Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

CÉLULAS TRONCO? É PRECISO INFORMAÇÃO.

- 5 de junho de 2007

Participei neste sábado dia 02 de Junho, do I Simpósio do IPCTRON – Instituto de Pesquisas com Células-Tronco, que teve como foco mostrar “A pesquisa das Células-Tronco nas várias especialidades médicas” O evento, que teve a duração de 10 horas, aconteceu no Anfiteatro do Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina, e contou com a participação de palestrantes brilhantes.

As Células-Tronco como imagino que a maioria saiba, são células que podem se diferenciar e dar origem a diferentes tecidos do corpo humano tais como, ossos, nervos, músculos, neurônios, etc..

Existem dois tipos de Células-Tronco: As adultas e as embrionárias. As Células-Tronco adultas são as encontradas na placenta, no cordão umbilical e em vários tecidos humanos, como por exemplo: medula óssea, fígado, pele, etc.. Já as embrionárias, como o próprio nome diz, são encontradas nos embriões, e são mais potentes que as adultas, já que as pesquisas têm mostrado que Células-Tronco embrionárias possuem a capacidade de se transformar em qualquer tecido do corpo humano.

No Brasil a grande defensora do uso de Células-Tronco embrionárias humanas em pesquisas, é Mayana Zatz, geneticista do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo – USP. Já a Profª. Dra. Lílian Piñero Eça, biomédica e doutora em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, é contra por considerar que a vida começa na concepção, portanto a destruição de embriões humanos para uso em pesquisas seria, segundo ela, a destruição também de uma vida humana. A polêmica entre as duas cientistas tem sido intensa.

Meu primeiro contato com pesquisadores e estudiosos de Células-Tronco ocorreu no ano de 2000 e na época, desinformada sobre este tema, criei grande expectativas, achando que as Células-Tronco pudessem fazer algo por Flavia. Desde então venho participando de palestras, work-shops, seminários, simpósios e no ano 2005, cheguei a fazer um curso de extensão universitária em Células- Tronco, com professores da Escola Paulista de Medicina. Manter-me informada foi o caminho que encontrei para entender que, infelizmente por enquanto as Células-Tronco nada poderão fazer por minha filha. Muito ainda há que se pesquisar até que a terapia celular com estas células seja uma realidade na área do cérebro. Mas enquanto isso, estar informada sobre os avanços das pesquisas com Células Tronco, é sem dúvida, a melhor maneira de manter sim a esperança, mas de forma centrada, equilibrada e sobretudo, realista. Apesar de saber que a curto prazo, Flavia não poderá ser beneficiada pela terapia com as Células-Tronco, continuo achando o tema fascinante.

Mais adiante contarei sobre algumas situações complicadas pelas quais passei por acreditar – por querer acreditar - que o uso das Células-Tronco pudessem, já naquela época - há seis ou sete anos atrás, tirar Flavia do estado de coma. Era minha esperança ou meu desespero levados ao extremo.

12 comentários

Isabel Filipe disse...

... quem sabe um dia essa área evolua ... e possa ajudar Flávia???
oxalá que sim ...

nunca tinha ouvido falar de células-tronco ...é absoluta novidade para mim ...


beijinhos

Odele Souza disse...

Isabel,
Acredito que um dia sim, as pesquisas mostrarão que a terapia com as células-tronco já poderá ser usada para regenerar neurônios e beneficiar Flavia, mas o bom senso me diz que isto ainda vai demorar. De qualquer forma, é uma esperança.Enquanto esse futuro não chega, pretendo me manter atualizada sobre o avanço das pesquisas.Isto é muito importante para que minhas expectativas sejam realistas.

Anônimo disse...

Olá Odele... a esperança continua. A batalha pelos nossos filhos tudo ultrapassa, tudo merece.
Não podemos desistir...nunca!

beijinhos e FORÇA

Mário Relvas

Um Poema disse...

Odele,

Mas a medicina continua a dar passos importantes.
Quem sabe o que o amanhã reserva nessa área, como noutras.
De qualquer modo todos os dias sabemos de autênticos milagres. Como o que esta semana se soube de um homem que despertou dum coma de 18 anos.
Esperança, amiga.

Um abraço

P.S.: Um Poema está a ser votado no Blogstar para o selo dourado. Se achares que merece esse destaque... todos os votos contam.
Um abraço

carlos disse...

Olá Odele ,
Tenha certeza que um dia em algum lugar ,de alguma maneira todo seu esforço, luta e dedicação que tens pela sua filha você terá retorno, pois esta semana tivemos um exemplo de um polonês que após 19 anos em coma teve seu quadro reversível ,sabemos que é extremamente raro mas não impossível e só o fato do orgulho que flavia tem dentro do novo mundo dela, desta excepcional mãe ,talvez já seja o seu maior troféu mande um beijo em flavia por mim ok

Águas da Vida News disse...

Ja li muito a respeito das células-tronco, e fico triste em saber que muitos sao contra essa tecnologia, principalmente a Igreja. Acredito que é um grande passo na ciencia para ajudar a quem precisa. Bom saber que vc esta conciente que eles ainda estao engatinhando mas num futuro tudo sera visto com outros olhos e acredito que ira ajudar a muita gente.
Uma excelente quarta-feira para ti querida Odele.
Big Kiss

Odele Souza disse...

Mário,
É mesmo. A luta pelos nossos filhos parece já fazer parte de nós. É na vida, nosso foco maior. Desistir? Nem pensar amigo.
==========
Um poema,
Verdade. As pesquisas científicas caminham a passos largos e o que hoje é impossível, amanhã poderá ser possível. Eu li e recortei a reportagem sobre o senhor polonês que saiu do coma após 19 anos. Assim como Flavia ele também foi cuidado em casa e como Flavia, ele também recebeu muito amor.
===========
Carlos,

Obrigada por suas palavras, mas por favor não me julgue uma mãe excepcional porque não sou.Outras mães existem por esse mundo afora que por seus filhos, mostram uma capacidade de luta e resistência que impressionam. Hoje eu soube de um caso desses, através do blog Um Poema de Vez em Quando, linkado no blog de Flavia. É Filomena, uma mãe que tem o filho desaparecido há nove anos. E essa mãe, luta, resiste, espera. A dor de ter um filho desaparecido supera qualquer outra, mas a dor não anulou a capacidade de luta de Filomena. Quero Carlos, no momento em que escrevo este comentário,dividir suas delicadas palavras com essa mãe, lá em Portugal.
=============
Aguas da Vida,
Pois é. É importante sim estar consciente de que por enquanto o que existe são pesquisas. Que o futuro chegue logo, para Flavia e para tantas outras pessoas que se beneficiarão com a terapia com as células-tronco, é meu maior desejo.

leituras disse...

Porque não acreditar que amanhã tudo muda para melhor.

Deus é grande!

Boa semana

Joaquim Moedas Duarte disse...

Cheguei aqui por acaso. Acaso?
Talvez os deuses me queiram lembrar: os teus problemas são risíveis face ao que esta mãe enfrenta.
Recolho humildemente à minha condição. E gostava de acreditar na oração para poder ter a ilusão de que poderia fazer alguma coisa pela Flávia.
A minha total solidariedade, Odele, enviada por alguém que vive bem longe ( Torres Vedras, Portugal)

Águas da Vida News disse...

Um excelente inicio de semana para ti querida amiga.
Big Kiss

@David_Nobrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá minha irmã,por acaso de deparei com a triste realidade, de como se encontra a sua precesinha FLÁVIA,não tenho palavras, mais tenho a certeza de que existe Um Grande Deus, que pode mudar a vida de sua filha, porque Ele é O DEUS do impossivel, quando o homem acha que é impossivel, Deus faz o impossivel acontecer,medite na palavra Isaias 53.

Related Posts with Thumbnails