Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

RALOS DE PISCINAS - PERIGO EMBAIXO D'AGUA..

- 6 de janeiro de 2007
Quando em janeiro de 1998, Flavia sofreu o acidente que a deixou como está até hoje, - em coma, as pessoas se mostravam perplexas ao saber de que forma o acidente ocorreu.

-O cabelo dela ficou preso ao ralo da piscina?! Isto é possível?!

Infelizmente é possível sim. Claro que não são todos os ralos. O perigo passa a existir quando o sistema de sucção da piscina estiver instalado de forma inadequada. É preciso que a potência do motor esteja de acordo, isto é, seja proporcional à metragem cúbica de água existente na piscina, o que nem sempre ocorre. E como o usuário vai saber disso? Não tem como. Esta é uma obrigação dos condomínios que jamais deveriam substituir o equipamento de sucção de suas piscinas, sem a devida orientação técnica. Esta medida simples evitaria o que ocorreu na piscina do prédio onde morávamos - um superdimensionamento do equipamento de sucção, trocado sem a necessária orientação técnica, que lhe deixou com potência excessiva para o local onde fora instalado. É obrigação também dos fabricantes desses equipamentos, fazer constar em seus manuais, informações claras e precisas sobre a instalação de seus equipamentos. É básico. É direito do consumidor.
===

Cópia da Declaração feita pelo médico chefe da UTI do Hospital Santa Isabel, (dentro da Santa Casa). Flavia ficou 35 dias nesta UTI.

HOSPITAL SANTA ISABEL
Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - S.Paulo
São Paulo, 06 de Fevereiro de 1998.
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que a menor FlAVIA SOUZA BELO, domiciliada em São Paulo, capital, deu entrada nesta Unidade de Terapia Intensiva, trazida pela Unidade de Resgate, como vítima de quase afogamento em água doce, e segundo as pessoas que presenciaram o acidente, teria ficado com os cabelos presos no filtro da piscina, o que teria dificultado a sua retirada da água.
Foi reanimada por um vizinho que por sorte é cardiologista e aplicou as medidas de reanimação bastante efetivas por mais ou menos quarenta minutos, sendo trazida para nosso serviço, após uma hora do ocorrido.
Aqui deu entrada entubada, em ventilação por ambu, em mau estado geral, com frequência cardíaca de 140, afebril, acianótica anictérica, inconsciente, com pupilas mióticas não reagentes, não respondendo a estímulos verbais ou dolorosos, assumindo postura de descerebração. Foi notada uma lesão em região occiptal eritematosa, com discreta região de alopécia, que poderia corresponder a arrancamento capilar na hora da retirada da mesma da piscina.
A conclusão médica é de que a paciente foi vítima de quase afogamento com parada cardiorespiratória e encefalopatia, hipóxico, isquêmica grave.
DR.CID EDUARDO DE CARVALHO
Médico Chefe da Unidade
De Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Santa Isabel
===
Cópia do Certificado emitido a meu pedido, pelo Corpo de Bombeiros que fez o resgate de Flavia.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - CORPO DE BOMBEIROS
QUARTO GRUPAMENTO DE INCÊNDIO
CERTIDÃO DE SINISTRO
Divisão Operacional
C.S.nr.071/98
Certifico que nos arquivos do Quarto Grupamento de Incêndio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, encontra-se registrado sob o nr.164 o Relatório de Trabalho de Salvamento, sobre ocorrência atendida às 19 horas e 01 minuto do dia 06 de Janeiro de 1998, sito à Av.Juriti, nr.541 - Moema - S.Paulo, no qual consta o seguinte: "Tratava-se de vítima de afogamento em piscina, devido ao seu cabelo ter sido sugado e parte arrancado pelo ralo da piscina, sendo a vítima: Flavia Souza Belo, 10 anos, residente à Av.Juriti, 541 - 8o andar - apto.81." Coube ao Corpo de Bombeiros socorrer a vítima e levá-la ao Pronto Socorro do Hospital Santa Casa. O referido é verdade e dou fé.
São Paulo, 11 de maio de 1998.
Confere:
BEN-HUR ARAUJO JUNQUEIRA NETO
1o.Ten PM Of B/3
WILSON DE BARROS CONSANI JUNIOR
Maj PM SCmt

2 comentários

Manuela Nygaard disse...

Olá mãe.
Acabei de conhecer sua triste história, infelizmente nãohá muito além de fé e esperança a desejar numa hora de tamanha dor.
Li apressadamente o seu blog, vi a tamanha comoção causada(com razão) e vi a dor de mãe também.
Não esqueças da alegria de ser mãe, como dissestes.
Fazem aniversário no dia do aniversário de morte de papai, o que me comoveu bastante.
Num post sobre seus aniversário disseste que não havia o que comemorar, mas sim há a vida. Tudo o que já houve, o exemplo de perseverança e amor que se tornou.Há muito o que comemorar.
O dia está próximo, faça uma bela festa para Flávia, com bolo e balões, como certamente ela gostaria.
Bem, agora falando por outro lado, não sou médica, sou só uma dona de casa hipocondriaca,mas estranhei o fato das reaçoes que Flávia teve no coma induzido serem muito diferentes das que você descreveu quanto ao diaa dia dela;Bom não me custa nada falar sobre algo que me pareceu estranho né... mas acho que você já deve ter falado com médicos a respeito..
gostaria de ver no seu blog se a Flávia já fez ressonancias ou outros exames neurológicos complexos. Seria interessante saber o que dizem esses laudos.
O teu caso é um alento para muitas outras mães que como você sofrem por um filho acamado ou, como eu, por um que perdeu.
Diga a Fávia que num fim de mundo do RJ,numa cidadezinha que é terra de ninguém tem uma gordinha simpática que reza muito por ela, por você e para que, apesar de tudo, vocês possam ser felizes!
A partir de hoje acompanharei seu blog, logo que meu coraçao ajudar farei um post especial pra Flávia e outro pra você no meu blog, mas somente quando as palavras exatas brotarem domeu coraçao, para que possam transmitir a vocÊs amor e paz.
Boa sorte com a Jacuzzi e somente a nivel de pitaco: já pensouem entrarcomo direito do consumidor? Por defeito/dano causado por falta de informação/omissão do fabricante. Não sei se ainda é possivel impetrar ação, mas fala com seu advogado, afinal vocÊs são consumidores indiretos do produto.
Beijos eum forte abraço, agarre-se a todos que tanto te apoiam e acima de tudo: lembre-se que tens outro filho, ele também precisa de você, talvez não tanto fisicamente
quanto a Flavia, mas afetivamente e psicologicamente certamente.
Abraços

Unknown disse...

OLá Odele

Acabei de ler sua história e de sua filha Flávia.

A única coisa que posso dizer é que vc é uma pessoa muito iluminada e você merece o verdadeiro significado da palavra MÃE!!! Sua filha com certeza tem muito orgulho de vc!!!

Nunca esqueça que nada é por acaso, você pode não ter a resposta nessa vida, mas um dia com certeza irá saber o verdadeiro significado de tudo isso que vc's estão vivendo.

Abraços
Rita

Related Posts with Thumbnails