Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

JOSÉ, IRMÃO DE UMA VÍTIMA

- 12 de outubro de 2007
"José has left a new comment on your post "PERIGO NA ÁGUA.": Ola... meu nome é José e posso dizer que não sei o pq hj resolvi buscar no Google noticias sobre a morte de minha irmã Lucimeire Pereira dos Santos, que morreu afogada no Motel Asturias qdo teve sues cabelos tragados pela bomba de sucção. Ainda sinto muito dor pela falta da minha irmã e minha mãe quase teve sua fé em Deus abalada por não entender pq Deus tirou a filha dela, mas hj só o que fazemos é pedir a Deus que tenha minha irmã em bom lugar. E venho tb me solidarizar com a sua dor, pois vc tem a sua filha ao teu lado mas ela não pode aproveitar a vida que merece. Tomei conhecimento de seu caso a algum tempo atras qdo estava procurando um apto para comprar, mas não me aprofundei no assunto. Fiquem com Deus e pode ter certeza que voce e sua filha serão recompensadas por Ele, pois tudo tem uma razão nessa vida!!!! "

No Post deste blog do dia 13/09/2007, sob o título “PERIGO NA ÁGUA” recebi o comentário acima, deixado por José, irmão de Lucimeire Pereira dos Santos, de 29 anos, mais uma vítima de sistema de sucção de piscinas. O acidente que vitimou a irmã de José, foi noticiado na Revista IstoÉ que aqui transcrevo na sua íntegra, mas pode ser conferido no link: IVOX Este artigo da Revista IstoÉ já foi aqui publicado em um post anterior.
José, obrigada por seu comentário. Obrigada por se manifestar.
"MOTEL ASTÚRIAS (ISTOÉ 1848 - MAR/2005) (01/03/06)
- ASSUNTO DE INTERESSE PÚBLICO:
Morte nas águas do Astúrias. No espaço de quatro anos e nas mesmas circunstâncias, como sereias puxadas pelos cabelos, duas mulheres que foram em busca de prazer no Astúrias Motel acabaram na mesa de necropsia do Instituto Médico Legal de São Paulo. Às seis horas da manhã do domingo 13 Lucimeire Pereira dos Santos, 29 anos, deu entrada no Hospital das Clínicas com sinais claros de afogamento. Morreu cinco horas depois. Ela chegou ao hospital transportada da suíte Mansões, número 10 (trágica ironia, o slogan do motel é o “Único nota 10). Nessa suíte, ao mergulhar na piscina, ela teve os seus cabelos tragados pela engrenagem de sucção do ralo sob o qual funciona a bomba de limpeza e de oxigenação da água (caso idêntico ocorreu em 2001). Isso consta do inquérito policial baseado nos testemunhos de funcionários da casa e do namorado que estava com ela na suíte 10, César Costa Ventura. Ao perceber que não conseguiria salvar a parceira, correu desesperado em busca de ajuda. Alguns funcionários correram à suíte e com uma faca cortaram os cabelos de Lucimeire. Tarde demais. Ela deixou uma filha de cinco anos de seu primeiro casamento. A Polícia Civil, como é seu dever, abriu as portas da investigação para saber se Lucimeire tem outras marcas de traumatismo no corpo (o que indicaria violência) ou se fez uso de drogas. Trabalha, no entanto, com a hipótese praticamente fechada de que a morte foi por afogamento a partir do momento em que ela teve os seus cabelos tragados. O Astúrias Motel tem 55 suítes e os seus preços variam entre cerca de R$ 160 e R$ 360. Procurados insistentemente por ISTOÉ ao longo da semana, nenhum responsável pelo motel sequer pegou o telefone para dar uma explicação. Ou são cinco estrelas demais para falar com a imprensa ou consideram que a vida de uma mulher que se escoa pelo ralo, num local justamente frequentado por tantas mulheres, não é um assunto de interesse público. • No momento em que Lucimeire chegava ao Hospital das Clínicas, de lá saía uma outra mulher (não quer ser identificada). Foi ao hospital porque sofrera ferimentos nos seios quando mergulhou numa piscina e nadou próxima ao ralo. Foi igualmente vítima do sistema de sucção da água. A piscina que a vitimou fica no Astúrias Motel A morte no Astúrias em 2001 Na noite de 10 de janeiro de 2001, também os cabelos de uma mulher tiveram de ser cortados à faca numa tentativa de salvá-la do ralo da piscina de uma das suítes do Astúrias Motel. A tentativa foi em vão e a morta se chamava Marlei da Silva Feliciano. Tinha 23 anos. Mergulhou na piscina enquanto o seu parceiro tomava banho. A bomba de sucção do ralo engoliu os seus cabelos. “Foi um acidente devido à negligência do motel. A família de Marlei foi à Justiça. Até hoje o Astúrias Motel não indenizou os familiares da vítima”, diz o advogado Adilson Carvalho de Almeida. "

Vejam que o acidente que deixou Flavia em coma, causado por um ralo de piscina funcionando de forma irrregular, não é raro de acontecer e envolve inclusive pessoas adultas, como no caso desta moça, a Lucimeire, de 29 anos. Marlei a outra moça que também morreu pelo mesmo motivo e no mesmo Motel, tinha 23 anos. O acidente com Marlei aconteceu em 2001 e com Lucimeire em 2005.

O que se tem a lamentar, além claro, da tragédia em si, é o descaso com que esses acidentes são tratados. As vítimas são deixadas à própria sorte. Ninguém é punido, ninguém paga por nada. E a nós, resta a vida esfacelada.

25 comentários

tony -stand-up philosopher disse...

Hello,
My name is Tony. I come from Malaysia. I would like to connect with some bloggers in your country but I don't speak the language. Can you introduce some blogs in English? Tq.

leituras disse...

O comentário de José, é mais um testemunho do descaso das autoridades.
No mesmo local, pelo mesmo motivo, duas mortes?...
Atrevo-me a dizer que a "Justiça" aí, não é apenas "cega" "lenta" e "moralmente injusta". É também, seja por conivência ou seja por omissão, desmazeladamente CRIMINOSA.

Boa semana

Jorge P. Guedes disse...

E os casos sucedem-se...e a justiça continua por ser feita.

Desmazelo criminoso dos poderes!

Há que prosseguir com a pública exposição da incúria e da irresponsabilidade que arrasa vidas.

Um abraço para ambas.

Unknown disse...

Estou muito emocionada com o amor e dedicação desta mãe por sua filha!
Minha irmã caçula sofreu um acidente de carro aos 06 anos de idade e ficou em coma por alguns mese. Imagino bem o que vcs têm passando durante todos esses anos. Que Deus lhes dê força e fé para que jamais percam as esperanças!!
Quanto ao descaso das autoridades...este é o retrato do nosso país...infelizmente!!!

Nil Borba disse...

Oi..Odele!

Estou aqui e solidária à sua causa e dor.

Farei o que puder.
Beijos

Maria Clarinda disse...

Pois é Odete, os homens continuam surdos!!!!Mas Nunca desistas de continuar a lutar. Tu sabes que estou contigo e com a Flávia...
Jinhos mil, aquele meu beijo muito especial a Flávia que eu sei ela sabe quem lhos dá.
Para ti toda a ternura do mundo.

Júlia di Barros disse...

Oi Odele, tudo bem ? Tomei a liberdade de fazer um banner do seu blog e colocar em meu blog. Espero que não repudie minha atitude e caso não goste ou queira, é só escrever-me que tiro na mesma hora.
Fiz mais um post e linkei em outro blog. Um abraço

http://elkedibarros.spaces.live.com/

Anônimo disse...

Olá Odele.
A Nilza (que comentou um pouco mais acima) comentou comigo sobre este blog, sobre este triste episódio da sua vida e da vida da Flavia e, num misto de solidariedade, de ajuda, de atenção e disposição em te ajudar, acabei lendo quase o blog inteiro.

Eu tenho dois filhos. Uma menina de 8 e um menininho de 5. Moramos num prédio com piscinas e confesso que muitas vezes deixei-os por lá, brincando. Terei mais atenção, mais cuidado. Lembrei-me de um dia que, faz até algum tempo, minha filha comentou que o ralo que fica no chão da piscina havia "grudado em seu biquini" quando ela tentou sentar ao chão da mesma. Confesso tbm que eu não achei importante. Pelo menos até encontrar esse blog e ler seus relatos. Serei vigilante.

A gente não entende os mistérios da vida. O porquê da sua garotinha ter ceifado a infância enquanto brincava num dia de calor, mas acredito que teremos as respostas. Deus sempre tem, por mais que talvez nunca nos convença.

Fé, Coragem nessa luta diária. Ela precisa de ti e o sorriso que vi naquela foto, não foi como dizem os médicos, pequenas reações involuntárias...

Afinal, me diz... reações involuntárias tbm deixam brilho no olhar?

Meus sinceros sentimentos.

Nil Borba disse...

Deixando um beijo e um carinho para Flávia em meu blog

Bom dia!!

Lu Bittencourt disse...

Olá Odele!

Encontrei este blog acompanhando um caso parecido.
No dia 14 de Outubro uma garota tb chamada Flávia, mas com 13 anos e moradora de uma cidade no Paraná tb sofreu um acidente no qual teve seus cabelos sugados pelo ralo da piscina. Ela, porém, estava, ao que me parece em sua própria casa
e infelizmente veio a falecer no mesmo dia.

Tentei encontrar algo mais esclarecedor, mas só sei o nome dela. Se chama Flávia Bender, caso vc tb queria saber algo a mais sobre este acidente.

Um grande abraço e fique c Deus!

Elsa Sequeira disse...

Querida Odele!

Já coloquei o post sobre a Flávia!


beijinhos!

Anônimo disse...

Querida Odele,
É assustador o descaso...
Vendo tantos outros casos parecidos com o de Flávia, penso que o maior descaso e desrespeito, é com a dor da familia. É incrível que o Ser Humano seja tão frio, que viva pelos valores do Dinheiro.
Mas seu trabalho é de grande importância, tanto para alertar como tbém para não se calar diante de tais absurdos.
Sabe que tem a minha admiração.
Beijos com carinho em vc e na Flavinha.
Val

peciscas disse...

Infelizmente, os casos vão-se juntando.
Com a impunidade que facilita a sua repetição.
Beijinhos para as duas e um incentivo, deste lado do Atlântico.

rosa dourada/ondina azul disse...

Para ti, mãe desejo-te muita coragem e continua com esse amor dentro de ti !

Para a Flávia, envio um grande beijinho e também muita coragem !

Que as Bençãos desçam sobre vós !!!

Águas da Vida News disse...

Minha querida amiga visitinha pra ti deixar um grande beijo em seu coraçao.
Big Kiss

C Valente disse...

Os dramas nunca mais acabam, enquanto não ouver apertada vigilancia e proibição de determinados ralos e bombas mal instaladas
Saudações amigas com um beijo

Ver para crer disse...

Venho apenas para lhe dar um abraço de solidariedade.
Onde está a justiça dos homens?!

Isabel Filipe disse...

Lembro-me do post em que falavas de mais este caso...


beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Tendo comentado a 14, deixo hoje os meus abraços solidários.

Chawca disse...

Esse motel tinha que ser fechado,,,,
Será que a piscina continua com o mesmo problema???
Sei que vc não é muito fã, mas indiquei o blog como um Blog Solidário, pois acho acima de tudo um ato de solidariedade com outras pessoas divulgar esse problema tão recorrente..
Um beijo

C Valente disse...

Boa noite ,
Saudações amigas com beijos

Anônimo disse...

É com o vosso sofrimento, mas com o vosso alerta que essas empresas precisam de levar na cara.

É com a denúncia que aqui fazes, com blogues deste género que os cidadãos do MUNDO sabem e podem contar.

Força meus amigos

redonda disse...

Não sabia sequer que isto podia suceder. Lamento muito, por si, pela sua filha e por todas as vitímas e suas famílias e parece-me muito importante o que está a fazer porque pela divulgação poderá ajudar a que não volte a suceder.

lily disse...

tomei conhecimento do caso atraves da noss amiga aninha croche.
mas estou solidaria ao caso de flávia.infelismente aqui no brasil nos todos os brasileiros temos só deveres porque os direitos ficam em poder das corjas..... idgnação quero te dizer que essa justiça é falha lenta ...mas a de deus não falha numca.fique com ele no coração beijos para você para flávia essa linda menina.......deus a abencoe.lily

Anônimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny

Related Posts with Thumbnails