Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

MAIS VÍTIMAS DE RALOS DE PISCINAS.

- 27 de maio de 2007
MOTEL ASTÚRIAS (ISTOÉ 1848 - MAR/2005) (01/03/06)

SEGUE REPORTAGEM DE REVISTA ISTOÉ SOBRE FATOS QUE OCORRERAM NESSE ESTABELECIMENTO.
- ASSUNTO DE INTERESSE PÚBLICO -Morte nas águas do Astúrias.

No espaço de quatro anos e nas mesmas circunstâncias, como sereias puxadas pelos cabelos, duas mulheres que foram em busca de prazer no Astúrias Motel acabaram na mesa de necropsia do Instituto Médico Legal de São Paulo. Às seis horas da manhã do domingo 13 Lucimeire Pereira dos Santos, 29 anos, deu entrada no Hospital das Clínicas com sinais claros de afogamento. Morreu cinco horas depois. Ela chegou ao hospital transportada da suíte Mansões, número 10 (trágica ironia, o slogan do motel é o “Único nota 10). Nessa suíte, ao mergulhar na piscina, ela teve os seus cabelos tragados pela engrenagem de sucção do ralo sob o qual funciona a bomba de limpeza e de oxigenação da água (caso idêntico ocorreu em 2001). Isso consta do inquérito policial baseado nos testemunhos de funcionários da casa e do namorado que estava com ela na suíte 10, César Costa Ventura. Ao perceber que não conseguiria salvar a parceira, correu desesperado em busca de ajuda. Alguns funcionários correram à suíte e com uma faca cortaram os cabelos de Lucimeire. Tarde demais. Ela deixou uma filha de cinco anos de seu primeiro casamento. A Polícia Civil, como é seu dever, abriu as portas da investigação para saber se Lucimeire tem outras marcas de traumatismo no corpo (o que indicaria violência) ou se fez uso de drogas. Trabalha, no entanto, com a hipótese praticamente fechada de que a morte foi por afogamento a partir do momento em que ela teve os seus cabelos tragados.

O Astúrias Motel tem 55 suítes e os seus preços variam entre cerca de R$ 160 e R$ 360. Procurados insistentemente por ISTOÉ ao longo da semana, nenhum responsável pelo motel sequer pegou o telefone para dar uma explicação. Ou são cinco estrelas demais para falar com a imprensa ou consideram que a vida de uma mulher que se escoa pelo ralo, num local justamente frequentado por tantas mulheres, não é um assunto de interesse público. • No momento em que Lucimeire chegava ao Hospital das Clínicas, de lá saía uma outra mulher (não quer ser identificada). Foi ao hospital porque sofrera ferimentos nos seios quando mergulhou numa piscina e nadou próxima ao ralo. Foi igualmente vítima do sistema de sucção da água. A piscina que a vitimou fica no Astúrias Motel .

A morte no Astúrias em 2001.
Na noite de 10 de janeiro de 2001, também os cabelos de uma mulher tiveram de ser cortados à faca numa tentativa de salvá-la do ralo da piscina de uma das suítes do Astúrias Motel. A tentativa foi em vão e a morta se chamava Marlei da Silva Feliciano. Tinha 23 anos. Mergulhou na piscina enquanto o seu parceiro tomava banho. A bomba de sucção do ralo engoliu os seus cabelos. “Foi um acidente devido à negligência do motel. A família de Marlei foi à Justiça. Até hoje o Astúrias Motel não indenizou os familiares da vítima”, diz o advogado Adilson Carvalho de Almeida.
==============

Eu já possuia o material acima, mas por estar em revista, eu precisaria escarnear para colocá-lo aqui. Preferi então buscá-lo na Internet, cuja fonte é: IVOX- www.ivox.com.br/opinião.

É importante notar que os acidentes causados por ralos de piscinas, não ocorrem só com crianças, como ocorreu com minha filha Flavia aos 10 anos de idade. Vejam os exemplos acima, com mulheres adultas. Talvez se pense que por uma piscina ser pequena como a de uma suite de motel, não oferece perigo. Oferece sim. O perigo existe, desde que o sistema de sucção - o ralo - esteja com problemas. Saber se o sistema de sucção de uma piscina, está ou não com problemas, não é responsabilidade dos usuários, e sim dos responsáveis pela venda, instalação e manutenção desses equipamentos. A IMPUNIDADE dessas pessoas é que faz com que a tragédia, que há mais de nove anos, deixou minha filha Flavia em coma até hoje, continue acontecendo, a IMPUNIDADE é que faz com que os ralos de piscinas continuem fazendo vítimas. A IMPUNIDADE é que causa indignação e revolta. Senhores juízes brasileiros, até quando?!

12 comentários

Águas da Vida News disse...

Sao realmente noticias desagradeis que nos deixa paralisadas...Por que continuam acontecendo? Se houvessem leis mais rigidas e esses responsaveis fossem punidos severamente talvez nao estariamos lendo essas desgraças.
Mas em fim ... Rezamos para Deus veja tudo isso.
Um excelente inicio de semana querida.
Big Kiss

Patinha disse...

Querida Odele,

apenas quero desejar-lhe uma boa semana para si e para a Flavia.

Um beijinho do outro lado do oceano.

Anônimo disse...

Olá Odele, espero que a sua filha se esteja a dar bem em casa.

Passei para lhe dar forças para continuar a luta pela verdade.

Um beijinho para si e Flavia daqui de Braga, Portugal!

Mário

Isabel Filipe disse...

... é realmente revoltante ...
há que lutar para que as normas de construção de piscinas sejam cumpridas e as piscinas devidamente fiscalizadas ...

julgo que em Portugal, isso já acontece, desde a morte daquelas duas crianças ...


beijinhos

Anônimo disse...

Olá odele, meu nome é Carlos e gostaria de lhe pedir se me permite que interceda por mim um beijo em Flavia, pois sexta feira 25/05/07 acessando a internet encontrei seu blog, confesso que não paro de pensar em vocês um minuto se quer, não sou juiz ,advogado e não tenho contatos com políticos, sou um empresário no ramo de informática mas tenho uma filha de 11 anos e amo mais do que á mim mesmo, o que me revolta é que me sinto impotente com sua luta, e fico pensando será que estas pessoas não tem filho e se tem qual é o sentimentos de amor ,odele á única coisa que eu tenho certeza e que não teria motivo esta vida se não houver um julgamento após ela, beijos pois você é uma guerreira seu filho um poeta e Flavia ,bem ela é um anjo enviado por deus.

Um Poema disse...

Amiga,
Eu fico estupefecto face à inoperância da justiça. Aí, como aqui, como em tantos outros lados, cada vez me convenço mais de que o cidadão não pode esperar nada de bom dos poderes instituidos. Sejam eles legislativos, executivos ou judiciais.
Parabens pelo teu sentido cívico na denúncia de mais outra situação.

Um beijinho para a Flávia. Para ti

um abraço

Odele Souza disse...

Águas da Vida,
Por que continuam acontecendo? Você respondeu certo. Se os responsáveis fossem punidos outras tragédias poderiam ser evitadas.
==========
Mário,
Flavia está bem em casa sim, obrigada. Aqui, ao meu lado e do irmão ela tem cuidados e muito amor.
==========

Querida Isabel,
É revoltante sim. Mas é preciso divulgar essa revolta, mostrar ao mundo tanto descaso e impunidade. Quem sabe assim, algo mude. Há que se tentar.
==============
Carlos,
que bonito e doce seu comentário. Pena que não tenho como entrar em contato com você. Obrigada por suas lindas palavras. Fique com meu carinho.
==============
Um poema,
Sei meu amigo que as injustiças não acontecem somente no Brasil. Infelizmente elas estão aí, pelo mundo afora. Mas acredito que não temos que ser passivos, resignados e achar que não adianta nada lutar contra. Há que se lutar sim.Pela vida, pela dignidade, pelo respeito aos nossos direitos....

Águas da Vida News disse...

Passadinha para ti desejar uma excelente quarta-feira querida.
Big Kiss

carlos disse...

oi odele,
me desculpe por tela deixado em situação incomunicável comigo, pois não sabia como seria recebido meu comentário por você ok mande um beijo enorme para flavia

Anônimo disse...

Oi!
Parabéns pelo destaque no GB.
Adorei o assunto abordado no seu blog.
beijokas

leituras disse...

E é denunciando a indiferença, a injustiça, que é possível abanar as consciências.

Parabens!

Boa semana

Anônimo disse...

É realmente impressionante como esse tal hotel ainda tem piscinas!?...

Impunidade de alguns significam o sacrifício de muitos.

beijinhos solidários

Mário

Related Posts with Thumbnails