. E há quem jamais consiga sair do luto. Dá para imaginar a dor de Dona Irani, a mãe do menino Joniel cujo acidente fatal causado por um ralo de piscina, documentei no post anterior. Fico pensando como estará a mãe de Abigail Taylor, a menina americana de 6 anos, que teve parte de seus intestinos sugados por um ralo de piscina, em Junho de 2007 e também documentado Aqui. Este tipo de acidente também aconteceu em Portugal. Como estarão essas famílias administrando a dor pela perda de seus filhos? Claro que existem outros tipos de acidentes, outras tragédias, mas como todos sabem, devido ao acidente que deixou Flavia em coma, meu foco é este: Acidentes causados por ralos de piscinas.

Por esses exemplos vemos que existem algumas tristezas inevitáveis, aquelas das quais não se pode fugir, pois sempre vão existir. Como não sentir tristeza diante da foto do filho (a) antes saudável e agora morto ou em coma irreversível? Como arrancar do peito e expulsar da vida essa dor?! Não dá, essa dor não se vai, e daqui de dentro não sai, não sai, não sai...

Mas como já disse em posts anteriores, é preciso trabalhar, administrar a dor. Este é um desafio que temos que vencer, para que ela, a dor, não saia vencedora. Já aqueles, que felizmente não têm a necessidade de encarar tal desafio, vale lembrar outra necessidade: Agradecer à vida, por coisas aparentemente tão simples que não nos damos conta de quão maravilhosas são: É bom demais poder andar, falar, dançar, amar. É uma benção ver os filhos saudáveis e aptos para seguir o curso natural da vida: Crescer, estudar, se profissionalizar, amadurecer, casar, nos dar netos. Isto não é pouco, pelo contrário, é bastante, é muito, e deveria ser sinônimo de felicidade.

E aqui o e-mail do qual falei no inicio deste post.
"Olá, D. Odele!!
Me chamou muito atenção o seu site, estava num desses sites de futilidades, assuntos que não nos acrescentam em nada nesta vida... Sei lá... Estava no meu “momento fútil” necessário para desestressar um pouquinho no dia a dia e vi a janela para o seu blog, onde tem a foto da sua filha... Mas, quem sou eu para falar em desestressar quando existem problemas muito maiores
Você é uma guerreira e acabou de conquistar uma fã!! Quem dera que todos os pais apenas desejassem que seus filhos fossem felizes e apenas VIVESSEM, assim como você, que vive pelo dia em que ela simplesmente acorde, né? Fui estudar um pouco sobre o coma, e fiquei sabendo de outros casos, de outras familias...

Todos os dias temos exemplos de pessoas que nos fazem enxergar como podemos fazer mais, sorrir mais, não se importar tanto com problemas que na maioria das vezes são somente pequenos percalços. Você com certeza é uma delas, fiquei muito feliz em ver que você não deixou sua vida de lado, sai para o cinema ou para o teatro e até com seu filho! Uma pessoa que acredita, que vive, que não se deixa abater... Parabéns!

A grande pena disso tudo realmente é o descaso das empresas e do nosso Poder Judiciário... Sou advogada e realmente fico muito triste quando deparo com situações como essa... 10 anos e nada?? Como assim?? Porque é tão dificil um processo dessa magnitude ser resolvido??
Não entendi bem ao certo o que aconteceu com a sua filha, mas pelo que pude perceber existe a necessidade de alertar a todos! E também das empresas serem responsabilizadas para que não ocorra outros acidentes semelhantes ao que ocorreu com a sua filha...

Espero em Deus que você continue sempre esta pessoa confiante e que tenha sempre a força necessária para continuar sua batalha diária como mãe e como cidadã que espera justiça!
Um beijo grande, com muito carinho,
Cibele "

Cibele, obrigada por me autorizar a publicar seu e-mail aqui no blog de Flavia.

Obrigada a todos pela visita e comentários e até o próximo post.

44 comentários

Cloeh disse...

Bom dia Odele,que hoje "aquele sol"brilhe durante todo o dia e toda a noite tb pra nós.
Estou de lay novo e coloquei a plaquinha do teu blog (Flavia)lá no meu (Plugs).Passo todos os dias aqui e agradeço a Deus pela sua vida e dos seus ,por vc nos ajudar a nós mães nos alertando do perigo para proteger nossos filhos.Recordar tb é viver!Bjs

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,


Faço minhas as palavras de Cibele:

"Todos os dias temos exemplos de pessoas que nos fazem enxergar como podemos fazer mais, sorrir mais, não se importar tanto com problemas que na maioria das vezes são somente pequenos percalços. Você com certeza é uma delas, fiquei muito feliz em ver que você não deixou sua vida de lado, sai para o cinema ou para o teatro e até com seu filho! Uma pessoa que acredita, que vive, que não se deixa abater... Parabéns!
"

Não calculas o quanto eu tenho aprendido contigo ... sinto-me feliz por poder dizer que és minha amiga ... OBRIGADA por isso.

Beijinhos

Fatyly disse...

Mais um post e só uma mãe-guerreira, lúcida e (in)conformada como tu poderia escrever isto:

Mas como já disse em posts anteriores, é preciso trabalhar, administrar a dor. Este é um desafio que temos que vencer, para que ela, a dor, não saia vencedora. Já aqueles, que felizmente não têm a necessidade de encarar tal desafio, vale lembrar outra necessidade: Agradecer à vida, por coisas aparentemente tão simples que não nos damos conta de quão maravilhosas são: É bom demais poder andar, falar, dançar, amar. É uma benção ver os filhos saudáveis e aptos para seguir o curso natural da vida: Crescer, estudar, se profissionalizar, amadurecer, casar, nos dar netos. Isto não é pouco, pelo contrário, é bastante, é muito, e deveria ser sinônimo de felicidade.

Felicito-te com imenso carinho e impotente perante o inevitável que dobrou a tua vida e perante (in)justiça brasileira. Também sei o poder das palavras, tal como o email, que sabem tão bem quando se luta, tornando-se numa das mil e umas bóias de salvação.

A minha solidariedade é sincera e abraço-te(vos) com carinho nesta roda em torno de um drama que pode afectar qualquer um de nós.

Beijos

Anônimo disse...

Oi,querida
Estarei vibrando energias positivas p/ vc e sua querida Flávia.
Tenha fé em Deus ,que ele mandará força para ambas.
Estou linkando o seu Blog para chamar atenção de outros amigos para o seu drama.
Beijos

Anônimo disse...

Odele amiga, já estou mais que feliz pela Drika Kampos, brasileira, que mora na Suíça, fazendo o primeiro comentário de hoje, muito lindo! O que me faz lutar pelo teu blog, é que no meu caso, você também teve uma Flavia, como o João Pedro, hoje com 4 anos, muito saudável, e, que hoje vc luta em benefício da mesma, não deixando de rever os bons momentos que jamais voltarão! Apesar de tudo, você semeia o bem nos alertando!!!Agora se coloque no meu lugar, e, reveja quando a Flavia completou 5 anos. O aniversário dele será neste domingo, não é bom demais? Não tenho privilégio de dizer, deixa que faça "arte", isto é saúde!!! Mas reforço: 2008 será decisivo para o caso Flavia. Isto se faz mais que urgente!!! Beijos ... Eliana - Mogi Guaçu -SP

Simone disse...

meus olhos se enchem de lágrimas toda vez que vejo fotos da Flávia saudável e penso nas possibilidades que ela tinha e lhes foram tiradas. É linda essa foto.

Quanto a agradecer pelas coisas simples, eu sempre fui grata mas, depois de conhecê-las, tenha certeza de que eu faço isso muito mais e com mais intensidade. Abraço pra vocês!

Anônimo disse...

Odele, como ficou bonito no plugs da Drika a linda foto de vcs. É só clicar na barra para baixo . Que gesto lindo o dela! E vamos orar por ela, vc viu que mesmo carequinha está linda, como ela diz "fashion"? Beijos ... Eliana -Mogi Guaçu -SP

aDesenhar disse...

coisas simples...
:-)
leio
e
em silêncio saio
para não fazer barulho
e perturbar
o sono da Flavia.

deixo um beijo
Odele e Flavia.

Apartamento Itacorubi disse...

Oi, Odele!

O encontro foi muito bom sim! As fotos só expressam uma parte da felicidade que sentimos nesse reencontro. As pessoas deviam valorizar mais seus amigos de infância, eles nos trazem lembranças tão gostosas de um tempo sem compromisso... Muito bom!

E você como está?
Vejo que o blog vai muito bem. Cada vez que entro o contador de visitas está marcando um número maior. Bom sinal. Quanto mais informação válida, mais conscientização.

Li o post anterior. É uma pena que o caso de Flavia não tenha sido julgado ainda e que nenhuma providência tenha sido tomada para evitar esse tipo de acidente... E é bem provável que essas coisas continuem acontecendo. Ainda bem que você continua sua luta.

Beijo grande para você e para a Flavia,
Anelize.

peciscas disse...

Cara amiga: mais logo, conto pôr no ar um post sonoro expressamente dedicado à tua filha Flavia.

Anônimo disse...

Odele,estou impressionada com a sua força.Não sei nem que adjetivos atribuir a você,só sei dizer que tens um coração valioso por alertar a todos do perigo que muitos não sabem existir.Graças a Deus você ainda tem a Flávia e ela tem você,esse elo é forte e está vivo.Para Deus nada é impossivel,que ele dê a vc a paz prometida aos homens de boa vontade.
Abraços com muito carinho para vocês duas.
Ingrid

Mariana disse...

Olá Odele!
É muito emocionante ver a coragem com que você encara a dor. E é muito lindo testemunhar por este meio do amor que você reflete pela sua filha. Saiba que, naqueles momentos em que a dor e as lembranças teimam em querer levar embora a sua força, você pode orar e Deus lhe consolará.
Fique com Deus!
Um abraço.

Campanita de BarZaires disse...

Gracias por tus palabras Odele Souza, es para mi un orgullo que estés aqui, ojalá Flavia despierte de su sueño y su sueño se haga realidad, que es el tuyo.
Puedes publicarlo en tu blog como tu quieras.
¡Que más quisiera yo que escribir como Benedetti! te entendi perfectamente, y soy yo quien te da las gracias.
Un beso muy grande para ti y otro para Flavia, y ojalá como en el cuento de la bella durmiente, un dia no muy lejano se reencuentre de nuevo con tu mirada.
Muchos besos.

Anônimo disse...

Amiga, passei para deixar um forte abraço, renovar tuas energias e deixar um beijo para nossa Flávia.
Estarei sempre ao teu dispor.

Leila

Anônimo disse...

Odele, receber e-mails como este realmente é muito confortante.
Beijos
:)
Meire

Águas da Vida News disse...

Que foto linda com Flavinha querida amiga Odele, gostei muito do teu post, parabéns pela força, estamos com voce querida amiga.
Um excelente final de semana .
Big Kiss

Campanita de BarZaires disse...

Muchos besos a las dos de todo corazón...y gracias por tus palabras.

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

MUITO BOA IDEIA teres colocado a dica para os teus leitores ouvirem o Post do nosso amigo Peciscas ...


vale mesmo a pena ...

está lindo demais ...

beijinhos

Fatyly disse...

Também ouvi e respondi ao Peciscas. Um gesto com tanta ternura e nem tenho mais palavras.

Beijos e vou tentar publicar

Rita Graficos e Artesanatos disse...

BOA NOITE ODELE! VENHO DESEJAR UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA VC E PARA AFLAVINHA, QUE DEUS E OS ANJOS ESTEJEM SEMPRE COM VCS! UM GRANDE BJO!

ninguém disse...

Oi Odele. Rompendo minha inércia, vim te visitar. E encontro, como sempre, um post-lição de vida. Obrigada, porque ando excessivamente zangada com a vida e sem a menor necessidade real. Mas vai passar e já ando roxa do convívio com meus amigos blogueiros como você. Meu beijo grande a flavia e a você.]

R.Almeida disse...

Que o sorriso lindo da foto te acompanhe toda a vida. A dor sofrida e mantida todos estes anos,não terá força para matar esse sorriso. Ele está escondido mas existe em tua alma e no amor que tu revelas para com todos os teus amigos.Só quando a vida é madrasta para nós,é que conseguimos revelar a nossa estatura como seres humanos. Obrigado por existires.Beijo
Raul

Unknown disse...

Bom día Odele!!!, qué hermosa iniciativa y qué bella Flavia.
Yo creo que ella escucha, por lo tanto quizás sea un método para hacerla despertar...afuera somos muchos los que oramos y pensamos en ella. Beijos, muchos beijos.

Unknown disse...

Olá Odele,
se me permite, vou divulgar seu blog. Me solidarizo com sua dor e jamais havia atentado para o perigo de um ralo mal instalado. Que Deus te abençoe e te ilumine sempre.
Abraços
Debora

Laurentina disse...

Odele ,
Que engraçado não sabia que isto se podia fazer ...faço ideia a alegria sentida ai ao ouvirem uma voz amiga do outro lado do mar!!
É bom saber que existe gente com muita força e coragem para enfrentar a dor.
Beijão grande para ti e para a Cibele,mas tb para a Flavinha

Luci Lacey disse...

Oi Odele

Que graca o post sonoro, nao conhecia.

Odele, a Sandrinha que esta promovendo os quadradinhos de trico, tem o endereco para aonde deve ser enviado.

Ja tenho, e vou entao repassar para vc.

Beijinhos e bom Domingo para vcs.

Sandrinha disse...

olah Odele!!! sou a Sandrinha da campanha dos quadradinhos e gracas a Lucy cheguei ateh voce, obrigada de coracao pelo apoio e carinho e se precisar de algo de mim estou aqui, mesmo fora do Brasil eh possivel ajudar quem precisa.
qdo puder me envie um email :meglitle@hotmail.com que eu te envio o endereco em S.Paulo p vc enviar, tah bom.
fica com Deus.

www.brasileirinhanohawai.blogspot.com

Unknown disse...

http://descobrialuz.blogs.sapo.pt/53407.html

Beijo e força.

Desculpa se não comento muitas vezes, mas doi-me tanto o coração... Mas estou aqui!

Anônimo disse...

Olá Odele,

passei como sempre para estar consigo e com a Flavia. Li, reli -não consegui ouvir a mensagem, mas parto como sempre:esperançado na melhoria da Flavia e na solidariedade humana sem qualquer outro tipo de interesse!

Fiquem bem com Aromas de Portugal

david santos disse...

Olá.
Abraço grande para as duas.
Até sempre

C Valente disse...

Olá Odele, votos que se encontre bem e restante familia.
Como escrevi, a vida é um Carnaval efemero, com alegrias e muita meuita tristeza, mas você é das fortes que Deus não lhe retire essa vontade de viver
Um beijo para si e para a Flávia
com saudações amigas

peciscas disse...

Olá Odele!
Estive umas horas sem internet e, por isso, só agora passo para me referir ao teu último comentário lá no meu Peciscas.
Aqui, de facto, o Carnaval está a corresponder ao que dizia no post sonoro.
Hoje, principalmente na parte norte do país, choveu desalmadamente. De modo que a quase totalidade dos desfiles carnavalescos foram adiados.
Para mim, tal não tem grande importância, já que esta época, para mim, não tem qualquer significado especial.
Mas admito que, as indústrias que investem bastante nestes eventos, sintam a intempérie como um sério prejuizo.
Beijos para vós.

Laurentina disse...

Odele ja te enviei o pedido por mail.
Mas tu tens ai os dois...
beijão grande e dispõe sempre

Ana Pallito disse...

Odele e Flavia

Sois Belas.

Abraço Comovido

Chawca disse...

Olá meninas...

Realmente muito tocante a maneira como ela redigiu o e-mail..
Queria escrever assim também..

Um beijo para vocês

E força sempre..

Mariana disse...

De nada! É para isso que estamos aqui... para ler, ouvir e fazer o que esteja ao alcance, por pouquinho que seja. Através desse blog, além de tomar conhecimento da luta diária sua e da Flavia, pude também aprender sobre este perigo que as piscinas podem oferecer, e veja bem, já está rendendo frutos: em conversas com diversas pessoas tenho alertado vários para este perigo, sendo que muitas pessoas (inclusive uma que tem piscina em casa) nunca tinham escutado falar. Numa destas conversas também, um arquiteto que estava ciente do perigo corroborou e deu mais força a minha advertência, e agora várias pessoas do meu círculo já estão alertadas. Se todos os leitores do blog tiverem essa oportunidade, muitas pessoas saberão disso e quem sabe algumas vidas sejam salvas graças a isto.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa do blog!
Um abraço para você e outro para Flavia.

bruxa maçanzinha disse...

ola odele.
espero q vc consiga td q almeja e vou colocar vcs em mimha ora�ao.Z�.

BF disse...

Vim deixar um beijo de força nesta altura em que tanta gente brinca de carnaval, quando o verdadeiro carnaval é a forma como funciona a justiça dos Países...

Beijocas
BF

C Valente disse...

Saudações amigas com um beijo, para ODELE E FLÁVIA

SILÊNCIO CULPADO disse...

Odele
Peço-lhe desculpa pelo engano no endereço. Em qualquer dos casos o prémio é para si mãe coragem a quem dedico a minha solidariedade.
Um beijo

. intemporal . disse...

Odele,
Em primeiro lugar quero enviar um beijo do tamanho do mundo para Flavia. Todos os dias Flavia está presente no meu coração e nas minhas orações.
Em segundo lugar gostaria de enaltecer a grande senhora e a grande mãe que a Odele é. Tenho muito orgulho em que existam no mundo pessoas assim.
Por último quero agradecer as suas amáveis palavras no blog Sidadania. Essas palavras me dão força para viver. O meu muito obrigado e mais uma vez um grande beijinho para Flavia.

Anônimo disse...

Odele querida, passando pra dizer-lhes uma boa semana e muita força! Beijos à você e Flavinha!!! Eliana - Mogi Guaçu -SP

Anônimo disse...

Odele não sei se a Drika passou e-mail pra você, mas sobre o plugs, veja na página do blog, do lado esquerdo, onde há uma boneca (plugs)brilhando, com uma linda mensagem, a boneca está brilhando a todo momento, desça a barrinha e vc encontrará a linda foto. Boa noite!!! Eliana .

Paula Raposo disse...

A Flavia deve ter sentido toda a ternura da voz do António. Foi um post belíssimo de amor. Muitos beijos a vocês.

Related Posts with Thumbnails